Data do anúncio: 04/12/2023
● MODERN:
Furia está BANIDO
Subir no Pe-de-feijao está BANIDO
● PIONEER
Avaliador Geologico está BANIDO
Karn, o Grande Criador está BANIDO
Coptero do Contrabandista está DESBANIDO
●EXPLORER
Avaliador Geologico está BANIDO
Karn, o Grande Criador está BANIDO
●PAUPER
Lanca Veloz do Monasterio está BANIDO
• DATA EFETIVA DO DESBANIMENTO:
Tabletop e Magic Online: 04 de Dezembro de 2023.
MTG Arena: 05 de Dezembro de 2023.
- EXPLICAÇÃO DA WIZARDS:
Temos muito o que discutir hoje, mas antes de nos aprofundarmos em cada um dos formatos, gostaríamos de esclarecer um pouco as datas e janelas de anúncio. No futuro, operaremos com uma cadência de anúncios um pouco mais flexível. Anúncios futuros de banimentos e restrições ocorrerão duas a cinco semanas após o lançamento de cada edição. Isso nos permite capturar dados de grandes eventos como Pro Tours e, ao mesmo tempo, garantir que faremos alterações antes do início dos preview da edição seguinte. Queremos estabelecer uma imagem clara de cada formato antes de você começar a avaliar e coletar cartas do próxima edição.
Portanto, temos uma janela após o lançamento de cada edição principal. Ainda é nosso objetivo que a maioria e/ou todas as alterações no formato Padrão aconteçam uma vez por ano durante a janela de Banimentos e Restrições do outono (do hemisfério norte, o que seria a nossa primavera) associado à nova rotação de três anos do formato Padrão. Mudanças no Pioneiro, Modern, Legacy e Vintage podem acontecer durante qualquer janela de lançamento de qualquer edição principal. A próxima janela desse tipo em 2024 será por volta de 11 de março, após o lançamento de Assassinatos na Mansão Karlov.
Se você perdeu na semana passada, falamos sobre nossa filosofia geral para anúncios de banimentos e restrições, o momento e muito mais. Você pode conferir esse vídeo aqui.
PADRÃO
Falamos muito sobre o formato Padrão este ano e estamos felizes com o estado do formato, já que tomamos medidas em algumas cartas no início de maio. O formato evoluiu desde então, incorporando cartas de Terras Selvagens de Eldraine e As Cavernas Perdidas de Ixalan.
Vemos o formato como saudável quando cada uma das estratégias de macro-arquétipo (aggro, midrange, control e combo) estão presentes e quando novas edições adicionam cartas aos decks existentes e geram decks inteiramente novos. Vimos isso acontecer desde as proibições em maio, mesmo com o formato crescendo e agora incorporando dez edições no total.
No ambiente atual, diversas estratégias diferentes estão disponíveis para cada um dos macroarquétipos listados. Se quiser um estilo de jogo mais agressivo, você pode recorrer ao Mono-Red Aggro, Azorius Soldiers, Boros Aggro (seja o convoke mais tradicional ou variantes mais recentes com Inti, Senescal do Sol ) ou até mesmo Gruul Dinosaurs. Os entusiastas de midrange também têm opções, como o Esper Legends, Esper Midrange, Golgari Midrange e Orzhov Life Gain. Os shells de controle existem em algumas formas, como Bant Control, Esper Control e Domain Ramp. Vimos até alguns decks combo nos últimos meses utilizando Familiar da Sarca // Demanda de Busca/Invasao de Alara e Caldeirao de Almas de Agatha.
Continua sendo verdade que nosso objetivo é fazer alterações no formato Padrão apenas uma vez por ano durante a janela de rotação de primavera, exceto, é claro, em casos extremos.
