Olá! Já temos algumas cartas de Wilds of Eldraine para trabalhar, e, com isso, pretendo fazer uma análise inicial de algumas de minhas cartas favoritas da coleção até então! Lembrando que o foco é para o formato Standard, embora haverão citações para outros formatos quando for pertinente.
MECÂNICAS DE WILDS OF ELDRAINE
No dia 31/08 teremos o evento de Acesso Antecipado no Canal da LigaMagic onde iremos testar as cartas da nova coleção em primeira mão.
●Moonshaker Cavalry - Um Behemoth Crateropode branco, perfeito para decks cheios de fichinhas/reanimators no Standard e estrela garantida para o Brawl Historic / Commander. Com certeza verá jogo, mesmo que seja somente nos decks de 99 cartas.
● Realm-Scorcher Hellkite - Criatura grande de valor para as partidas de atrito, pode ser um bom topo de curva no sideboard de um Big Red.
● Expel the Interlopers - Ótima opção de global para decks de criaturas pequenas, garantindo que vai limpar somente o que realmente interessa na mesa. Talvez veio em um momento onde temos muitas opções de globais boas, como Adeus e Queda Solar, e isso a mantenha no banco de reservas por enquanto.
● Beseech the Mirror- Tutor que joga super bem com fichas de sangue/tesouro, excelente para caixa-de-ferramentas de midranges pretos, podendo buscar desde Sheoldred, o Apocalipse até uma remoção global. Espero ver muito dessa carta nos Midranges pretos do Standard, e talvez até mesmo com algumas cópias perdidas aqui e ali em formatos mais antigos.
● Decadent Dragon - Eu já consigo imaginar as mirrors de pilhas de valor Midrange sendo definidas com múltiplos Decadent Dragons para lá e para cá. Esse dragão consegue gerar valor "na curva", sendo usado no turno três para encontrar o quarto terreno do dragão, e em seguida servindo para criar tesouros e continuar jogando mais cartas conforme fica na mesa. Não duvidaria nem que jogasse no Explorer/Pioneer, já que é um alvo perfeito para retornar com Comando de Kolaghan, fazendo ainda mais valor.
● Spellbook Vendor - "O novo Aspirante a Luminarca", boa opção de drop 2 para o Humans Standard e quem sabe até ver umas cópias no Pioneer/Explorer.
● Lord Skitter - Ameaça que forra a mesa por si só, e incidentalmente ataca o valor dos cemitérios alheios, parece uma excelente curva média para dar mais poder de permanência para os Aggros e Sacrifices, forçando uma global nele por si só.
● Three Blind Mice - Decks de fichas podem ser uma realidade, e essa joga bem junto com Anuncio de Casamento e afins. Vale lembrar que seu último capítulo funciona para todas as criaturas da mesa, então pode ser um complemento até mesmo em outros tipos de decks agressivos.
● Truque de Maos - Um reprint excelente para decks estilo "xerox", como o Mono Blue Tempo. Embora sua principal casa seja no Pioneer/Explorer, principalmente no Izzet Phoenix / Drakes e até mesmo combos como Lotus podem se beneficiar.
● Feretro de Vidro - Outro reprint ótimo como remoção pequena na reserva, complementando bem Circulo de Confinamento enquanto traz também a sinergia com artefatos.
● Thunderous Debut - Olhar VINTE cartas do topo é uma quantidade surreal, e pensando além do território do Brawl Historic/Commander, é bem possível encaixar uma ou duas cópias dessa em um 5C Ramp Standard - sacrificar Ossificacao / Linha de Força e buscar Atraxa, Etali e outras bombas parece uma linha absurdamente poderosa.
● Stroke of Midnight - Uma remoção versátil que lida com qualquer problema em velocidade instantânea, mesmo que possua uma desvantagem clara, deve ver bastante jogo já que não fica na mesa para ser destruída como as auras.
●The End - Ótima remoção para lidar de forma definitiva com várias criaturas problemáticas. No Standard resolve Sheoldred de vez, mas até mesmo no Pioneer/Explorer pode ser ótima para exilar Cavaleiro dos Espinhos definivamente ao invés de contar com Evento de Extincao que também pode acertar sua própria mesa.
● Scalding Viper - Uma criatura para fazer jogadas favoráveis em tempo em decks como Izzet Spells. Se encaixa muito bem na premissa "aventuras úteis que geram valor por um custo de mana eficiente".
