Bom dia!
Como vocês estão? Espero que todos estejam bem.
No nosso artigo de hoje, vamos falar do meu baralho favorito do Explorer/Pioneer, não necessariamente o melhor do formato, Rakdos Sacrifice.
Tem muito tempo que eu jogo com essa estratégia, que já me rendeu muitas vagas para disputar torneios de nível mundial, então sou até suspeito para falar da estratégia da Familiar do Caldeirao e Forno da Bruxa.
Portanto, vou trazer um guia completo do baralho, escolha de cartas, dicas e truques, além de claro, aquele Guia de Sideboard que eu sei que vocês tanto gostam.
A estratégia é uma das principais e no momento em que esse artigo estava sendo feito, possui a 4ª melhor performance do Pioneer, com um sólido 7,5% de conversão.
Também abusa de uma maneira absurda de umas das melhores cartas do formato, Fabula do Quebrador de Espelhos, recompensando muito quem está muito treinado com o baralho, já que é muito difícil enxergar as linhas excelentes do deck, por possuir uma quantidade significativa de habilidades e opções de linha de jogo.
- A LISTA
Essa é minha lista atual, que será a base do texto:
Aos amantes do Pioneer, a lista é praticamente idêntica, somente adicionando 1 Urborg, Tomb of Yawgmoth no lugar de 1 Pântano.
Sobre a lista em si, a maioria das opções é indiscutível, sendo que a base envolve a utilização dessas cartas:
3 Familiar do Caldeirao
4 Coletor do Dizimo de Sangue
4 Diabo do Pandemonio
4 Capturar Pensamento
3 Empurrao Fatal
3 Reivindicar o Primogenito
4 Disputa Mortifera
4 Forno da Bruxa
4 Fabula do Quebrador de Espelhos
22 Terrenos
Ou seja, das 60 cartas da lista principal, eu entendo que 55 delas quem resolver jogar com o baralho não pode alterar, então se você é um amante de inovações e tecnologias, basicamente você tem 5 cartas para se divertir. Hahaha
Na minha lista, as minhas vagas “em aberto” são:
1 Croxa, Tita da Fome da Morte
1 Empurrao Fatal
3 Testemunha Azarada
Sem dúvida de todas essas, talvez alguns entendam que Testemunha Azarada faça até parte da base junto com as outras cartas, mas é indiscutivelmente a pior carta do baralho e eu acho que é mais do famoso “o que tem para hoje”, do que necessariamente uma criatura com um grande potencial.
Hoje, eu gosto de ter acesso as 2 Croxa, Tita da Fome da Morte nas 75 cartas, tendo em vista que muitas matchs estranhas, como Lotus Field e Azorius Control, ela acaba sendo insana, atacando a mão do adversário, mas se tornando facilmente uma forma de vencer o jogo muito rápida, aliada aos descartes para proteger a sua permanência em campo e não dar tempo de o oponente respirar.
O 4º Empurrao Fatal é provavelmente a vaga na lista que eu tenho mais dúvidas, sendo que seus concorrentes diretos poderiam ser o 4º Reivindicar o Primogenito, 1 Comando de Kolaghan e até mesmo a 2ª Croxa, Tita da Fome da Morte, vai depender bastante do meta que você espera enfrentar, sendo que se tiver intenção de focar em algo específico, essa vaga e a 3ª Testemunha Azarada podem ser tranquilamente o que vocês preferirem.
- MULLIGANS
Como eu sempre digo, mulligan é uma das estratégias mais difíceis de aperfeiçoar de maneira excelente dentro do Magic, onde é sempre bom abordar algumas perspectivas.
Estando diante de um tipo de baralho tido como “de sinergia”, ausência de cartas significa uma menor possibilidade de alinhar suas cartas principais em campo, então mulligue com responsabilidade.
Meu último guia foi do MonoGreen Devotion e lá, eu falei o quanto é importante você forçar o mulligan, não é o mesmo cenário por aqui.
