Hora do Pauper - Destaques de MKM
Entre mistérios e assassinatos, Karlov nos faz investigar e encontrar boas pistas para o Pauper.
08/02/2024 10:05 - 5.891 visualizações - 2 comentários
Saudações! Tudo bem?
Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho apresentar alguns destaques da nova edição Assassinato da Mansão Karlov. Muito hype se criou nesta edição devido a mudança na composição dos produtos, onde deixamos de ter booster de Draft e de Coleção para a chegada dos booster de Jogo (ou Play booster em inglês). Com a premissa de unir as vantagens de seus antecessores, várias outras mudanças foram feitas em seus slots e possibilidades. Nesse artigo aqui, você pode ver com detalhes. Temos outra mudança que impacta diretamente o Pauper, que é a diminuição da quantidade de cartas comuns por edição, de 100 para 80, aproximadamente.
Houve várias reclamações quanto a isso e o próprio Mark Rosewater detalhou um pouco dessa mudança. Segundo ele, a maior parte das comuns retiradas não fazem diferença nem no Limitado, dificilmente tendo chance de ver jogo no Construído. Outro ponto que ele reforçou é que, com menos opções nessa raridade, as cartas precisam fazer mais para serem impactantes, o que induz para um design com versatilidade. Com a galeria de imagens completa, percebemos uma significativa mudança na variedade de cartas modais, além do incremento de efeitos e habilidades, comparando com as últimas edições. Tudo isso deve impactar o formato, ainda mais considerando que essa é a primeira edição com essa estrutura.
Agora, pensando na disponibilidade das cartas comuns, não podemos ter certeza. Comparativamente, os Booster de draft de As Cavernas Perdidas de Ixalan traziam entre oito e nove comuns; em Karlov, a variação é entre seis e nove cartas. Portanto, teremos um número menor de cartas comuns disponíveis, correto? Depende. Esse número que eu trouxe de Ixalan se baseia no Booster de Draft, mas o pacote mais aberto era o Booster de Edição, considerando a oferta maior desse produto às lojas. Sendo assim, teremos que avaliar esse primeiro lançamento de edição com essa estrutura, para entendermos se realmente teremos impacto nessa disponibilidade.
Agora, falando sobre as mecânicas da edição, temos novidades que podem ser conferidas na íntegra aqui. Pensando no Pauper, temos o retorno de Investigar e apenas outras duas mecânicas devem aparecer no formato: Obter Indícios e Suspeita.
● Obter Indícios
A nova ação de palavra-chave obter indícios aparece sempre acompanhada de um número. Obter indícios é um custo que você poderá ser solicitado a pagar em diversas situações. Ele poderá fazer parte do custo de ativação de uma habilidade ou do custo adicional de uma mágica. Sempre que pedirem para você obter indícios, exile um número de cards do seu cemitério com valor de mana total igual ou superior ao número indicado.
Melhorar uma carta sem pagar mana por isso pode ser relevante. Ainda mais no Pauper, onde há cartas com custo alternativo ou redução de custo. Em resumo, vários decks têm a possibilidade de ter cartas com valor de mana alto nos primeiros turnos, sem grande dificuldade.
● Suspeita
Uma criatura suspeita ganha ameaçar e não pode bloquear enquanto continuar suspeita. Após se tornar suspeita, uma criatura continuará sendo suspeita até o momento em que sair do campo de batalha ou que outro efeito faça com que não seja mais suspeita.
O metagame tem tido vários decks com criaturas maiores, como Terror Tolariano ou Cacador Vingador, procurando controlar o campo e definir o jogo em poucos ataques. O Trol de Khazad-dum mostrou o quanto mexer com a forma como o combate acontece é muito significante. Por isso, vejo que conceder Ameaçar para essas criaturas maiores pode ser definidor, mesmo que eles não possam bloquear.
Bora começar a falar das cartas então?
- Terrenos
• Passeio Publico – Depois da chegada de Portao do Basilisco, apenas o ciclo de terrenos das Esferas de Nova Phyrexia que vieram em Phyrexia: Tudo Será Um apareceu no formato. Cogitar um terreno hoje para o Pauper já se mostra uma tarefa mais complexa, onde alguns conceitos precisam ser ressignificados. Entretanto, Passeio Público difere de Passeio Transguildas, pelo fato de ter a opção de virar um artefato para mantê-lo em campo. É um terreno lento como outros do formato e não tem um tipo relevante, porém gera mana de qualquer cor e isso pode ser útil para decks mais lentos, onde precisamos utilizar opções de mais cores.
