Olá! Recentemente tive a oportunidade de participar do meu primeiro evento Command Fest, organizado aqui no Brasil pela CityClass Games Eventos. Embora eu já tenha participado do Showdown/Regional Championship do Brasil anteriormente, ainda não tinha ido de uma forma mais "casual", com foco na interação social e em curtir o evento de fato.
E isso só foi realmente possível ao deixar momentaneamente de lado a "skin grinder/competidor", e encarnar completamente a "skin produtor de conteúdo", ou, indo ainda mais além, a "skin Sandubão Commandeiro"!
Portanto, hoje teremos um report levemente diferenciado, sem focar em metagame, Guias de Sideboard e "techs" (tecnologias de escolhas de cartas), mas em como foi participar desse dia de verdadeira festa ao Commander e ao Magic: the Gathering.
O dia que eu compareci foi no segundo dia, o domingo 23 de Julho, que conforme relatos estava mais tranquilo em termos de quantidade de pessoas do que comparado ao sábado, bem mais cheio. Achei a quantidade de pessoas e o espaço bem adequados, com área para transitar e descansar tranquilamente - e, para a minha surpresa, a quantidade de pessoas presente foi similar ao de um Showdown, mas como os eventos eram separados, as rodadas começavam de forma alternada e não ficava todos os jogadores se movendo ao mesmo tempo.
Meu único deck de Commander montado é o Omnath, Locus da Criacao, com uma temática mais voltada para a mecânica de Aterragem, e sem tanta interação ou combos. Eu encaixaria ele entre 6 a 7 na escala de nível de poder dos decks de Commander: é um baralho bem focado, com várias "staples" (pilares de formato), mas que ainda assim não está completo ou possui as escolhas mais caras e otimizadas possíveis. Ele certamente se destaca enfrentando pré-construídos, e fica para trás contra decks mais tunados que tenham combos infinitos.
O primeiro evento que participei foi um Mesão Casual, e junto do meu Omnath tínhamos Aminatou, a Forjadora de Destinos, Myrel, Escudo de Argivo e Urtet, Resquicio do Memnarca.
O jogo começou até que devagar, com os jogadores desenvolvendo algumas criaturas, o que segurou o Aminatou de descer seu Planeswalker. Um Veredito Supremo por parte dele segurou o exército de Myr que se multiplicava e já ganhava marcadores na mesa do Urtet, me atrasando um pouco também.
A jogada decisiva foi quando o Aminatou encaixou uma Elesh Norn, Mae das Maquinas e segurou várias interações, principalmente do meu Omnath, e partiu para a busca com Talisma de Garra dos Desejos. Aqui houve a inocência por parte de um amigo da mesa, que aceitou receber o Talismã com a promessa de que o devolveria para o Aminatou - e ele acabou cumprindo! Com duas buscas no baralho, bastou Panarmonico junto de Guardiao Felidar, Dragonete Peregrino e uma criatura que entrasse comprando cartas para ele fazer mana infinita, compras infinitas e ganhasse o jogo.
Fomos combados, e então a mesa decidiu tirar o jogador e continuar a partida daquele mesmo ponto para decidir a segunda colocação. Tanto o meu jogo quanto do Urtet não se desenvolveram tanto, e foi o "combo" de Myrel junto de Comandante dos Noite Dourada que finalizou nós dois ao mesmo tempo com +17/+17 para todos os soldados!
Derrotas à parte, foi um grande jogo, com muitas interações interessantes acontecendo. E sem a pressão de precisar de um resultado ou algo assim, tornando tudo muito mais leve e divertido. Mas nem deu muito tempo de respirar, porque o evento seguinte já estava engatilhado: O Caos Selado!
Nesse evento, os jogadores receberam uma quantidade de boosters aleatórios, com várias coleções desde Jumpstart até Double Masters, e deveriam montar um deck em cima disso. Esse é o vídeo com os meus pacotinhos sendo abertos:
A pool tinha uma inclinação bem forte para o Boros, com cartas como Soberano Pirico e Scadufax, Senhor dos Cavalos sendo grande incentivo para a combinação em específico, além de uma solidez de criaturas nas curvas médias e remoções. Em um formato onde era difícil empregar sinergias já que não tinham boosters repetidos, ainda consegui algumas envolvendo a mecânica de Reciclar, considerando o booster de Jumpstart ter vindo na temática. Esse foi o deck que acabei montando:
Na primeira partida, ele atropelou um oponente que só fez pântanos e algumas criaturas - entretanto, a realidade apareceu no segundo e terceiro jogos: ele possuía azul também, e Florescencia Amarga como uma bomba praticamente impossível de ser interagida com um deck mais justo de Draft. Ainda tentei jogar de um jeito para passar dano direto na vida, mas não passei nem perto, e com isso perdi minha primeira rodada.
