Salve galera, beleza?
Esse mês de Outubro chegou chegando pra muita gente do Commander com várias surpresas. Mas o que pegou a galera preparada, e que não foi surpresa nenhuma, foi o ban da nossa querida Tamiyo, Inquisitive student.
Mas suponho que assim como eu quando comecei a entender o formato, muita gente fica um pouco surpresa com o sistema de bans e o desenrolar dos jogos de Duel Commander.
Então bora conversar um pouquinho sobre isso?
Primeiro vamos entender um pouquinho sobre a Comandante!
Uma das primeiras coisas que chama bastante a atenção, principalmente para os menos habituados ao formato é que por ser uma criatura modal ela possui a identidade de cor Simic devido à sua face de planeswalker, mesmo que como criatura ela seja Mono Blue, abrindo mais possibilidades de deckbuilding.
Dito isso, por apenas uma mana, ela é uma criatura 0/3 com voar que cria fichas de pista quando ataca. Além disso, sua condição de transformação é que você tenha comprado sua terceira carta do turno.
Seu lado de planeswalker também é muito interessante, começando com 2 marcadores de lealdade. Sua primeira habilidade +2 que faz com que as criaturas que atacam você ou um planeswalker que você controla recebam -1/-0 até o final do turno. Uma segunda habilidade de -3 que faz com que você devolva um card de mágica instantânea ou feitiço do seu cemitério para a sua mão, e caso ele seja verde você adiciona um mana de qualquer cor à sua pool.
E por fim, sua terceira habilidade, que é uma -7, faz com que você compre metade do seu deck e ganhe um emblema que tira o seu limite máximo de cartas na mão.
Vou deixar aqui uma lista que ilustra bem suas builds
Dito tudo isso, podemos dizer que o fato dela possuir um custo de mana de U é muito vantajoso em um formato sem aceleração, o que garante que ela seria seu primeiro drop em 99% das partidas (a não ser que algo muito estranho acontecesse), te garantindo não só um clock para sua transformação, mas também um blocker 0/3 com voar, capaz de parar muitos dos beaters de curva 1 presentes no formato, além de garantir a pista sempre que necessário.
Ainda na sua face de criatura, é impossível deixar de comentar que no caso de sua transformação não ter sucesso nos primeiros turnos (2~3), a geração de card advantage dessa carta poderia fazer a diferença em sua estrutura de deck tempo, acumulando respostas e controlando o jogo de diferentes maneiras dependendo da partida.
Como podemos ver nessa lista, toda a composição do deck é majoritariamente azul, dando preferência para um jogo mega baseado na entrada e proteção da comandante para o controle da partida. Isso quer dizer que boa parte da lista é fortemente baseada em counters e cartas de disrupção, combinadas às cartas de draw para ajudar na consistência da transformação, e na manutenção das cartas da mão para o controle total do jogo.
Dito isso, a partir do turno 2 é quase que garantido que teremos o flip da comandante, afinal o draw do turno + uma pista + 1 cantrip, ou apenas uma ou outra cantrip já conseguiria cumprir sua condição.
Um Brainstorm por exemplo, que tem essa capacidade sozinho, permitia jogadas de proteção em resposta à uma remoção dada contra sua comandante, já que após comprar as 3 cartas, ela é exilada e retorna ao campo como planeswalker, evitando assim o alvo da mágica do seu oponente.
Depois de transformada, o deck ficava incrivelmente consistente, passando a jogar completamente em volta do clock que ela criava com sua escalada até a ultimate.
Lembrando que após se transformar, durante o seu turno como sorcery speed ela já era capaz de ativar sua habilidade +2, que indiscutivelmente era sua principal jogada para o caminho até a “ultimate".
Sua capacidade de tirar poder das criaturas dos seus oponentes, mesmo que seja em apenas -1/-0, é algo muito decisivo para vários jogos, impedindo muitos dos beaters de conseguir encaixar dano nela, e criando um jogo cada vez mais ritmado para o desenvolvimento da estratégia de controle.
Pense nisso como uma competição de recursos, onde seu oponente gasta os dele para tentar te atingir com ataques enquanto tenta desenvolver seu lado do campo, e você tem a possibilidade de acumular os seus recursos na mão, cavar seu deck com cantrips e card advantage, e construir boas shells protetivas enquanto a comandante, de maneira autossuficiente dificulta o avanço do oponente.