PIONEIRO
Queremos que o Pioneiro proporcione uma experiência tão diversificada quanto possível. É um lugar onde você pode se divertir usando cartas de formatos Padrão anteriores sem que o conteúdo seja impresso diretamente nele ou que o conteúdo saia naturalmente dele. É o nosso maior formato que obtém seu conteúdo exclusivamente por meio do formato Padrão. Por ser um formato grande, geralmente apenas as cartas mais poderosas ou sinérgicas impressas no formato Padrão encontrarão um lar aqui. E por se tratar de um formato repleto de cartas poderosas, são necessários os devidos cuidados para garantir que seja o mais divertido possível.
A última vez que agimos no formato foi em junho de 2022, há cerca de um ano e meio. O plano é voltar a ter um papel mais ativo na gestão do Pioneiro. Durante o ano seguinte à sua criação, as mudanças no formato foram frequentes, às vezes com múltiplas alterações em um único mês. No futuro, usaremos ativamente a cadência de anúncios para banidos e restritos do lançamento de uma edição principal para cuidar melhor do Pioneiro.
Mesmo que a participação no metagame e a taxa de vitórias do Mono-Green Nykthos tenham estado dentro de uma faixa razoável, o deck simplesmente foi um grande componente do metagame Pioneiro durante a maior parte da vida do formato. Com Karn, o Grande Criador, capaz de encontrar ameaças e soluções para qualquer coisa que o deck precise, pode ser bastante difícil superar essa estratégia. Isso faz com que o metagame tente passar por baixo dele ou ignorar o que está fazendo com sua própria estratégia de combo, efetivamente distorcendo o metagame devido à sua existência. A consistência e a força do baralho também tornam muito difícil a existência de vários tipos de estratégias midrange justas.
O alcance do Karn é tão amplo que pode facilitar combos infinitos complicados que tornam o formato menos acessível, com pouco ou nenhum custo de oportunidade. Além disso, a habilidade de Karn de suprimir artefatos naturalmente impede que uma série de cartas interessantes sejam jogadas. Embora recentemente tenha diminuído em termos de participação no metagame, está claro que o deck teve um efeito distorcido no metagame por muito tempo e, por essas razões, Karn, o Grande Criador foi banido.
A introdução de As Cavernas Perdidas de Ixalan trouxe novos brinquedos ao formato. A mecânica de Descoberta, presente em cartas como Avaliador Geologico, Carnossauro Rugidor e Quintorius Kand, deu origem a estratégias totalmente novas que não jogam nenhuma outra carta que custa naturalmente quatro ou menos, além dos efeitos de Clonagem. Quando não são perturbados, esses decks podem produzir criaturas suficientes para vencer em combate ou suficientes habilidades desencadeadas do Quintorius para causar dano letal diretamente a um oponente.
Ser capaz de vencer o jogo imediatamente no turno três com Avaliador Geologico depois de criar um único token de Tesouro coloca muita pressão sobre as pessoas para ser uma coisa boa para a saúde do formato a longo prazo. Embora não esteja claro se esta é a coisa mais forte a se fazer no Pioneiro, sem alguma forma de interação, os jogadores podem perder o jogo já no segundo turno. Isso não atende à nossa visão de longo prazo para o formato, onde os jogadores podem desfrutar de uma variedade de macroestratégias antes de perderem o jogo tão cedo. Se cada deck precisar executar um ou dois feitiços de interação de mana, o formato diminuirá. Por estas razões, o Avaliador Geologico está banido.
Ficaremos de olho nos decks com Quintorius no Pioneiro. Ele pode vencer já no turno quatro, após resolver apenas sua carta homônima. Mas esse turno extra permite que os oponentes estabeleçam seu próprio plano de jogo e se preparem para o turno crucial com mais sucesso.
Banimos o Coptero do Contrabandista em dezembro de 2019. Desde então, muitas novas edições entraram no formato e, como tal, o formato naturalmente cresceu em poder ao longo do tempo. Embora o cancelamento do banimento não seja algo que fazemos com muita frequência, acreditamos que o formato pode absorvê-lo com sucesso. Reintroduzi-lo criará novos quebra-cabeças de construção de deck (ou reviverá os antigos) e fornecerá diversidade adicional. O Coptero do Contrabandista foi desbanido.
