Hora do Pauper - Destaques de WOE para Pauper
As fadas trazem encanto para as terras selvagens do Pauper.
31/08/2023 10:05 - 9.549 visualizações - 14 comentários
Saudações! Tudo bem? Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho apresentar alguns destaques da nova edição Terras Selvagens de Eldraine para o formato Pauper. Na primeira aparição do plano de Eldraine, algumas cartas entraram no formato (como aconteceu em outros também), mas só uma delas ultrapassou o limite de nível do Pauper. Santuario Mistico acabou sendo banida nove meses após seu lançamento, principalmente pela sua recorrência com a Licao Tragica. Era um período em que a cor Azul era predominante. Mesmo vindo da Blue Monday, o formato ainda estava enviesado e esse tipo de interação sufocava muitos decks. Claramente temos uma adequação no nível da edição, adicionando opções um pouco mais realistas. Mas, antes de falar delas, quero apresentar as quatro habilidades da coleção – três novas e um retorno – e que estarão presentes no formato.
 
 
- FICHAS DE PAPEL
 
    
 
Essa mecânica apresenta-se como encantamentos do tipo Aura com alvo em criaturas. Segue abaixo a lista com todos os papéis:
 
AmaldiçoadoA criatura encantada tem 1/1 de poder e resistência básicos;
 
MonstroA criatura encantada recebe +1/+1 e tem atropelar;
 
RealA criatura encantada recebe +1/+1 e tem salvaguarda {1};
 
FeiticeiroA criatura encantada recebe +1/+1 e tem “Toda vez que esta criatura atacar, use vidência 1”;
 
MalvadoA criatura encantada recebe +1/+1 e “Quando esta Aura for colocada em um cemitério do campo de batalha, cada oponente perde 1 ponto de vida”;
 
Herói JovemA criatura encantada tem “Toda vez que esta criatura atacar, se sua resistência for igual ou inferior a 3, coloque um marcador +1/+1 nela”.
 
Além da interação com encantamentos, essa habilidade pode ser interessante, principalmente o Papel do Herói Jovem (por permitir a melhora de criaturas pequenas) e o Papel do Feiticeiro (melhorando suas próximas compras).
 
 
- NEGOCIAR
 
 
Aqui temos uma habilidade que pode interagir bem com o formato. A possibilidade de sacrificar um artefato, encantamento ou ficha permite vantagens incidentais. Fonte Icoridia, Sintetizador Experimental e Jornada a Lugar Nenhum são exemplos claros de como podemos abusar dessa nova habilidade.  
 
 
- CELEBRAÇÃO
 
 
Da mesma forma que Negociar, temos várias interações ao colocar duas ou mais permanentes no campo de batalha. Inclusive temos decks que possuem isso como característica principal. O que me leva a crer que poderíamos vê-la jogando, se não fosse o fato de termos apenas quatro cartas comuns com essa habilidade.
 
Vocês podem encontrar mais informações sobre todas as mecânicas (e sobre a edição como um todo) aqui.
 
Bom, vamos aos destaques!
 
 
- CARTAS BRANCAS
 
  
 
Guarda da Bastilha Dormente – Com algo similar a habilidade Constelação, essa criatura pode ser interessante por melhorar o topo do seu grimório com a entrada de encantamentos. Sua segunda habilidade pode deixá-lo bem grande em decks que girem ao redor dessa temática, porém ele pode ser facilmente removido. 
 
Retornar Triunfante – Sendo muito similar ao Reentrar em Servico, mas com pequenas diferenças. Só reanima as criaturas, mas coloca em campo um Papel de Herói Jovem, o que melhora as criaturas pequenas.
 
Vigilia Esperancosa – Entendo que a ficha colocada com essa carta não seja das melhores, mas eu acho que temos várias opções que dão blink ou bounce em permanentes, principalmente no branco. O problema maior é não trazer vantagem direta. Lembra muito o ciclo de encantamentos Augúrio que tivemos em Theros Além da Morte.
 
