Mantenha o seu Plano
Atenha-se ao seu plano. Antecipe, não improvise.
12/01/2024 10:05 - 4.443 visualizações - 18 comentários

Fala galerinha, passaram bem a virada? Espero que sim!


Para começar o ano, gostaria de fazer uma espécie de lista de objetivos, mas algo bem genérico, e global, não só para mim, mas pra você também, vamos lá?


Um filme bem interessante que assisti recentemente foi The Killer, com Michael Fassbender. No filme, ele é um assassino de aluguel com o objetivo de eliminar uma figura política importante. Ele fica semanas acampado num prédio abandonado que fica perto da moradia do político, facilitando seu trabalho de espionagem.


Uma frase que ele sempre repete ao longo do filme é:

 


“Atenha-se ao seu plano. Antecipe, não improvise. Não acredite em ninguém. Nunca dê vantagem ao inimigo. Lute apenas na batalha para a qual você foi pago. Proíba a empatia. Empatia é fraqueza. Fraqueza é vulnerabilidade.” (tradução livre)


Esse mantra mostra como Michael(seu personagem não tem nome no filme, vou chamá-lo apenas de Michael) sempre tem um plano e vai seguí-lo a qualquer custo. Não fugir de seu plano inicial vai te dar mais consistência, uma vez que o plano é, literalmente, planejado, calculado, que você o faça de maneira mais calma do que tentar resolver problemas sem plano algum.


Nem tudo são flores, sabemos que, por melhor que você seja em planejamentos, alguma coisa vai dar errado, mas se você antecipar o que pode acontecer, haverá redução de danos.

 

 

Se planejar no Magic, muitas vezes, quer dizer ganhar o torneio mesmo antes dele ter começado. 


O planejamento no Magic alterna entre teórico e prático. O teórico engloba escolha do deck, preparação da lista e estar em dia em como o deck sideia. A parte prática é saber jogar o Magic no tête-à-tête. Sabendo jogar um bom Magic, independente do deck, e ter uma teoria em dia, você já estará mais preparado que grande parte do torneio, acredite!

 

Saber ler o field é uma ótima maneira para se preparar. Por melhor que seja o seu deck, se o field estiver desfavorável, vai ser bem difícil fazer algum resultado(Ex: jogar de Amulet Titan e enfrentar 4 UB Mill), portanto, entender o que você pode mudar no deck, seja a lista inteira, ou colocar algumas techs de main e/ou side, já dá uma vantagem tremenda. O campeão do primeiro PTQ Modern que rolou no Brasil estava de Jund Midrange e ganhou por usar Mestre de Caca da Derrubada, transformando o mirror num passeio, além de outras partidas mais agressivas como Burn e Zoo, algo que foi CALCULADO ANTES DO TORNEIO e que se provou uma ótima decisão.

 

 

Eu imagino que você não seja a Mãe Dináh, então suas previsões não têm 100% de acerto, e tá tudo bem! O importante é: além de ter um plano e segui-lo enquanto for possível, saber se adaptar para as adversidades também vai te tirar de várias enrascadas. Pense rápido, mas pense bem!


Apesar de ter 50 minutos, a partida de Magic tem algumas restrições de tempo, você não pode ficar 49 minutos pensando numa jogada, isso é Slow Play(ou até mesmo Stalling), o que significa que você precisa reagir o mais rápido possível sempre que precisar pensar em uma jogada fora do usual, e é possível treinar o “botão de pânico” para essas situações. Claro, você não tem como prever o que vai dar de errado, mas, se estiver treinado o suficiente com seu deck e no formato que está jogando, as soluções aparecem mais rapidamente, sem precisar fazer mil e uma contas toda vez que algo foge de seu plano.


Se adaptar para resolver os problemas já é algo complexo, fica ainda mais difícil com a quantidade bem limitada de tempo que temos para fazer as jogadas. Para evitar desesperos e missplays desnecessárias, o ideal aqui é manter a calma. É melhor você fazer uma jogada nota 5 estando calmo e resolvendo em poucos segundos do que ficar desesperado e tentar a jogada nota 10, pra daí perceber que não levou em conta que o oponente poderia ter X ou Y e sua jogada nota 10 vira nota 2.


Com o conhecimento de causa(do deck, formato e/ou deck do oponente), suas decisões passam a ser mais rápidas, quase automáticas, consumindo menos tempo e gerando menos estresse a cada jogada, te dando a vantagem dentro do jogo e fora do jogo, se desgastando menos, o que conta muito em um torneio de muitas rodadas. 


