Salve galera, beleza?
Hoje é dia de Conquest, um assunto que não aparece por aqui faz um certo tempo por conta da grade apertada, a quantidade de lançamentos recentes além de eventos envolvendo o Commander 500 que vem rolando do ano passado pra cá. Mas se você é um jogador do formato pode ficar tranquilo que ele ainda faz parte dos meus planos e irei tentar trazer sempre que possível as notícias por aqui!
Sem mais delongas, o ano de 2024 começou com um anúncio importantíssimo que já estava sendo discutido a algum tempo, que são os ajustes que o formato precisava receber.
Já vou aproveitar o gancho para falar que a comunidade do Conquest desde sua idealização sempre foi muito ativa e amistosa com novos jogadores, especialmente no Brasil onde em vários lugares lojas adotaram o formato e realizam fixamente torneios, como em Brasília por exemplo. O que inclusive concedeu ao meu amigo pessoal e conhecido de vocês Mateus Nogueira um espaço no conselho do formato, garantindo que a comunidade brasileira de Conquest tenha não só voz ativa como um verdadeiro peso nas decisões tomadas graças a quantidade de feedbacks que trazem em seus reports.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam e comentam quando trago aqui um assunto sobre alguma variante derivada do commander, minha intenção não é fracionar o público do EDH, e sim fomentar comunidades como essa que encontraram a diversão numa opção que abraçou vários jogadores com sua proposta mas que carece de conteúdo online.
Então deixo aqui antes de tudo meus sinceros agradecimentos a pessoas que tiram um tempo para colaborar com a diversão de seus grupos, independente dos formatos, mas especialmente os formatos independentes que surgem de suas necessidades.
Se você ainda não conhece o Conquest, recomendo as seguintes leituras: Você conhece o Conquest? / Desmistificando o Conquest
Ps: Devido ao tempo que foram publicadas elas podem estar datadas, mas em breve trarei um apanhado atualizado de artigos mais antigos.
Então finalmente, vamos ao que mudou quais foram os feedbacks deixados pela cúpula do Conquest!
● Atualização de Banidas e Restritas (02/01/2024)
• Banidas:
• Desbanidas:
• Cartas sob observação:
- Burgeoning
- Exploration
- Goblin Recruiter
- Tivit, Seller of Secrets
- Time Sieve
- Ancient Tomb
Segue também uma citação feita ao nosso querido Sheldon Menery, que veio a falecer no ano passado e conhecia e apoiava o formato!
- Lembrando Sheldon Menery
(1961-2023)
"Seríamos negligentes se começássemos esta atualização sem prestar homenagem ao nosso pioneiro no passatempo, Sheldon Menery, que faleceu em setembro de 2023. Além de ser um dos primeiros apoiadores do formato Conquest, Sheldon era uma figura de destaque no mundo da arbitragem de Magic e no Commander, além de ser uma pessoa incrível em todos os aspectos. Sua ausência será profundamente sentida, mas seu impacto perdurará.”
● Mana Vault banido:
Por muito tempo, a carta mais divisiva no Conquest, o Mana Vault forneceu a capacidade de gerar quantidades massivas de mana além de ser facilmente explorável em muitos decks do Conquest ao longo da história do formato. Fast mana tende a beneficiar decks que desejam executar combos eficientes com mais frequência do que ajuda outras estratégias, prejudicando o equilíbrio arquetípico em todo o formato. A regra de Scry do Conquest acentua os problemas com bases de mana mais baratas, geração de mana em artefatos e as formas como a sorte pode distorcer os jogos no início. Fast mana em geral tem seu lugar no formato Conquest, mas as desvantagens do Mana Vault muitas vezes são fáceis de contornar nos decks que mais desejam manipulá-lo. Notavelmente, a opinião majoritária expressa na pesquisa de junho de 2023 foi de banir o Mana Vault. Por essas razões, este item que esteve na watchlist por uma longa data é uma adição óbvia à lista de banimentos.
● O Um Anel banido.
Impresso na coleção "The Lord of the Rings: Tales of Middle-earth", O Um Anel provou ser uma peça fundamental de card advantage e uma ameaça inevitável no Conquest. A habilidade de compra de cartas, apesar de seu claro drawback, se compara a algumas das cartas legais mais potentes do Conquest e algumas cartas banidas. As habilidades indestrutíveis e de proteção tornam difícil interagir com ele por meios normais. Sendo um artefato incolor, ele é viável em qualquer deck, o que prejudica a diversidade de construção de decks em todo o formato. Assim como o Mana Vault, as preocupações com a acessibilidade também afetam O Um Anel. No geral, a carta vai contra muitos dos objetivos do formato.
