Guia de Selado: Bloomburrow
Uma coleção muito fofa, cheia de grandes desafios e pequenos aventureiros
25/07/2024 10:05 - 6.845 visualizações - 17 comentários
Saudações WebWalkers! 
 
Pequeninas criaturas se reúnem conosco para mais um pré-lançamento de MTG: Bloomburrow (BLB)!
 
Uma coleção muito fofa, cheia de grandes desafios e pequenos aventureiros, então para ver todos esses incríveis cards e suas belas ilustrações, confira a galeria de cards, neste link e mecânicas neste link
 
Mesmo sem cards lançados em português a partir de agora, espero que meus artigos continuem ajudando vocês a entenderem como jogar com os cards dessa coleção e se divertirem muito no pré-lançamento. O Magic segue um padrão bem particular na linguagem e no jeito que as coisas funcionam, então mesmo sem ser fluente em outras línguas, podemos compreender o que os cards fazem ao entendermos os padrões da coleção e das mecânicas do jogo.
 
Neste artigo, eu falo sobre as interações de 2 cores e seus tipos de criatura, de decks com mais cores, de bombas da edição, curva de mana neste mundo pequenino de Bloomburrow, gifts e remoções e finalizo com pequenas dicas. Vamos lá então:
 
 
● Os habitantes de Bloomburrow 
 
Num mundo onde tudo senciente possui formas animais, uma variedade de aves, esquilos, camundongos, doninhas, entre muitas outras espécies habitam o Plano. Então começo o artigo falando brevemente das 10 espécies protagonistas desta edição e como elas estão ligadas às suas próprias mecânicas:
 
 Aves são voadores que ajudam outras criaturas sem voar;
 
 Morcegos se preocupando com a mudança nos próprios pontos de vida;
 
 Ratos levando cards para o próprio cemitério até terem pelo menos 7 cards lá;
 
 Lontras brincando com mágicas não de criaturas;
 
 Lagartos com efeitos melhorados se oponentes perderem vida;
 
 Esquilos gulosos querendo comida ou cards no cemitério;
 
 Guaxinins gastando 4 ou mais manas de conjuração num mesmo turno;
 
 Camundongos mostrando que coragem vale mais que tamanho;
 
 Coelhos mostrando que quantidade vale mais que tamanho;
 
 Sapos pulando criaturas no campo de batalha ou de volta para a mão de seus donos/as;
 
Mesmo que a coleção tenha sido pensada em pares de cores, claro que podemos jogar com 3 ou mais e vou falar disso no tópico seguinte. Mas por hora, citando um exemplo de um deck ao redor de esquilos e suas comidinhas, temos a Camellia, the Seedmiser e um Vinereap Mentor mostrando como o deck Preto e Verde fica facilmente sólido juntando cards ao redor do tema de Forage.
 
  
 
O mesmo vale para os outros pares de cores e seus respectivos animais. Observem as multicoloridas raras e incomuns para saber como jogar com eles e se aproveitarem ao máximo de uma combinação de 2 cores.
 
 
● Três ou mais
 
Felizmente a coleção também está bem pensada para decks com mais cores. Glarb, Calamity's Augurr é uma adição perfeita para decks que utilizam o cemitério, como esquilos e ratos, e Hidden Grotto é um terreno que ajuda ao também mandar recursos para lá e ainda corrigir a cor de mana.
 
  
 
Além do perfil de jogo de cada cor/espécie de animal, aproveite pequenas interações de estirpe, usando cards como os duos e os Changelings. Exemplos, o Daggerfang Duo alimenta o cemitério e ganha o bônus da Camellia citada no tópico anterior, ou o Three Tree Mascot que ajuda em quaisquer interações de estirpe e corrige cores de mana uma vez por turno.
 
  
 
Que tal fazer um deck de 4 cores com o Glarb? Não só de espécie de animais vive Bloomburrow, eles também têm profissões. Adiciono no meu deck um Patchwork Banner escolhendo Wizard, tenho acesso a mana de qualquer cor, bônus de status e adiciono mágicas vermelhas nessa minha mistura. Sapos, ratos e lontras ao redor de um tema de magos!
 
  
 
Claro que esse exemplo se trata de uma situação MUITO específica. Mesmo assim, acho importante falar sobre ele, pois há muitas possibilidades em um ambiente selado e a construção e interação entre as cartas do deck são muito mais importantes do que se limitar a um número fixo de cores ou espécie de animais.
 
 
● Bombas!
 
Todas as 10 principais espécies representadas no jogo são de pequenos animais, e isso se reflete em seus status nos cards. Ratos e camundongos, por exemplo, começam com status 1/1, guaxinins sendo já maiores podem variar até um status ao redor de 4/4. Claro que há exceções, mas o padrão que BLB segue é essa atmosfera de pequenos heróis versus grandes bestas da calamidade.
 