● Faerie Dreamthief - Boa criatura para pressionar nos turnos iniciais da partida em decks com Ninjas ou até mesmo em um Mono Black mais agressivo. Depois que a evasão e dano iniciais não servem mais, se repõe do cemitério, mantendo o fluxo de ameaças constante.
● Torch the Tower - Excelente remoção e praticamente um novo "power creep" (aumento de nível de poder) pra cima de Virote da Chama Abencoada. Assim como todas as cartas com Barganhar, joga muito bem junto de fichas de Sangue.
● Blossoming Tortoise - A criatura que veio para completar o espaço flexível do Mono Green Devotion no Explorer/Pioneer. Suas habilidades complementam bem ambos os planos de valor e de ramp, ajudando a forrar o cemitério atrás de bons alvos para o Cavaleiro dos Espinhos e buscando Nykthos, Shrine to Nyx conforme entra e ataca, e ao mesmo tempo conta como "três devoções", considerando os dois de custo e a redução para ativar a Nyktos. No Standard, embora o verde esteja bastante em baixa, parece ser uma criatura jogável em uma base Golgari, usando outras cartas de autotriturar como Velho Rutstein e formas de recursar o cemitério.
● The Goose Mother - Um grande finalizador para baralhos ramps, a "Krasis Ganso" é uma ameaça parruda, que gera valor com as fichas de comida, podendo tanto comprar cartas para fazer a vantagem real como ganhar vida para tirar o outro deck do alcance do dano após descer a bomba. Até mesmo em um tamanho médio, como por 4 manas, já é capaz de fazer estrago ao entregar um 4/4 voador que gera uma comida, escalonando muito bem conforme os turnos passam. Imagino que ao menos uma cópia veja jogo em decks como 5C Ramp do Standard.
● The Huntsman's Redemption - Entregar uma ficha 3/3 por 3 manas já é um negócio razoável, e sua segunda habilidade joga muitíssimo bem em estratégias estilo Sacrifice, podendo se livrar de fichas mais fracas para ter valor garantido na forma de qualquer criatura do seu deck. Até mesmo um baralho como Yawgmoth no Modern/Historic pode se beneficiar dessa saga, já que sacrificar algo já é parte do que o deck costuma fazer, e são mais chances de acessar a principal carta da estratégia. Seu último capítulo é um bônus, mas que dependendo do sequenciamento, pode ser a agressão necessária para fechar uma partida curvada.
● Virtue of Persistence - Exatamente o tipo de carta que alguns Midranges na guerra de valor e Controles super lentos gostariam: uma interação de início de jogo, que ajuda a manter o jogador vivo e os totais de vida estáveis, e um finalizador inevitável conforme a partida progride. Mais uma carta para o já excelente pacote de valor preto do Standard.
● Ciclo de Terrenos-Criatura de cores inimigas - As Creature Lands como um todo vão ver muito jogo por todo o período que forem Standard, assim como todas os Terrenos-Criatura com cores que vieram e já se foram jogaram. Restless Cottage entrega um excelente custo benefício, atacando por 2BG com um 4/4 que pune as sinergias de cemitério do oponente e ainda cria uma ficha de comida, sendo, provavelmente, a melhor do ciclo considerando tamanho , custo de ativação e valor gerado individualmente.
Em seguida, Restless Spire oferece um 2/1 iniciativa que dá vidência quando ataca por apenas UR, um índice capaz de fazê-la ver jogo até mesmo nos formatos mais antigos como Pioneer/Explorer e quem sabe até Modern e Legacy, embora no Standard provavelmente fique atrás da Cottage.
Restless Bivoauc ataca a primeira vez como um 3/3 por 1RW, ou distribui seu marcador em alguma outra criatura para de repente se beneficiar mais de habilidades de combate. Porém, seu custo é bastante razoável, gerando um bom valor para os decks Aggros.
Por fim, temos Restless Fortress, talvez a mais fraca do ciclo - mas não se engane, é um ótimo finalizador para decks Controles e Midranges mais pesados, servindo para drenar de 2 em 2, com potencialmente 3 de dano por vez quando conecta. Porém, o bicho 1/4 é o menos impactante quando pensamos em trocas no combate, comparado às demais do ciclo.
E quanto a vocês, leitores, quais são suas cartas favoritas de Wilds of Eldraine até então? Alguma que não tenha sido citada no artigo? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!