Olá!
Mais uma semana de torneios do 13º Circuito LigaMagic Central, o maior circuito independente do Brasil, com a Grande Final, que acontece em São Paulo nos dias 14 e 15 de Dezembro, e mais de 35 mil reais de premiação.
Quer saber mais sobre o CLM? Acesse o site do Circuito. Quer organizar etapas? Entre em contato com nosso suporte em [email protected]
Lembrando que a final do CLM acontecem dentro do LigaFest, um super evento com lojas, artistas, influencers e vários torneios. Inclusive com as Finais de Duel CMD e Duel CMD 500, além de LCQs de Duel CMD 500 e Opens em ambos os formatos.
Hoje vamos com o Duel Commander, que tem a banlist baseada no Comitê do Duel Commander.
A primeira lista é do campeão do Top8 da Bazar de Bagdá, de São Paulo/SP, Raphael Sapiensa
Falei com o Raphael sobre a lista e o porquê de jogar com esse comandante. Primeiro sobre jogar o Duel Commander:
“Eu estou jogando duel a mais ou menos 4 meses. Para mim tem sido uma transição relativamente tranquila, porque eu já tenho experiência jogando formatos competitivos x1 como Standard e Pioneer, ao mesmo tempo que tenho uma pool boa porque eu gosto de jogar um commander um pouco mais competitivo. O formato vem crescendo nos últimos meses principalmente com a chegada do formato no MOL, e criadores de conteudo gringos fazendo videos sobre o formato (Mengucci fez um video tabletop, e hoje saiu um video do LSV jogando no MOL). Além disso eu fiquei surpreso como a comunidade de duel é bem organizada, temos até um representante brasileiro no comitê francês.
Mas o principal motivo é que o pessoal com que eu costumo jogar commander estão todos migrando para o duel, então tem esse fato gathering que é muito forte para mim.”
Ele também falou sobre como foi a preparação para o CLM e o porquê de jogar com o Pe-de-limo e Squee
“Eu joguei CLM em 2 lojas aqui em são paulo, nas duas eu me classifiquei para o top 8 sempre jogando de Wilson Blue, que é um deck tempo que tinha como foco atacar o meta de control (Tamiyo, Estudante Inquisitiva, Tivit, Seller of Secrets, Atraxas e Ertai Ressuscitado), mas com o banimento da Tamiyo, Estudante Inquisitiva, o Pe-de-limo e Squee está firmando como o melhor deck do formato, e esse tem uma boa match contra o Wilson.
Por esses motivos decidi jogar esse top 8 com o SS, acredito que seja o melhor deck do formato, ele é um deck agro que consegue jogar o jogo longo. Tem cartas como Keen-Eyed Curator, Avantesma do Relicario e Ursine Monstrosity que consegue pressionar muito no começo do jogo, mas certamente as jogadas mais fortes do deck são loops de Chaos Defiler ou um Living Death bem encaixado. E a cereja do bolo são os goyfs, tanto o Pyrogoyf quanto o Barrowgoyf são ameaças que ganham jogo sozinho a ponto que várias listas estão usando Selo do Fogo e Piropiche (que eu não usei porque eu não tinha).”
A próxima lista é do Marcos Elias Dutra Ferreira, que ficou em Primeiro Lugar na Quarta Etapa da Tower of Cards, do Rio de Janeiro/RJ:
Maybeboard (15)
Maybeboard (15)
Maybeboard (15)
Jogar de Azusa, Perdida mas Procurando é uma ótima maneira de você demonstrar pra todos o quanto gosta de fazer terrenos e principalmente a utilidade que esse tipo de carta tem. O deck acelera a mana de uma maneira bizarra, e para além de acelerar para fazer mágicas, ele acelera para utilidade, já que muitos desses terrenos têm efeitos relevantes. Quando você procura um Abismo Glacial, ou um Labirinto de Ith, não é sobre mana, é sobre ganhar um efeito na mesa.
A vantagem de jogar de azusa ao invés de outros comandantes que também te deixariam acelerar mana, mas com alguma cor adicional, é sua eficiência. Ela é muito rápida no Duel e o jogo sai de controle em poucos turnos, ainda mais contra um oponente que use os primeiros turnos apenas para desenvolver o próprio jogo.
A próxima lista é do Hécktor Brenno Martins do Nascimento, que Venceu a Primeira Etapa na Neowalker Geek Store, de Guarulhos/SP:
Zurgo e Ojutai permitem um jogo controle bem interessante, ou mesmo um jogo focado em card advantage mais para o Midrange, dependendo de como está a sua lista.
No caso da lista do Hécktor, eu já achei interessante que o deck usa pouco do seu tempo para setar jogo e pode interagir desde o começo de forma bem intensa, E como todo deck que quer fazer isso, ele repõe muito bem os recursos, com Teferi, Heroi de Dominaria, Jace, o Escultor de Mentes, Teferi, Manipulador do Tempo e o próprio comandante, que quando tem a janela pra conectar, é uma bola de neve incrível.
Por fim, o último deck do dia é o do Rodolfo Dias Silva dos Santos, que ficou em Segundo Lugar na Primeira Etapa da Citadel Hobby Store, de São Paulo/SP:
Ertai é um controle draw go clássico onde você passa aberto para responder o jogo do oponente e tem um late game muito forte, as listas costumam ser compostas por os melhores counters possíveis no formato, junto com cantrips e boas remoções.
Como um bom controle, ele tenta usar várias criaturas que desenvolvam o jogo por si só, ou seja, com criaturas que podem jogar sozinhas na mesa. Claro que isso não exclui de jogar com Estrige Maligna, por exemplo, que é uma fonte de 2 pra 1, mas a ideia é focar mais em cartas como, por exemplo, Sheoldred, o Apocalipse, Sapo Psiquico, ou o novo Oculus Abominavel, criaturas que vão ganhar a partida se eu proteger, que geram um snowball incrível e aproveitam as janelas que meu Ertai Ressuscitado dá.
Duas cartas muito legais desse deck são Mare de Paralaxe e Nexo de Paralaxe. A Onda de Paralaxe é uma carta bem famosa desse ciclo, e a Maré interage com os terrenos e o Nexo com as cartas na mão do oponente. Essas cartas abrem janelas interessantes no jogo porque você pode dar Time Walk nas ações do oponente naquele turno e depois voltar as cartas, mas com o estrago já feito. Inclusive Mare de Paralaxe e Comando Criptico (ou algum bounce) fazem a interação onde você stacka os alvos em vários terrenos e em resposta volta a Maré pra mão, exilando pra sempre (O Nexo exila em velocidade de feitiço e não tem como stackar alvos).
-
Esses foram os destaques dessa semana do Duel Commander, até a próxima!
Tita na liga diz que ele ta banido em ambos comander messao e o 1x1 ou a outra versão de commander ??? |
O Commander X1 segue a lista francesa de banidas, diferente da que aparece ali na liga.
O TItã nesse caso não é banido.
Segue a lista de banidas:
https://www.mtgdc.info/banned-restricted
Embutir na Liga
DECK ID
-
Paisagem -
Retrato