Normalmente mãos sólidas são suficientes, você não precisa obrigatoriamente keepar apenas mãos que tenham Familiar do Caldeirao e Forno da Bruxa, muitas vezes tem uma carta para fazer no turno 1, outra no turno 2 e uma seguinte no turno 3 ou uma dobra de jogadas é suficiente, independente de quais sejam.
Esse é um bom exemplo de uma mão razoável, não super sinérgica, mas que é um Keep tranquilo.
Entendo que as mãos que eu vou mulligar são as que efetivamente não te levam a algum lugar, as vezes uma mão que vem com várias Disputa Mortifera sem bons sacrifícios; vários Forno da Bruxa sem Familiar do Caldeirao; ou até mesmo uma mão com muitas remoções, bem reativa, sem saber o deck do adversário. Por mais que não seja um deck super agressivo, você precisa propor o ritmo do jogo nos turnos iniciais.
É o tipo de mão que eu vou me inclinar ao Mulligan, justamente por não impor nada, sendo que nosso deck não é bem o melhor possível no late game.
Claro, assumindo que estou enfrentando um deck desconhecido, se eu souber que é um aggro, as coisas podem mudar, mas aí são detalhes que o próprio jogo vai te guiar.
- SIDEBOARD GUIDE
Vamos agora falar um pouco sobre o guia de side, auxiliando contra as principais estratégias do formato.
Não dá para fazer contra tudo, mas é uma base sólida e mesmo os que eventualmente não estiverem por aqui, vão ter alguma similaridade com um dos presentes, facilitando a ideia principal.
● Azorius Control
+2 Coagir, 1 Croxa, Tita da Fome da Morte, 1 Comando de Kolaghan, 1 Ob Nixilis, o Adversario, 2 Saraivada Despedacadora
-3 Reivindicar o Primogenito, 4 Empurrao Fatal
O plano aqui é retirar remoções, já que não existem alvos muito bons e ficar mais sinérgico com o Adversário.
Também existe a versão de Azorius Control Lotus, que é ainda pior para a nossa estratégia. Não tem muito o que fazer além de encaixar alguns descartes sólidos e jogar o máximo de pressão na mesa o quanto antes, mas já adianto, é uma partida MUITO difícil.
Não foi o maior fã da Saraivada Despedacadora, mas é melhor do que está saindo. Se quiser otimizar esse tipo de estratégia, atacando de uma maneira otimizada o Teferi, Heroi de Dominaria, pode substituir essa remoção vermelha por Frigir, mas eu confesso não gostar muito dessa troca não.
● Azorius Spirits
+2 Saraivada Despedacadora, 1 Kolaghan's Command, 1 Croxa, Tita da Fome da Morte
-3 Testemunha Azarada, 1 Fabula do Quebrador de Espelhos
Eu não sou o grande fã da Fabula do Quebrador de Espelhos contra baralhos que punem muito um início de jogo ruim e tendo em vista que eu tenho cartas melhores, não me incomoda essa alteração.
Tem jogadores que não gostam muito de Croxa nessa partida, mas eu acho funcional atingir a mão do oponente e eventualmente gerar uma pressão depois de usar muitas remoções nas criaturas do meu adversário.
● Green Devotion
+3 Esfera Amortecedora, 1 Croxa, Tita da Fome da Morte, 2 Redeas da Fornalha, 2 Coagir
-3 Testemunha Azarada, 4 Fabula do Quebrador de Espelhos, 1 Empurrao Fatal
Não que Empurrão Fatal seja ruim, mas é um cenário onde as cartas que entram apenas são melhores.
Fabula do Quebrador de Espelhos eu acho bem enfraquecida aqui, já que o ataque da ficha vai ser ruim em muitos cenários, eu prefiro interagir melhor com o jogo do adversário e o Karn, o Grande Criador trava os tesouros.
Existem os adeptos de Dar Branco no side, carta excelente nessa partida, então caso você queira melhorar ainda mais o seu plano no sideboard, tenha essa opção em mente.
