Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - EP CXLIII. Hoje trouxe um deck com cartas da coleção de Doctor Who, estrelando The Fifth Doctor e Susan Foreman na zona de comando.
Confesso que nunca assisti essa série, mas me interessei depois de um amigo passar a season toda de spoilers surtando por tudo que a Wizards lançou e dizendo que praticamente todos os personagens importantes viraram cartas. É óbvio que fiquei curioso e coloquei a série na minha lista para assistir mais tarde. Dentre todas as lendárias, decidi trazer um deck com Doctor's Companion para aproveitar um pouco da mecânica e explorar combinações.
Gosto de lembrar a todos que o Laboratório de Commander existe para trazer listas para o Mesão do Amor que não ultrapassem o valor de R$300 levando em consideração o preço das cartas no mínimo da LigaMagic. O deck de hoje, enquanto vos escrevo, está cotado em R$298,10. Aproveite e vá conferir mais coisas sobre Commander no nosso Instagram em @lab.commander.
Começando pelo The Fifth Doctor, que é uma criatura 2/2 por 2WU e com uma habilidade desencadeada na sua end step, que pumpa bichos que não atacaram neste turno ou não entraram em jogo neste turno, e os desvira. O melhor uso que consigo pensar para combinar com ele é Susan Foreman, pois ela traz a cor verde para a lista, que sabemos ser repleta de mana dorks, ou seja, criaturas que são viradas para gerar mana. A própria Susan é uma mana dork e já adianta a entrada do Doutor em um turno, já colocando marcadores nela mesma e deixando-a em pé no turno 3, uma bela sinergia!
Um dos grandes amigos dessa dupla é Rishkar, Renegado de Peema, pois ele irá transformar todas as suas criaturas com marcadores +1/+1 fornecidos pelo Doc em dorks, te permitindo gerar uma quantidade alta de mana em pouco tempo. Inga e Esika fazem um trabalho muito parecido, apesar do limite do que utilizar a mana que elas fornecem, mas com um bônus do card advantage. E alguns dorks da lista possuem habilidades extras, que ajudam a manter o jogo bom para o seu lado, como é o caso de Papa-sucata Blindado, exilando cartas de cemitérios, Kami das Esperancas Sussurradas, que aumenta o número de marcadores +1/+1 colocados, e Sabia da Espiral que entrará em uma, literal, espiral de crescimento conforme mais marcadores são colocados nela.
Outro grupo de criaturas são compostos de card advantage, ou seja, bichos que te farão comprar cartas. Prodigio Engenhoso, Mago da Compreensao e Arcanis, o Onipotente forma sinergias fortes com as habilidades do deck, seja de colocar marcadores ou desvirar criaturas. Na mesma linha, temos Selvala, Exploradora Regressa, que tem uma habilidade que costuma agradar bastante aos oponentes, e vai sempre fornecer mais vantagem pra você do que pra eles. E, para tutorar no deck bichos para o campo, temos Yisan, o Bardo Andarilho que te permite ficar sempre um pouco à frente no jogo por sua habilidade ser bastante recursiva.
O (esquecido) Cavaleiro dos Alisios entra como forma de controlar um pouco os oponentes, pois ter uma criatura em campo sempre disponível para devolver permanentes para a mão dos donos acaba se tornando um empecilho rapidamente, e você poderá fazer isso pelo menos duas vezes por rodada. Para não deixá-lo aí sozinho, coloquei na lista Eterificar e Tubos de Eter, que deverão garantir ao menos um ou dois turnos de paz para você terminar de montar sua mesa. Eu queria mesmo ter inserido na lista Veredito Condenatorio, mas o preço ultrapassaria o teto de gastos para este deck.
Para utilizar as criaturas no turno sem precisar atacar com elas, outra possibilidade são mágicas com Convocar e com custo X, assim você terá como utilizar todas as manas disponíveis naquele turno para algo e terminar a o turno desvirado. Genese Gelatinosa é uma excelente pedida para criar fichas que irão atacar com força no próximo turno, o mesmo vale para Marcha das Multidoes, que preferencialmente deve ser feita no turno dos oponentes. O mesmo vale para as Instantâneas Acorde do Chamado, Revelacao da Esfinge e Mensagem Transcendente; lembre-se que uma criatura pode pagar por mana da própria cor numa mágica que tenha Convocar.
Para proteger seu rebanho, começo com Marcha da Nevoa Turbilhonante, com um phase out que é bem-vindo em situações de exílio. Temos também Grande Crescendo, Chamado Inspirador, Defensores Radiconatos, Formacao Inquebravel e Unir Escudos. Note que a quantidade dessas cartas na lista é grande, pois perder um campo cheio pode, facilmente, causar a sua derrota. Voltar para o jogo depois de um campo limpo não será fácil, portanto fique atento com as possíveis remoções globais. E, claro, se o dinheiro deixar, invista também em Intervencao Heroica.
“Ah, Lotério? Mas como o deck ganha?” Batendo, uai. O deck tem uma forma alternativa de vencer o jogo, com Ascensao Simic, que surpreende pela versatilidade, já que mesmo que não seja utilizada como wincon, pode dar utilidade para as manas que estiverem sobrando, colocando mais marcadores em suas criaturas.
Antes de encerrar, vocês sabem que eu costumo deixar aqui dicas de cartas que custem um pouco mais de dinheiro e que sirvam no deck. A primeira lista que fiz hoje testando as cartas para o deck do Lab passou bastante do preço teto, chegando a R$608,66, e eu resolvi que seria mais legal colocá-la aqui pra vocês verem, na prática, quais podem ser as substituições enquanto observam o que utilizei de mais caro na primeira versão da lista, que pode entrar nos upgrades para vocês fazerem.
Nos despedimos assim desse centésimo quadragésimo terceiro Laboratório de Commander. Quero muito saber o que vocês acharam da coleção de Doctor Who, então por favor não se esqueçam de comentar, tanto aqui quanto no nosso Instagram em @lab.commander.
Obrigado por ficarem comigo até aqui!
See ya!
Embutir na Liga
DECK ID
-
Paisagem -
Retrato