  
 
Duas das maiores criaturas do Branco, por exemplo, são míticas com 4 de poder, como o Warren Warleader. Enquanto no Verde o Galewind Moose, uma incomum 6/6, já é uma das maiores criaturas desta coleção. Isso nos dá informações importantes sobre as bombas da edição:
 
1. Tudo que é acima de 4 em status já é muito forte;
 
2. O custo de mana dessas bombas costuma começar no 5;
 
3. Provavelmente é melhor trocar criaturas no começo do jogo em combate e guardar remoções para turnos posteriores;
 
4. Bombas evasivas são ainda mais problemáticas!
 
Como exemplo desses últimos tópicos, trouxe 2 incomuns: o Quaketusk Boar, o qual pode simplesmente finalizar o jogo no turno em que entra em campo, ou o Knightfisher, uma das maiores criaturas com voar, a melhor habilidade evasiva do Magic.
 
  
 
Vamos agora então, comparar a curva de mana e como manter a pressão com os nossos pequenos heróis até cair em campo uma bomba como essas citadas acima.
 
 
● A curva de mana e o ritmo do jogo
 
As cores e suas combinações em Bloomburrow possuem bons recursos para serem jogados todo turno. E uma habilidade que eu gostei muito em BLB, a qual cria muita flexibilidade ao jogo é o Offspring. Por exemplo, normalmente não é recomendável que utilizemos vários cards com custo 1 de mana, é bom tê-los, pois assim nosso primeiro turno já começa intimidando, mas se eu encho o deck com cartas de custo 1 e nada pra fazer depois, fico muito em desvantagem.
 
  
 
Mas se eu tivesse um ou dois Brave-Kin Duo e um ou mais Flowerfoot Swordmaster, eu provavelmente usaria todos no deck. O Duo eu contaria como criatura de custo 1, e o Swordmaster como custo 3 por conta do Offspring. Além de que essas cartas combinam muito bem uma com a outra pelo tipo e por desencadear habilidades.
 
Então, basicamente, o esquema dos primeiros turnos é encher o campo de batalha com criaturas menores e fichas até a curva 4. Em relação a remoções dos nossos exércitos, eu tomaria cuidado com: a única remoção global desta edição no Branco, a rara Starfall Invocation, Vermelho possui uma carta incomum que pode remover algumas criaturas, o Wildfire Howl, e o preto uma mítica que também pode limpar o campo dependendo do que há nele, o feitiço Season of Loss
 
    
 
Fora essas três cartas, há apenas remoções mais pontuais (vou citá-las no fim do artigo). Então combate nos primeiros turnos terá muito impacto e, consequência disso, truques de combate serão mais relevantes ainda. 
 
Habilidades como Valiant e Prowess se saem muito bem nessas situações, mais representativos no Branco e Vermelho, enquanto encher o cemitério (ou seja, trocando e tendo suas criaturas mortas em combate) é até que vantajoso para o Azul, Preto e Verde, por usarem essa área como recurso. Podemos, por exemplo, "trapacear" a curva de mana dos cards Huskburster Swarm e Eddymurk Crab dependendo de como controlarmos os turnos iniciais, além de permitir efeitos de Threshold e Forage.
 
  
 
Ou seja, custos acima de 6 são muito escassos em BLB e mesmo que haja, podemos dar um jeito de diminuí-los. A maior parte das grandes calamidades e feitiços poderosos são de custos 5 e 6. 
 
Abaixo disso, uma maior variedade, sendo o ideal trazer criaturas todo turno e adaptar o jogo com custos de Offspring, como o do Tender Wildguide sendo uma excelente criatura de turno 2 ou 4, ou usar classes como a Blacksmith's Talent, encantamentos que melhoram o jogo ao subirem de level.
 
  
 
 
● Gifts e remoções
 
Quase no fim, gostaria de comentar sobre essa edição balanceando efeitos que criam vantagens e desvantagens. A mais óbvia é o Gift, uma promessa adicional caso a magia seja resolvida. 
 
Um Mind Spiral já é um feitiço justo por cinco manas e presenteado alguém com um peixe, ainda consigo deixar uma criatura atordoada. Na minha opinião, o presente de deixar oponentes comprarem cards é o mais difícil de se ponderar, pois comprar cards é sempre uma vantagem enorme, mas se o efeito valer à pena, só vai! E para trazer a vantagem ao nosso lado novamente, os Jolly Gerbils são ótimos para relaxarmos e presentearmos à vontade.
 