• Tunel de Fuga – Mais um carta que chega aposentando não apenas um, mas dois ícones do MTG: Vastidao Morfoterrena e Terras em Desenvolvimento. Sua primeira habilidade é a mesma desses dois terrenos citados. A grande diferença fica na segunda habilidade, que pode deixar uma criatura de poder dois imbloqueável. Esse terreno pode ser uma bela adição em decks mais agressivos, onde você consegue aumentar o poder da criatura. Demonio Fornalha ou Buscador do Caminho podem ser cartas que se beneficiam com o uso desse terreno. Escrevendo esse artigo me veio a pergunta: será que essa carta influenciou, de alguma forma, no banimento da Lanca Veloz do Monasterio?
- Cartas Multicoloridas
• Acompanhante de Caes – Mas Heli, você não tinha dito que cartas com Disfarce dificilmente verão jogo no formato? Sim, mas isso não significa que eu não gostaria de estar errado. Acompanhante de Caes estaria nesse grupo, já que consegue ser horizontal, com potencial para encher o campo com mais criaturas.
- Cartas pretas
• Talho das Sombras – Antes do lançamento de Karlov tínhamos apenas duas cartas no formato que não podiam ser anuladas: Debate Acalorado (Strixhaven) e Assolação (Guerra dos Irmãos). Nenhuma das duas sequer deu as caras no formato, mas o nível de poder de ambas é bem baixo fora do Limitado. Agora, recebemos três cartas com essa condição e Talho das Sombras é uma remoção que pode ser interessante. Entretanto, sabemos que seu uso pode ser complicado. Contra decks azuis (adversários com maiores chances de ter counters) as criaturas que mais queremos lidar acabam sendo as maiores, como Serpente Críptica e Terror Tolariano. A quantidade de mana pode ser um impeditivo, mas você sabe que conseguirá lidar com aquela ameaça.
• Extrair uma Confissao – Bom, acabei de citar que criaturas grandes são significativas no metagame. Então, fazer o oponente sacrificar a criatura com o maior poder entre as que ele controla pode ser muito relevante. Édito de Chainer sempre esteve presente no formato, agora temos a Lâmina da Coleta como a remoção via sacrifício mais utilizada. Mas ambas nem sempre conseguem ser tão efetivas e é nesse ponto que Extrair uma Confissão pode ser um diferencial.
• Centopeia Mortifera da Podridao – O cemitério tem se tornado uma fonte maior ainda de recursos no Pauper. Seja com cartas com Recapitular, Escavação, sendo exiladas ou até mesmo voltando para o campo, tem opção pra todos os gostos. O BG Dredge é a maior prova disso, já que o deck se tornou muito relevante com o downgrade de Retorno Aterrorizante. Essa centopeia pode se valer de qualquer criatura saindo do cemitério, independente para onde vá. Entendo que ela custe quatro manas para não ter nenhum impacto inicial, mas uma 4/4 com ameaçar e vínculo com a vida pode ter sua utilidade.
• Analise de Toxinas – Presas Inesperadas está no formato por interagir bem com criaturas grandes, te dando pontos de vidas preciosos em partidas contra decks mais rápidos. Além disso, era mortal quando combinada com Ratos da Cripta, podendo limpar o campo e ainda lhe conceder vários pontos de vida. Análise de Toxinas potencializa essa interação, sendo necessário pagar apenas uma mana para limpar o campo, já que o rato agora terá Toque Mortífero. Ela pode ser útil tanto no ataque quanto na defesa e ainda possui a vantagem de ser repor, criando uma ficha de Pista.
- Cartas brancas
• Inspetor Novato – Não temos muito o que falar, já que esse Inspetor é um reprint funcional de uma velha conhecida do formato, Inspetor de Thraben. Não vejo que todos os decks que hoje usam quatro cópias irão começar a utilizar oito, porém uma ou duas cópias a mais serão bem vindas.
• Faca Sua Jogada – Eu falei no começo do artigo sobre versatilidade e vemos isso nessa mágica. Mesmo tendo uma restrição, ela pode lidar com três tipos diferentes de permanente e isso é algo que pode se tornar tendência a partir de agora.
- Cartas azuis
• Duvida Razoavel – É difícil pensarmos em uma anulação relevante para o formato, mas essa aqui realmente me deixou em dúvida. Se pensarmos somente na condição para anular uma mágica, ela não parece uma boa opção, porém sua segunda habilidade de Suspeitar uma criatura parece ser o seu diferencial. Ela poderia ser uma substituta do Perder o Foco, sendo a quinta ou sexta cópia de Contramagica, principalmente nas versões com Terror Tolariano, seja Mono Blue, UB ou UR.
