Olá!
O Standard com Duskmourn segue bastante diversificado, e uma das estratégias que se manteve forte recentemente é o branco mais controlador com sinergia de fichas e Caretaker's Talent. Além da versão Mono White pura, é bem comum encontrarmos listas Orzhov ou Azorius, geralmente para ferramentas na reserva como Kaya, Matadora Intangivel, Invadir o Multiverso, Jace, a Mente Aperfeicoada e Negar, já que ao menos quatro cópias de terrenos acabam sendo bem gratuitas (os terrenos com Surveil como Arquivo Meticuloso e Viela Sombria), além de Cidadela Submersa e os tesouros de Fountainport. No artigo de hoje, irei focar na versão Orzhov, a que venho utilizando no Magic Arena e Magic Online nesses últimos dias:
O plano do baralho é bem simples e direto, embora as partidas possam se arrastar um pouco: controle tudo que o oponente faça com o conjunto de remoções brancas, especialmente as que exilam e alcançam muitos alvos diversos como Depor as Armas, Perder-se e Queda Solar. Conforme as trocas de recursos forem acontecendo, a simples existência de Caretaker's Talent e/ou Enduring Innocence no campo de batalha vai gerar um grande valor com permanentes como Beza, the Bounding Spring, Arcanjo Elspeth e Carrot Cake, mas mesmo sem essas mágicas, Fountainport é capaz de fazer o jogo andar. Quando o oponente não for mais capaz de aguentar a batalha de atrito, é a hora de subir o nível dos Caretaker’s para o +2/+2 da vitória no exército de coelhos, peixes e humanos.
Por nem sempre ter a mana do “splash” fácil nos turnos iniciais, e por ser um deck que demanda muitas manas em vários turnos, preferi ficar no preto para Kaya, Matadora Intangivel tendo uma ameaça mais proativa. Invadir o Multiverso é poderoso também, mas muitas cópias de cartas com duplo preto em um deck quase monocolorido começa a cobrar caro. Um Soberano dos Charcos da Neblina é um topo de curva bem “nível 0”, que joga bem com a Enduring Innocence e com o Caretaker's Talent, e praticamente fecha o jogo contra os aggros vermelhos (além de ser ótimo para o atrito contra os Midranges com preto). Batida da Meia-noite é uma resposta genérica mais pesada, mas capaz de lidar com qualquer tipo de permanente – embora ainda tenhamos duas cópias de Parting Gust para mais eficiência e exílio de problemas.
A estratégia tem tudo para permanecer viável na sequência do ano, principalmente porque o Dia do Julgamento chega para ajudar no controle do campo de batalha – e embora custe mais manas que Confinamento Temporario, ele permite resetar o campo de batalha sem perder tesouros e Carrot Cake. Para fechar, compartilho algumas dicas para pilotar o baralho e um breve Guia de Sideboard para as principais partidas do metagame.
- Sequencie sempre as planícies primeiro, principalmente se tiver Depor as Armas na mão ou se for o segundo a jogar. Embora por vezes seja tentador largar com Cidadela Submersa no 1, se a mão não precisar desse terreno virado rápido, exilar as criaturas na curva faz mais diferença;
- Planeje os turnos e ativações de modo a tirar o máximo de valor de Caretaker's Talent e Enduring Innocence, ou seja, priorize descer Carrot Cake da mão ou ativar a Elspeth no seu turno, e então ativar a Fountainport ou sacrificar o Carrot Cake na vez do oponente, efetivamente “dobrando” as compras;
- Quando o +2/+2 do Caretaker's Talent está ativo, não compramos mais cartas com Enduring Innocence. Isso pode ser usado em seu favor para evitar morrer sem cartas no grimório em partidas muito arrastadas;
- Da mesma forma, a compra de Caretaker’s Talent é mandatória. Isso significa que caso fique com poucas cartas no deck, o melhor é colocar todas as fichas num mesmo turno para diminuir a quantidade de compras, ou até mesmo não descer mais cópias do encantamento (dificilmente precisa ter mais de 2 dele ao mesmo tempo para ganhar um jogo, e quase sempre um já é o bastante);
- Utilizar Perder-se em suas próprias permanentes pode ser uma jogada muito boa para gerar valor com Fountainport, Caretaker's Talent e salvar seu Enduring Innocence de um indesejável exílio;
- A principal carta para se nomear com O Cerebro de Pedra é Doppelgang, embora Jace, a Mente Aperfeicoada também seja um dos principais alvos. Ambas são as poucas cartas presentes no metagame que conseguem se sobrepor ao conjunto de remoções e valor presentes no White Tokens.
• Gruul Prowess:
-2 Caretaker's Talent
-1 Batida da Meia-noite
-4 Carrot Cake
-2 Arcanjo Elspeth
+3 Fulminacao de Elspeth
+2 Exorcizar
+2 Confinamento Temporario
+1 Loran da Terceira Via
+1 Valquiria Portadora das Dadivas
• Golgari Midrange:
-4 Carrot Cake
+2 Exorcizar
+1 Loran da Terceira Via
+1 Kaya, Matadora Intangivel
• Azorius Tempo:
-1 Loran da Terceira Via
-2 Carrot Cake
-2 Enduring Innocence
+2 Descanse em Paz
+1 Valquiria Portadora das Dadivas
+2 Exorcizar
• Dimir Midrange:
-1 Loran da Terceira Via
+1 Valquiria Portadora das Dadivas
• Domain Ramp:
-4 Depor as Armas
-2 Beza, the Bounding Spring
-1 Queda Solar
+2 Exorcizar
+1 Loran da Terceira Via
+2 Kaya, Matadora Intangivel
+2 O Cerebro de Pedra
• Caretaker’s Tokens (mirror):
-4 Depor as Armas
-2 Parting Gust
-1 Beza, the Bounding Spring
+2 Exorcizar
+1 Loran da Terceira Via
+2 Kaya, Matadora Intangivel
+2 O Cerebro de Pedra
• Boros/Jeskai Convoke:
-2 Parting Gust
-4 Carrot Cake
+2 Exorcizar
+2 Confinamento Temporario
+1 Loran da Terceira Via
+1 Valquiria Portadora das Dadivas
E quanto a vocês, leitores, o que acham do Orzhov Tokens no metagame atual do Standard? Acreditam que vai permanecer forte mesmo após o Mundial? E em relação à lista adotada, mudariam algo? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!