Com as ações que estamos tomando hoje, juntamente com os impactos causados pelas edições recentes, o Pioneiro está passando por muitas mudanças. Estamos entusiasmados para ver como o formato se adapta e monitoraremos os dados e seu sentimento para nos ajudar a continuar levando o formato ao lugar mais divertido possível!
MODERN
Quando falamos sobre Modern pela última vez em agosto, estávamos mais preocupados com as novas cartas de O Senhor dos Anéis: Contos da Terra Média, Mestres Arqueiros Orcs e O Um Anel. Embora essas cartas sejam “jogadores” poderosos no metagame, outra carta continuou a suprimir ainda mais o que é possível no formato. Furia, geralmente jogado como uma criatura 4/4 com Golpe Duplo que limpa o campo do oponente, torna quase impossível jogar com decks de criaturas. Rakdos Evoke só aumentou sua participação no metagame desde o Pro Tour Modern neste verão, e logo atrás dele está Four-Color Omnath, também com Furia. Jogado também em vários outros decks, Furia mantém diversas estratégias diversas e interessantes sob controle e, por esse motivo, Furia foi banido no Modern.
A remoção da Furia afetará a frequência e a taxa de vitórias do Rakdos Evoke. Os jogadores estão atualmente usando quatro ou mais cópias de efeito “imortal”, como Afinal Nem Morreu, para reutilizar Luto ou Furia. Sem Furia, o custo de oportunidade de jogar tantos efeitos imortais aumenta, reduzindo a consistência do deck e se tornando um custo real a ser incluído. É possível que esses decks comecem a se transformar em versões brancas que utilizam Solidao e/ou Efemerar, porém, uma Solidao reulitizada não é tão ameaçadora quanto um 4/4 com golpe duplo e fornece ao deck menos cobertura contra o metagame.
Acreditamos que a remoção de Furia ampliará o formato, permitindo aos jogadores explorar estratégias adicionais, especialmente com criaturas de baixa resistência. Finalmente, menos decks Rakdos Evoke no metagame também provavelmente reduzirão o número total de Luto e Mestres Arqueiros Orcs que os jogadores encontrarão.
Subir no Pe-de-feijao é uma das mais novas inclusões do Modern, subsidiando muitos cards no formato que custam cinco ou mais mana. No entanto, é raro um jogador pagar perto de cinco manas para conjurar as cartas que está usando com Subir no Pé-de-feijão. Embora a remoção de Furia do formato certamente impacte o uso de Subir no Pé-de-feijão, não acreditamos que isso seja suficiente. É extremamente difícil interagir lucrativamente com o encantamento de dois de mana, já que a carta se substitui imediatamente, com os jogadores muitas vezes jogando uma mágica grátis no mesmo turno, já que obtêm um ótimo retorno em troca. É particularmente revelador quando os jogadores concluem que utilizar Subir no Pé-de-feijão é mais vantajoso do que as opções de zero mana, como Passos Desabalados e Morte Vivida. Por essas razões, ´Subir no Pe-de-feijao foi banido no Modern.
LEGACY
Ao fazer alterações no Legacy, muitas vezes analisamos os dados através das lentes do sentimento da comunidade. A comunidade é apaixonada e acreditamos que os pilares do Legacy que os jogadores desfrutam há muitos anos são muito importantes. Os jogadores querem jogar com Tempestade Cerebral, Forca de Vontade e Terras Ermas e, portanto, permanecem, mesmo que tenham sido removidos de outros formatos há muito tempo devido à sua onipresença. Legacy também é poderoso o suficiente para absorver cards que de outra forma precisariam ser banidos em outros formatos, por isso raramente tomamos medidas.
Desde a introdução de O Senhor dos Anéis: Contos da Terra Média, e com os lançamentos de As Terras Selvagens de Eldraine e recentemente de As Cavernas Perdidas de Ixalan, o metagame Legacy incorporou vários novos cards e estratégias têm evoluído.
