Olá! O Rakdos Vampires foi certamente a sensação do último Pro Tour Pioneer, levando Seth Manfield ao seu segundo título de Pro Tour, e mostrando que o time ChannelFireball ainda é capaz de trazer novos decks e tecnologias mesmo em um formato "estagnado" como é o Pioneer.
Com o Explorer cada vez mais próximo do formato no Magic Arena, o Rakdos Vampires torna-se uma opção fortíssima para as ranqueadas e eventos construídos, e tem sido minha escolha recente para bons resultados por lá.
O plano principal do baralho é incorporar o "combo" de Sorin, Senhor Vampiro Imperioso e seu -3 para encaixar um Rasgaveia de turno três. A combinação de corpo 6/5 voador com salvaguarda difícil de ser paga e a punição em fazê-lo drenando vida é poderosíssima, e com frequência o deck é capaz de apresentar letal no turno seguinte em que desce o vampirão via Sorin, já que a própria habilidade do Planeswalker ajuda a dar dano direto sacrificando outros vampiros menos importantes.
Entretanto, nem sempre esse plano funciona, e nesses jogos o deck opera como uma mistura de Rakdos Midrange tipal de Vampiros. O núcleo de Empurrao Fatal + Capturar Pensamento + Fabula do Quebrador de Espelhos está presente, mas as ameaças são um pouco inferiores comparadas à Gigante Esmaga-ossos // Pisar, Sheoldred, o Apocalipse e Invasora do Cemiterio, já que precisam ser do tipo vampiro para entregarem alguma sinergia junto de Sorin, Senhor Vampiro Imperioso.
Pregador de Cisma é a principal ameaça vampírica para gerar vantagem de cartas, uma que inclusive aparece vez ou outra nas listas Standard e Explorer dos Midranges tradicionais, já que com quatro de defesa e toque mortífero, é uma criatura bastante difícil de se lidar em combate, e escapa de algumas remoções, como Impulso Flamejante (mesmo na maestria) e Empurrao Fatal sem revolta.
Coletor do Dizimo de Sangue dispensa apresentações, sendo o corpo leve para pressionar que atua como remoção e vantagem de cartas virtual graças ao sangue. Zelote da Legiao do Crepusculo é o "elo fraco", embora ajude a atingir seus terrenos nos turnos certos, ter bloqueadores e corpo extra para jogar em volta de efeitos de sacrifício, protegendo o Rasgaveia, e seja o principal material sacrificável para a habilidade do Sorin. Arredonda o número de vampiros as Cavernas Mutaveis, que algumas listas de Rakdos Midrange já adotam para aumentar a densidade de ameaças e a quantidade total de terrenos, e que aqui são levadas ao máximo com as quatro cópias.
Em relação às listas do Pro Tour, as principais mudanças são na reserva, já que sem Lotus Combo no Explorer, Esfera Amortecedora não é necessária, permitindo guardar espaços para melhorar em outras partidas de atrito, como Izzet Phoenix e a Mirror de Rakdos Vampires, e contra Boros Convoke.
Com o fraco desempenho do Azorius Control no Pro Tour e o aumento de cartas coloridas na reserva, como Saraivada Despedacadora, uma Caverna das Almas virou a quarta cópia de Fontes Sulfurosas, embora possa ser também mais uma cópia de Penhascos de Fenda Negra, Senda do Passo Ruinoso ou até mesmo uma cópia de Cordilheira Assombrada.
Obscurecer é principalmente para atacar o Rasgaveia do adversário, mas é útil contra Teferi, Heroi de Dominaria, Arrasta-sonhos, Fenix Arco-lume e Dragonete Fagulhante.
Para finalizar, compartilho algumas dicas para pilotar o baralho, bem como um breve Guia de Sideboard contra os principais decks do metagame Explorer:
• Mulligue agressivamente com o baralho, valorizando as mãos com interação nos turnos iniciais, formas de cavar atrás do combo e ao menos uma peça dele;
• Tenha sempre em mente a possibilidade de conjurar Rasgaveia pagando seis manas - acontece com frequência nas partidas mais arrastadas, e principalmente com o auxílio do tesouro de Fabula do Quebrador de Espelhos;
• Assim como funciona em alguns baralhos de combo, se você tiver ao menos uma das peças do combo e tiver como manipular seu grimório com fichas de sangue, Zelote da Legiao do Crepusculo ou Coptero do Contrabandista, VALE A PENA fazer e tentar "combar", antes de tomar outras decisões;
• Nunca tire o combo no pós-sideboard; embora possa ser inconsistente e o oponente ter respostas, o grande motivo para se jogar com Rakdos Vampires ao invés de Rakdos Midrange convencional é a chance de roubar jogos com Sorin+Rasgaveia!
● Rakdos Vampires (mirror):
-1 Coagir
-2 Coptero do Contrabandista
+1 Amargo Triunfo
+1 Kalitas, Traidor de Ghet
+1 Obscurecer
● Izzet Phoenix:
-4 Zelote da Legiao do Crepusculo
-2 Coptero do Contrabandista
-1 Coagir
-1 Amargo Triunfo
+4 Linha de Forca do Vacuo
+1 Evento de Extincao
+2 Saraivada Despedacadora
+1 Kalitas, Traidor de Ghet
● Azorius Control:
-4 Empurrao Fatal
+1 Coagir
+1 Amargo Triunfo
+1 Liliana do Veu
+1 Obscurecer
● Boros Convoke:
-1 Coagir
-2 Coptero do Contrabandista
-4 Zelote da Legiao do Crepusculo
+2 Saraivada Despedacadora
+3 Caminho dos Perigos
+1 Evento de Extincao
+1 Kalitas, Traidor de Ghet
● Boros Heroic:
-4 Zelote da Legiao do Crepusculo
-2 Coptero do Contrabandista
-3 Fabula do Quebrador de Espelhos
+3 Caminho dos Perigos
+1 Liliana do Veu
+1 Coagir
+1 Amargo Triunfo
+2 Saraivada Despedacadora
+1 Kalitas, Traidor de Ghet
● Amalia Combo:
-1 Coagir
-2 Coptero do Contrabandista
-3 Pregador do Cisma
-2 Zelote da Legiao do Crepusculo
+2 Saraivada Despedacadora
+3 Caminho dos Perigos
+1 Evento de Extincao
+1 Kalitas, Traidor de Ghet
+1 Amargo Triunfo
● Abzan Greasefang:
-4 Zelote da Legiao do Crepusculo
-2 Coptero do Contrabandista
-1 Coagir
+4 Linha de Forca do Vacuo
+2 Saraivada Despedacadora
+1 Obscurecer
● Rakdos Midrange:
-1 Coagir
-2 Coptero do Contrabandista
+1 Amargo Triunfo
+1 Obscurecer
+1 Kalitas, Traidor de Ghet
● Quintorius Combo:
-4 Empurrao Fatal
+1 Coagir
+1 Amargo Triunfo
+1 Liliana do Veu
+1 Obscurecer
E quanto a vocês, leitores, o que acham do Rakdos Vampires no Explorer? Acreditam que chegou para ficar, ou é só fogo de palha pós-Pro Tour? E quanto à evolução do baralho, quais tecnologias devem ser incrementadas? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!
Combo vem de combinação. Que pode ser de duas ou mais cartas. Bjo de luz
Colocar a terceira cor atrapalha a base de mana. Cortar o vermelho remove duas cartas muito fortes do deck. E alem disso, no turno 1 você quer fazer push ou sieze.