  
 
Em termos de remoções, eu notei que elas estão com custos mais altos ou com efeitos condicionais (como os Gifts), o que as torna um pouco mais restritivas. A de custo mais baixo e mais direta é o feitiço Fell, uma carta incrível por duas manas, mas que ao mesmo tempo limita o controle do jogo no sentido de “responder” uma ação oponente, pelo fato de ser um feitiço.
 
  
 
O Verde geralmente é uma das cores com mais dificuldade de remoções, mas está com uma das melhores cartas desta edição, o Hivespine Wolverine, que é super versátil. Notem como ele resume muito alguns pontos falados no artigo: Um ataque que mata quase qualquer criatura de BLB e uma defesa 4 que aguenta muitas das criaturas iniciais. Suas opções ao entrar em campo encaixam em inúmeras situações e ele ainda pode ser “blinkado” pelos sapos para aproveitar mais instâncias de suas escolhas. Por fim, uma bomba de 5 manas, revelando também como remoções acontecerão em turnos mais avançados.
 
 
● Conclusão
 
Finalizando o artigo, 6 dicas unidas em um único parágrafo:
 
 
1. Atenção com Convidados Especiais (ex, Sword of Fire and Ice), esses cards podem virar muitos jogos;
 
2. Equipamentos desencadeiam habilidades de Valiant quando as criaturas forem alvos de Equipar;
 
3. Custo adicional do Offspring desencadeia a habilidade dos guaxinins de Expend 4;
 
4. Abusem de efeitos de entrar no campo de batalha com os “blinks” dos sapos ou devolvendo suas permanentes para a mão (pagar de novo por Offspring também é uma boa opção)
 
5. Conjurem os lagartos na fase principal depois do combate, pois se oponentes perderem vida, eles entrarão em campo mais fortes;
 
6. Criar um pequeno exército no início do jogo e finalizar com voadores (como aves e morcegos), muitos dos quais também melhoram essas criaturas iniciais, é uma estratégia bem direta e forte;
 
____________________________________________________________________
 
 
Bom gente, se vocês lembrarem de mais alguma dica ou tema que não mencionei no artigo, sintam-se à vontade para escrever aí nos comentários e numerar de 7 pra frente.
 
 
E antes de tudo, divirtam-se! 
 
Um incrível pré lançamento e jogos selados!
 
Cuidem-se e até o próximo artigo.
 
Felipe (Atarka)
Felipe Bracco ( Bracco)
Viciado e apaixonado pela mana vermelho, adorador de Goblins, viajante das teorias, curioso e observador! Buscando sempre expandir os limites da minha própria escrita e do que pode ser escrito.
Jogo Magic desde 2000, e hoje estou mergulhado inteiro na comunidade. Sou inclusive administrador do MTG LGBT, grupo de Magic no Facebook visando acolhimento e promoção de eventos relacionados.
Se quiser saber mais sobre, entre em contato!!!
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Comentários
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(Quote)
- 31/07/2024 23:38:53

Bah cara valeu. Olha bem é apelido foi bom demais o resultado ate pq estava muito nivelado, todo mundo tava ruim ai os resultsaem na sorte e no braco nao tinha staple nao tinha palhacadinha, esses eventos de selados sao a essencia do que era o magic, e mano pra quem como eu joga desde saga de urza la nos longínquos 1998, é muito boa a sensação.
Tanto que eu e mais cinco pareiros estamos minerando umas boxes antigas de booster pra fazer em casa, fizemos, RAVNICA CIDADE DAS GUILDAS, nova cappena, scars of mirrodin, espiral temporal, M11, eventide, morningtide, shadowmoor e lorwyn, fechamos o ciclo de lorwyn kkkk estamos atras pra fechar o ciclo de odisseia e investida

(Quote)
- 31/07/2024 23:11:31

Belo resumo, amigo.
Você foi bem.
Quanto a diversão, o formato limitado é de longe o que mais me divirto.

(Quote)
- 31/07/2024 16:12:29

Às vezes dá ruim mesmo. Eu fiz um WB com splash pra vermelho e só não levei o pré, pq no último jogo super difícil, terceira partida do melhor de 3, eu deixei a pessoa com 5 de vida e eu 22. Mas comprei terrenos 6 vezes seguidas e isso deu tempo da pessoa controlar e virar

Sorte tá desde a pool até o final do jogo

(Quote)
- 31/07/2024 16:10:09

Yyeeyy parabéns! Um dos melhores feedback que eu recebo é poder acompanhar a pessoa indo melhor a cada jogo

Então obg por tomar um tempo pra vir postar sua vitória no artigo. Muito feliz por vc!

(Quote)
- 31/07/2024 16:08:58

Muito obrigado! 😀

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