Para citar alguns: Mestres Arqueiros Orcs, Lorien Revelada, Trol de Khazad-dum, Avante, Eorlingas!, Subir no Pe-de-feijao, Druida em Missao // Buscar a Fera, Rogar ao Espelho e Colapso Derretido impactaram o formato de várias maneiras. Mestres Arqueiros, sendo o mais impactante do grupo, foi adotado por vários decks tempo, controle e midrange. Mesmo assim, o metagame possui ampla representação de cada macroarquétipo. Com as novas cartas causando impacto, as estratégias se adaptando e as mudanças no metagame ocorrendo, decidimos seguir em frente sem mudanças neste momento.
VINTAGE
Nossa gestão do Vintage é como a do Legacy: incorporamos o sentimento da comunidade junto com os dados. Cartas como O Um Anel, Lorien Revelada, Mestres Arqueiros Orcs e Rogar ao Espelho encontraram recentemente lares em arquétipos novos e existentes. O formato é enorme e, apesar de existir desde sempre, é notável o quanto é possível explorar novas cartas e estratégias depois de todos esses anos! Um ótimo sinal de que este formato, que contém os cards mais poderosos do Magic, está em uma situação saudável.
Embora não seja uma carta particularmente nova, a Saga de Urza se propagou em uma infinidade de macro-arquétipos. A introdução de Lórien Revelada permitiu que as pessoas essencialmente colassem suas bases de mana da Saga de Urza com a habilidade de encontrar fontes azuis usando mana incolor, agindo como uma fonte de mana ou recurso que te permite conjurar a Força de Vontade ou, na pior das hipóteses, ser uma Reconvocacao Ancestral de cinco manas!
Ficaremos de olho em como essas cartas continuarão a impactar o formato, especialmente à medida que os atuais eventos do Eternal Weekend chegam ao fim, mas o Vintage é um formato extremamente poderoso e estamos felizes por não haver mudanças por enquanto.
EXPLORER
Cada carta banida no Pioneiro disponível no MTG Arena também é banida no Explorer. Para manter isso, Karn, o Grande Criador e o Avaliador Geologico também foram banidos do Explorer. (Nota: Coptero do Contrabandista, agora desbanido no Pioneiro, não está disponível no MTG Arena.)
PAUPER
Vídeo da explicação do Gavin Verhey aqui.
Olá! Eu sou o Gavin Verhey, e além de desenvolver cartas de Magic, também sou membro do Pauper Format Panel. Estou aqui hoje para falar sobre um banimento do formato.
Para quem é novo no cenário do Pauper, o Pauper Format Panel monitora o formato e gerencia banimentos e restrições. Não impactamos edições de Magic, selecionamos quais cartas terão dowgrade ou criamos novas cartas para o formato (fora a capacidade de fazer isso como designer de Magic). E embora certamente falemos sobre que tipos de cartas o formato pode precisar, nosso foco está na saúde do formato e nas suas restrições.
Dito isso, vou direto ao assunto: Lanca Veloz do Monasterio está banido no Pauper. Alguns de vocês podem estar se perguntando "por quê?" Outros podem estar se perguntando “por que não mais?” Deixe-me apresentar os dados e informações que levaram a essa decisão, como vemos os decks no formato e muito mais.
Começaremos c
om o estado do formato. Por um tempo, o Pauper tem sido um formato Eternal decentemente diversificado. Olhando para eventos online, como os Challenge do Magic Online, muitos dos Top 8 apresentam de cinco a seis decks semelhantes. O mais recente Paupergeddon, um grande torneio Pauper de algumas semanas atrás com mais de 500 jogadores, teve cinco decks diferentes no Top 8. Se você olhar a variedade, decks como Affinity, Mono-Red, Golgari Gardens, Mono-Blue Terror , Familiars, Fadas, Walls, Caw-Gate e outros apareceram e tiveram sucesso. Aggro, control, midrange e até combo aparecem.
