"Jogar Magic sozinho é bem legal, mas jogar com os amigos é sempre MUITO melhor!"
Esse é o motivo de que, basicamente, os únicos torneios que me tiram da aposentadoria são os de trios. Adoro ir para competir, mas também para zoar e dar risada com os amigos. E claro, possivelmente falar que se tivéssemos trocado a posição dos jogadores, teríamos feito 50-0!
No final de 2012 a internet recebeu um de seus maiores cálices sagrados, o REPORT DO CONAN.
Quem é Conan? Um amigo nosso da região de Piracicaba, que só jogava com deck torto da cabeça dele e que era o cara mais METAAALLLLL da face da terra.
O report do Conan para você entender o que estou dizendo:
Depois disso, eu me apaixonei por fazer reports. Claro que não tão SUPREMOS como os dele, mas é uma maneira muito legal de registrar um torneio, principalmente se obteve bons resultados!
O report de hoje vai ser o de finalista do nosso trio “Os Piores Soigres” na última LPL que ocorreu na Citadel!
Desde o princípio, o time era composto pelas mesmas pessoas: Eu, Xikao e DCG(Danilo Geraldes).
Eu estava lockado em Bone and Taxes, o DCG em Stiflenought e o Xikao queria ir com o BUG Scam que o Ganev vinha usando para fazer diversos Top 8 nos challenges do MOL.
No final das contas, ficamos com as listas assim:
Após jogar alguns torneios de BUG Scam, o Xikão odiou o deck e tomou a decisão de trocar para Scaminator, por ser o melhor deck do formato que exigiria menos preparo que qualquer outra coisa que ele pudesse pensar.
Originalmente, o deck do DCG não tinha preto, mas sugeri colocar Sapo para ter mais ameaças e ele aceitou sem nem ao mesmo testar.
Eu ia com as exatas 75 que o Akeleth e xJcloud me mandaram, só resolvi deixar a Jitte de Umezawa no maindeck, pois sabia que teriam alguns storms, e colocar Leyline of the Void, com medo de All Spells e TES.
Decks pensados, montados e shieldados, hora de partir para o torneio!
Lembrando que o DCG ficou na posição A, eu na B e o Xikão na C, desta maneira não preciso reescrever nosso nome todas as rodadas!
- Round 1 - A vs Lands, B vs Grixis Delver, C vs UW Stiflenought
G1 - Estávamos contra um time de Campinas, e todos sabiam os decks de todos, sem surpresas aqui. Ele começa de mana Delver of Secrets, que não flipa, e meu AEther Vial entra turno 2, após meu Thoughtseize, que fiz para garantir que não seria sobrecarregado com ameaças dele, ou counters para meu Vial. Fomos trocando ameaças e removal. Eu sabia que ele ainda tinha um Raio lá do primeiro descarte, mas o Raio poderia estar na mão ou no topo, uma vez que ele acabara de fazer um Brainstorm. Conjura um Murktide 8/8 e passa com letal na volta com o 8/8 + Bolt. Eu preciso achar um blocker ou removal e encontro uma Stoneforge Mystic. Conjuro a Stoneforge fico com 2 lands de pé e uma Stoneforge desenjoada, que tinha buscado um Pre-War Formalwear. Meu oponente pergunta para sua equipe se ele dava o Bolt na Stoneforge desenjoada ou não. Coletivamente discutem que Kaldra Compleat, Jitte de Umezawa nem Batterskull resolveria ali, então me deixa buscar. Busco Phantom Blade, ele pede pra ler e vê que já azedou. Coloco em campo por 2 manas, mato o Murk, e a partida vem para mim alguns turnos depois.
G2 - Ele começa de Volcanic Island e Dragon's Rage Channeler, e eu faço algo que não é o ideal contra Delver of Secrets: gasto minha Wasteland no começo do jogo. O fato de eu ter mais 3 terrenos na mão me deu uma segurança para essa jogada, e existia uma chance de ele ter apenas uma land colorida e esperar para dar o Ponder no turno 2. Foi exatamente o que rolou. Ele não achou a land por diversos turnos. Quando finalmente achou outra Volcanic, eu já tinha como fazer Yorion, Nomade Celeste e o destino dele estava selado.
Dcg mulligou a 5 e a 4 contra o Lands, e o Xikão reanima Dreadnoughts para mostrar que pau que bate em Chico bate em Francisco.
