As fadas trazem encanto para as terras selvagens do Pauper.
Saudações! Tudo bem? Aqui quem vos escreve é o
Heli e hoje venho apresentar alguns destaques da nova edição
Terras Selvagens de Eldraine para o formato
Pauper. Na primeira aparição do plano de
Eldraine, algumas cartas entraram no formato (
como aconteceu em outros também), mas só uma delas ultrapassou o limite de nível do
Pauper.
Santuario Mistico acabou sendo banida nove meses após seu lançamento, principalmente pela sua recorrência com a
Licao Tragica. Era um período em que a cor Azul era predominante. Mesmo vindo da
Blue Monday, o formato ainda estava enviesado e esse tipo de interação sufocava muitos decks. Claramente temos uma adequação no nível da edição, adicionando opções um pouco mais realistas. Mas, antes de falar delas, quero apresentar as quatro habilidades da coleção – três novas e um retorno – e que estarão presentes no formato.
- FICHAS DE PAPEL
Essa mecânica apresenta-se como encantamentos do tipo Aura com alvo em criaturas. Segue abaixo a lista com todos os papéis:
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Amaldiçoado —
A criatura encantada tem 1/1 de poder e resistência básicos;
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Monstro —
A criatura encantada recebe +1/+1 e tem atropelar;
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Real —
A criatura encantada recebe +1/+1 e tem salvaguarda {1};
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Feiticeiro —
A criatura encantada recebe +1/+1 e tem “Toda vez que esta criatura atacar, use vidência 1”;
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Malvado —
A criatura encantada recebe +1/+1 e “Quando esta Aura for colocada em um cemitério do campo de batalha, cada oponente perde 1 ponto de vida”;
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Herói Jovem —
A criatura encantada tem “Toda vez que esta criatura atacar, se sua resistência for igual ou inferior a 3, coloque um marcador +1/+1 nela”.
Além da interação com encantamentos, essa habilidade pode ser interessante, principalmente o Papel do Herói Jovem (por permitir a melhora de criaturas pequenas) e o Papel do Feiticeiro (melhorando suas próximas compras).
- NEGOCIAR
- CELEBRAÇÃO
Da mesma forma que Negociar, temos várias interações ao colocar duas ou mais permanentes no campo de batalha. Inclusive temos decks que possuem isso como característica principal. O que me leva a crer que poderíamos vê-la jogando, se não fosse o fato de termos apenas quatro cartas comuns com essa habilidade.
Vocês podem encontrar mais informações sobre todas as mecânicas (e sobre a edição como um todo)
aqui.
Bom, vamos aos destaques!
- CARTAS BRANCAS
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Guarda da Bastilha Dormente – Com algo similar a habilidade
Constelação, essa criatura pode ser interessante por melhorar o topo do seu grimório com a entrada de
encantamentos. Sua segunda habilidade pode deixá-lo bem grande em decks que girem ao redor dessa temática, porém ele pode ser facilmente removido.
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Retornar Triunfante – Sendo muito similar ao
Reentrar em Servico, mas com pequenas diferenças. Só reanima as criaturas, mas coloca em campo um
Papel de Herói Jovem, o que melhora as criaturas pequenas.
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Vigilia Esperancosa – Entendo que a ficha colocada com essa carta não seja das melhores, mas eu acho que temos várias opções que dão
blink ou
bounce em permanentes, principalmente no branco. O problema maior é não trazer vantagem direta. Lembra muito o ciclo de encantamentos
Augúrio que tivemos em
Theros Além da Morte.
- CARTAS AZUIS
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Silfide Zombeteira – A grande vantagem dessa carta para o
Goblin Electromancer é possuir apenas uma cor em seu valor de mana. Ela compensa seu custo com evasão, além de ter um tipo relevante dentro do formato. Vejo ela com mais espaço em decks bem control.
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Estudo Rapido – A tão clássica
Divinacao é mais uma carta que perde seu espaço no
MTG. O feitiço que compra duas cartas por três manas perde espaço para essa mágica instantânea. Com ela na mão, você pode passar seu turno, esperando para anular ou remover algo e, não sendo necessário, pode comprar cartas. O típico turno de um deck de
controle.
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Silfide Mestra das Amarras – Mais uma fada para o formato. Custando apenas uma mana azul, sua habilidade funciona muito bem dentro da estratégia tempo do
Monoblue Fadas. Tirar bloqueadores e/ou atacantes por um turno ajuda demais o deck a encaixar mais dano ou comprar mais cartas com seus ninjas.
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Gagueira Magica – Bom, acabei de falar do
Monoblue Fadas, que é onde acredito que essa anulação seja mais relevante. É claro que, por seu custo, ela facilmente pode jogar nas versões
UR ou
UB. Não vejo ela tomando espaço das
Contramagica, mas sim como uma adição, sendo uma quinta ou sexta cópia. Mais do que isso, penso que o deck funcionaria como uma estratégia diferente da atual.
- CARTAS PRETAS
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Gata Tigrada do Armazem – Interessante pela possibilidade de combo, mas exige muitas peças. É legal ver cartas com esse tipo de
design vindo para o formato.
