Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep CXLII. Hoje estamos na companhia do confeiteiro Brenard, Escultor do Gengibre, o novo comandante para tribal de Golem e/ou Comida de Terras Selvagens de Eldraine.
Tem se tornado cada vez mais comum, por parte da Wizards, juntar mecânicas diferentes num único comandante a fim de fortalecer uma temática que a nossa nave-mãe considera que têm afinidade. Dessa vez, a Wizards juntou Golem e Comida, na figura de biscoitos de gengibre, e tornou os queridinhos da primeira Eldraine em possíveis estrelas para o Mesão do Amor. Quem não se lembra do trailer com o casal Gengibre e o Garruk, com Can't Take My Eyes Off of You no fundo? Eu amei!
Quanto ao Laboratório de Commander, é importante lembrar que trazemos listas para o Mesão que estejam dentro do orçamento de R$300,00, sem incluir o comandante, e levando em consideração o preço das cartas no menor da LigaMagic. O deck de hoje, enquanto vos escrevo, está cotado em R$288,92 já descontando o preço do Brenard.
Brenard, Escultor do Gengibre, é uma criatura 3/3 por 1GWU, com duas habilidades. A primeira, estática, pumpa criaturas que sejam Golem ou Comida. A segunda, desencadeada, cria fichas que são cópias dos bichos que morrem sob seu controle, tornando-os Comida Golem. Na minha humilde opinião, um belo acerto da Wizards esse comandante: divertido, forte e traz card advantage sem ser uma lendária roubada.
Quem acompanha o Lab há mais tempo, sabe que eu não sou muito fã de juntar mecânicas num único deck, então foquei um pouco mais nos Golem aqui nessa lista, trazendo Comida como subtema. Você pode fazer uma escolha diferente e não tem problema nenhum, esta é apenas a minha ideia para um deck do Brenard, Escultor do Gengibre.
O kit básico para decks de Golem são os "Splicers" ou "Implantadores". Ich-Tekik, Implantador de Sucata é um Implantador lendário bem forte para crescer o poder e resistência dos Golem criados, e ele é um bicho que combina bastante com o subtema de Comida, pois cada sacrifício para ganhar vida se torna um pump "gratuito". Se eu não esqueci de nenhum, todos os possíveis Implantadores para a combinação Bant estão na lista, dentre eles: Implantador de Asas, Implantador de Sensor e Mestre Implantador.
E, se você tem familiaridade com o formato Moderno, com certeza sabe o que combina com esses Implantadores: blink. No deck tem Fim do Semestre, Bruxuleio Fantasmagorico e Interludio Espectral, que são bem versáteis. É claro que quanto maior a quantidade de criaturas que você blinkar, melhor para você, mas cuidado com a ganância. Às vezes, mais vale um pássaro na mão do que dois voando, então não fique guardando recurso esperando o momento em que você controlar quatro ou cinco Implantadores ao mesmo tempo, pois isso pode não acontecer. Quando, com o blink, você tiver letal em um ou mais oponentes, já é hora de blinkar os bichos, mesmo que você controle apenas um ou dois Golem.
Como, além dos Implantadores, o próprio comandante faz Golem (e Comida), colocar no deck criaturas que se sacrificam parece uma ideia boa, pois você fará o efeito duas vezes, se tudo der certo. Salvador Altruista e Espirito Altruista vão proteger suas criaturas. Anciao da Tribo Sakura vai acelerar seu jogo no quesito mana, enquanto Vaga-Pensador vai comprar cartas para você. Além deles, Comando Cataro e Quebrador de Fundacoes removem artefatos ou encantamentos.
Com o subtema de Comida presente no deck, você também pode explorar uma outra faceta da interação: transformar as Comidas em criaturas e bater com elas. Essa é a proposta de Acordar para a Vida e Despertador da Ciberpropulsao, que você pode combinar com o sacrifício de Noite da Vinganca dos Doces (sim, é muita mana) e devastar os pontos de vida dos oponentes. Ah, e se você estiver se perguntando como criar Comida, deixo algumas possibilidades: Provisionista Incansavel, Sam, Ajudante Leal, Elanor Jardineiro, Fileiras Crescentes, etc.
Antes de encerrar, deixo uma lista de cartas mais caras que são bem sinérgicas com o deck, para o caso de você se interessar em investir mais nele. Obviamente, a primeira dica é o quinteto dobrador de fichas: Temporada da Multiplicacao, Vidas Paralelas, Adrix e Nev, Conjuradores Gemeos, Mondrak, Domina da Gloria e Procissao dos Ungidos. Eu sou 100% fã de Fabricante da Academia, e ele nem é mais tão caro quanto já foi, então é quase um "auto-incluir" na lista. Se você quiser finalizar o jogo com uma pancada certeira, Behemoth Crateropode ou Cavalaria Sacode-lua são excelentes para o papel. Protecao de Teferi é um excelente recurso para te proteger, bem como seu primo mais novo Ocultacao Sagaz. Por fim, para comprar mais cartas, sugiro Descoberta da Estirpe ou o bom e velho Estudo Ristico.
Montando a lista do deck e vendo as possibilidades de como o deck pode se comportar, confesso que fiquei me perguntando o quão popular o Brenard, Escultor do Gengibre pode ser. Mas decidi arriscar e trazer uma lendária menos hypada do que as populares Eriette da Maca Enfeiticada ou Rowan, Herdeira da Guerra, para testar a recepção de vocês. Então, me digam o que acharam. Eu gostei muito.
Obrigado por ficarem comigo até aqui!
See ya!