Hora do Pauper - Explorando as cavernas de Ixalan
Boas opções de Ixalan, que conseguiram mexer com o metagame do Pauper
25/01/2024 10:05 - 5.024 visualizações - 0 comentários
E aí, galera, tudo bem? Aqui quem vos escreve é o Heli e trago uma análise sobre as adições feitas pela edição Cavernas Perdidas de Ixalan. Chegando no final de novembro, a edição mostrava um potencial interessante para o formato, contrastando com Eldraine. Possuindo várias cartas com sinergia com artefatos, vários decks poderiam receber adições significativas.
 
Entretanto, a edição chegou um pouco antes do banimento da Lanca Veloz do Monasterio, dando evidência apenas para as cartas que pudessem agregar ao Monored ou capazes de combatê-lo. No começo desse ano, começamos a ter uma estabilização do metagame e já podemos destacar as cartas que realmente se mantiveram no metagame.
 
 
Goblin Saqueador de Tumulos
 
 
Sendo uma das cartas que certamente seria testada e que encontraria um espaço dentro do formato, ainda mais com força que Mono Red vinha apresentando nos últimos meses. Uma criatura eficiente que entra cedo é tudo que o deck quer, ainda mais sem a Lanca Veloz do Monasterio. Depender da horizontalidade das fichas de goblins pode ganhar várias partidas, mas aumenta a suscetibilidade a remoções em massa. E é nesse ponto que o Saqueador se mostra relevante, sempre causando dano enquanto o oponente se preocupa com as fichas de goblins
 
Sua importância no Game 1 me parece ainda maior, já que poucos decks irão ter remoções em massa capazes de lidar com criaturas de dois de resistência. Diferente do Epicurista Voldaren, que pode ser relevante em vários momentos do jogo, vejo que o Saqueador leva a melhor nos primeiros turnos, pressionando o oponente a lidar com ele, diminuindo suas opções de jogada. Abrir de Grande Fornalha e Goblin Saqueador de Tumulos, sequenciando com Renascimento de Kuldotha e Guerrilheiro Goblin nos turno seguintes se mostra letal, ganhando partidas até antes do turno quatro. Outro fator relevante é que o ímpeto pode definir jogos, já que a habilidade de Dianteira continua significativa no formato.
 
Monored Kuldotha por Make_it_Right - Challenge 20/01/24
 
21/01/2024
R$ 543,81
R$ 1.716,44
R$ 27.370,28
 
21/01/2024
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (15)
 
0,50
 
1,95
 
1,70
 
23,59
Mágicas (18)
 
14,40
4  
 
5,60
 
3,00
 
8,75
  
6,84
Artefatos (8)
 
2,16
 
4,71
Encantamentos (2)
 
3,00
Terrenos (17)
0,24
19,90
12  
0,00
60 cards total

Sideboard (15)
 
6,59
 
22,50
 
28,00
  
0,52
 
Com a Lanca Veloz do Monasterio, os Mono Red procuravam aliar agressividade com cartas que desencadeassem a Destreza, o que mudou nas novas versões. O deck acabou perdendo a peça mais vertical que tinha, então se focou em aumentar sua explosão. O Goblin Corredor-bomba é a criatura mais ameaçadora, porém depende de outras cartas para ser efetiva. Implemento de Combustao volta a ser necessário, ainda mais com quatro de Explosao Galvanica. Outra carta que volta a aparecer é Relampago em Cadeia, visando aumentar a pressão imposta aos pontos de vida de seu oponente. 
 
Um ponto importante a se considerar aqui é que o deck trocou boa parte de sua vantagem de cartas por explosão. Nessa lista apresentada, vemos apenas duas cópias de Impulso Temerário, sendo a única carta que cumpre essa função. Sintetizador Experimental cumpre um bom papel em te fazer avançar no jogo, mas nessa versão acabamos forçando-o, visando achar terrenos ou alguma ameaça relevante.
 
 
Oferenda Fanatica
 
 
Oferenda Fanatica mostrou que não era uma Disputa Mortifera nerfada. A Oferenda está ganhando o espaço que era da Barganha do Justiceiro, já que com a diminuição da presença e força do Mono Red a necessidade de ganho de vida diminuiu. O metagame está se alinhando novamente para decks com grande geração de recursos ou estratégias que tenham ameaças que definem os jogos rapidamente, como Terror Tolariano ou Tudo que Reluz.
 