 
- CARTAS AZUIS
 
  
 
Silfide Zombeteira – A grande vantagem dessa carta para o Goblin Electromancer é possuir apenas uma cor em seu valor de mana. Ela compensa seu custo com evasão, além de ter um tipo relevante dentro do formato. Vejo ela com mais espaço em decks bem control.
 
Estudo Rapido – A tão clássica Divinacao é mais uma carta que perde seu espaço no MTG. O feitiço que compra duas cartas por três manas perde espaço para essa mágica instantânea. Com ela na mão, você pode passar seu turno, esperando para anular ou remover algo e, não sendo necessário, pode comprar cartas. O típico turno de um deck de controle.
 
Silfide Mestra das Amarras – Mais uma fada para o formato. Custando apenas uma mana azul, sua habilidade funciona muito bem dentro da estratégia tempo do Monoblue Fadas. Tirar bloqueadores e/ou atacantes por um turno ajuda demais o deck a encaixar mais dano ou comprar mais cartas com seus ninjas.
 
Gagueira Magica – Bom, acabei de falar do Monoblue Fadas, que é onde acredito que essa anulação seja mais relevante. É claro que, por seu custo, ela facilmente pode jogar nas versões UR ou UB. Não vejo ela tomando espaço das Contramagica, mas sim como uma adição, sendo uma quinta ou sexta cópia. Mais do que isso, penso que o deck funcionaria como uma estratégia diferente da atual.
 
 
- CARTAS PRETAS
 
  
 
Gata Tigrada do Armazem – Interessante pela possibilidade de combo, mas exige muitas peças. É legal ver cartas com esse tipo de design vindo para o formato.
 
Busca Macabra de RowanLeia os Ossos foi uma carta que aparecia com frequência em deck midrange e control com acesso a cor preta até o surgimento de Disputa Mortifera. Agora temos uma opção interessante, principalmente  se você quiser (e não se importar em ter) cartas no cemitério. Podendo abusar da interação com Negociar, temos uma carta com potencial de aparecer no metagame.
 
Traquinas dos Tumulos – Bom, estamos em Eldraine, então temos fadas em abundância na edição. Contudo, acredito que essa seja a primeira não azul que pode aparecer no formato. Sendo uma opção para UB Fadas, mesmo que dependa de outra fada para ter Vínculo com a Vida, sua resistência maior e o potencial de inflar seu poder são características interessantes.
 
Maca do Horror – A comparação com o Floreio Final me parece inegável. A vantagem da Maçã do Horror é dar -3/-3 ao invés de -2/-2, o que é muito relevante, já que um dos alvos dela seria o terreno indestrutível animado pelo Artifice Kenku. Temos uma amplitude menor no seu segundo modo, fora a limitação nos tipos de permanentes que podem ser sacrificadas (comparando com o Floreio). Dito isso, acredito que a Maçã do Horror possa ver mais jogo.
 
Pesadelo Sem Esperanca – Nas cartas brancas eu citei que a Vigilia Esperancosa poderia ser relevante pelo contexto que já temos no formato. Acho que a premissa seja a mesma para essa carta. Porém, sua vantagem é que ela afeta o jogo de forma mais eficiente, trazendo uma desvantagem de cartas para seu oponente. Acredito que isso seja mais relevante que a perda de vida, mas claro que não dá pra desconsiderar esse fator. Descartes recorrentes, mesmo que sejam com cartas escolhidas pelo próprio oponente, me parecem relevantes em um formato definido em quem consegue comprar e melhor.
 
 
- CARTAS VERMELHAS
 
  
 
Catapulta Incontrolavel – Não possui muita diferença entre essa criatura e Termoalquimista, mas a vejo sendo ligeiramente pior. Seu custo maior não se justifica pela resistência maior. Talvez se sua habilidade ativasse com mágicas de não=criatura, ela poderia ser mais útil.
 
Marca da Bruxa – Claro que o Papel de Malvado pode ser útil em alguns momentos, mas acho que o melhor da carta não está na habilidade em si, mas na forma como ela funciona. Já temos alguns descartes de duas manas, comprando duas cartas ao descartar uma, mas isso não é um custo adicional. Sendo assim, você só descarta uma carta se a mágica resolver, o que é uma melhoria fundamental desse tipo de mágica. 
 
