Saudações! Tudo bem? Aqui quem vos escreve é o
Heli e hoje venho apresentar alguns destaques da nova edição
As Cavernas Perdidas de Ixalan para o formato
Pauper. Quando estivemos em
Ixalan pela primeira vez, nada relevante entrou para o formato, mesmo tendo tipos de criaturas relevantes e interessantes. Tivemos uma mudança significativa no nível de poder das edições desde aquele lançamento e estamos vendo isso claramente na raridade comum. Entretanto, para jogar no formato, uma carta não pode só fazer bem aquilo que o seu tipo lhe permite – por exemplo, um terreno não pode “
apenas” gerar mana. Tendo isso em mente, vemos o quanto o
Pauper tem aumentado seu nível, agregando cartas que jogam outros formatos. Porém, antes de falar dos destaques, vamos revisar as mecânicas da edição que podem ver jogo no
Pauper (você pode ver todos os detalhes das mecânicas da edição neste artigo).
● Construir
Para ativar uma habilidade construir, você precisa fazer três coisas: Exilar a permanente com construir, exilar os materiais especificados e pagar mana. Os materiais são outras permanentes que você controla e/ou cards do seu cemitério e estão descritos na própria habilidade construir. Por exemplo, "construir com artefato" significa exilar um artefato que você controla que não seja a permanente com construir ou exilar um card de artefato do seu cemitério. Quando a habilidade construir é resolvida, o card com construir retorna ao campo de batalha transformado sob controle do seu dono.
● Descobrir
Descobrir sempre vem com um número, e esse número determina seu limite de mana. Quando instruído a descobrir, exile cards do seu grimório um por vez até que tenha exilado um card não de terreno com aquele valor de mana ou um valor inferior. Então, você tem uma escolha a fazer. Você pode conjurar aquele card sem pagar seu custo de mana ou pode colocá-lo na sua mão. Todos os outros cards que você exilou, incluindo os cards de terreno, são colocados no fundo do seu grimório em ordem aleatória. A título de comparação, temos a habilidade de Cascata: quando a habilidade desencadeia, você revela cartas do topo do seu deck, até revelar uma carta com valor de mana menor e decide se quer conjurar ou não. Fundamentalmente são parecidas, mas o fato da Cascata ficar presa ao custo da carta, vejo que pode limitar seu uso em vários decks do formato, por não termos cartas relevantes dentro dessas possibilidades.
● Fichas de Mapa
Fichas de Mapa são fichas de artefato do tipo Mapa incolor com a habilidade "{1}, {T}, sacrifique este artefato: A criatura alvo que você controla explora. Ative somente como um feitiço. Ou seja, você cria uma ficha e, com ela, você decide quando e onde usar a habilidade de Explorar.
Bom, vamos aos destaques!
● Ciclo de Terrenos com Descobrir
Temos um novo ciclo de terrenos, um para cada cor. Todos geram mana da sua respectiva cor e possuem uma habilidade ativada que você paga cinco manas (quatro mais a cor que ele gera), vira, sacrifica e use Descubra 4. Sendo uma habilidade similar a Cascata, você repõe a carta perdida, mas ainda não há controle ou seleção do que veremos. A vantagem é que a habilidade de Descobrir te permite colocar a carta revelada na mão e isso é realmente bem relevante no metagame, já que pode ser uma remoção ou até mesmo uma carta do seu sideboard que você gostaria de usar em um momento mais oportuno.
● Artefatos
Pedregulho Fugitivo – Interessante ver uma remoção num corpo de artefato e que ainda tem
Lampejo, o que facilita demais o seu uso. Causar seis pontos de dano é outro fator relevante já que isso é suficiente para matar qualquer criatura no metagame atual. Como se não bastasse, ainda tem
Reciclar por duas manas incolores. É uma carta bem interessante para o
Tron, mesmo que o deck esteja mal posicionado no momento, devido a sua dificuldade em responder rapidamente às ameaças.