(1-0 Pessoal) / (1-0 Time)
- Round 2 - A vs Bant Stiflenought, B vs Mono Red Prison, C vs Lands
G1 - Sentei na mesa sem ter ideia do que o oponente estava jogando. Enquanto ele embaralhava, o deck escorregou da mão e caiu todo na mesa, dando para ver que ele estava de Prison. Foi mal mano, acontece haha! Ele mulliga a 5 e faz Montanha, Chrome Mox removendo um Simian Spirit Guide e Chalice of the Void para 1 no play. Não faço nada no primeiro turno mas faço uma Thalia, Guardia de Thraben no segundo. Ele encontra uma Ancient Tomb para fazer um Goblin Rabblemaster que toma Solitude antes de fazer a token. Sem achar land, ele faz uma Trinisphere, eu compro a carta do turno e começo a rir. Uma Wasteland! Dou Wasteland na Ancient Tomb e Flickerwisp na Chrome Mox, ele fica com apenas uma montanha e uma Trinisphere na mesa. Adoro quando as cartas dos adversários ganham deles!
G2 - Sem Chalice of the Void pra 1, meu AEther Vial encaixa tranquilo no primeiro turno, e vou tomando algumas porradinhas de tokens de Goblin. Quando encontro uma Stoneforge Mystic, ele faz o segundo Goblin Rabblemaster, que toma Solitude para o clock não ficar absurdo. A Jitte de Umezawa conecta e o jogo não demora para acabar.
Estava 1-0 para o DCG quando o Xikão ganhou de 2-0 do Lands, quase nos dando o 3-0 perfeito!
(2-0 Individual) / (2-0 Time)
- Round 3 - A Vs Nadu Cephalid, B vs Goblins Combo Scaminator, C vs Lands
G1 - Já sabendo do que o Gui Figueira estava, keepei uma mão com descarte e múltiplos removals. Ele começa de Grief e tira minha Solitude. Consigo remover o Conspicuous Snoop dele e dou um descarte no Reanimate dele, o deixando com Goblin Lackey, Kiki-Jiki, Mirror Breaker e Boggart Trawler. Infelizmente eu compro apenas UMA spell antes de morrer para criaturinhas pequenas copiadas de maneira fair pelo Kiki-Jiki.
G2 - Ambos abrimos mais devagar, mas eu tinha um dois removals, um AEther Vial e um sonho! Após lidar com o Broadside Bombardiers e um Conspicuous Snoop, ele começa a fazer os goblins que ia comprando do topo e minha vida vai ficando apertada. Stoneforge Mystic para Jitte de Umezawa consegue trocar no Bomba e ainda me deixar com um marcador, mas a porrada dele vai apertando. Vou a 2 de vida e compro uma Phantom Blade, que, em conjunto com o Yorion, Nomade Celeste e AEther Vial, vão limpando a mesa dele. Quando finalmente bato com o Companion e fico com 3 marcadores na Jitte, ele acha um Null Rod. Ganho 6 de vida, vou a 10 e consigo controlar tendo 6 lands, sendo uma delas uma Karakas + Yorion blinkando Phantom Blade. Keranos abençoe a Phantom Blade!
G3 - Keepo sem ameaça alguma, mas cheio de removals. Dou um descarte e tiro o único Goblin relevante da mão dele, o deixando com um Troll of Khazad-dum, 1 land e uns Goblins frágeis. A Cage o impede de reanimar e conjurar do topo com Conspicuous Snoop, enquanto o Flickerwisp vai pressionando. Ele acha a quinta land para se aproximar do Troll e fico com medo. Minha Wasteland do topo o coloca a 2 lands do bichão. Sem achar criaturas, continuo batendo com o Flickerwisp. Ele acha a quinta land, mas eu ainda ganharia a race por cima mesmo com o Troll. Acontece que ele encontra uma Arena da Gloria que dá HASTE para o bixão, e me coloca na pindaíba. Acho uma Solitude para o bixão, e ele encontra um Sling-Gang Lieutenant,que ainda não era letal, mas negava meu lifegain no ataque e na defesa. Sem conseguir ganhar vida, acabei sucumbindo ao exército de 1/1. Encontrei um total de 6 criaturas em 2 games contra o Goblin, foi bem triste, mas, para a minha sorte, o DCG ganhou o Game 3 contra o Cephalid e o Xikao fez 2-0 em mais um Lands!