Então qual é o problema?
O problema diz respeito à velocidade e à polarização.
Desde 2022, o formato acelerou consideravelmente. Adicionar cartas como Terror Tolariano, Tudo que Reluz e Lanca Veloz do Monasterio, entre outras, resultou em decks com inícios mais rápidos e explosivos. E quando seus começos podem ser tão fortes ou difíceis de interagir, isso pode fazer com que os jogos pareçam muito desequilibrados – e é aí que entra a polarização. Claro, boas mãos iniciais, talvez os jogos estejam bem. Mas quando o Mono-Red consegue uma boa mão inicial, ou talvez você tropece um pouco, você morre em quatro turnos. Quando o Monoblue Terror atinge a combinação certa de cantrip ou solta um Purgar Pensamento, você de repente enfrenta dois Terror no turno três. E assim por diante.
Então, queríamos fazer uma mudança. E falamos sobre muitos banimentos potenciais (e até mesmo sobre a reversão de alguns). Deixe-me primeiro dar uma olhada extremamente sincera nos dados das Leagues do Magic Online – onde o Pauper é mais jogado.
Começaremos com o Mono-Red, o deck mais solicitado para sofrer banimento. Bem, para um deck sobre o qual as pessoas adoram falar, você pode ficar chocado ao saber que sua taxa de vitória sem contar as mirrror é de… 50,8%. Pouco mais da metade de seus jogos. E isso vem das listas de melhor desempenho; algumas versões do deck atingem taxas de vitória abaixo de 50%!
Então, por que banir uma carta dele?
Bem, mais uma vez, é polaridade.
Quando você olha para o primeiro jogo, Mono-Red se sai muito bem. É o favorito na maioria dos confrontos. Mas nos jogos dois e três… muda para desfavorecido em quase todos os confrontos!
Seja usando qualquer um dos oito Blasts ou trazendo uma tonelada de cartas de ganho de vida, há muitas opções excelentes contra o vermelho.
No entanto, isso ainda tem um impacto tremendo no formato. Se as pessoas estão gastando oito slots de sideboard no vermelho, isso significa que fica mais difícil lutar contra outros decks. Isso elimina outros arquétipos. Queremos chegar a um lugar onde o Mono-Red ainda seja um deck viável, mas com menos presença. Não queremos que os jogadores se sintam forçados a dedicar oito slots a isso. Suas mãos iniciais explosivas são um pouco menos fortes e resilientes. É bom e saudável se o Mono-Red for um deck forte. É ruim se for tão forte que distorça o formato dessa forma.
Avaliamos todas as cartas do baralho e conversamos sobre vários banimentos possíveis. Especialmente com o novíssimo Goblin Saqueador de Tumulos, que é outra grande conquista para o deck que já pode ser extremamente polarizador.
As duas cartas "bottle two" (bottling sendo nosso nome interno de design para esse efeito, em homenagem a Garrafa de Elkin ) em Determinacao de Wrenn e Impulso Temerario dão ao deck uma tonelada de vantagem de cartas e longa jogabilidade, ao mesmo tempo que permite “trapacear” em terrenos. O mesmo vale para o Sintetizador Experimental. No entanto, estes realmente querem uma densidade de peças mais baratas para obter seu valor total e podem ser enormes em conjunto com Lanca Veloz do Monasterio. O baralho ainda tem muitas jogadas baratas, mas perder uma carta tão importante é um grande problema.
Renascimento de Kuldotha dá ao deck seus começos mais fortes em conjunto com Guerrilheiro Goblin . Porém, ambas as cartas estão no Pauper há bastante tempo e possibilitam muitas estratégias divertidas, casuais e, às vezes, explosivas. Tirar um desses seria eliminar um pedaço de longa data do Pauper, e não está claro se essa sinergia é mais forte do que cartas individuais poderosas.
Goblin Saqueador de Tumulos é o novo garoto do bairro e facilmente faz um Guia Goblin quando utilizado com a Grande Fornalha. Certamente aumenta a polaridade quando utilizado ao lado de um terreno artefato.
