Olá!
Este final de semana foi dada a largada para a temporada competitiva do Magic 23/24. O ponto de partida foram os servidores do MTG Arena e os formatos escolhidos foram Histórico e Draft de Wilds of Eldraine.
No último Championship Histórico, Hiroshi Onizuka levou o Izzet Wizards para o topo do formato! Dessa vez foi seu compatriota Shinya Saito que cumpriu a tarefa e levou o Izzet Wizards para o topo novamente!
Acompanhem agora como foi essa jornada!
- DIA 1
O torneio começou no formato Draft e a coverage decidiu que iríamos acompanhar o draft de Max Milechman dos Estados Unidos. Depois de começar bem no draft com escolhas sólidas na cor verde, Max viu essa cor secar rapidamente e acabou se perdendo um pouco durante o draft. Terminando com um "Jund" bem mediano com um Faunsbane Troll e um Imodane's Recruiter // Train Troops como destaques do deck.
Também na mesma mesa a Wizards nos trouxe o draft de Thierry Ramboa o que foi ótimo para termos um outro ponto de vista da mesa. Ramboa assim como Max começou com bons picks na cor verde, mas da mesma forma a cor também secou bastante e ele teve que navegar muito para sair com um razoável "Sultai" da mesa. Na minha opinião a maior diferença entre os dois drafts foi que Ramboa demonstrou um pouco mais de domínio do formato que Max, e sempre que os drafts ficam complicados, muitas pessoas compartilhando a mesma cor, por exemplo, a experiência fala mais alto. Eu acho que isso explica o resultado final de ambos os jogadores com Ramboa perdendo a "final" dando um pouco de azar e Max salvando um milagroso 1-2.
Depois das 3 primeiras rodadas de Draft esses eram os melhores jogadores do torneio:
Então era chegado o momento das 6 rodadas (divididas em 2 dias), do polêmico formato Histórico para decidir o Top 8 do Championship.
Com um metagame bem diferente do último torneio Histórico, a grande questão era se realmente o Mono Green iria ser essa potência toda prometida mesmo no meio de tantos decks de combo!
Bem, se você perguntar para Alex Saltzman e Michal Guldan que fizeram 3-0 no draft e terminaram 4-2 a resposta certamente será não. No final, além do Izzet Wizards que terminou invicto, os destaques certamente foram os decks de combo.
- DIA 2
No segundo dia nas nossas contas "6" era o número mágico de vitórias então provavelmente Saito já estava lockado no Top 8, no restante 7 vagas em aberto em 3 rodadas seriam definidas. E depois dessas 3 rodadas este foi o Top 8:
Shinya Saito - Izzet Wizards
Brian Heine - Samwise Gamgee Combo
Marcus Wosner - Golgari Yawgmoth
Michal Guldan - Mono Green Devotion
Michael Meier - Golgari Yawgmoth
Pascal Vieren - Kethis Combo
Bassel Nasri - Dimir Control
Taylor Cobb - Kethis Combo
Um Top 8 muito variado com praticamente todas estratégias representadas, entre os 5 decks mais jogados todos eles estavam no Top 8. Saito vinha dominando o torneio até aqui, mas as forças de Golgari e Dimir impressionavam bastante. Uma curiosidade que me surpreendeu e muito foi Lurrus da Toca Onirica em um deck de controle no lugar de Sheoldred e Change the Equation que mais parecia um Contramagica melhorado! Golgari parecia o deck com o melhor "kit" para o Top 8 e sua consistência também impressionava.
A temperatura certamente subiu no Top 8, com uma vitória limpa e rápida Saito mandou um dos Kethis Combo para casa. No outro jogo que acompanhamos do Top 8 podemos ver a demonstração clara da vantagem de Play x Draw, se Pascal estivesse na play no game 1 ele claramente venceria, mas Marcus era quem estava e no turno 3 ele praticamente dizimou a mesa de seu adversário com Hapatra, Vizier of Poisons e Yawgmoth, Medico de Thran abrindo caminho para vitória.
E o torneio parecia melhorar à medida que avançava! Os jogos do Top 4 foram sensacionais, Saito seguia dando um show com seus Magos e na outra partida Bassel dominou completamente seu duro adversário que mesmo em desvantagem na partida vendeu a derrota bem caro.
Na grande final da competição que seria disputada em "Melhor de 3 partidas", durante a entrevista já dava para sentir o clima entre os jogadores, Saito deixou bem claro que sentia uma desvantagem na partida, mas que estava confiante, inclusive tendo ganho de Dimir dentro deste mesmo torneio. Do outro lado Bassel esbanjava confiança e estava convicto de que se tudo corresse bem ele seria o vencedor.
Na primeira match tudo dentro do script, vitória limpa do Dimir Control e Bassel colocou a primeira mão na taça. Na segunda partida Bassel abriu 1x0 e tudo parecia encaminhar para uma "varrida" dele na grande final.... foi aí que algo mudou, eu não sei explicar exatamente como, mas foi bem no momento onde Bassel cometeu uma leve imprecisão na partida que Saito cresceu e cresceu muito!
Em um determinado momento no game eu lembro de comentar com Hamuda que olhando a mão dos jogadores "tal jogada era a correta", mas que era impossível fazer esta jogada porque diferente de nós ele não tinha a informação perfeita, mas ele foi lá e fez! E de novo! E mais uma vez! E outra! Seu oponente parecia ter entrado em um mar de más decisões e péssimas draws enquanto Saito seguia voando!! 1-1!!! 2x1!!!! Partida empatada!!!!!!!! "Its not over", eu gritava na transmissão!
Na terceira partida o bom momento de Saito seguia firme e forte e o péssimo momento de seu oponente só parecia aumentar, o resultado, sim vocês já sabem.
Shinya Saito Campeão!!!!!
Foi um prazer ter a companhia de todos vocês em mais uma transmissão no Canal da LigaMagic. Lembrando que o canal fica online de Segunda a sexta a partir das 10:00. Caso você tenha perdido alguma emoção ou gostaria de rever algum momento do torneio, confira no nosso Canal do Youtube!
DIA 1 / DIA 2
Até a próxima!