(2-1 Individual) / (3-0 Time)
- Round 4 - A vs Eldrazi Stompy, B vs Mystic Forge Combo, C vs Mystic Forge Combo
G1 - Mulligamos a 6 e ele faz um The One Ring turno 2. Me programo para removê-lo com Recruiter of the Guard para Skyclave Apparition no turno 4. Nesse meio tempo, ele faz uma Mystic Forge e um Glaring Fleshraker, que toma Solitude antes de triggar. Removo o The One Ring com a Skyclave e ele volta fazendo 3 Fleshrakers do topo que me matam em conjunto com um Kozilek's Command para 11.
G2 - Ele faz mulligan a 5 e eu a 6 e fico mais tranquilo. Acontece que ele faz 5 manas turno 1 + Forsaken Monument. Volto de Wasteland na Ancient Tomb dele e ACHO que está tranquilo. Acontece que, 3 turnos depois, ele consegue gerar 15!!!! manas e faz 13 tokens ⅔ com o Kozilek's Command. Se eu achasse uma land para conjurar a Witch Enchanter ou um Flickerwisp para Blinká-la em forma de terreno, até conseguiria dar bom, mas não achei e fui pra Goiânia.
Xikão fez 2-0 sem muito esforço com Atraxa, Grand Unifier e Archon of Cruelty, e DCG achou zero removals.
(2-2 Individual) / (3-1 Time)
- Round 5 - A vs Merfolk, B vs TES, C vs Painter
G1 - Enfrentei o Leo Bacci de TES, 2 dias antes do torneio, mas sem sucesso, estava na torcida pra dar bom agora. Eu tenho três cartas de alto impacto nessa partida no game 1: Thalia, Guardia de Thraben, Descartes e Wasteland. Se a mão tiver pelo menos uma dessas, dá pra keepar! Mulligo a 6 e acho um Thoughtseize. Ele abre de mana Ponder e embaralha. Eu faço um descarte e tiro um payoff. Ele topdecka uma Diamante Olho de Leao e faz Echo of Eons. Minha mão começa a soar e eu resolvo canalizar minha energia para que ele compre só lixo. FUNCIONOU! Ele compra 7 péssimas cartas, faz Lotus Petal e Ponder sem embaralhar. Eu volto de Wasteland + Thoughtseize e depois disso ele nunca mais comba, UFA!
G2 - Mulligo a 5 atrás de Leyline of the Void mas só acho Thoughtseize. Faço o descarte e tiro um Beseech the Mirror, ele consegue combar mesmo assim e vamos para o game 3!
G3 - Finalmente estou no play contra o Storm e abro de descarte tirando um Beseech the Mirror. Ele vai cantripando, mas toma uma Thalia, Guardia de Thraben, voltando de Psychic Frog. Como já sabia do sapo, mantive alguns removals. Dei Solitude nele, fiz uma Grafdigger's Cage e Stoneforge Mystic para Phantom Blade! Sim! Eu mantive a Blade para lidar com o Sapo. Por ter Thalia + Cage, a única coisa que me dava medo era um sapo comprar cartas e lidar com a Cage para dar um Echo of Eons, neste caso, a Blade me resolvia isso e meu clock era baixo o suficiente para não precisar de Kaldra Compleat. Deu bom!
Xikão tomou um Goblin Welder no play sem resposta e o game 1 foi para as cucuias, e me pediu ajuda para sidear enquanto eu jogava, como eu estava ocupado, falei rápido o que ele deveria subir e ele entendeu errado, não subindo os removals do side e acabando perdendo para Welder novamente. Já o DCG conseguiu fazer 2-0 no Merfolk em tempo recorde com Phyrexian Dreadnought turno 2!
(3-2 Individual) / (4-1 Time)
- Round 6 - A vs UB Shadow Scaminator, B vs UB Tamiyo, C vs Enchantress
G1 - O jogo começou muito tenso, não por causa do jogo, mas sim porque EXPLODIU O TRANSFORMADOR da rua e a loja ficou sem energia, nos deixando no escuro das 17h e sem ar condicionado. Eu sabia que o Tibério estava de UB-Alguma coisa, mas não tinha certeza do que. Ele começa de Nethergoyf e depois de Tamiyo, Estudante Inquisitiva para responder minha questão. O jogo vai e volta a meu favor. Quando faço uma Phantom Blade, ele pergunta se precisa anexar na criatura minha para destruir uma dele. Sem energia para conseguir ler direito, eu lembro do texto e digo que sim, entendendo que ele tem um Orcish Bowmasters para meu Flickerwisp tutorado. Quando faço o Flickerwisp na Blade, preciso ajudar meu time, e acabo dando alvo da Blade para anexar no Flickerwisp, sabendo que ele tinha grandes chances de ter um Bowmasters. Ele faz o Bowmasters no meu Flickerwisp e eu concedo. É importante lembrar que você NÃO é obrigado a matar uma criatura e nem a anexar a Blade. Se matarem um dos alvos, o outro ainda resolve. Percebi isso tarde demais.
