Dias 25, 26 e 27 de Outubro acontece o Mundial de Magic: The Gathering e eu confesso que estou muito animado com esse evento. Duskmourn: House of Horror tem sido uma coleção bem impressionante, e o Mundial ser nos formatos Draft de DSK e Standard contribuem muito para que eu queira ver esse evento.
Duas semanas atrás, eu falei sobre os primeiros resultados com DSK no Standard e alguns decks aparecendo. Hoje eu vou falar sobre um metagame mais estabelecido, especialmente falando do Japan Standard Cup, um evento que acontece sempre um mês após o lançamento de uma edição Standard, ás vezes online, às vezes no físico, variando se a data bate com o Regional do Japão/Coréia do Sul. Esse evento teve 246 jogadores e costuma ser um bom termômetro de como o formato está. Ano passado. o Japan Standard Cup antes do Mundial destacou Mono Red como uma grande força do formato e durante o Mundial daquele ano o Vermelho foi muito hateado, então por mais que não seja regra que o metagame do JSC seja o metagame do Mundial, é um fato que é o grande evento que pode influenciar o Mundial, como inclusive sempre influencia todo o formato.
O baralho mais jogado desse evento foi o Gruul Prowess, com 37 cópias, mas apenas 1 no Top 8 (ainda que outro tenha ficado em 9º lugar).
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/menu.png)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Gruul é o melhor deck do formato e DSK contribuiu com isso, com Leyline of Resonance e principalmente com Turn Inside Out, que torna o ato de destruir uma criatura desse deck ainda mais complicado.
É curioso falar que um deck é o melhor do formato sem ele dominar um Top 8, mas o fato é que hoje em dia todos os decks do formato precisam pensar no Gruul para montar suas 75. Você não pode conceder para esse deck e achar que vai vencer um torneio, é sempre preciso ter um plano. O momento atual do formato inclusive não tem sido bom para o Gruul, com o deck caindo bastante online, mas ainda sim, existe uma certeza no Standard: Você precisa ter um plano contra o Gruul.
O segundo mais jogado foi o Dimir, com 24 cópias, sendo 1 no Top 8:
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/menu.png)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Enquanto o Gruul é esse pilar conhecido do formato, o Dimir me passa a impressão de ainda não ter achado sua lista ideal. Após a rotação o deck jogou por um bom tempo com uma lista praticamente sem novidades, muito apoiada em Sheoldred, o Apocalipse e Vinculadora de Mare de Tishana. Com DSK o deck tenta se reinventar e essa lista do Keisuke Sato tenta algumas novidades.
Enduring Curiosity entra no lugar de Gix, Pretor de Yawgmoth, apostando na vantagem de fazer a criatura em instant speed e principalmente nela ser melhor versus remoções, então jogaria melhor em games grind, justamente onde esse tipo de carta é mais importante. Outra novidade foi o Unstoppable Slasher, que tem aparecido em vários decks e vários formatos. A vantagem dessa carta em decks tempo é como ele pode encurtar o jogo, com apenas uma “conectada” ele pode colocar os pontos de vida do oponente abaixo dos 10 de vida e isso torna todas as criaturas do Dimir em ameaças bem melhores, então o fator “tempo” desse cara sozinho é muito bom, e ás vezes é o que eu sentia falta no Dimir, uma criatura que tivesse qualidade sozinha para assustar o oponente e não depender de sinergias.
Mas o grande destaque desse evento foi o Azorius Tempo, antigo Azorius Mentor, que teve duas cópias no Top 8 e outras duas no Top 16:
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/menu.png)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
No meu último artigo eu já tinha falado de como o Azorius estava usando Abhorrent Oculus no lugar de Mentor do Monasterio e como esse deck já prometia muito no Standard. Afinal, ter uma criatura 5/5, Voar, que faz criaturas 2/2 e alimenta o cemitério, nos primeiros turnos, costuma ser muito forte. O deck pegou a posição de principal estratégia tempo do formato e é a responsável por todos os hates de cemitério que tem aparecido.