● Greasefang
+2 Rabecao Clandestino, 1 Comando de Kolaghan, 2 Saraivada Despedacadora
-3 Reivindicar o Primogenito, ,1 Croxa, Tita da Fome da Morte, 1 Testemunha Azarada
Um plano bem intuitivo, remoções como feitiço são bem ruins pela interação ineficiente contra o plano principal, sem falar da Croxa que em muitos cenários vai ser exatamente o que o oponente quer tomar.
● Heroic
+2 Coagir, 2 Saraivada Despedacadora, 2 Redeas da Fornalha
-1 Croxa, Tita da Fome da Morte, 4 Fabula do Quebrador de Espelhos, 1 Testemunha Azarada
Outro plano onde eu quero ter o máximo de interações possíveis de custo baixo e a Fabula do Quebrador de Espelhos acaba sendo lenta, além da ficha atacar meio mal.
Muitas pessoas podem questionar essa retirada constante de uma das melhores cartas do baralho, mas é um plano que tem funcionado bem no geral.
Faço a mesma coisa com a Arclight Phoenix no Izzet e me sinto feliz com minhas decisões. xD
● Humans
+2 Redeas da Fornalha, 2 Saraivada Despedacadora, 1 Comando de Kolaghan
-4 Capturar Pensamento, 1 Croxa, Tita da Fome da Morte
Deck agressivo, menos descartes e mais remoções, apenas o básico.
● Izzet Phoenix
+2 Rabecao Clandestino, 3 Esfera Amortecedora, 2 Saraivada Despedacadora, 2 Coagir
-3 Reivindicar o Primogenito, 2 Empurrao Fatal, 1 Croxa, Tita da Fome da Morte, 3 Testemunha Azarada
Eu gosto muito desse plano, não é uma partida que eu me sinto muito confortável jogando e o Izzet Phoenix tem crescido muito em popularidade. Inclusive, é um dos meus decks favoritos do formato também.
Tirar a efetividade do plano principal da Arclight Phoenix aqui é importante, mas lembre-se que será comum o oponente subir Dragonete Fagulhante, tenha um bom plano em mente para ele.
● Lotus Field
+2 Coagir, 1 Croxa, Tita da Fome da Morte, 3 Esfera Amortecedora, 2 Rabecao Clandestino, 1 Ob Nixilis, o Adversario, 1 Comando de Kolaghan
-3 Reivindicar o Primogenito, 4 Empurrao Fatal, 2 Disputa Mortifera, 1 Testemunha Azarada
Essa partida é complicada como todo deck de Campo de Lotus, já que nosso deck não exerce uma pressão absurda e não é rápido o bastante para impor um clock de poucos turnos no adversário, o que significa que muitas vezes ele vai ter todo o tempo necessário para combar na nossa cara.
Resumindo, é importante torcer para que nenhum oponente faça Campo de Lotus contra vocês nos torneios.
● Rakdos Midrange
+1 Croxa, Tita da Fome da Morte, 1 Comando de Kolaghan, 1 Ob Nixilis, o Adversario
-3 Reivindicar o Primogenito
Gosto do nosso plano principal no geral, por isso nem tem uma grande alteração nos jogos 2 e 3.
É importante não deixar a Sheoldred, o Apocalipse fazendo o serviço sujo em campo, o que significa dar um valor especial ao Empurrao Fatal para essa criatura problemática.
● Rakdos Sacrifice
+2 Rabecao Clandestino, 1 Comando de Kolaghan, 1 Ob Nixilis, o Adversario
-1 Croxa, Tita da Fome da Morte, 3 Capturar Pensamento
Mirror é uma partida bem complexa. De início, faça o possível para que o Diabo do Pandemonio do seu oponente não fique em campo, é a principal carta, já que terá sinergia com as jogadas do adversário.
Não sou o grande fã de descarte nessa partida, mas acho que o 1º Capturar Pensamento é razoável, difícil mesmo é quando compramos mais de uma cópia.
Nós não temos acesso ao O Massacre do Gancho de Carne no sideboard, que é absurdo nessa partida. Se você quiser melhorar suas chances e entender que enfrentará muito desse baralho, eu recomendo a utilização desse poderoso encantamento.