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Busca Macabra de Rowan –
Leia os Ossos foi uma carta que aparecia com frequência em deck
midrange e
control com acesso a cor preta até o surgimento de
Disputa Mortifera. Agora temos uma opção interessante, principalmente se você quiser (
e não se importar em ter) cartas no cemitério. Podendo abusar da interação com
Negociar, temos uma carta com potencial de aparecer no metagame.
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Traquinas dos Tumulos – Bom, estamos em
Eldraine, então temos fadas em abundância na edição. Contudo, acredito que essa seja a primeira não azul que pode aparecer no formato. Sendo uma opção para
UB Fadas, mesmo que dependa de outra fada para ter
Vínculo com a Vida, sua resistência maior e o potencial de inflar seu poder são características interessantes.
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Maca do Horror – A comparação com o
Floreio Final me parece inegável. A vantagem da
Maçã do Horror é dar
-3/-3 ao invés de
-2/-2, o que é muito relevante, já que um dos alvos dela seria o terreno indestrutível animado pelo
Artifice Kenku. Temos uma amplitude menor no seu segundo modo, fora a limitação nos tipos de permanentes que podem ser sacrificadas (
comparando com o Floreio). Dito isso, acredito que a Maçã do Horror possa ver mais jogo.
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Pesadelo Sem Esperanca – Nas cartas brancas eu citei que a
Vigilia Esperancosa poderia ser relevante pelo contexto que já temos no formato. Acho que a premissa seja a mesma para essa carta. Porém, sua vantagem é que ela afeta o jogo de forma mais eficiente, trazendo uma desvantagem de cartas para seu oponente. Acredito que isso seja mais relevante que a perda de vida, mas claro que não dá pra desconsiderar esse fator. Descartes recorrentes, mesmo que sejam com cartas escolhidas pelo próprio oponente, me parecem relevantes em um formato definido em quem consegue comprar e melhor.
- CARTAS VERMELHAS
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Catapulta Incontrolavel – Não possui muita diferença entre essa criatura e
Termoalquimista, mas a vejo sendo ligeiramente pior. Seu custo maior não se justifica pela resistência maior. Talvez se sua habilidade ativasse com mágicas de
não=criatura, ela poderia ser mais útil.
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Marca da Bruxa – Claro que o
Papel de Malvado pode ser útil em alguns momentos, mas acho que o melhor da carta não está na habilidade em si, mas na forma como ela funciona. Já temos alguns descartes de duas manas, comprando duas cartas ao descartar uma, mas isso não é um custo adicional. Sendo assim, você só descarta uma carta se a mágica resolver, o que é uma melhoria fundamental desse tipo de mágica.
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Convidado do Grande Baile – Uma das poucas cartas comuns com a habilidade de
Celebração, possivelmente a única que pode ver jogo. Como comentei, não é uma habilidade difícil de desencadear e estar numa criatura com custo baixo, dando-lhe
Atropelar, pode transformar esse humano numa ferramenta para decks agressivos. Acabei de me lembrar de uma carta recente que combina muito bem com essa carta:
Reagrupar no Forte da Trombeta. Quem sabe não vemos ambas em um
Mono Red num futuro próximo.
- CARTAS VERDES
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Desbravar as Terras Selvagens – A única carta que busca terreno e que eventualmente vê jogo no formato é
Abrir os Portoes, por poder buscar o
Portao do Basilisco. Nesse caso a habilidade de
Negociar é onde ela melhora muito, por poder animar um de seus terrenos. E qual terreno será alvo? Os indestrutíveis! Vejo que essa mágica pode ser relevante num
Jund Metalcraft ou
Cascade, com
Incendio Purificador. No geral, podem aparecer versões com outras cores, mas se mantendo com a base verde e vermelha.
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Trasgo Encrenqueiro – Com efeito igual ao
Vandalo Mascarado, mas com um critério bem diferente para isso funcionar. Enquanto o
Vândalo precisava de uma criatura no cemitério, o
Trasgo tem a habilidade de
Negociar, ou seja, é muito mais fácil ter algum desses tipos de permanente em campo. Um ponto aqui é que o
Vândalo é um
Metamorfo, melhorando seu uso em decks onde o tipo da criatura seja relevante.
- CARTAS INCOLORES
Trilha de Doces – Não contentes em transformar as mecânicas de ficha de
Comida e
Pista em perenes (evergreen), agora temos as duas em uma carta só. Trilha de Doces lembra muito o
Poco das Bruxarias de
Trono de Eldraine, mas faz basicamente metade, exigindo meio custo. Porém, com valor de mana e ativação genéricos, fica mais fácil usá-la em vários decks. Quero muito ver como será sua interação com o
Familiar do Caldeirao.
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E você, o que achou das cartas de Terras Selvagens de Eldraine que eu destaquei? Quais outras cartas deveriam estar aqui? Como vocês avaliam essa novas habilidades e mecânicas dentro do metagame? Qual o impacto dessa edição no Pauper? Deixem nos comentários o que pensam das opções que a edição nos oferece e onde elas podem ser úteis. Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise.
Um abraço a todos e até mais!