Também falamos sobre terrenos artefatos – mais sobre isso quando chegarmos ao Affinity abaixo.
Tudo realmente apontava para o Lança Veloz. Foi o que deu início ao enorme influxo de vermelho em primeiro lugar, sinergiza com os feitiços "bottle two", faz um bom trabalho evitando remoção que afetam resistência dois e geralmente produz os inícios mais explosivos - quando a mão do seu oponente tem dois ou mais Lança Veloz, você rapidamente se sente para trás.
Conversamos sobre se queríamos acertar uma carta ou duas. Pensamos em começar aqui e depois considerar se é necessário fazer mais. Qualquer uma das cartas acima certamente está na mesa. Se você tiver alguma opinião depois de experimentar o novo formato, sinta-se à vontade para compartilhá-la conosco.
Ok, isso é tudo o sobre vermelho. Vamos passar para alguns outros decks. Começando pelo Affinity.
Affinity joga no Pauper há muito tempo. Tem sido resistente aos banimentos como o Atogue e adquiriu novos brinquedos ao longo do caminho. Mais recentemente, Tudo que Reluz deu ao deck um toque totalmente novo com uma versão azul e branca que pode bater com um Ornitoptero ou Gengibruto e acertar com força do nada.
Conversamos muito sobre banimentos aqui. E havia duas direções principais a seguir.
O primeiro, e simples, é o Tudo que Reluz. Seu recente downgrade que permite que este deck bata com tanta força e é parte do que pode tornar os jogos polarizados. No entanto, é fácil atrapalhar esse plano.
O segundo, com mais nuances, é um conjunto de terrenos artefatos: as dez pontes ou os cinco terrenos artefatos originais de Mirrodin. Banir os cinco originais também tem o efeito devastador de danificar o Mono-Red, já que eles perdem a Grande Fornalha.
Perder terrenos artefatos é um golpe gigantesco tanto para o Affinity quanto para o formato. Eles são usados em uma variedade de decks. (Por exemplo, os indestrutíveis com Incendio Purificador.) Os originais fazem parte do Pauper há muito tempo e são amados. As pontes já foram os culpados anteriormente, mas com esta nova construção azul-branca, eles usam apenas os quatro azul-brancos. (Embora exista, é claro, a versão Jeskai que ganhou o Paupergeddon que usa mais.) Este foi talvez um dos tópicos mais extensos e amplos nas discussões.
Então, com isso em mente, vamos nos aprofundar nos dados.
Quando se trata de porcentagem de vitórias e confrontos, o Affinity é um pouco diferente do Mono-Red. Apresenta uma taxa de vitórias semelhante – apenas 50,5% – mas é muito menos polarizadora em seus confrontos. Possui alguns match-ups naturalmente desfavorecidos, como Black-Green Gardens e Fadas, onde o vermelho tinha vantagem sobre a maioria dos outros decks. Após o sideboard, tende apenas a perder terreno, tendo matchups mais desfavoráveis.
Além disso, há muitas opções de sideboard disponíveis quando se trata de maneiras de combater artefatos ou até mesmo matar criaturas que possuem um Tudo que Reluz. Se o vermelho estiver um pouco enfraquecido, isso deverá abrir alguns slots no sideboard para ajudar contra o Affinity. Mesmo apenas mais quatro feitiços de remoção que atingem criaturas podem ajudar muito no combate a esta construção.
No final das contas, decidimos manter o Affinity por enquanto, ver o que acontece com essa mudança do Mono-Red e considerá-la mais em uma atualização futura, dependendo do que isso fizer. Também adoraríamos ouvir os jogadores das terras dos artefatos. Como você se sentiria com o banimento dos terrenos artefato originais? E as Pontes?
Por fim, dos três grandes baralhos, quero falar sobre o Terror.
