Olá a todos! Estamos de volta com mais um Guia de Draft aqui na LigaMagic.
Este final de semana em Las Vegas acontece o trigésimo Campeonato Mundial de Magic da história. Os formatos serão Standard e Draft de Duskmourn, e chegou a hora de vocês conhecerem um pouco mais do formato de Draft do torneio.
E claro se você sentir curiosidade nós temos outras matérias sobre o campeonato para você acompanhar: Estrutura do torneio e Jogadores brasileiros no evento.
Vamos falar de Draft agora!
- ENTENDENDO O FORMATO
No meu ponto de vista Duskmourn é dividido entre dois escalões, o formato tem 5 arquétipos bons e 5 arquétipos médios/ruins. É sempre bom reforçar que estamos falando de DRAFT, o formato Selado é completamente diferente e você precisa montar o seu deck com as melhores cartas e sinergias da sua pool. Além do ranking de cartas do 17lands.com eu gosto de usar a tier list do produtor de conteúdo Chordofacalls como referência. Uma curiosidade sobre este formato é que ele tem muitas incomuns fortes, é bem comum eu abrir o pack com uma expectativa maior em relação a incomuns do que as raras!
• Primeiro escalão: Azorius, Boros, Simic, Gruul e Rakdos
• Segundo escalão: Golgari, Selesnya, Dimir, Izzet e Orzhov
As mecânicas deste formato não são tão determinantes para definir os melhores decks, mas são extremamente importantes para definir os piores. Por exemplo, o deck Boros não depende em nada do tema do deck para ser uma das melhores opções do formato. No entanto, a mecânica de Survival é tão mal feita que ela torna o Selesnya uma das piores opções para draft. Esse tipo de mecânica circunstancial que só funciona se você estiver na frente no jogo é quase sempre uma "bola fora" em formatos Limited. A Mecânica "Eerie" não trouxe cartas suficientes para atingir o seu potencial. O Izzet e Orzhov são decks que são muito dependentes de cartas específicas para funcionar. E fechando o segundo escalão o Golgari é aquele que quase consegue entrar no primeiro escalão, porém muito por conta das cartas verdes boas que em certos momentos conseguem carregar o preto que é a pior cor desse formato.
O meu "segredo" para se manter no primeiro escalão é um tipo de regra que eu criei para mim mesmo que eu começo a aplicar a partir do primeiro pick.
• Primeiro pick carta azul -> Procuro me manter no azul até aparecer uma carta boa verde ou branca.
• Primeiro pick carta branca -> Procuro me manter no branco até aparecer uma carta boa vermelha ou azul.
• Primeiro pick carta verde -> Procuro me manter no verde até aparecer uma carta boa azul ou vermelha.
• Primeiro pick carta vermelha -> Procuro me manter no vermelho até aparecer uma carta boa branca, verde ou preta.
• Primeiro pick carta preta -> Esta é uma cor que você deve evitar utilizar o seu primeiro pick em exceção de três cartas (Unholy Annex // Ritual Chamber, Unstoppable Slasher e Overlord of the Balemurk), caso uma dessas três cartas apareça aperte os cintos e boa sorte! Você estará navegando em um mar muito perigoso e tudo pode acontecer. Preferencialmente eu gosto do Rakdos, mas com as cartas certas tudo pode acontecer. Interações como Nowhere to Run e Fear of Isolation, ou até mesmo abrir cartas muito fortes como, The Swarmweaver. Fique atento ao potencial de Defiled Crypt // Cadaver Lab com várias cartas da coleção.
● Dito isso podemos chegar a algumas conclusões:
• O azul e branco são as cores que te colocam em três dos melhores decks da coleção: Simic, Azorius e Boros.
• O vermelho é o primeiro pick mais equilibrado te colocando em três decks bons: Boros, Gruul e Rakdos.
• O verde está abaixo das três cores anteriores, mas ainda te dá a opção do Simic e Gruul. E é uma cor tão boa na coleção que consegue suportar o preto para um eventual Golgari e até mesmo um Selesnya.
• O preto é a pior maneira de começar o Draft como explicado anteriormente.
- WINRATE DA COLEÇÃO
Como sempre eu irei utilizar o 17lands.com para avaliar as estatísticas da coleção.
Estes são os números que você irá encontrar se aplicar o filtro "top user" no site. Indo de acordo com o que foi dito antes, Boros e Azorius praticamente empatados com o Simic logo atrás. Os destaques realmente negativos ficam por conta do Orzhov e Dimir. As winrates do Golgari e do Selesnya subiram bastante na última semana, talvez essa seja a última grande novidade do formato.