A Equipe de Balanceamento decidiu que O Um Anel é um detrimento líquido para o formato e está banindo a carta.
Apesar de não ter aparecido em nenhuma Watchlist recente, a equipe também atualizou que serão feitas mais análises regulares para evitar banimentos abruptos como esse de O Um Anel.
● Burgeoning & Exploration desbanidas.
A atualização de dezembro de 2021, que foi a última vez que cartas foram adicionadas à lista de banimentos do Conquest, focou principalmente em conter o efeito das estratégias baseadas em Verde e terrenos naquele metagame. Aquela atualização, que afetou Hullbreacher e 5 poderosas cartas verdes, incluindo Exploration e Burgeoning, teve, no geral, o impacto desejado nessas estratégias. No entanto, nos dois anos seguintes, a Equipe de Balanceamento considerou esses dois encantamentos como peças-chave que poderiam ser as primeiras a serem desbanidas no Conquest. Estratégias de Ramp de terrenos, especialmente envolvendo Primeval Titan e/ou Sylvan Primordial, ainda apareceram nos últimos dois anos, mas com uma fração de seu verdadeiro potencial pela falta de cartas chave, como podem se provar ser esses encantamentos. Consequentemente, à medida que o jogo evoluiu o verde foi perdendo seu posicionamento.
A Equipe de Balanceamento acredita que Burgeoning e Exploration oferecem razões interessantes para escolher um comandante com Verde e outras opções de deckbuilding. Pode-se destacar que normalmente, apesar de fortes, essas cartas possuem certas limitações, não geram mana por si mesmos e geralmente são cartas sem utilidade no final do jogo. Eles não são tão centralizadores quanto outros ex-membros da lista de banimentos de dezembro de 2021. Por essas razões, a Equipe de Balanceamento está revertendo os bans de Burgeoning e Exploration, pelo menos por enquanto.
Embora considerar desbanir um enquanto deixa o outro banido tenha sido uma opção (afinal, são cartas ligeiramente diferentes), o conselho decidiu que mover ambas essas cartas, e quaisquer futuras cartas que sejam desbanidas, para a Watchlist é a escolha certa. No caso de a Equipe de Balanceamento cometer um erro com um desbanimento, ela reserva o direito de banir a carta novamente.
● Goblin Recruiter está na Watchlist.
Goblin Recruiter está sendo adicionado à lista de vigilância devido a ameaças consistentes de vitórias rápidas, especialmente em combinação com o comandante Muxus, Goblin Grandee. Seu efeito de tutorar muitos Goblins em uma ordem específica é complicado de resolver, o que pode ser problemático para eventos competitivos. Essa habilidade e, em menor medida, as condições de vitória que ela configura, podem ser difíceis de impedir. Goblin Recruiter apoia o Vermelho, atualmente a cor consensualmente melhor no Conquest, mas dentro dessa identidade de cor única, ele pode ser potencialmente prejudicial à diversidade arquetípica.
Ao contrário dos outros pares de comandante e condição de vitória na lista de vigilância, a Equipe de Balanceamento decidiu simplesmente colocar Goblin Recruiter na lista de vigilância, pois ele é mais claramente o limiar problemático entre as duas cartas. (Outras opções da lista de vigilância deste deck também foram consideradas.).
Algo importante a se notar é que a presença dessa carta não anula a possível inclusão de Muxus na Watchlist num futuro próximo, dependendo de seu desempenho.
● Tivit, Seller of Secrets, & Time Sieve na Watchlist
Tivit, Seller of Secrets, como Comandante, especialmente em combinação com Time Sieve, é um desvio significativo no formato Conquest. A Ward 3 de Tivit, voar, e seis de poder e resistência criam uma ameaça constante e firme de dano de comandante. Time Sieve combina a habilidade de criação de fichas de Tivit com a diretriz do formato de jogar com quatro jogadores para efetivamente recriar combos de turnos infinitos e assumir o restante do jogo. Juntos, este par de comandante e peça de combo se destaca como uma ameaça à saúde do formato. Esta perspectiva tem uma base estatística no metagame do Brasil, onde Tivit e Time Sieve juntos têm uma impressionante taxa de jogo e vitória.