● Cartas brancas
Conciliacao Familiar – A cor branca já dispõe de inúmeras mágicas que aumentam provisoriamente o
poder e/ou resistência de suas criaturas. Considerando o metagame atual,
Promessa dos Guardioes e
Reunir os Camponeses já aparecem em seus respectivos decks como definidoras de jogos.
Conciliacao Familiar cumpre duas funções que são essenciais em decks agressivos: atacar e se proteger. Possuindo uma boa flexibilidade e sendo muito útil em momentos diferentes do jogo, vejo que ela pode encontrar seu espaço nessa ideia agressiva que tem evoluído dentro do metagame.
● Cartas verdes
Espinodorso Criador - É claro que uma criatura que, quando entra em campo, coloca outro corpo já é bem eficiente. Somado ao fato de ter
Reciclar Floresta, isso melhora sua utilidade, ainda mais que temos os terrenos duais com tipo básico. Nesse contexto, vejo que essa seja uma boa criatura para ser reanimada, já que seu valor de mana e a falta de evasão, dificultam seu uso direto.
● Cartas vermelhas
Goblin Saqueador de Tumulos – Bom, aqui temos uma das maiores sensações dessa nova edição. As comparações com
Guia Goblin são inegáveis, mas claramente são excessivas. É claro que ter uma criatura
2/2 com
Ímpeto por uma mana era algo impensável até pouco tempo no
Pauper. Emoções a parte, eu acredito que esse goblin seja bom sim. Além disso, ele me parece melhor ainda no
Pauper do que em outros formatos, já que contamos com dois ciclos de terrenos artefatos e
Petala de Lotus. Mas é inegável que o
Mono Red ganha um drop 1 excelente e que realmente fornece mais uma boa ferramenta para manter a agressividade do deck. Outro ponto interessante é que, por não ter evasão nem conseguir, por si só, aumentar seu poder, você precisa dele o quanto antes em campo e sempre com um artefato, pois ser apenas uma criatura
1/2 não ajuda muito. Algo a ser pensado é que talvez ela seja mais interessante em versões de Mono Red que não sacrifiquem seus artefatos, como o
Kuldotha Rebirth. Talvez, ela seja mais efetiva como o drop 1 para fazer companhia a
Lanca Veloz do Monasterio.
● Cartas azuis
Sem Ar – Ser uma anulação incondicional por quatro manas é bem pouco e facilmente teríamos opções melhores. Entretanto, sua redução de custo é que o agrega versatilidade na carta. Pensando em sideboard, normalmente
Negar acaba sendo escolhido como opção, mas
Espalhar Essencia já apareceu nesse slot em momentos recentes. Outro ponto interessante para analisar é que ela é apenas a terceira anulação que possui alguma redução de custo (
sendo as outras Contestacao Estoica e Gelar). Acredito que
Sem Ar pode aparecer em algum deck voltado para o controle, já que quatro manas é algo que poucos decks conseguem deixar abertas, esperando para reagir.
Dentimarino Saqueador – Sendo uma das cinco criaturas de um ciclo, junto com o
Espinodorso Criador, ela possui outro ponto similar: ser melhor quando reanimada. A grande diferença é que ela é muito melhor que o
Espinodorso quando estiver em campo.
Salvaguarda 3 faz com que ela seja bem difícil se ser removida diretamente, ainda mais estando na cor azul, que vai te dar acesso a cartas que protegem muito bem seu plano de jogo.
Rugido da Reliquia – Vejo que o mais relevante dessa carta é ser a primeira desse tipo de mágica que modifica o
poder e/ou resistência de suas criaturas, custando apenas uma mana. Seria interessante ver o tão sonhado
UG Infect sair para jogo, mas a base de mana do formato dificulta demais isso. Até porque, essa mágica acrescenta mais dois tipos à criatura, ou seja, o
Embiggen concederia
+6/+6, o que seria letal com qualquer criatura com
Infectar que cause dano. Não sendo nesse deck, ela poderia funcionar como truque de combate e/ou proteção. Lembrando que a criatura ganha o tipo Artefato, o que no cenário atual do formato, pode ser significativo.