Estas são as cartas com os 10 maiores Winrates da coleção segundo o 17Lands:
• Unholy Annex // Ritual Chamber
• Overlord of the Boilerbilges
- DRAFTANDO OS ARQUÉTIPOS
Já entendemos até aqui quais são os melhores decks e quais são os piores, chegou a hora de entender como eles funcionam. Lembrando que eu não utilizo cartas raras e míticas nos exemplos de deck.
● BRANCO E AZUL (Azorius)
Este é um dos melhores decks da coleção, e particularmente é o meu preferido. O motivo do Azorius ser tão bom é que ele tem muitas opções de carta e por mais que você tenha algumas cartas que são muito fortes como o Gremlin Tamer, é bem normal ter um deck forte mesmo sem ele. O deck pode se comportar como um deck agressivo, tempo, control ou até mesmo Combo! Sim isso mesmo, uma combinação de Ethereal Armor e uma carta boba como Enter the Enigma pode causar letal do nada no seu adversário. Uma coisa muito interessante desse deck são os tokens de encantamento que triggam efeitos de quando encantamento entra em jogo. Por exemplo, a melhor carta deste deck é Optimistic Scavenger, quando você combina ele com Grand Entryway // Elegant Rotunda são dois efeitos de marcador diferente. Temos cartas como Glimmer Seeker que criam fichas de encantamento ou Glimmerburst que podem criar encantamentos no meio do combate. Sem contar as inúmeras interações com Fear of Isolation. Este deck realmente pode correr para várias direções. Vou deixar um exemplo de deck Azorius:
● VERMELHO E BRANCO (Boros)
Este é o deck que é feito para atacar o tempo todo, todas suas cartas devem trabalhar para isso, criar situações de ataque da melhor forma possível. Most Valuable Slayer é uma estrela nesse deck e tem um combo incrível com Fear of Being Hunted. A quantidade de criaturas também faz a diferença nesse deck e cartas como Lionheart Maverick e Painter's Studio // Defaced Gallery estão aqui para tornar bem complicado bloquear de forma justa contra esse deck. Ragged Playmate tem algumas interações que ajudam a passar muito dano, em cartas como: Orphans of the Wheat e Vicious Clown. Em um deck que gosta de estar sempre atacando, os truques de combate fazem ainda mais diferença e Turn Inside Out funciona muito bem. É importante pontuar que assim como no deck anterior, várias cartas que poderiam ser usadas vão ficar de fora do exemplo de deck que eu vou trazer. Cartas como, Jump Scare, Veteran Survivor, Fear of Surveillance, Splitskin Doll, Glimmer Seeker, Patched Plaything, Norin, Swift Survivalist, Ticket Booth // Tunnel of Hate entre outras. Este pool tão grande de opções é o que faz estes decks serem acima da média.
● VERDE E AZUL (Simic)
Entre os três melhores decks este é o que eu considero o mais complexo. É um deck que pode tranquilamente usar uma terceira cor e até mesmo uma quarta cor, graças a cartas como: Threats Around Every Corner e Spineseeker Centipede. O padrão do deck é ser um deck que consegue gerar muita vantagem de cartas e presença de mesa. O fator surpresa que o manifest dread pode oferecer também é muito relevante, até por isso eu gosto de usar os recicladores de terreno, Daggermaw Megalodon e Slavering Branchsnapper. É importante entender que em alguns jogos você pode perder de grimório de tanta vantagem que você consegue gerar, atente-se a isso e quando possível tente controlar, cartas como Cathartic Parting são perfeitas para isso. Eu gosto de quando possível usar um Get Out no deck para eventualmente devolver alguma mágica importante que foi manifestada. No late game o Cryptid Inspector vai ficar enorme e o Cursed Windbreaker será o seu melhor amigo.
● VERDE E VERMELHO (Gruul)
Um deck que assim como o Boros também se preocupa em atacar bastante. Auxiliado por cartas com Delirium, este deck também precisa se preocupar com os tipos de carta no cemitério e tentar equilibrar na construção do deck o suporte necessário para atingir o delirium com facilidade. Cartas com tipo duplo como Patchwork Beastie, Wickerfolk Thresher, Fear of Being Hunted e Grasping Longneck são ótimas. Cartas que alimentam o cemitério como Say its Name, Wary Watchdog, Ticket Booth e Weight Room também são importantes.
● PRETO E VERMELHO (Rakdos)
Aqui é tudo sobre interação! Cartas trabalhando juntas o tempo todo baseadas no tema de sacrifício. Eu tenho uma teoria que explica o poder deste deck, por algum motivo ele é extremamente menosprezado na mesa e duas de suas cartas mais absurdas ficam dando voltas e voltas, eu estou falando de Popular Egotist e Diversion Specialist. O deck conta com muitos "alimentos" para seus enablers, Fear of Lost Teeth, Clockwork Percussionist e Innocuous Rat. A jogada clássica de roubar e sacrificar também está presente com Vengeful Possession. A qualidade das remoções também é um ponto positivo deste deck.
