Data do anúncio: 23 de setembro de 2024.
● COMMANDER
Dockside Extortionist está BANIDO
Jeweled Lotus está BANIDO
Mana Crypt está BANIDO
Nadu, Winged Wisdom está BANIDO
Data de efetivação das atualizações: 23 de setembro de 2024.
- EXPLICAÇÃO DOS BANS
A filosofia do Commander prioriza a criatividade, e uma das maneiras pelas quais historicamente refletimos isso nas regras e na lista de banimentos é encorajar um ritmo de jogo mais lento do que os formatos tradicionais. Isso dá aos decks tempo e espaço para se desenvolver e fazer coisas diferentes. Temos o objetivo de tornar mais fácil para os jogadores que gostam de jogos mais lentos e sociais terem um ambiente para explorar.
O Commander sempre teve o potencial de alguém começar rápido e ser o primeiro "arqui-vilão" do jogo, mas essa vantagem foi equilibrada por ter vários jogadores mirando neles quando isso acontece. Nos últimos anos, principalmente desde Strixhaven: School of Mages, vimos um padrão de cartas mais fortes no meio do jogo que permitem que o jogador que pula o jogo inicial aumente sua vantagem direto para a vitória. Jogos ocasionais como esse são bons, mas não devem ser comuns, e estamos tomando medidas para diminuir um pouco essa frequência banindo três das jogadas mais explosivas do formato.
Mana Crypt – É bem possível ter o início explosivo de Mana Crypt em um Signet ou Talisman, terreno e outro Signet, deixando aquele jogador com cinco manas no turno dois. Em jogos que duram mais de doze turnos, a ameaça acumulada de dano de Mana Crypt fornece um contrapeso razoável para seu efeito explosivo, mas quando você está se aproximando de uma vitória de turno seis a oito, é uma desvantagem sem sentido.
Jeweled Lotus – Outra carta que pode lhe dar cinco manas no turno dois, Jeweled Lotus faz isso sem nem precisar de uma boa mão. Embora você esteja restrito no que pode fazer com o mana, os Comandantes de quatro e cinco manas podem dar um "soco" significativo hoje em dia, muitas vezes comprando cartas para compensar, e habilidades defensivas como ward não podem ser interagidas tão cedo no jogo.
Dockside Extortionist – Normalmente não é tão explosivo no início do jogo quanto as outras duas cartas, mas ainda pode ficar positivo em mana no turno dois e começar a gerar Tesouros substanciais depois disso. Estamos de olho nele há anos, e evitamos agir no passado porque a carta escalou bem com o nível de poder da mesa, mas é um contribuidor frequente para os inícios de bola de neve mais flagrantes.
Também devemos falar sobre o elefante na sala. Não estamos banindo Sol Ring e não temos desejo de fazê-lo. Sim, com base nos critérios que falamos aqui, ele seria banido. Sol Ring é a carta icônica do formato, e está suficientemente ligada à identidade do formato que desafia as leis da física de uma forma que nenhuma outra carta faz. Banir Sol Ring mudaria fundamentalmente a identidade do formato. Não estamos tentando eliminar todos os começos explosivos — acontecer de vez em quando é emocionante — e remover as outras três cartas reduz geometricamente o número de mãos capazes de gerar mana substancial acima da curva nos primeiros turnos.
Há outra proibição aqui, e é explosiva, mas de uma forma diferente. Dado que Nadu, Winged Wisdom foi ejetado de vários formatos neste ponto, não é surpresa que tenhamos olhado de perto para Commander. Às vezes, cartas extremamente problemáticas em outros formatos (Oko, companheiros) são boas para Commander, mas nossas observações de Nadu sugerem que seu padrão de jogo inerente causará problemas.
Parte do problema é a maneira como Nadu vence, onde leva muito tempo para fazer sequências não determinísticas que não podem ser atalhos e podem eventualmente fracassar. Essas não são linhas de combo dedicadas em torno das quais você tem que construir um deck; colocar Nadu em uma shell Simic "normal" ainda corre o risco de reduzir o jogo a uma tarefa árdua de acúmulo de recursos. Ele interage mal com cartas que são essenciais no jogo casual, mais notavelmente Lightning Greaves, o que significa que decks em que ele é jogado sem intenção de abuso ainda podem criar uma situação em que o jogador monopoliza o tempo todo no jogo. Essa não é uma experiência que queremos arriscar, então Nadu recebe outro banimento.
aqui é o artigo de mesão. no artigo de duelo talvez seja um problema - não conheço o formato. Ainda são 5 manas pra fazer acontecer.
A carta não ganha jogo, além de precisar de várias peças para fechar uma interação que faça você ganhar. É uma carta boa, mas muito longe de ser quebrada.
Dar poder e resistência , proteção e ainda por cima desvirar as lands e descartar cards no x1 e forte demais
its not about power, as espadas só são ruins. o momento que tu consegue encaixar ela, tu já ta na vantagem.