Junto dessa constatação o conselho decidiu por manter ambas as cartas em observação devido ao banimento de Mana Vault, que era uma peça importante no deck e pode mudar consideravelmente o plano de jogo com a sua ausência.
● Ancient Tomb na Watchlist
Diante do banimento do Mana Vault e dos unbans de Burgeoning e Exploration, e da monitorização contínua da Equipe de Balanceamento de fast mana e estratégias de terrenos, Ancient Tomb também virou motivo de alerta. A vida total de 30 do Conquest aparentemente não é baixa o suficiente (comparada ao Commander) para impedir que esse terreno tenha um impacto excepcional no formato. Decks baseados em Verde com Burgeoning, Exploration e Crop Rotation estão preparados para tirar o máximo proveito da Ancient Tomb, mas qualquer deck com artefatos de duas manas ou custos de comandante genéricos altos pode se beneficiar da mana extra também. Ancient Tomb também sofre por ser uma carta escassa e cara, prejudicando a construção do baralho e a acessibilidade de torneios.
Assim como o mana vault, as estatísticas futuras poderão definir o que será feito com o terreno, a fim de criar um ambiente mais diversificado e acessível a todos.
● Removidas da Watchlist:
- Mecânica "Parceiro"
• Flawless Maneuver
• Deadly Rollick
• Obscuring Haze
• Prophet of Kruphix
Essas cartas podem ser reconsideradas no futuro, mas, por enquanto, toda a equipe acredita que a presença deles no formato não é prejudicial. Especialmente em relação a mecânica de “partner”.
Ao invés de focar no quanto a mecânica pode ser prejudicial, é mais interessante analisar cada comandante singularmente para que esses possam ser ou não considerados prejudiciais, evitando que muitos jogadores sejam afetados pela lista de ajustes do formato.
Após reunir todos os dados para esse artigo, no discord oficial também foi postado uma segunda atualização da Watchlist se baseando nos torneios e reports que ocorreram já com a nova lista de atualizações em vigor, então já vou aproveitar e deixar aqui pra vocês!
● Lista de Vigilância Atualizada de Janeiro de 2024
• Esper Sentinel
• Cyclonic Rift
• Fierce Guardianship
• Krark, the Thumbless
• Goblin Recruiter
• Underworld Breach
• Deflecting Swat
• Jeska, Thrice Reborn
• Burgeoning
• Exploration
• Malcolm, Keen-Eyed Navigator e Glint-Horn Buccaneer
• Tivit, Seller of Secrets e Time Sieve
• Ancient Tomb
“Com dois cards banidos e dois desbanidos, juntamente com várias mudanças na lista de vigilância, a Equipe de Balanceamento do Conquest espera que esse reequilíbrio alinhe mais de perto os parâmetros do formato e o metagame com nossos objetivos. A partir de 2024, nos esforçaremos para lançar uma atualização de formato pelo menos duas vezes ao ano. Embora o Conquest ainda esteja em seu período beta, queremos vê-lo crescer e prosperar, e atualizações regulares são uma parte importante desse objetivo. Toda a nossa equipe está disponível para discutir esta atualização em nossos canais hoje e no futuro.
Agradecemos a paciência e dedicação que a comunidade tem demonstrado ao nosso formato em crescimento e esperamos que todos possamos continuar a desfrutar do jogo em 2024. Esperamos ter alguns eventos de jogo organizado este ano. (...)”
E é isso galera!
Tivemos um report muito legal e bem detalhado que vai mudar bastante o que o jogo tem a nos oferecer, e tornar o ambiente do Conquest ainda mais amigável para os que gostam de Commander com Power Level alto e acessível ao mesmo tempo.
Agradeço a todos que leram até aqui e espero poder trazer mais notícias sobre o formato em breve!
Um grande abraço a todos e até a próxima!
Mas já está separado desde sempre. Commander é ForFun; Modern, Legacy, Vintage são Competitivos. "commander competitivo" é a maior idiotice que já vi.
É tipo você ir num restaurante que oferece espaguete a bolonhesa ou pão com mortadela. O jogador de Commander pede um pão com mortadela. O jogador de formato competitivo pede o espaguete. O jogador de cEDH pede o pão com mortadela, mas pede roa tirar o pão, a mortadela, e no lugar colocar um macarrão e um molho bolonhesa em cima. E pra terminar ele ainda sai reclamando do restaurante, falando que o pão com mortadela não estava do jeito que ele queria.