Este deck já era preto-azul há muito tempo e sua taxa de vitórias nunca foi nada proeminente. No entanto, a adição de Serpente Criptica com seu downgrade em Commander Masters mudou-o para uma construção monoblue, que busca colocar essas enormes criaturas em jogo rapidamente.
Falamos sobre banir algumas opções aqui. Primeiro foram o Terror Tolariano e a Serpente Criptica como grandes ameaças que são baratas e difíceis de matar. A segunda é uma mágica, a carta que mais discutimos é Lorien Revelada – ela permite que você trapaceie ainda mais na contagem de terrenos, coloque uma mágica em seu cemitério enquanto faz isso e pode tirá-lo de uma situação difícil se você floodar ou ficar zicar no late game.
Então, vamos dar uma olhada nos dados. Como está esse deck?
Bem, a porcentagem de vitórias está abaixo de 50%! Affinity, Fadas, Caw-Gate e Walls possuem porcentagens bem mais relevantes e, claro, também está atrás do Mono-Red nessa estatística. E embora seja capaz de vencer jogos, ter ajuda do seu sideboard e assim por diante, ainda é brutal. Contra o Caw-Gate, um deck popular e forte, ele possui uma taxa de vitória de apenas cerca de 30%!
Além disso, uma nova carta de As Cavernas Perdidas de Ixalan, Lamina da Coleta , realmente mudou o jogo. Esta carta de repente fez com que Black-Green Gardens ganhasse uma enorme vantagem contra o Terror e, embora seja muito cedo para saber se vai durar, essa carta ameaça afetar substancialmente este arquétipo.
Com tudo isso em mente, decidimos não fazer nenhuma alteração nos decks com Terror Tolariano.
Agora, falamos sobre algumas mudanças muito mais agressivas para realmente mexer com as coisas. Por exemplo, banir dois cards do Mono-Red, terrenos artefato e Terror Tolariano de uma só vez. Mas há algumas coisas acontecendo. Por um lado, o formato tem estado diversificado. Segundo, As Cavernas Perdidas de Ixalan introduziu algumas peças novas importantes, especialmente Lamina da Coleta, e enquanto o metagame está se movimentando, pareceu apropriado fazer a mudança que sabíamos que queríamos fazer e ficar de olho em sua evolução. Preferimos fazer uma pequena mudança aqui, e se tivermos que voltar em alguns meses e bater mais uma ou duas cartas porque o Swiftspear não foi suficiente, isso é algo que estamos preparados para fazer.
Ah, e antes de passar para o próximo tópico, na discussão sobre taxas de vitória, se essas são as taxas de vitória dos decks que as pessoas mais falam e não são tão altas, você deve estar se perguntando: "Quais têm altas taxas de vitória?"
Pode flutuar à medida que as edições são lançadas, é claro, mas na semana mais recente que temos dados, Familiars está no topo, com cerca de 56%. Caw-Gate, Black-Green Gardens e Blue-Black Faeries (sem Terror) estão todos logo atrás, entre 52–55%. Outro que realmente me surpreendeu (embora a taxa de jogo seja bastante baixa, então os dados não são perfeitos) é o White Weenie com uma ótima taxa de vitórias de 54% – então talvez valha a pena conferir.
Dada a distribuição relativamente baixa das taxas de vitória e o fato de os decks principais mudarem semana após semana, temos sido reticentes em fazer muitas mudanças no formato. Os problemas da velocidade e da polaridade levaram-nos a agir aqui, e podemos fazê-lo novamente. No entanto, falamos muito sobre o Pauper, e parte da razão pela qual não fizemos nenhuma mudança antes é que as coisas parecem equilibradas. Nós decidimos recentemente esse banimento do Lança Veloz, mas queríamos esperar para implementá-lo até depois do Nacional Pauper 2023, que aconteceu no fim de semana passado, para que os jogadores não se esforçassem para mudar nada no último minuto.
Algumas coisas finais para falar.
