Anson Maddocks, de Hurloon a Anaba.
Os primeiros Minotauros do Magic
Há 13 horas - 1.412 visualizações - 12 comentários

Olá, LigaMagic! Olá, pessoal! Como vocês estão?


É bastante comum que todos os jogadores de Magic tenham um tipo de criatura favorita, não é? 


Isso é um tema comum que te faz lembrar com muita nostalgia do início da sua jornada, gerando até mesmo um sentimento de apego no coração dos amantes de cartinhas de papelão, e comigo não seria diferente!


No meu caso, a minha paixão são os minotauros e sua bestialidade. Quando comecei a jogar, no bloco de Theros (2013), comprei um deck de um colega com inúmeras dessas criaturas e achei o máximo. Nessa época, eram as criaturas que faziam exatamente o que eu queria fazer: descer criatura e agredir o oponente, com todo o ímpeto do vermelho e a carnificina do preto que essa tribo tinha a me oferecer.


Um evento canônico de todo neonato de Magic é ter pelo menos 30 dias de total apego ao jogo. Igual a todo mundo, a partir do momento em que conheci o Magic, eu fui me apaixonando e me tornando um entusiasta dele como um todo, só que comigo essa fase da busca incessante não passou. Fiquei muito intrigado com a sua jogabilidade, a incrível idéia de turnos, a pilha, as histórias dos personagens, de todas as lendas que envolvem as cartas e é impossível deixar de mencionar, de sua arte e seus artistas. Então, como fã, tive a ideia de fazer uma série de pequenas entrevistas com artistas e pessoas ligadas ao Magic para entender como foi o processo de criação desse novo mundo e dessas criaturas para esse lugar inédito.

 

Anson Maddocks

 

Resolvi que, primeiro, iria atrás do artista que desenvolveu todos os primeiros minotauros do Magic, de Alpha a Terras Natais, para perguntá-lo algumas coisas sobre o desenvolvimento da minha tribo favorita. Afinal se hoje temos o Sethron, General de Hurloon correndo é porque o Minotauro de Hurloon estava lá, paradão, sem nos falar muito sobre quem ele era, exemplificando metaforicamente esse processo criativo. O entrevistado? O lendário Anson Maddocks!


Maddocks é um dos artistas mais icônicos do Magic. É um dos 25 originais e um dos artistas que ajudaram a dar o tom do Magic primordial juntamente com Richard Garfield, Jesper Myrfors, Pete Venters e outros. Suas artes são muitas e icônicas como: Animate Dead, Altar de Ashnod, High Tide, Elfos de Llanowar, Vampiro de Sengir, os Terrenos de Urza e muitas outras.

 

    


E minha primeira pergunta foi: “Sr. Maddocks, existia alguma direção de arte na época em que ilustrou os minotauros clássicos do Magic? Pois é possível ver uma diferença entre o primeiro, o Minotauro de Hurloon de Alpha e os de Anaba, em Terras Natais.”


Ele respondeu: “Não houve uma direção de arte para o Minotauro de Hurloon, nem para os minotauros de Terras Natais, os conceitos foram inteiramente meus. Embora eu soubesse que quando a coleção de Terras Natais estava sendo criada, a Wizards havia começado a desenvolver uma história de fundo para as artes, mas isso não foi levado em consideração na ilustração.”


Eu, novamente: “Então qual foi a inspiração para que houvesse uma diferenciação entre esses minotauros de locais diferentes? Eles são bem distintos, principalmente o Xama de Anaba.”


Ele respondeu: “Eu queria tentar algo diferente, deixar um pouco de lado as cicatrizes do Minotauro de Hurloon. Enquanto pesquisava e considerava as diferentes raças bovinas para desenvolver a idéia, eu admirava muito a beleza dos Brahmin Bulls (raça de bois originária da Índia), e por isso achei que seria uma boa escolha para a natureza mística do Xamã de Anaba.”

 

Brahmin Bulls


É interessante observar que ele usa referências do minotauro original para ilustrar algumas artes de Terras Natais. Por exemplo, ele ilustra o Ancestral de Anaba, que na época de Terras Natais era do tipo fantasma (o que hoje seria Espírito) apenas, sendo uma referência direta ao Minotauro de Hurloon, como se os minotauros de Anaba, descendessem do de Hurloom, inclusive dá pra ver as mesmas escarificações em ambas as artes. Também a arte alternativa de Minotauro do Labirinto traz essas cicatrizes. Uma curiosidade interessante sobre o Minotauro do Labirinto é que ainda é o único minotauro Mono Blue do jogo e foi ilustrado pelo Maddocks.

 

Podem aguardar muito mais entrevistas com outros artistas no futuro aqui na LigaMagic!

Abraços, Raphael de Souza!

Raphael de Souza Pereira ( Hypphotermya)
Hypphotermya é um amante do jogo, de suas histórias e de decks budget. Joga desde 2013, passando por uma fase competitiva onde jogava de Burn no Modern e Affinity no Pauper, até que em 2022 conheceu o Commander e entendeu o sentido da vida.
Comentários
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- 18/10/2024 02:16:12

Certeza!! Hahahaha

Já que tá na moda fazer os Borderless Profile, poderiam convidar o Mr. Maddocks pra fazer umas artes.

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- 17/10/2024 22:37:24
Que artigo irado. Minotauros foram uma das tribos que marcaram desde meu inicio no jogo. Como o Argemiro disse que pra ele os vormes, pra mim os vormes tambem sempre foram muito iconicos e o novo Baru foi irado pra isso.
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- 17/10/2024 21:11:20

*Elvish hunter

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- 17/10/2024 21:10:54
Anson Maddocks eh top das antigas, mas pensa num cara q gosta de desenho de perfil. Hunter Elfs / Llanowar Elves / Sengir Vampire sao basicamente a msm arte reutilizada kkk
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- 17/10/2024 20:30:11
Adorei saber mais sobre os minotauros, tenho um deck deles montado até e hoje e foi meu 1º deck (red/black), muito agressivo e divertido porém não tão competitivo. Mesmo assim pura nostalgia. Comecei a jogar em 2015 casualmente modern, onde aprendi o básico hoje em dia (quando tenho tempo), jogo legacy (sneak and show) e commander (tribal de Eldrazi)