Olá! The Lost Caverns of Ixalan chegou trazendo novas cartas e mecânicas que impactaram diretamente o Explorer/Pioneer, inundando o formato com um mar de combos poderosos - e é justamente esses combos que pretendo comentar sobre em meu artigo de hoje aqui na LigaMagic!
Começando pelo mais "diferente" dentre os combos abordados hoje, o único que não utiliza a mecânica de Descobrir para funcionar. Amalia Benavides Aguirre junto de Andarilho Vicejante precisa de apenas alguma forma de Explorar ou de ganhar vida para ficar gigante com 20 de poder, destruindo toda a mesa e atacando para letal. Desde as pequenas criaturas "soul sister" (nomenclatura por conta de Encarregado das Almas) como Veterano Lunarca e Taverneiro Prospero, ganho de vida em combate ou por habilidade (Cavaleira do Outono, Especialista em Resgates, Invasora do Cemiterio) e até mesmo Batedora do Cenote disparam a condição para começar o combo.
Além da redundância das peças, oito cópias de Acorde do Chamado e A Redencao do Cacador tornam encontrar o que é necessário de maneira muito mais ágil, além de buscarem as famosas "silver bullets" (balas-de-prata, cartas que são extremamente poderosas contra uma estratégia específica) para punir os adversários corretos, como Arconte de Emeria e Yasharn, Terra Implacavel.
O principal apelo para a estratégia é que ela não depende somente do combo, podendo jogar como uma espécie de Aggro ou até mesmo Midrange de sinergias, ganhando valor através das trocas enquanto vai povoando o campo de batalha - sempre forçando o oponente a respeitar o combo.
O "nível zero" de Avaliador Geologico e sua mecânica de Descobrir é simplesmente colocar um monte de criaturas 3/2 por módicas quatro manas - é o que acontece quando o Avaliador entra em jogo, busca por Imagem Espelhada / Mimico do Lago Vitreo, e cada um deles entra copiando o próprio Avaliador e fazendo novamente a habilidade.
Sem nenhuma forma de direta de combar, o plano é simplesmente ganhar um monte de valor por um custo baixo, e complementar essa possibilidade com um plano justo envolvendo Omnath, Locus da Criacao e interações como Amarras da Linha de Forca, Atirador do Tiro Duplo e Baleia-lacustre-de-chifre // Salto na Laguna.
Apesar de ser o que menos depende do combo de Descobrir, a lista acima é a que possui o menor "teto", considerando que não mata imediatamente ao resolver o Avaliador Geologico, dando brecha para ainda mais cartas do oponente impedirem a vitória (como remoções globais ou múltiplos bloqueadores).
Chegando ao nível seguinte, a lista acima já conta com Evolucao Arcana para ganhar a partida imediatamente (ou talvez 90% das vezes, já que existe uma combinação improvável de disparos de Descobrir que acabam não sendo o suficiente para o letal). Ao jogar Avaliador Geologico, ele pode buscar tanto Mimico do Lago Vitreo, que copia outro Avaliador até cair a Evolucao Arcana, ou a Evolução Arcana diretamente. Com ela, busca-se Carnossauro Rugidor, que repete o "loop" até vir mais Avaliador Geológico, Mímico do Lago Vítreo (que dessa vez pode copiar o dinossauro), e Evolução Arcana. Quando for a hora de conjurar a última Evolução Arcana do baralho, busca-se Tita do Doomskar para prover ímpeto para toda essa mesa recém-conjurada e finalizar a partida - tão cedo quanto o turno três, com a ajuda dos tesouros de Magma Opus e Surto Criativo.
Esse plano é completamente investido no combo, sendo a única alternativa ao mesmo atacar com as criaturas ao melhor estilo deck de Draft. Entretanto, o pós-side aplica um plano transformativo com várias ameaças que não podem ser anuladas ou com lampejo, como Chandra, Inferno Desperto, Distorcao do Pensamento, Mecanotita Torrencial e Dromoka, Soberana Dragoa (somente no Pioneer).
Por mais que a Wizards tenha evitado fazer diretamente a mecânica de Cascata, a "nova Cascata" é igualmente poderosa, e habilitou outro combo com Descobrir, dessa vez com Quintorius Kand. Enquanto esse é um turno mais lento, já que o Quintorius custa cinco manas, por outro lado é bem mais difícil interagir com um Planeswalker em velocidade instantânea do que com uma criatura.
Nessa versão, Quintorius Kand entra fazendo seu -3 para Descobrir 4. Então, revela Duplicata de Centelha ou Personificador Astuto, para uma nova cópia de Quintorius que também vai Descobrir 4. O "pulo do gato" da estratégia é a Duplicata de Centelha, que permite criar e manter cópias do Quintorius Kand no campo de batalha, contornando a regra de Planeswalkers e lendas. Cada Quintorius que entra, então, faz com que a habilidade estática de drenar dois pontos de vida do adversário vá avançando em progressão aritmética, de modo que eventualmente no último Descobrir 4 o dano seja suficiente para finalizar os pontos de vida do oponente.
Outro caminho para o Quintorius Combo é jogar de forma um pouco menos gananciosa, sem tantas cores, Triomas e Amarras da Linha de Forca, indo por uma base de mana mais sólida e com um plano secundário já embutido na primeira partida através de Mecanotita Torrencial, que sinergiza muito bem com as poderosas instantâneas geradoras de tesouro Magma Opus e Surto Criativo.
O plano é, inclusive, reforçado com Thrun, Quebrador do Silencio, Chandra, Inferno Desperto, Tufao de Tubaroes e Caranguejo da Carapaca Espelhada, de modo a transformar completamente o plano ao enfrentar baralhos com anulações como o Azorius Control e Spirits.
E quanto a vocês, leitores, o que acharam das novas combinações com Ixalan? Qual dos baralhos mais te chamou a atenção nesse primeiro momento? E em relação a alguma outra possibilidade inexplorada? Acreditam que é cedo para cogitar algum possível banimento, ou os combos são fáceis de serem interagidos? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!
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Ghalta and Mavren é de Marcha das Máquinas.
Eles são sim do PLANO de Ixalan, mas o texto foi voltado pra EDIÇÃO mesmo :P
https://www.mtgtop8.com/event?e=48955&d=560893&f=PI