Uma delas é reverter os banimentos. Nós conversamos sobre o desbanimento de algumas cartas, desde algumas tão inocentes quanto o Prisma Profetico (que foi mencionado anteriormente) até algumas opções muito mais selvagens. Mas ao fazer um único banimento para fazer um pequeno ajuste no formato, não queríamos introduzir acidentalmente uma nova variável grande ao mesmo tempo. Eu ainda acho que você poderá ver o Prisma desbanido no futuro. Como falei em alguns dos meus vídeos anteriores do Pauper, investigamos Sinkhole, Hymn to Tourach e Mare Alta, mas decidimos não desbani-los então. Mas trazer as cartas de volta é certamente algo que temos discutido e continuaremos a discutir.
A seguir vem uma pergunta que recebemos de vez em quando: por que não banir e desbanir cartas agressivamente o tempo todo para agitar as coisas para o Pauper? Afinal, é um formato bastante acessível.
Embora isso seja verdade, para um formato não rotativo, acho que uma sensação de estabilidade é importante - as pessoas se apaixonam pelos decks e jogam porque gostam deles, e banir cartas de um deck por algumas semanas apenas para agitar as coisas e ver o que acontece não é o tipo natural de rotatividade que considero saudável - e a chicotada pode fazer com que as pessoas abandonem totalmente o formato. Além disso, se banirmos cards a cada dois meses perpetuamente, isso não dará uma boa impressão aos jogadores quem estão no Pauper sobre o que esperar quando experimentarem o formato – e queremos fazer com que o formato cresça ao longo do tempo. Acho que poderíamos e deveríamos considerar o banimento de forma um pouco mais agressiva e vamos conversar sobre isso, mas em nenhum grau extremo.
Por fim, quero falar sobre a carta ________ Goblin, ou Name Sticker Goblin no Magic Online. Embora a equipe do Magic Online na Daybreak Games tenha feito um ótimo trabalho para implementar esta carta no Magic Online, houve algumas observações dos jogadores sobre o fato de que ela funciona de maneira diferente na vida real do que online, sendo uma divisão estranha para o formato. Ele apareceu principalmente no formato ao lado do Lança Veloz – que agora está banido. Vamos ficar de olho nisso e não teremos medo de bani-lo se a qualquer momento se tornar um problema substancial e desconectar os formatos.
Espero que esta tenha sido uma visão útil dos bastidores do formato e do que nos levou a essa decisão. Para reforçar isso mais uma vez aqui no final: nossa esperança é levar o formato a ser um pouco menos rápido, um pouco menos polarizado e devolver às pessoas mais slots no sideboard. Não foi feito para matar o Mono-Red. Se nada significativo no formato mudar, não teremos medo de voltar dentro de alguns meses e fazer mais alterações, se necessário.
Nós realmente tentamos ser o mais transparentes possível com os jogadores sobre nossas mudanças e por que as estamos fazendo. Agradecemos que você tenha lido tudo isso e, em troca, adoraríamos que você pensasse sobre todos os motivos aqui, experimentasse a mudança no formato e depois nos contatasse com sua opinião. Nossas redes sociais estão abaixo.
Em nome de todo o Pauper Format Panel, obrigado por jogar o Pauper, e esperamos que vocês gostem da mudança no formato!
Alex Ullman – @nerdtothecore
Alexandre Weber – @Webermtg
Emma Partlow – @Emmadpartlow
Gavin Verhey – @GavinVerhey
Mirco Ciavatta – @Heisen011
Paige Smith – @TheMaverickGal
Ryuji Saito – @Saito_o3
Traduzido por LigaMagic.
Texto original sobre os banimentos em geral pode ser encontrado aqui.
Texto original exclusivamente sobre o Pauper pode ser encontrado aqui.
Nossa meta é trazer o máximo de conteúdo para todos os jogadores e aumentar cada vez mais a comunidade de jogadores apaixonados por este jogo.
USHAUHSUAHUSHUSHUHSUHSUAHUSHUHSAUHSUAHSUAHUSHUSUSA Pow, isso me pegou xD