Olá! Quando finalmente Khans de Tarkir chegou ao Magic Arena, no final do ano passado, ele trouxe a última peça importante para o funcionamento do Izzet Phoenix no Explorer: Cruzeiro do Tesouro. O deck, inclusive, se saiu muito bem no Qualifier Weekend que tivemos no mês passado, beliscando algumas vagas para o Arena Championship e Pro Tour na mão de pilotos do arquétipo.
Essa é a versão que venho utilizando no Magic Arena - em relação à lista Pioneer, a única ausência é Transgressao Temporal, que permite o "combo" com Iteracao Galvanica para ganhar o jogo em uma tacada só. No Pioneer, essa é uma boa opção quando o metagame fica mais lento, com decks muito voltados para o atrito e carregados de remoções, já que cria um cenário de inevitabilidade para o Izzet Phoenix fechar as partidas. Sem ele, o deck ganha um pouco mais de consistência e eficiência em suas jogadas, mas perde esse topo de curva poderoso. E em relação ao formato em si, no Explorer o Izzet Phoenix até melhora como opção de deck quando consideramos que uma de suas piores partidas, o Lotus Combo, é praticamente inexistente por conta da ausência de Amarras Ocultas na plataforma.
O plano do Izzet Phoenix costuma ser relativamente simples - ele “cava” no deck com as cartas de compra enquanto interagem eficientemente com as ameaças do adversário, até que é capaz de fazer um grande turno retornando Fenix Arco-lume do cemitério e/ou repor os recursos com Cruzeiro do Tesouro para afogar o adversário em valor.
Ele também consegue empregar um plano Aggro-Tempo com a ajuda de sua eficiência de manas e anulações, sendo esse um ângulo de ataque importante principalmente no pós-side, quando praticamente todos os oponentes trazem "hate" (cartas de ódio) para cemitério e é preciso ganhar com outras ameaças, como Picotador de Livros-caixa, Dragonete Fagulhante, Piromante Jovem e Saheeli, Artifice Sublime.
Em relação à maioria das listas, talvez a grande carta de discussão no sideboard seja a Fabula do Quebrador de Espelhos. O poder da saga vermelha é incontestável, e até mesmo aqui onde há poucos alvos bons de serem copiados, a combinação de seus efeitos encaixa perfeitamente em um plano mais Midrange/Tempo do pós-side, sendo capaz de contornar "hate" de cemitério enquanto curva e pressiona. A jogada dos sonhos é copiar um Dragonete Fagulhante para um ataque gigante surpresa em um turno em que Reflexo de Kiki-Jiki esteja sem enjoo de invocação.
● Além das cartas utilizadas na lista, temos algumas opções que listas de Izzet Phoenix costumam usar:
• Amuleto Izzet: Carta versátil, porém pouco eficiente, já que duas manas para um Perfurar Magica ou só o Pisar do Gigante Esmaga-ossos é bastante, assim como fazer desvantagem de cartas para forrar o cemitério.
• Coisa no Gelo: Dependendo do metagame, funciona melhor que Picotador de Livros-caixa. É a ameaça secundária a ser escolhida quando temos muitos decks de criaturas jogando e poucos Empurrão Fatal nos decks. Considerando que decks como Mono White Humans e Boros Heroic não andam tão presentes, enquanto que Rakdos Midrange domina com quase 20% de fatia de metagame, o Horror anda, de fato, na "geladeira".
• Tracar uma Rota: Boa forma de ganhar valor em partidas de mais atrito, ou colocar uma Fênix no cemitério facilmente quando não temos alvos para Machado Relampejante. Um tanto quanto lento em geral, é preterido por interações rápidas no momento.
• Incendiar a Torre: Acaba entrando no lugar de alguns Impulso Flamejante quando exilar é extremamente relevante ao invés do terceiro ponto de resistência - a partida principal é na mirror de Izzet Phoenix.
• Olhar do Outro Mundo: Uma carta de muita velocidade, que permite turnos insanos com Fênix Arco-lume tão cedo quanto o turno três, além de alimentar o cemitério para Cruzeiro do Tesouro. Seu ponto fraco é ser desvantagem de cartas, perdendo muito valor quando o oponente é capaz de interagir com remoções de exílio nas aves ou atacar o cemitério.
• Saheeli, Artifice Sublime: Uma boa forma de contornar tanto remoções globais quanto "hate" de cemitério, a Saheeli tem sido por vezes um tanto quanto lenta com a alta quantidade de Disputa Mística presente, além de vulnerável é cada vez mais frequentes remoções que também acertam Planeswalkers (como Perder-se ou o novo Longo Adeus).
• Pecas do Quebra-cabeca: Lento.