No Magic não ganha quem joga perfeito, ganha quem ERRA MENOS, e ter um método para resolver problemas/pensar em jogadas complexas com o menor desgaste possível vai te deixar na frente de muitos jogadores que jogam muito perto do perfeito, mas que demoram demais para fazerem suas jogadas, empatando partidas ganhas.

 

 

Eu sei que ninguém é um robô(ok, talvez Shuheei Nakamura seja um), e que ficamos animados, estressados, inseguros e um monte de outras coisas durante uma partida de Magic, principalmente se a partida estiver valendo Top 8. O que recomendo é ter um plano arquitetado para tornar suas decisões mais rápidas, uma jogada média feita rapidamente geralmente é melhor que uma jogada muito boa que te consome muito tempo. Se tiver que fazer apenas UMA jogada assim durante o torneio todo, tudo bem demorar um pouco, mas sabemos que essa indagação ocorrerá múltiplas vezes durante o campeonato, melhor não arriscar tomar warning ou até mesmo game loss por slow play.


A calma e um bom treino vão te ajudar demais em qualquer torneio que você for jogar, mesmo que não esteja dominando o deck. Convenhamos, mudanças de última hora acontecem e saber o arroz com feijão do ARQUÉTIPO, além de conhecer o formato e manter a calma, pode te ajudar mais do que só jogar exclusivamente com o que você domina. Não faça como eu fiz uma boa parte da minha vida, troque de deck quando sentir que o seu pet deck não é a boa. Dá pra se divertir com outros decks sim.

 

Espero que meus conselhos te sirvam de algo e que esse ano seja repleto de conquistas para nós, dentro e fora do Magic.

 

Cole nas minhas redes sociais para apoiar meu conteúdo, obrigado por todos esses anos que vocês me acompanham! Apoia-se, Twitter, Instagram.

 

Um abraço do Orelha e até a próxima!

Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Bruno Orelha é amante das estratégias de terrenos como Lands, Death and Taxes e Valakut. Capitão do Valakuteam e Youtuber nas horas vagas em www.youtube.com/brunoears.
Redes Sociais: Youtube, Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 17/01/2024 15:56:39
Fala Oreia, Fabrizio por aqui! Tudo blz?

Ótimo texto como sempre e tb assisti esse filme na Netflix, trama muito boa pra qm curte um suspense!

Deixei de ganhar um jogo por conta de slow play na última LPL do ano passado e se tivesse seguido essas dicas talvez conseguisse uma colocação melhor no top 8 kkk, vlw pelos conselhos mano, tmj e td de bom pra vc
(Quote)
- 16/01/2024 13:39:57
Belo artigo, são conselhos como este que podem fazer a diferença nos caminhos que tomamos, tanto no jogo como na vida. Parabéns
(Quote)
- 15/01/2024 17:37:36
kkkkkk
(Quote)
- 15/01/2024 14:01:42

Porra, o cara é o mestre dos espiões mas não gosta de blefe?

(Quote)
- 15/01/2024 11:08:02
Muito bom, Bruno! Estou lendo um livro que transformou a forma que vejo o competitivo (especialmente o magic). Se quiserem, procurem por David Sirlin - Playing to Win nas redes. Lições únicas. Abraço!
Últimos artigos de Bruno Ramalho
Perder ensina mais que ganhar
Jogando uma etapa Circuito LigaMagic Modern com Amulet Titan
550 views
Perder ensina mais que ganhar
Jogando uma etapa Circuito LigaMagic Modern com Amulet Titan
550 views
Há 3 horas — Por Bruno Ramalho
Existe Legacy sem Psychic Frog!
É possível fazer resultado com decks que não sejam a shell UB Reanimator/Midrange?
2.707 views
Existe Legacy sem Psychic Frog!
É possível fazer resultado com decks que não sejam a shell UB Reanimator/Midrange?
2.707 views
Há 16 dias — Por Bruno Ramalho
Pare de dar Murro em Ponta de Faca
O caminho mais simples, ele pode ser o melhor além de mais fácil
2.612 views
Pare de dar Murro em Ponta de Faca
O caminho mais simples, ele pode ser o melhor além de mais fácil
2.612 views
Há 20 dias — Por Bruno Ramalho
Garnet Combos
Um conceito de outro card game aplicado no Magic: The Gathering
8.774 views
Garnet Combos
Um conceito de outro card game aplicado no Magic: The Gathering
8.774 views
09/10/2024 14:05 — Por Bruno Ramalho
Ganhando com Terrenos em todos os formatos
O meu método preferido de finalizar as partidas
4.553 views
Ganhando com Terrenos em todos os formatos
O meu método preferido de finalizar as partidas
4.553 views
24/09/2024 14:05 — Por Bruno Ramalho