G2 - Um Nethergoyf no primeiro turno seguido de Ponder e Fatal Push o fazem bater 3 no segundo turno, no entanto, um Emperor of Bones vai comendo o cemitério dele e nulifica rapidamente o Goyf. Após ele transformar uma Tamiyo, Estudante Inquisitiva, consigo encontrar Flickerwisp e Skyclave Apparition e vou batendo. Phantom Blade, NOVAMENTE faz seu trabalho sujo, e mesmo com os -1/-0, acabo finalizando rápido com uma Kaldra Compleat.
G3 - Começamos bem devagar no quesito agressão, mas a mão dele fica se repondo com Mishra's Bauble e cantrips. Sinto que o jogo vai ser longo. Um Emperor of Bones vai lidando com o grave do Nethergoyf enquanto todas minhas outras ameaças vão sendo removidas. Após transformar uma Tamiyo, Estudante Inquisitiva e voltar 2 mágicas do próprio cemitério, Tibério começa a me "aggrar", vejo que o jogo está saindo do meu alcance. Num certo momento, sinto que ele não vai ter Daze pós-sideboard ou na mão, então me "fecho" para fazer uma Stoneforge Mystic para Pre-War Formalwear, que volta Flickerwisp, que blinka Formalwear, que acha outro Flickerwisp, outro blink, que acha recruiter pra outro Flickerwisp e, MAGICAMENTE, volto para o jogo e levo a partida!
O DCG enfrentou um Shadow Scaminator maluco e conseguiu se dar bem graças ao plano Torpor Orb de seu deck, enquanto Xikao não achou resposta para as proteções do Enchantress.
(4-2 Individual) / (5-1 Time)
A energia voltou, e com os standings finais, descobrimos que passamos em segundo. Com o primeiro trio sendo o único que ganhou da gente no suíço!
O Top 4 com 2 equipes de Campinas!
- Semifinal - A vs UB Scaminator, B vs Lands, C vs Nadu Cepahlid
G1 - Ano passado enfrentei o trio do Mignon na final da LPL Trios, e o meu time ganhou. Será que iríamos repetir a dose? Keepo uma mão com Thoughtseize sem básica, mas sem AEther Vial e com Thalia, Guardia de Thraben. Depois que ele acha Dark Depths, Thespian's Stage e Life from the Loam eu concedo.
G2 - Vou a 6 atrás de Leyline of the Void, e acabo ficando com uma mão com AEther Vial, Wasteland e Emperor of Bones. Ele começa de Mox Diamond + Life from the Loam e eu já volto de Emperor of Bones removendo o Life from the Loam. Essa jogada me ganhou TANTO tempo, que foram quase 30 minutos de jogo para ele conseguir fazer uma jogada proativa ao invés de reativa. Infelizmente para ele, não funciona e ele termina com 2 lands e eu com um exército de criaturinhas porcaria + uma Kaldra Compleat atacante.
G3 - Novamente sem Leyline of the Void, e novamente com Emperor of Bones, ele vai sendo atacado por várias vertentes. Após fazer um Freestrider Lookout que toma Solitude, eu removo meu próprio elemental com o Emperor of Bones para me proteger de um possível Marit Lage. Dito e feito! Alguns turnos depois, ele fez o 20/20 e tentou equipar a Lavaspur Boots nele, coloquei a Solitude em campo pelo Adapt 2, deixei o oponente a 28 e bati 14 na volta. Ele compra, vê que nem The Tabernacle at Pendrell Vale resolveria a situação e estende a mão!
Xikão veio com uma mão insana de Grief + Entomb para Atraxa, Grand Unifier com counter já na mão contra o Cephalid enquanto o DCG vai para um game 3 contra o Scaminator, e no turno que vai dar letal vimos que faríamos 3-0. Hora da final!
