Saudações WebWalkers!
E agora? Caímos de cabeça em um misterioso crime na cidade de Ravnica!
Detetives, criaturas ocultas, casos a serem resolvidos…enfim, Assassinato na Mansão Karlov tráz toda uma aura de mistérios e investigações, e é claro que isso se reflete na atmosfera do jogo e nas mecânicas.
Já que fui contratado para resolver o “
Caso do pré-lançamento”, estou precisando de assistentes para me ajudarem com esse enigmático problema. Acompanhem as chocantes 5 evidências que exporei a seguir e chegaremos a uma conclusão! Lembrando que para conferir a galeria de cards, acesse
este link, e para entender melhor as mecânicas da coleção,
este link.
● Evidência 01: Boosters de Jogo encontrados na mesa da loja.
Depois de muito analisar essa prova, vale começar falando sobre essa mudança de estrutura nos produtos de Magic, pois ela impacta os jogos selados: A partir de Assassinato na Mansão Karlov teremos um novo tipo de booster, o Booster de jogo.
Esses boosters contém 14 cards e prometem um nível de poder acima do que estamos acostumados para eventos selados. Isso porque dentre os 10 espaços reservados a cards comuns, apenas 6 deles são garantidos. Há chances de tirarmos mais cards
incomuns,
raros e
míticos em 4 desses 10
slots, além de uma média de 1 a cada 8 boosters possuírem
Convidados Especiais (
como Fabricate abaixo) ou cards
Da Lista (
como o Monologue Tax, sendo indicado como Da Lista pelo símbolo de planeswalkers destacado na imagem).
Essa será a primeira vez que jogaremos com esse tipo de booster, e a primeira vez que estou escrevendo um artigo de pré-lançamento de uma coleção com essa estrutura, então os impactos reais dessa mudança ainda são incertos. Mas se observarmos que já faz algumas coleções onde até os cards comuns estão sendo mais úteis, com mais remoções e bombas em menores raridades, talvez não aconteça um desequilíbrio nos ambientes Selados.
Essas são minhas pontuações sobre esse material, caso vocês tenham mais opiniões a respeito, por favor deixem seus relatórios nos comentários. Analisarei tudo com a minha lupa e meu chapéu de detetive, e volto com uma resposta o mais rápido possível.
● Evidência 02: Número 2 encontrado em vários locais. Talvez uma assinatura do crime?
Partindo agora para o que encontramos dentro da coleção, temos amostras como:
Por exemplo, a curva de mana atinge o turno 3 podendo fazer algo todo turno: Todas as cores possuem criaturas e equipamentos de custo 01, há várias permanentes (muitas criaturas) de custo 02 e por fim chegamos ao Disfarce de custo 03.
Há também muita relação com o poder 02 ou menos. O Fantasma mostrado acima exemplifica isso quando interage com criaturas entrando disfarçadas, como o Moroii, pois elas têm uma base 2/2, o Disfarce inclusive aqui sendo feito para eliminar o lado negativo da carta que te faz perder 3 pontos de vida. Ou seja, no terceiro turno atacamos com o Fantasma voador, e no quarto turno viramos o Moroii para cima e atacamos com um poder 4 e voar. E se eu conjurei um equipamento no turno 01 como o Castiçal, ainda dá para equipar e atacar mais forte!
Apesar de eu ter mostrado um exemplo bem agressivo, essa coleção possui um corpo menor em geral. Muita criatura possui 2 pontos de resistência (
mesmo sem o Disfarce), podendo ser morta facilmente em combate ou com remoções como
Choque. Além disso, há algumas mágicas que não podem ser anuladas, como o
Longo Adeus, e por isso ele elimina criaturas
Disfarçadas sem se preocupar com o custo de
Salvaguarda delas.
O que expus sobre essa evidência nos mostra que equipamentos serão importantes para ganhar corpo e vencer as trocas de combate, que remoções estão eficientes contra essas criaturas menores e que podemos usar o Disfarce não só para surpreender oponentes, mas também para ajustar nossa curva de mana, interagir com outras cartas e eliminar efeitos negativos que os cards teriam ao entrar em campo sem Disfarce.
● Evidência 03: Pares agindo juntos. Às vezes há mais envolvidos ainda!
Pelos meus cálculos, já esperava que um crime em Ravnica traria um foco na combinação de duas cores. Suspeitos agem em pares ou mais cores combinadas, mas como isso é feito?
Para destrinchar essa evidência eu trouxe o exemplo do
Avernal Bote-da-fenda e da
Vannifar, Enigma Evoluido. Se meu deck é somente
azul e
verde, eu consigo conjurar o
Avernal disfarçado e depois usar só as manas verdes para virá-lo para cima. Inclusive, vale citar que ele é uma das poucas "
bombas" comuns da coleção. A maioria delas está nas raridades mais altas, e a habilidade de
alcance + poder e resistência altos dele o ajuda, por exemplo, a matar em combate várias das míticas voadoras presentes nesse selado.
Já a Vannifar encaixa perfeitamente nesse deck hipotético, pelas cores, e para interagir com as criaturas disfarçadas. A habilidade dela permite colocar em campo qualquer card da sua mão, e mesmo que consigamos virar o card para cima, ele não perde qualquer marcador que tenha ganho.
Há vários terrenos que também ajudam a corrigir mana. Tanto os
10 raros,
01 para cada par de cor, como o
Cataratas Trovejantes, quanto variados comuns e incomuns como o
Passeio Publico.
Enfim, essa evidência nos mostra que os decks são bem variados em combinações. As criaturas disfarçadas podem entrar em campo mesmo sem a mana exata para revelá-las, há muitas correções de mana e, apesar do risco em se usar muitas cores, ganhamos também muitas mais possibilidades.