● Para fechar, vou compartilhar algumas dicas para pilotar o baralho, além de um breve Guia de Sideboard contra os principais decks do formato:
- Embora a maioria das mágicas sejam instantâneas, por vezes é interessante esperar o seu próprio turno para conjurar um Optar ou Considerar, de forma a ganhar mais informação pós-fase de compra para decidir e até mesmo conseguir as três mágicas para ressuscitar as Fênix;
- É possível usar uma mágica de dano em uma criatura, como Machado Relampejante ou Impulso Flamejante, e então segurar a prioridade para usar outra mágica de dano na mesma criatura, ajudando a chegar nas três mágicas para retornar às Fenix Arco-lume. De forma similar, é possível jogar uma mágica, segurar a prioridade é jogar Perfurar Mágica nela, não importando se vai pagar os 2 ou não, já que a mágica só precisa ter sido jogada pra contar pras Fênix;
- Atente-se a usar remoções para matar suas próprias Fênix e preservá-las no cemitério em resposta à remoções de exílio, como A Imperatriz Errante ou O Fim;
- Em partidas mais longas ou onde o recurso importa muito, é possível usar o "modo secreto" do Machado Relampejante: pagando seis manas;
- Nas partidas pós-sideboard, considere que todos os seus oponentes vão trazer alguma forma de "hate" de cemitério: Cruzeiro do Tesouro e Fênix Arco-lume caem bastante em valor, e podem ter alguma quantidade cortada. Portanto, é importante adequar o plano de jogo à uma realidade de mais atrito, com interações por parte do adversário: não há necessidade de apressar o jogo retornando Fênix o mais cedo possível, e sim, tentar otimizar o recurso ao máximo na medida do possível.
- SIDEBOARD GUIDE
● Rakdos Midrange:
-4 Picotador de Livros-caixa
-3 Perfurar Magica
-1 Fenix Arco-lume
-1 Cruzeiro do Tesouro
+2 Fabula do Quebrador de Espelhos
+2 Furia dos Deuses
+2 Abrasao
+2 Dragonete Fagulhante
+1 Caloteiro Descarado // Pequeno Furto
● Izzet Phoenix (Mirror):
-4 Impulso Flamejante
+2 Disputa Mistica
+1 Rabecao Clandestino
+1 Negar
● Azorius Control:
-1 Fenix Arco-lume
-4 Impulso Flamejante
-2 Cruzeiro do Tesouro
-1 Comando de Prismari
-2 Machado Relampejante
+2 Disputa Mistica
+2 Fabula do Quebrador de Espelhos
+2 Dragonete Fagulhante
+1 Piromante Jovem
+1 Negar
+1 Golpe Desdenhoso
+1 Caloteiro Descarado // Pequeno Furto
● Abzan Amalia:
-3 Perfurar Magica
-2 Fenix Arco-lume
-1 Cruzeiro do Tesouro
-2 Truque de Maos
+2 Dragonete Fagulhante
+2 Furia dos Deuses
+2 Abrasao
+1 Negar
+1 Caloteiro Descarado // Pequeno Furto
● Quintorius Combo:
-4 Impulso Flamejante
-4 Machado Relampejante
+1 Golpe Desdenhoso
+1 Negar
+2 Disputa Mistica
+1 Caloteiro Descarado // Pequeno Furto
+2 Fabula do Quebrador de Espelhos
+1 Piromante Jovem
● Mono White Humans:
-3 Perfurar Magica
-2 Cruzeiro do Tesouro
-2 Fenix Arco-lume
-1 Truque de Maos
-1 Comando de Prismari
+2 Fabula do Quebrador de Espelhos
+2 Furia dos Deuses
+2 Abrasao
+2 Dragonete Fagulhante
+1 Caloteiro Descarado // Pequeno Furto
● Boros Convoke:
-3 Perfurar Magica
-1 Comando de Prismari
-1 Fenix Arco-lume
-2 Cruzeiro do Tesouro
-1 Truque de Maos
+2 Fabula do Quebrador de Espelhos
+2 Furia dos Deuses
+2 Dragonete Fagulhante
+1 Piromante Jovem
+1 Golpe Desdenhoso
● Abzan Greasefang:
-1 Fenix Arco-lume
-3 Perfurar Magica
-1 Cruzeiro do Tesouro
-1 Truque de Maos
+2 Furia dos Deuses
+2 Abrasao
+1 Caloteiro Descarado // Pequeno Furto
+1 Rabecao Clandestino
E quanto a vocês, leitores, o que acham do posicionamento do Izzet Phoenix no formato? Mudariam alguma coisa na lista citada ou nos planos de sideboard? E acham que o "novo" Grixis Phoenix pode tomar o seu lugar? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!
Negócio nem são as fênix... Ledger T2;T3 memória + opt... 4 marcadores no ledger batendo ( descartando uma não Land) .. sem falar quando consegue por 3-4 marcadores na traquinas.. e fica na mesa fazendo valor
Tenho gostado bastante
ja salvei nos meus favoritos para ser o guia de bolso
Interessante! Tem valido a pena?
Minha linha de raciocinio pra ela, me corrija se eu tiver errado:
- Ela "se repõe", mas não ativa a fenix... numa situação ideal é fenix batendo 5 no t3... e potencial pra crescer as fenix todo turno... acelera o clock...
vejo potencial de fato, só não tenho certeza se vale o slot...