Convidado do Grande Baile – Uma das poucas cartas comuns com a habilidade de Celebração, possivelmente a única que pode ver jogo. Como comentei, não é uma habilidade difícil de desencadear e estar numa criatura com custo baixo, dando-lhe Atropelar, pode transformar esse humano numa ferramenta para decks agressivos. Acabei de me lembrar de uma carta recente que combina muito bem com essa carta: Reagrupar no Forte da Trombeta. Quem sabe não vemos ambas em um Mono Red num futuro próximo.
 
 
- CARTAS VERDES
 
 
Desbravar as Terras Selvagens – A única carta que busca terreno e que eventualmente vê jogo no formato é Abrir os Portoes, por poder buscar o Portao do Basilisco. Nesse caso a habilidade de Negociar é onde ela melhora muito, por poder animar um de seus terrenos. E qual terreno será alvo? Os indestrutíveis! Vejo que essa mágica pode ser relevante num Jund Metalcraft ou Cascade, com Incendio Purificador. No geral, podem aparecer versões com outras cores, mas se mantendo com a base verde e vermelha.
 
Trasgo Encrenqueiro – Com efeito igual ao Vandalo Mascarado, mas com um critério bem diferente para isso funcionar. Enquanto o Vândalo precisava de uma criatura no cemitério, o Trasgo tem a habilidade de Negociar, ou seja, é muito mais fácil ter algum desses tipos de permanente em campo. Um ponto aqui é que o Vândalo é um Metamorfo, melhorando seu uso em decks onde o tipo da criatura seja relevante.
 
 
- CARTAS INCOLORES
 
 
Trilha de Doces – Não contentes em transformar as mecânicas de ficha de Comida e Pista em perenes (evergreen), agora temos as duas em uma carta só. Trilha de Doces lembra muito o Poco das Bruxarias de Trono de Eldraine, mas faz basicamente metade, exigindo meio custo. Porém, com valor de mana e ativação genéricos, fica mais fácil usá-la em vários decks. Quero muito ver como será sua interação com o Familiar do Caldeirao.
 
________________________________________________________
 
E você, o que achou das cartas de Terras Selvagens de Eldraine que eu destaquei? Quais outras cartas deveriam estar aqui? Como vocês avaliam essa novas habilidades e mecânicas dentro do metagame? Qual o impacto dessa edição no Pauper? Deixem nos comentários o que pensam das opções que a edição nos oferece e onde elas podem ser úteis. Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise. 
 
Um abraço a todos e até mais!
Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu o
formato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo cohost do RakdosCast.
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter
Comentários
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(Quote)
- 11/09/2023 15:47:56

O counter se chama Spell Stutter, não to falando da criatura não.

O problema é que a spell é pior que mana leak sem fada, é tão bom quanto com uma, e não arruma os problemas que o deck tem (removal nas fadas em resposta ao counter, por exemplo), então no geral a efetividade média da carta vai ser similar a um mana leak. Acho que um bom paralelo é comparar com Lose Focus, que é mais versátil e mal vê jogo.

(Quote)
- 08/09/2023 08:38:36

opa, com certeza está na hora dos treinos sim, já montou a esteira dos decks que acha uma boa?

(Quote)
- 07/09/2023 23:42:03

obrigado lindão! agradeço demais! então...tem algumas ai que eu quero mto que joguem...outra coisa, tá na hora de começar os treinos pro Nacional hein? abraço

(Quote)
- 04/09/2023 10:11:08
Show o artigo querido. Preciso pegar todas (algumas 8 copias rs). Sucesso demais pra vc.
(Quote)
- 04/09/2023 09:49:37

opa! realmente faltou citar essa informação...e sim, é algo que faz mta diferença no metagame atual..inclusive, ganhei um game essa semana por ganhar 3 de vida com um Gengibruto, rs

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