Antes da rotação tivemos o Mono Blue, que também usava Genio Arrogante e se baseava na ideia de que se uma de suas criaturas grandes estava na mesa, ele teria várias tricks para protegê-la. O Azorius é parecido, mas no caso ele aposta que se alguém matar uma criatura dele, e o deck tem 6 efeitos de reanimar, que servem inclusive para você fazer os grandes payoffs ainda mais rápido. E principalmente, os payoffs desse deck fecham o jogo muito rápido, então não é preciso muito tempo para que esse deck puna o oponente.
Outro destaque positivo é o Azorius Encantamentos:
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/menu.png)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
O Azorius Encantamentos estava entre os decks mais jogados, mas o mais impressionante foi sua taxa de vitórias, acima de 60%. O deck tem planos sólidos contra boa parte do formato, normalmente baseado em fazer um megazord com Vínculo com a Vida versus Aggros e afogar o oponente em card advantage contra decks mais lentos.
A "tech" dessa lista que fez Top 8 foi a Memoria Eidetica de Proft, que é uma carta comum no Izzet Fênix do Pioneer, mas que aqui também caiu como uma luva, porque o deck comprar muitas cartas e você aumenta o potencial de uma criatura virar sozinha uma ameaça, deixando remoções pontuais piores, porque tudo vira uma ameaça.
É um dos decks que eu espero muito no Mundial, porque a lista tem se desenvolvido rápido no ambiente online e pode chegar no prime para o Mundial.
Por fim, o vencedor do Japan Standard Cup e que teve um bom fim de semana no Magic Online também:
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/menu.png)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Golgari é outro deck que tem variado muito sua lista, sempre pensando na balança que de um lado tem aggros explosivos e do outro ramps e/ou estratégias que jogam para scaling longo. Em BLB a estratégia ganhou o combo com Innkeeper's Talent, que junto com Vraska, Betrayal's Sting garantia letal.
Com DSK o Golgari ganhou duas adições que permitem novas linhas de jogo, e a primeira eu já falei quando comentei do Dimir. Unstoppable Slasher faz o jogo ficar bem rápido e ele é o grande responsável pelo Golgari ter tido uma taxa de vitórias altíssima contra Ramp, uma match historicamente péssima para o deck. Com Unstoppable Slasher o Golgari tem a chance de fechar rápido jogos que seu oponente vai crescer mais que ele e isso dá uma chance real da abordagem agressiva do deck funcionar.
Outra novidade foi Unholy Annex // Ritual Chamber, que nesse deck está como uma Arena Phyrexiana de side, mas que também tem aparecido de main deck em listas que usam Arquidemonio de Dross e Flebotomista de Aclazotz. Essa Room não é exatamente a melhor opção de card advantage para o Golgari, mas ela ter sinergias extras, tal qual fazer um Demônio e fazer com que a compra extra seja “gratuita” são seu diferencial.
Ausências marcantes nesse evento foram o Ramp e o Tokens, o primeiro conseguiu apenas uma 16ª colocação e o outro uma 18º, abaixo do que vem aparecendo online, onde os decks tem tido resultados sólidos, mas que tem um meta com menos Azorius Tempo do que nesse torneio, o que pode ser a tendência para as próximas semanas.
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/menu.png)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/menu.png)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Sideboard (15)
Ainda temos duas semanas para o Mundial e nesse meio tempo acontecerão alguns eventos importantes no Magic Online que podem dar mais detalhes sobre como ficará o meta, mas normalmente o Japan Standard Cup dita muito do que veremos.
Até mais!
Ruda
![](http://repositorio.sbrauble.com/arquivos/up/artigos/redator/1532516485_1359.jpg)
Cartaça.
Com Vraska e Innkeeper's, achei que vale a pena usar criaturas de poison (bloated contaminator) e outros marcadores (evolving adaptative e quirion beastcaller) numa pegada mais aggro.
Na proposta midrange, esquartejador + ghost vacuum permitem simplificar o plano com menos sinergia pró-combate e mais good stuff.
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/loading-orange.gif)
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/loading-orange.gif)
Embutir na Liga
DECK ID
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/loading-orange.gif)
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/loading-orange.gif)
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/loading-orange.gif)
-
Paisagem -
Retrato