Olá, tudo bem?
Voltamos para mais um artigo sobre Pioneer e claro, sobre a melhor escolha no formato.
O Pioneer está em um momento onde a cor Preta está amplamente popular, Rakdos Vampiros é um dos decks mais jogados, além de Rakdos Midrange, que está em baixa, mas fez final do Showcase, Rakdos Transmogrify, Amalia Combo e o deck de hoje, o Mono Black Discard, ou Mono Black Waste Not. Claro que ainda temos o Fênix, Lotus, Azorius Control, Spirits e Niv, mas decks com Empurrao Fatal e Capturar Pensamento tem sido bem constantes no formato.
O deck de hoje tem feito muitos resultados, mas acho que ainda não recebeu a atenção que merece, sendo uma ótima escolha para o metagame atual.
Essa lista foi usada pelo brasileiro Patrick Fernandes para fazer Top 8 no Showcase Pioneer, um importante evento do Magic Online e serve muito bem para discutirmos porque esse deck está tão forte.
O Mono Black tem dois modos, sendo que o segundo é um upgrade do primeiro. No primeiro é um midrange, que procura quebrar o jogo do oponente com descartes para então ter suas ameaças em um ambiente favorável. Então é levar toda a mão do oponente e ter sua Sheoldred, o Apocalipse na mesa, ou fazer Aclazotz, Traicao Profunda e ver o oponente se debatendo tentando tirá-lo da mesa, ou mesmo ver uma Liliana do Veu subindo até o ultimate. Esse é o nível básico da estratégia. Mas não é o melhor. Porque no segundo modo, é quando fazemos tudo isso, mas temos Nao Desperdicar na mesa. Porque aí todos esses descartes vão gerar alguma vantagem e aí podemos ter ou tempo advantage ou card advantage, e isso enquanto nosso oponente está perdendo recursos.
Por muito tempo o deck era dividido nesses dois modos, sendo que no modo sem Não Desperdiçar, a estratégia era muito abaixo. Já no ano passado, isso começou a mudar conforme o Mono Black achava novas maneiras de jogar uma partida “justa” de midrange, com Quebrabanco Justiceiro e Invocar o Desespero. Mas para o cenário atual, duas coisas ajudaram com que esse seja uma ótima escolha:
O primeiro é o cenário onde decks como Azorius Control e Fênix precisam de uma massa de mágicas para desenvolver seu jogo, e ter esse jogo quebrado por um ataque massivo de descartes atrapalha muito o desenvolvimento. Outro ponto é que o Rakdos Vampires fica pior se não resolve uma de suas jogadas de turno 3, Fabula do Quebrador de Espelhos ou Sorin, Senhor Vampiro Imperioso, e tomar uma chuva de descartes atrapalha bem isso, com o deck ficando mais lento para retomar a partida, dando tempo ao Mono Black.
A segunda vantagem que o Mono Black tem é que ele usa muito bem Dar Branco no maindeck. Não é apenas ter essa opção, mas como usar bem uma carta que quando dá sequência a uma partida de descartes, quebra em muito a partida do Fênix, que voltaria dos descartes com Cruzeiro do Tesouro, mas que fica rendido após o Dar Branco, e contra o Amalia Combo, um Dar Branco bem feito atrapalha bastante a consistência do deck, que consegue tomar várias interações apenas quando tem a opção de voltar suas peças do cemitério.
Então, por mais que seja um deck que existe faz tempo, ele encontrou um ambiente propício para sua estratégia, mesmo porque, aggros explosivos ficam na conta do Amalia, e deixam de importunar o Mono Black.
O gameplay do deck não tem grandes mistérios, ainda que, quanto melhor você conhecer o deck dos oponentes, melhor usará seus descartes. Obviamente partidas com Nao Desperdicar na mesa são bem mais fáceis do que as sem.
Minha principal dica é prestar atenção aos terrenos. Secretamente essa é uma das partes mais importantes do deck. A Cidadela Submersa ajudou muito na nossa velocidade, sendo que contra decks como o Niv to Light, usar vários efeitos de destruir terrenos ganha mais jogos do que os descartes. Importante também lembrar que o Sanatorio da Cordilheira de Geier é incrível quando temos Não Desperdiçar na mesa e ficar “moendo” a mão do oponente com ele é um lock que garante a match sem precisar de nenhum ataque.
• SIDEBOARD GUIDE:
● vs Rakdos Vampires
Side in: 2 Quebrabanco Justiceiro, 1 Aclazotz, Traicao Profunda
Side out: 1 Agarrar-se ao Po, 2 Sheoldred, o Apocalipse
● vs Fênix
Side in: 2 Invasora do Cemiterio, 1 Quebrabanco Justiceiro, 1 Evento de Extincao
Side out: 1 Aclazotz, Traicao Profunda, 2 Amargo Triunfo, 1 Edito de Sheoldred
● vs Amalia
Side in: 2 Kalitas, Traidor de Ghet, 2 Ashiok, Dissolvedor de Sonhos, 2 Caminho dos Perigos, 1 Necromencia, 1 Evento de Extincao
Side out: 1 Aclazotz, Traicao Profunda, 3 Liliana do Veu, 4 Nao Desperdicar
● vs Mirror
Side in: 1 Aclazotz, Traicao Profunda, 2 Quebrabanco Justiceiro
Side out: 3 Sheoldred, o Apocalipse
● vs Lotus
Side in: 2 Coagir, 2 Quebrabanco Justiceiro, 2 Ashiok, Dissolvedor de Sonhos, 1 Necromencia
Side out: 4 Empurrao Fatal, 1 Fim, 2 Edito de Sheoldred
● vs Azorius Control
Side in: 2 Coagir, 2 Quebrabanco Justiceiro
Side out: 4 Empurrao Fatal
● vs Niv to Light
Side in: 2 Coagir, 2 Quebrabanco Justiceiro
Side out: 4 Empurrao Fatal
● vs Spirits
Side in: 2 Kalitas, Traidor de Ghet, 2 Caminho dos Perigos, 1 Evento de Extincao, 1 Invasora do Cemiterio
Side out: 3 Liliana do Veu, 2 Quebrabanco Justiceiro, 1 Agarrar-se ao Po
● vs Boros Convoke
Side in: 2 Kalitas, Traidor de Ghet, 2 Caminho dos Perigos, 1 Evento de Extincao, 1 Invasora do Cemiterio
Side out: 3 Liliana do Veu, 2 Quebrabanco Justiceiro, 1 Agarrar-se ao Po
__________________________________________________________________________
Qualquer dúvida, críticas ou sugestões, deixem nos comentários que responderei o mais rápido possível.
Bons jogos!