● PRETO E VERDE (Golgari)
Entrando no segundo escalão vamos começar com aquele deck que está querendo sair de lá! O Golgari da coleção é um deck que trabalha com cemitério, naturalmente o deck consegue delirium e também pode reanimar criaturas mesmo que esse não seja o foco principal. Mas o foco do deck chama, Broodspinner! O deck tem ângulos diferentes, mas suas muitas cópias de Broodspinner resolvem muitos jogos. O grande segredo para ativar muitas vezes a aranha é usar seus Say its Name de forma inteligente, além de Defiled Crypt // Cadaver Lab, Cathartic Parting e Live or Die.
● VERDE E BRANCO (Selesnya)
Esse é um deck que sofre por conta de sua péssima mecânica. Survival só funciona se você está na frente na partida ou se tem cartas que auxiliam virar suas criaturas, o problema é que a maioria dessas cartas ou é ruim como Coordinated Clobbering ou rara como os dois veículos da coleção, Unidentified Hovership e Hedge Shredder. Cartas que ajudam a estar sempre atacando como Horrid Vigor e Frantic Strength são bem úteis. Este é um deck que em alguns jogos vai parecer tudo maravilhoso, seus survivals vão triggar e vai ser uma grande festa, porém não dá para contar com a sorte.
● VERMELHO E AZUL (Izzet)
Eu adorei a nova mecânica de Portas e particularmente até gostei do Izzet e forcei muito ele nos primeiros dias da coleção. Infelizmente esse deck que tenta ser um tipo de deck Controle não funciona muito bem. Você precisa de cartas bem específicas e se você dividir esse arquétipo com alguém na mesa, provavelmente vocês dois estarão lascados. O deck tem o potencial de ganhar todos os late games, mas sofre demais no começo da partida. Creeping Peeper te ajuda a chegar mais rápido na curva e Scorching Dragonfire te ajuda a segurar o early game. Intruding Soulrager é uma carta excelente para atirar as portas depois de totalmente abertas e Get Out às retorna para a mão. Fear of Isolation + Glassworks // Shattered Yard é incrível também.
● PRETO E AZUL / PRETO E BRANCO (Dimir e Orzhov)
Os dois decks que são realmente aqueles que você evitar. Eu vou deixar dois exemplos de deck, mas o melhor conselho que eu posso te dar é correr desses decks. Os dois decks tem ideias interessantes, mas na prática o jogo simplesmente não encaixa contra a maioria dos outros decks do formato. Em algum momento na minha caminhada eu abri um Valgavoth, Devorador de Terrores e forcei Orzhov e o deck ficou maravilhoso e mesmo assim eu não consegui o troféu. Eu também já consegui um UB com 3x Fear of Infinity e 2x Defiled Crypt // Cadaver Lab esse sim estava incrível e eu consegui um troféu, mas como eu disse é aquele 1 em 1 milhão.
- MELHORES CARTAS POR RARIDADE
No final, como de costume vamos ranquear as melhores cartas separadas por raridade.
• Comuns
Trapped in the Screen
Scorching Dragonfire
Say its Name
Unsettling Twins
Turn Inside Out
Glimmerburst
Manifest Dread
Clockwork Percussionist
Murder
Grand Entryway // Elegant Rotunda
• Incomuns
Sheltered by Ghosts
Optimistic Scavenger
Midnight Mayhem
Oblivious Bookworm
Gremlin Tamer
Arabella, Abandoned Doll
Fear of Isolation
Beastie Beatdown
Unnerving Grasp
Razorkin Hordecaller
• Raras
Ghostly Dancers
Valgavoth's Onslaught
Unholy Annex // Ritual Chamber
The Swarmweaver
Dissection Tools
Zimone, All-Questioning
Unstoppable Slasher
Entity Tracker
Waltz of Rage
Roaring Furnace // Steaming Sauna
• Míticas
Overlord of the Mistmoors
(um abismo, haha)
Tyvar, the Pummeler
Overlord of the Boilerbilges
Dollmaker's Shop // Porcelain Gallery
The Rollercrusher Ride
Meio que todos os Overlords são muito bons, cuidado apenas com o Overlord of the Balemurk que pode te fazer perder por grimório.
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Chegamos ao final de mais um Guia de Draft, espero que curtam e aproveitem bastante! Lembrando que amanhã a partir das 15:00 começa o Campeonato Mundial ao vivo no Canal da LigaMagic!
Golgari é o melhor do segundo escalão e Rakdos é bom, mas com certeza o que te direciona para estes decks não são as cartas pretas. O que pode acontecer também é que o preto pode ser tão "ignorado" na mesa que o deck pode ficar muito bom.