- DICAS E TRUQUES
Vamos agora a algumas dicas para utilização do baralho ou até mesmo para se atentar quanto a possibilidade de tomar de um oponente:
• Você pode sacrificar qualquer número de fichas de comida segurando a prioridade para voltar o Familiar do Caldeirao. Isso pode ser relevante tendo Diabo do Pandemonio em campo, alcançando mais dano;
• A Croxa, Tita da Fome da Morte ao ser feita por apenas duas manas será sacrificada, mas é possível responder a habilidade sacrificando com outra carta, como Forno da Bruxa e Disputa Mortifera;
• Ao decidir uma ordem de prioridade no turno 1, eu costumo optar por fazer o Capturar Pensamento, seguido do Forno da Bruxa e só então as criaturas de custo 1, focando em resolver as mágicas de mais impacto o quanto antes, fugindo de remoções, descartes ou anulações;
• Tenha atenção na hora de usar o Reflexo de Kiki-Jiki! Caso você use a habilidade no final do turno, a ficha apenas será sacrificada no turno seguinte, podendo participar do próximo combate;
• Outra dica importante quando ao Reflexo de Kiki-Jiki é que você sacrifica a cópia no final do turno, o que pode ser relevante na hora de usar a habilidade do Diabo do Pandemonio;
• Mesmo não tendo nenhuma ficha de sangue, você pode sacrificar o Coletor do Dizimo de Sangue, sendo relevante para um possível dano adicional com o Diabo do Pandemonio;
• Caso você tenha 2 Reflexo de Kiki-Jiki em campo, há possibilidade de criar um "loop" no final do turno do seu adversário, onde você vai copiando o outro, fazendo várias criaturas 2/2 capazes de atacar no seu turno. Importante lembrar novamente que essas fichas serão sacrificadas e, caso você tenha um Diabo do Pandemonio em campo, todos esses sacrifícios resultarão em dano, inclusive aumentando os danos copiando o demônio com a última habilidade possível;
• Reivindicar o Primogenito pode ser usado em suas próprias criaturas para dar ímpeto, tenha isso em mente para pressionar a mesa, principalmente no game1 contra Controles e Lotus, onde muitas vezes nem um bom alvo acaba existindo;
• Lembre-se que Disputa Mortifera cria uma ficha de Tesouro, o que pode ser relevante na sequência da sua jogada, como conjurar um Empurrao Fatal;
• Comando de Kolaghan é um descarte de modo instantâneo, caso seu oponente não tenha cartas na mão, você pode esperar ele comprar uma carta e dar o descarte ainda na fase de compra, impossibilitando que ele conjure uma quantidade significativa de cartas, servindo como um "turno extra";
• As habilidades do Covil do Bugurso e da Colmeia do Olho Tirano são cumulativas, então se você tiver 9 manas em campo, pode ativá-las duas vezes para quando atacar criar duas fichas de Goblin ou exilar duas cartas.
________________________________________
Então é isso amigos, espero que tenham gostado do artigo e que o conteúdo contribua para os amantes do Rakdos Sacrifice a conseguirem uma performance melhor com o deck ou que você que joga com outros baralhos esteja mais preparado ao enfrentá-lo.
Para quem quiser acompanhar meu trabalho no Magic, acompanhe as Lives que eu faço no Canal da LigaMagic, todas as Segundas, das 19h30 às 00h, onde jogo principalmente Explorer, além é claro de Standard, Limited, Brawl, Historic e eventos na plataforma.
Quem tiver interesse e puder me seguir nas redes sociais para acompanhar novidades, seguem os links:
Abraço a todos.
LuCaparroz
![](http://repositorio.sbrauble.com/arquivos/up/artigos/redator/1568735129_614221810.jpg)
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/vip/m.png)
Essa parte das lands nunca tinha me atentado. Possivelmente devo ter perdido letal várias vezes com a land que põe goblin.
Nunca viu porque não está acompanhando guia de qualidade, mas aqui você encontra! hahaha
Em todo caso, no gatherer da carta tem a informação:
https://gatherer.wizards.com/Pages/Card/Details.aspx?multiverseid=530839