- Final - A vs Eldrazi Stompy, B vs Mystic Forge Combo, C vs Mystic Forge Combo
G1 - Estando no draw eu sabia que seria complicado. Mesmo fazendo Wasteland, Thoughtseize e Skyclave Apparition, ele acaba me matando com Glaring Fleshraker e Comando de Kozilek.
G2 - Com uma mão mais sólida, exerço pressão com alguns disurpts. Loran, Disciple of History e Skyclave Apparition fazem a festa em cima da mesa dele e consigo levar o primeiro game em quatro que jogamos.
(Repetindo o suíço, Xikao fez 2-0 facilmente no Mystic Forge enquanto o DCG foi massacrado por 7 LDs vindo do Eldrazi.)
G3 - Tava na minha mão levar o campeonato. Ele tinha uma Paradox Engine em campo, eu tinha 4 terrenos, um AEther Vial para 2 e 2 jogadas: Ou eu fazia Recruiter of the Guard para Thalia, Guardia de Thraben e a fazia pelo Aether Vial para atrapalhar o Paradox. Ou eu faria Emperor of Bones pelo Aether Vial, exilaria Loran, Disciple of History do meu próprio cemitério e a colocaria em campo, quebrando o Paradox e voltando ela para minha mão com Karakas(Mortality Counter não exila se a carta voltar para a mão!!). Resolvi fazer a jogada da Loran e, no momento que marcamos o 2 de dano dela, o Juiz interrompe o jogo e vê que houve uma falha de comunicação entre nós e a Loran deveria estar exilado ao invés de estar no cemitério. A jogada volta até o momento que o Emperor exila uma carta do cemitério, e, por não ter mais acesso ao Aether Vial e nem 5 manas no total, não consigo pegar a Thalia, Guardia de Thraben e ele comba com The One Ring na volta. Uma pena perder assim.
Após quase 10 horas de Magic direto, terminamos com um segundo lugar do amor. Gostaria de ter sido TRICAMPEÃO da LPL Trios? Com certeza. Mas, só o fato de ter jogado com amigos, principalmente o Xikão, que não jogava Legacy sério há quase 10 anos, foi uma experiência maravilhosa!
É irônico ter chegado na final com meu segundo pior resultado ever numa LPL(5-3), já que minha média de resultados é x-2 ou melhor, independente do número de rodadas. A mais pura prova de que Trios é um trabalho em equipe!
Cansado de carregar meu time(hahahah), tiramos uma foto onde eles me carregaram para pagar a dívida.
Joguei com um deck extra lindo, 99% alterado, que o maravilhoso Braian(Droga! É o Braia!) me emprestou e era sempre legal tentar completar o set de estações na mesa.
Com a premiação do torneio, consegui pagar EXATAMENTE a impressão 3D que eu havia cotado, foi algo bem surreal dar certinho tudo isso, só alegria! Não tenho nem o que falar, foi uma experiência ABSURDA de dahora, me diverti como eu não me divertia há meses ou talvez até um ano, e o melhor disso tudo: com meus amigos! Vou lançar videos no meu Apoia-se falando sobre todas as mudanças que faríamos nos nossos 3 decks, cola lá quando der! E claro, não há como acabar um report sem Props e Slops!
● Props:
• Pro meu time maravilhoso, DCG e Xikão, que toparam jogar comigo mesmo sabendo que eu não iria poder me dedicar antes do torneio.
• Pro Braian que, como sempre, me salvou de última hora com o deck, já sou praticamente a esposa troféu de decks dele.
• Pro Evan Lewis(Akaleth), JCloud e Hovermyr, que me forneceram essa lista MÁQUINA e ainda tiraram todas as minhas dúvidas.
• Ao Mr Bones, Phantom Blade e Formalwear que solaram quase todas as partidas.
• Ao Bari, Lixandrão e Ettore, que tiveram filhos(não entre si) recentemente, e queria dedicar esse resultado aos mais novos calvos na família Magiquística.
Slops:
• Meu sideboard, que estava com vergonha contra o Mystic Forge.
• Ao Batterskull, que saiu do deck para sempre.
• Ao cara que resolveu soltar gases semi letais do meu lado na quinta rodada, quase desmaiei.
E vamos ficando por aqui, galerinha!
Enquanto escrevo esse artigo, estou me preparando para um Modern 12k que vai rolar aqui na minha cidade. Se eu for bem, farei outro Report. Fiquem com Keranos, um abraço do Oreha e até a próxima!