• Saida Nao Autorizada – Outra opção para decks com Terror Tolariano. Devolver uma permanente para a mão do dono por duas manas é bem comum, mas essa aqui tem Vigiar 1, que é bem útil para um deck que precisa de mágica no cemitério.
- Cartas verdes
• Limo Contra a Humanidade – Talvez seja apenas um deck meme, mas essa é uma das melhores cartas com essa habilidade de poder jogar com quantas cópias desejar. Além de cada cópia que entrar receber mais marcadores, o diferencial para mim está na habilidade de Atropelar das fichas, o que é extremamente relevante quando falamos de criaturas grandes.
• Escolha Seu Veneno – Talvez tenhamos aqui o grande exemplo de cartas comuns modais de Karlov. Um feitiço verde que oferece três opções, todas sacrificando uma permanente do oponente. E mais, três permanentes relevantes para o formato. Mesmo não sendo tão relevante para lidar com os terrenos artefatos indestrutíveis, ainda pode atrapalhar os turnos iniciais de versões de Affinity. Encantamentos e criaturas com voar não aparecem em todos os decks, então conseguir lidar com alguma delas por apenas uma mana me parece bem interessante.
- Cartas vermelhas
• Orangotango Antiengenhoca – Outra criatura impensável como comum até alguns anos atrás. Três manas por uma criatura 2/2 com alguma habilidade sempre foi o tradicional, porém esse símio ressignificou isso. Ele pode lidar com um artefato do oponente, o que sabemos que, no metagame, está cheio. Outra opção é você sacrificar um artefato - o que também não é um problema, já que temos vários que tiram vantagem disso – e colocar dois marcadores +1/+1 nele, deixando um 4/4 com Alcance. Vejo como uma boa opção para sideboard em decks que usem artefatos por padrão.
• Arenque Vermelho – Essa criatura me lembra um pouco a Coorte de Rixalama, que aparecia no antigo Mono Red Goblins, mas esse peixe é bem menos específico. Não depende de outra criatura, é um artefato e ainda se recicla, o que o transforma num excelente candidato a aparecer em versões agressivas com vermelho. O fato de ter que atacar todo turno é importante, mas vejo como não sendo tão significativo na maioria das vezes.
• Exigir Respostas – Essa carta não é apenas imponente no que ela representa dentro da lore. Eu entendo que, dentro do vermelho, ela não será igual ao que a Disputa Mortifera faz no preto, mas vejo ela como relevante e útil. Considerando o Mono Red que temos atualmente, vejo que ela não tenha muito a acrescentar, mas numa ideia de Pinger Burn ela ajuda muito. Eu me interesso muito por cartas que inovam decks existentes, transformando-os em versões que exploram outras habilidades e/ou sinergias. É claro, é possível perder seu artefato ou criatura caso a mágica seja anulada, mas isso não me impediria de testá-la. Vejo como uma carta útil dentro de um deck que, atualmente, só tem uma opção: a versão Kuldotha.
E você, o que achou das cartas de Assassinato da Mansão Karlov que eu destaquei? Quais outras cartas deveriam estar aqui? O que acharam das novas habilidades? Quais delas vocês acreditam que podem ser relevantes no metagame? E sobre o novo Booster de Jogo? Como vocês avaliam que essas mudanças podem afetar o Pauper? Deixem nos comentários o que vocês pensam das opções que a edição nos oferece e onde elas podem ser úteis. Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise.
Um abraço a todos e até mais!
Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu oformato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo cohost do RakdosCast.
Últimos artigos de Heli Mateus
Hora do Pauper - Top 10 de Innistrad Remastered
Avaliando os downgrades que edição nos trouxe
Hora do Pauper - Top 10 de Innistrad Remastered
Avaliando os downgrades que edição nos trouxe
Hora do Pauper - Retrospectiva 2024
Recapitulando os fatos e cartas que impactaram o Pauper em 2024.
Hora do Pauper - Retrospectiva 2024
Recapitulando os fatos e cartas que impactaram o Pauper em 2024.
Hora do Pauper - Analisando os decks dos Top 8 do CLM
Analisando números para a final do Circuito LigaMagic Central Pauper
Hora do Pauper - Analisando os decks dos Top 8 do CLM
Analisando números para a final do Circuito LigaMagic Central Pauper
Hora do Pauper - Top 3 de Foundations para o Pauper
As fundações do Pauper ainda continuarão sólidas
Hora do Pauper - Top 3 de Foundations para o Pauper
As fundações do Pauper ainda continuarão sólidas
Hora do Pauper - Jogando de Jund Gardens
Uma nova abordagem de um clássico do metagame
Hora do Pauper - Jogando de Jund Gardens
Uma nova abordagem de um clássico do metagame