Mesmo em situações onde um dano passasse direto para ela, como a habilidade te da +2 marcadores de lealdade, o jogo se estendia o suficiente para que você fosse capaz de lidar com a ameaça da mesa.
Com todo setup feito, em 3 turnos (contando o que ela foi transformada), se não considerarmos uma perda de marcadores nesse processo, já teríamos os 8 necessários para sua ultimate. E o mais importante: Ela vai continuar viva com 1 marcador de lealdade!
A partir daí, após comprar o deck todo e não ter um limite de mão, a vitória é certa com os bosses do deck, incluindo a presença de Emrakul, o Fim Prometido e outras criaturas capazes de fazer muita pressão na mesa.
Também é importante citar que independentemente do Flip da comandante, o deck tinha muita capacidade de criar ameaças de baixo custo para dar pressão no oponente, muitas vezes ganhando o jogo através do dano de combate causado por elas.
Além disso, muitas versões apareceram com outras fortes ameaças como Kappa Cannoneer, Murktide Regent e outras criaturas capazes de criar verdadeiros problemas com o decorrer do jogo.
Indo para o Duel 500, vou usar a lista do José Anselmo Lapini, que antes do banimento da comandante fez resultado na segunda etapa do Circuito LigaMagic em Araraquara/SP.
Apesar do limite de Budget, esse deck quase não sofreu alterações em sua estrutura principal.
O fato de ser praticamente um deck Mono Blue faz com que as adaptações sejam feitas mais em cima de sua base de mana, e na retirada de algumas outras criaturas de valores elevados, mas mantendo os mesmos propósitos e adicionando outras fontes de valor, como Nadu, Winged Wisdom.
Apesar da perda de Jace, the Mind Sculptor, ainda conseguimos manter Oko, Thief of Crowns como um excelente planeswalker de apoio, além de outras cartas importantes para a finalização do jogo como o True-Name Nemesis.
Podemos dizer que as perdas mais significativas sejam em cartas responsivas que poderiam ser jogadas de graça te poupando recursos, como Sutileza e Force of Negation, mas que ao mesmo tempo não são cartas fundamentais para que o deck funcione dentro dos parâmetros do Duel 500, já que por consequência temos menos velocidade por parte de ambos os jogadores.
Agora com tudo mais ou menos sintetizado, podemos concluir que não era surpresa nenhuma que esse deck fosse alvo de uma banlist, e a maioria dos jogadores já esperava por isso. Afinal, como em todo formato x1, a consistência sempre vai ser um fator crucial para que o deck seja destaque no metagame.
Além disso, ter uma comandante autossuficiente capaz de gerar card advantage, controlar a velocidade da mesa e se proteger, faz desse deck uma máquina do formato, o que poderia colocar em risco a saúde de vários playgroups.
Uma coisa importante de ser citada é que apesar de ser uma comandante muito cotada para um possível banimento, ela teve muitas aparições em diversos torneios regionais, sempre fazendo muitos resultados.
Outro fator que também pode ter sido um importante impulso para seu banimento é que alguns jogos se tornavam lentos e cansativos, deixando a partida pesada para muitos jogadores.
Antes de encerrar, pedi a ajuda da comunidade para entender quais seriam os decks que representam o meta atualmente, e pretendo trazer mais conteúdo sobre eles em breve, caso esse tenha uma boa recepção. Vou deixar aqui então 4 listas interessantes para você que quer se aventurar no Commander x1.
Obs. Temos uma grande variedade de comandantes, mas como eu queria apenas 3, escolhi entre os demais. Isso não quer dizer que o meta seja definido por esses 3, mas sim que eles são decks importantes dentro do Duel commander.
Aragorn, King of Gondor
Yoshimaru
Feldon
Espero que tenham gostado, e peço se possível, a ajuda do pessoal que gosta de acompanhar o Duel Commander com sugestões de decks que vocês querem ver aqui, e também com críticas construtivas para que essa coluna possa somar para toda comunidade que tem conhecido o formato agora, e não só os que já são velhos no formato.
Obrigado a todos que leram até aqui.
Um grande abraço pra todos vocês, e até a próxima!
lembrando só que feldon deve cair em desuso no monored, com o norin novo tomando o lugar na cz e o deck cortando a maioria dos drops 1. |
acredito que vai manter os dois no formato tem espaço pra isso.
Parabens Jeff!
Embutir na Liga
DECK ID
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Paisagem -
Retrato