É claro que a sinergia com artefatos ou criaturas que fazem algo benéfico quando saem de campo continua existindo e sendo relevante. A grande mudança que eu vejo aqui é que a ficha de Mapa acaba sendo uma “meia carta”. Se for um terreno, você compra; se não for, você pode escolher se é o momento (ou não) para ter aquela carta e ainda colocar um marcador +1/+1 em uma criatura sua. Já temos listas que abriram mão da Barganha completamente, o que mostra uma forma diferente de abordar o metagame, trabalhando para adicionar recursos ao invés de apenas se manter vivo.
 
Se o metagame continuar nesse viés, vejo que a Oferenda vai continuar sendo ainda mais relevante. A ficha de Mapa ajuda a encontrar terrenos e, em jogos longos, manter seus land drop e cadenciar o jogo, capitalizando pequenas vantagens, é o que pode te levar à vitória. Antes de falar de lista, vamos falar da próxima carta, já que ambas aparecem nos mesmos decks.
 
 
Lamina da Coleta
 
 
A grande revelação de Ixalan foi esse card, já que não tínhamos esse tipo de efeito em um artefato. O formato já está cheio de interações com esse tipo de permanente e acho que isso vai continuar sendo uma tendência. Em declarações na WOTC, seja em lives ou em artigos, tem sido frequente a afirmação do aumento do número de criaturas que possam fazer mais. Nesse cenário, artefatos e encantamentos estão se mostrando mais relevantes. No Pauper, encantamentos ainda dependem muito de criaturas com Resistência a Magia, porém artefatos possuem um histórico de nível de poder considerável – com uma série de banimentos, inclusive. 
 
Efeitos de sacrifício no formato já são relevantes, mas estar no corpo de um artefato potencializa tantas sinergias que fica difícil quantificar. Disputa Mortifera e Oferenda Fanatica melhoraram sua versatilidade, não dependendo apenas de Lembas ou Fonte Icoridia para isso. Além de podermos volta-lo do cemitério (em alguns decks), sua função não acaba aí. Eu citei a tendência em vermos mais decks que visam geração de recursos, com tendência para jogar mais no late game. O que pode ser mais versátil do que uma carta que força o oponente a sacrificar uma criatura e ainda pode ser uma condição de vitória? Seu outro lado se chama Sepulcro Consumidor, custando cinco manas e exilando uma criatura do seu cemitério, o que se mostra um custo relativamente tranquilo de ser pago. Seu efeito parece bem lento (e é mesmo, rs), mas isso não o impede de ser eficiente. 
 
BG Garden por WA19 - League 21/01/24
 
21/01/2024
R$ 604,65
R$ 1.110,37
R$ 2.334,78
 
21/01/2024
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (12)
  
2,69
  
0,50
  
12,54
  
12,50
Mágicas (19)
3  
 
6,60
4  
  
2,00
  
10,49
  
2,18
2  
  
70,00
   
7,99
Artefatos (11)
 
6,50
 
1,68
  
6,74
4  
 
4,95
Terrenos (18)
2,23
6,17
1,90
12  
0,00
60 cards total

Sideboard (15)
2  
 
5,00
 
28,00
  
20,00
  
3,02
   
1,00
   
4,99
 
O BG Garden tem sido a casa da Oferenda Fanatica e Lamina da Coleta. Esse deck tem a estratégia que eu citei acima: ganhar tempo e/ou pequenas vantagens nos turnos iniciais para ganhar no late game. Possuindo uma quantidade absurda de remoções, ele consegue segurar as ameaças dos oponentes, mantendo seus land drop até que a habilidade de Monarca ou de Dianteira alavanquem seu jogo até a vitória. 
 
Bom, outro deck que acabou sendo beneficiado com a Lâmina foi o Grixis Affinity. A Barganha do Justiceiro aqui ainda é bem mais relevante que a Oferenda devido ao alto valor de mana das criaturas. Esse é outro deck que procura trabalhar por pequenas vantagens e ir construindo seu jogo ao longo dos turnos, sem se preocupar em acelerar a partida. Essa versão Grixis traz todo o poder de controle que essas cores podem gerar, aliadas às vantagens que a sinergia com artefatos gera. Vemos aqui até a Pocao Mefitica, funcionando como uma quinta cópia de Fonte Icoridia
 
E vocês, como avaliam o impacto de Cavernas Perdidas de Ixalan no Pauper? O metagame continua bem focado em artefatos. Vocês acham que isso tem uma construção exageradamente diferente de decks para lidar com essas builds? Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise. Um abraço a todos e até mais!
Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu o
formato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo cohost do RakdosCast.
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