● Cartas pretas
Caracol Fungicranio – Essa é mais uma carta que enterra um ícone do MTG.
Ratos Vorazes sempre foi um clássico dos descartes, num corpo
1/1. Agora a carta é exilada, o que faz uma diferença enorme. Não sei se esse tipo de carta tem lugar ainda no formato, mas a sinergia com
Efemerar pode ser interessante, além de outras caras que dão
bounce.
Filibusteiro Ganacioso – Inicialmente foi uma carta que não me parecia interessante. Mas, uma criatura que entra cedo e tem uma habilidade que faz duas coisas relevantes é algo a se levar em consideração. A
Vidência é algo que o formato tem usado bem mais e a ficha de
Tesouro, além de ser um artefato, pode acelerar seu jogo. Estando numa cor que já possui algumas boas ferramentas que se valem de sacrificar criaturas, esse pirata pode ser bem útil.
Pocao Mefitica – Seu efeito é muito similar a
Fonte Icoridia, com duas diferenças: seu valor de mana inclui a cor preta e sua habilidade de compra de cartas faz com que você perca um ponto de vida. Porém, não vejo que essas diferenças façam com que ela não seja usada. Vários decks com base na cor preta já precisam de cópias adicionais de artefatos que comprem cartas, mas a maioria não oferecia vantagens ao serem sacrificados como custo adicional, como por exemplo a
Disputa Mortifera. Eu vejo que ele integra um pacote de vantagens de cartas que tem sido referência em estratégias
midrange e tem se mostrado como um dos pilares do formato.
Oferenda Fanatica – Acabei de falar da
Poção Mefítica e o quanto ela é relevante ao ser sacrificada –
Oferenda Fanática é mais uma carta que cumpre esse papel.
Disputa Mortífera ainda é essencial, mas vários decks com a cor preta usam a
Barganha do Justiceiro como segunda opção. Acho que é aí que a
Oferenda Fanática pode brilhar. Como eu comentei, as
fichas de Mapa oferecem a habilidade de
Explorar no momento que for mais conveniente e isso pode ser bem relevante nesse arquétipo. Vejo que a
Oferenda seja mais interessante em deck que usem mais criaturas, para não correr o risco de você não conseguir usar a ficha de Mapa. Por exemplo, o
BG Garden que utiliza o
Visionario de Llanowar pode acabar preferindo o uso da
Oferenda, ao invés da
Barganha do Justiceiro.
Lamina da Coleta – Enfim a carta que trouxe um dos efeitos menos esperados para um artefato. Por si só, ele já se paga, mas ainda tem o seu outro lado que pode ser um clock perigoso em vários cenários. Seu custo de
Construir exige somente exilar uma criatura, que pode ser do cemitério ou do campo, o que eu não vejo como um problema tão sério. Pensando em sinergia, prevejo algumas bem relevantes.
Falcao Cintilante e
Pescador Celeste Kor são criaturas que irão formar uma base
BW, que lida muito bem com o campo. O
BW já é um deck que funciona relativamente bem, tendo várias criaturas com habilidade de
“entrar no campo de batalha” que funcionam muito bem com
Efemerar. Outra possibilidade é a sinergia com
Bruxuleio Fantasmagorico, pois também temos várias boas opções nas cores
UB. Entretanto, onde devemos ver seu uso primeiro é no
Grixis Affinity. O deck já utiliza
Edito de Chainer como remoção, então a
Lamina da Coleta entra muito bem, já que aumenta a
Afinidade e pode ser sacrificada com
Disputa Mortifera.
E você, o que achou das cartas de As Cavernas Perdidas de Ixalan que eu destaquei? Quais outras cartas deveriam estar aqui? O que acharam das fichas de Mapa e de Construir? Com tantas opções para triturar cartas do próprio deck, acham que a habilidade de Descer pode aparecer no metagame? Qual o impacto dessa edição no metagame? Deixem nos comentários o que pensam das opções que a edição nos oferece e onde elas podem ser úteis. Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise.
Um abraço a todos e até mais!