● Evidência 04: Muitas pistas e recursos. Fornecimento de material parece ser constante
Nada melhor que muitas Pistas para resolver esse assassinato. Sendo assim, em termos de jogo, nada melhor do que muitas compras de cards fornecidas por elas. E como vários deles Investigam quando entram em campo, ou como adição a algum efeito, podemos criar um abastecimento regular.
Trouxe de exemplo o
Mecanodrago Reluzente, o qual
investiga e se aproveita quando sacrificamos um artefato. Mas não só isso, temos o
Olheiro Particular desencadeando uma habilidade na segunda compra (
a qual a Pista ajuda ein!), e ainda mostra a interação tipal de detetive entre o branco e azul.
Azul aliás, a cor clássica para compra de cards, é uma das que mais possui benefícios desse efeito nesta edição.
Mensageira Furtiva adora quando sacrificamos uma
Pista para comprar cards (
ou por qualquer outro motivo) e te dá mais cards ainda! Três exemplos na cor azul, olha só quem diria… Mas como eu também já mostrei um dos "
Equipamentos Pista" na segunda evidência do artigo, trago agora uma outra roupagem interessante, o
Terreno Pista Cena do Crime.
Nesta evidência, chegamos à hipótese de que a disputa de informação será importantíssima num Selado de Assassinato na Mansão Karlov. E essa informação está representada pela compra de cards e vantagem de recursos na mão. Porém a vantagem de recursos pode vir por outros fatores também, como aproveitar interações com o cemitério.
Mandar uma
Pantera da Topiaria para o cemitério ao reciclar terreno básico gera um imenso valor para a habilidade de
Obter Indícios. Para uma
Necropsia Urgente, por exemplo, já garantimos pelo menos uma destruição de custo total 6.
Então só para finalizar esse setor de evidência, não se preocupem tanto em mandar cards para o próprio cemitério, se depois podemos reaproveitá-los como indícios. Compra e descarte, tirar cards do topo do grimório com Vigiar, criaturas disfarçadas com alto custo de mana que morrem, instantâneas e feitiços usados… tudo vira recurso útil lá no cemitério.
● Evidência 05: Outras conexões. Não há becos sem saída.
Essa última evidência traz uma lista gigantesca de suspeitos. Além disso, vamos entender mais o que aqueles cidadão disfarçados têm a dizer em sua defesa. Nada nos levará a um beco sem respostas, pois há muito o que fazer nesta edição.
O Bode Expiatorio Frenetico é suspeito demais! Super agressivo e difícil de bloquear… esse pequeno bode fará várias vítimas pelo caminho. Não só isso, ele ainda transfere a suspeita de si para uma outra criatura, um verdadeiro mestre do crime.
Essa habilidade de suspeitar é perfeita para decks agros. Podemos tanto deixar nossas criaturas mais difíceis de serem bloqueadas, quanto fazer com que criaturas oponentes não possam bloquear. Agrus Kos, Espirito da Justica mostra perfeitamente como podemos usar os dois lados da habilidade, punindo ainda mais criaturas oponentes que já sejam suspeitas. Ele pode inclusive escolher a si mesmo, mas aí a habilidade de vigilância fica meio inútil… melhor ponderar bastante sobre cada situação.
Voltando às pequenas agressões, gostaria de mostrar também uma combinação bacana entre o Bode e a Fuga da Prisao, sendo possível atacar um uma criatura com ímpeto e ameaçar já no segundo turno. Claro que para isso o deck terá que usar um número razoável de criaturas baratas, mas se o objetivo for aniquilar rápido, temos ferramentas para isso. Ou, já que estou no tema de criaturas baratas, decidimos Chamar uma Testemunha Surpresa e mostrar como dá para reaproveitá-las e torná-las mais difícil ainda de serem bloqueadas.
Essa evidência nos mostra como as trocas de combate no início do turno serão fundamentais para controlar a mesa, e como há recursos para levarmos a maré a nosso favor. Uma última combinação que eu acho interessante e gostaria de citar nesse sentido, é qualquer criatura disfarçada, como a Liana Vingativa + a instantânea Dado Como Morto.
Podemos matar uma criatura relativamente grande ao dar à Liana virada para baixo +2 de ataque. E aí que está, provavelmente ela vai morrer também, já que era apenas uma criatura com 2 de defesa, mas ela volta nervosa do cemitério, bem grande com a face virada para cima! Seu efeito de destruir artefato ou encantamento não desencadeia, mas temos nos turnos iniciais já uma bombinha para dar problema a qualquer oponente.
● Conclusão do caso
Bom, alguns são mais fáceis de serem solucionados no selado, como o Caso do Beijo da Gorgona, outros são bem difíceis, como o Caso do Laboratorio Saqueado. Esses dois são exemplos do novo subtipo de encantamento criado nesta edição, muito interessante esse design e com potencial.
No meu caso, espero que eu tenha solucionado para vocês boas práticas de como mandar muito bem no pré lançamento de Assassinato na Mansão Karlov! As últimas dicas são: procurem remoções, aproveitem a Salvaguarda das criaturas disfarçadas para anexar equipamentos a elas abusem e de pistas!
Depois me contem o que acharam do pré e da coleção, dessa vez eu tô particularmente curioso em como ficarão os decks com os novos boosters. E antes de tudo, divirtam-se!
________________________________________________________________
Um incrível pré lançamento e jogos selados!
Cuidem-se e até o próximo artigo.
Detetive Principal Felipe (Também conhecido no submundo como Atarka)