Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep CXLIV, hoje temos como astro O Micotirano, lendária de As Cavernas Perdidas de Ixalan que (tenta) tornar viável o tipal de Saprófitas e Fungos. Mas, se vocês querem a minha opinião, a carta não me convenceu totalmente.
O Micotirano faz parte da história "paralela" à principal de Ixalan, na qual Malcolm, Canalha Fascinante e Bermuda, Saqueador Avido se aventuram pelo interior do plano sendo, literalmente, chamados pelo Fungo a se juntar a ele. A ideia é aquela de um bicho com consciência coletiva, que infecta suas "presas" e as transforma em parte de si, sendo que "tudo é O Micotirano". No fim das contas, quando a briga principal contra o Vito, Fanatico de Aclazotz e os demais vampiros adoradores do Aclazotz, Traicao Profunda estoura, lá estão os dois tentando fugir do O Micotirano e acabam arrastando os fungos para o meio da briga. Vale a pena ler a história dessa coleção, eu gostei bastante.
Lembrando aos esquecidos que aqui no Laboratório de Commander nossa missão é fazer listas divertidas e acessíveis financeiramente, que não ultrapassem o limite de R$300,00 levando em consideração o preço das cartas no mínimo da LigaMagic. Enquanto vos escrevo, este deck está cotado em R$262,45.
Começando pelo comandante, O Micotirano é uma criatura Ancião Fungo */* por 1BG. Seu poder e resistência são definidos pela quantidade de criaturas que você controla que sejam Fungos e/ou Saprófitas. Ele tem Atropelar. E, além disso, no início da etapa final, você cria Fungos 1/1 igual ao número de vezes que você desceu neste turno (você desce cada vez que um card de permanente é colocado em seu cemitério vindo de qualquer lugar).
Já vou começar pela pergunta mais comum de todas: Se uma ficha minha morrer, eu desço? NÃO! A habilidade é bem específica quando diz "card de permanente" e, por mais que fichas sejam permanentes, elas não são cards. Fica o aprendizado pra você, cremoso e cremosa: ficha não é card (por mais que, na maioria das vezes, nós utilizemos, fisicamente, um card para representá-las).
O deck precisa fazer o que, então, Lotério? Basicamente, você precisa colocar permanentes no cemitério para desencadear a habilidade do Tirano na etapa final e fazer alguma coisa com as Saprófitas que você criou. Eu escolhi puxar o deck para o lado tipal, mas você poderia carregá-lo um pouco mais com triturar e tudo bem também. Cartas de Fungos lá de Visão do Futuro, Espiral Temporal e Caos Planar encaixam bem no formato tipal da lista: Fungico de Utopia, Talidia Esporo Mortifero Talidia Psicotropica e Talidia Semeia-Esporo são exemplos de cartas que crescem com marcadores, criam Saprófitas e tiram delas alguma outra habilidade. É forte? Não consigo dizer que sim, mas se, por um milagre, a estratégia encaixar, é bem divertido. Proliferar pode te ajudar bastante aqui, aliás.
Coloquei também na lista Forca Verdejante e seu manto, Abraco Verdejante, que vão continuar criando Saprófitas a cada manutenção. O legal dessas cartas é que elas te darão combustível para ser sacrificado. Como eu disse, não irá desencadear a habilidade do O Micotirano se você sacrificar uma ficha, mas tem outras coisas que podem acontecer, como por exemplo desencadear as habilidades de Artista do Sangue, Degolador de Zulaport, Morcegos da Floresta das Trevas, Pe-de-limo, o Clandestino e Syr Konrad, o Sisudo, todas fazendo os oponentes perder vida quando uma criatura morre. Combinando esse combustível com Recuperacao das Gavinhas Bolorentas você ainda é bem capaz de encher a mão e se lotar de vida.
Inclusive, neste momento, você deve estar se perguntando como sacrificar esses bichos, e eu estou aqui para responder sua pergunta. Pinca Craniana é uma das melhores formas de fazer as Saprófitas irem de base e você ainda compra dois cards quando elas morrem. Diario de Tarrian infelizmente funciona apenas uma vez por turno, por ter que ser virado, mas ainda é bem bom (e o outro lado, A Tumba de Aclazotz, transforma o cemitério em recursão). As Talídias que citei acima também te deixam sacrificar Saprófitas para ter benefícios, como gerar mana ou comprar card, e na lista ainda temos Ayara, First of Locthwain, Nemata, Guardia Primordial e Vidente Visceral. Em termos de mágicas, você também poderá sacrificar coisas com Conviccao Corrompida, Ritos da Vila, Caldo Mortifero, Perscrutar o Proibido (que eu amo de paixão), Ascensao do Rei-bruxo e várias outras.
Aliás, quero lembrá-los que terrenos indo para o cemitério desencadeiam a habilidade do Tirano, e é por isso que a lista tem muitos deles para que você faça isso. Você pode reciclar Bosque Sereno, Charneca Esteril ou Desolacao Fumegante; pode Descobrir 4 com Necropole Escondida ou Viveiro Escondido; pode tutorar terrenos básicos com Passagem Fabulosa, Vastidao Morfoterrena, Terras em Desenvolvimento, Mirante dos Rebiteiros ou Floresta Flagelada; e pode usar Ruinas de Dakmor para Escavar. Com tantos terrenos no cemitério, a lista precisava de um Molda-mundo sem dúvidas.
Antes de encerrarmos, vamos passear por cartas que podem ser adicionadas à lista caso você queira investir um pouco mais nela. Começarei pelo óbvio, mas que precisa ser citado: Temporada da Multiplicacao e Vidas Paralelas; não tem como fugir dessas duas num deck de fichas, então pega seu dinheirinho e invista assim que possível, combinado? O Nexo Cranisporeo é uma carta nova que eu gosto bastante nesse deck porque ela tem a tendência de custar pouco pra entrar, faz fichas conforme nosso bichos não-fichas morrem e ainda dobra o poder do O Micotirano quando ele for atacar; espera baixar um pouco mais e pega uma. Driade Germinadora é uma inclusão certeira (cuidado que o pump fará Pinca Craniana parar de funcionar). Eu acho que os sacrifícios promovidos pelos Altar de Ashnod e Altar da Demencia são tão bons que o investimento vale a pena para todos os decks que giram em torno dessa temática; se você quiser ir além, tem também Altar Phyrexiano. Por último, Palantir de Orthanc é uma carta bem sinérgica com o deck, mas você precisa se lembrar de colocar o trigger dela na pilha depois do trigger do Tirano pra tirar proveito disso (porque daí a Orbe resolve primeiro).
Acho que consegui deixar o deck bem legal hoje, e enquanto fui escrevendo o artigo foi me dando vontade de jogar com um (montar não por motivos de: decks demais). Caso você monte um e a gente jogue junto um dia, me empreste-o para brincar.
Obrigado por ficarem comigo até aqui!
See ya!