É estranho medir o nível de poder nesse tipo do formato: meu deck parecia muito forte e coeso antes do primeiro jogo, mas depois senti que estava fraco e com nível de poder abaixo da média. Também é impossível saber exatamente o que esperar do outro lado.
Mas as partidas seguintes foram mais tranquilas. Principalmente a mecânica da Dianteira se provou absurda, e ganhei a rodada seguinte com ela, além da terceira e última rodada de uma mirror de Boros onde eu tinha cartas com a Dianteira e ele não.
Uma pequena pausa para comer alguma coisa, e logo já estava me inscrevendo para meu segundo mesão do dia. Omnath, Locus da Criacao iria enfrentar Kumena, Tirano de Orazca, Meren of Clan Nel Toth e parceiros de Shabraz, o Tubarao-celeste com Brallin, Ginete de Tubarao-celeste.
Dessa vez, ao contrário do primeiro jogo, meu Omnath veio avassalador, com possivelmente a melhor abertura possível de sua até então curta história. Acelero mana com Expedicao ao Coracao de Khalni, o que me permite um turno de Omnath, Locus da Criacao + fetch land para Despedacamento Temporal de Karn, e faço um turno de preparação com Cobra de Lotus, Exploracao de Valakut e Oraculo de Mul Daya. Nenhum dos demais jogadores acaba fazendo algo que interaja, o que me possibilita um turno seguinte de múltiplas jogadas de terrenos e acelerações.
Cada terreno jogado gerava mana, e punha uma carta no exílio para Exploracao de Valakut. Enquanto eu continuava revelando Explorar, Exploracao, Fuga para as Terras Selvagens e similares, eu continuava a gerar manas, fazer novos terrenos, fazer fichas via Campo dos Mortos e Enxame de Cascudos. No final do turno cinco, eu tinha 21 terrenos no campo de batalha, 8.192 fichas de Cascudos, inúmeros zumbis, além de Distorcao Temporal, Horror Quebra-casco, Baloths Enfurecidos e outras coisas mais reveladas.
O Jeskai ao lado conseguiu resetar a mesa com Ventos do Abandono, o que me permitiu buscar mais três terrenos básicos e colocar alguns zumbis do Campo dos Mortos, além de revelar Caminhar nas Eternidades para a Exploracao de Valakut. Meu encantamento vermelho acabou destruído, mas as cartas ainda poderiam ser jogadas, e com a quantidade absurda de mana que tenho para trabalhar, faço Horror, Baloths, e com mais três turnos extras garantidos é suficiente para dar letal em toda a mesa, atacando do jeito que o Ricardinho queria.
Apesar de ter sido um "combo" rápido, converso com os jogadores da mesa, e um deles ressaltou que jogadas assim acabam sendo muito mais legais do que um combo infinito de fato - e que tinha sido um turno bem bonito de se ver. Tenho que concordar - até mais do que a vitória nessa partida, ver o deck rodando desta forma maravilhosa foi algo mágico, que certamente vou recordar desse Command Fest 2023!
Finalizo o dia convertendo meus "espólios" premiados em três boosters de Senhor dos Anéis: Contos da Terra-média, e quem sabe abrir mais algumas cartinhas que podem ir para o meu Commander de Omnath!
Para finalizar, a experiência desse evento foi sensacional. Jogar as partidas no seu próprio ritmo, podendo ter pausas decentes para descansar e se alimentar, se programando para os eventos mais interessantes para cada um, vendo os jogadores se divertindo, "grindando" seus eventos preferidos, interagindo com produtores de conteúdo (eu mesmo tirei várias fotos, assinei cartas e afins) e tudo isso num clima bem amistoso e cordial.
Recomendo o evento a qualquer um que curta "o Gathering", curta Commander e curta formatos casuais / diferentes. Obrigado a todos que joguei e interagi lá nesse fim de semana mágico. Mal posso esperar pelo próximo!
Abraços e até a próxima!
Que da hora! O verdadeiro Gathering em ação, em conjunto com o VALOR da box hehehe
Na definição da Commander Scale, ele se enquadra exatamente nesses níveis. O nível 8 são decks muito tunados e praticamente sem limite de orçamento, que não foi o caso do meu, montado com créditos que eu tinha sobrando em algumas lojas e cartas que eu tinha sobrando em casa, com várias escolhas "inferiores" tanto em terrenos quanto em mágicas para preencher as 100, e certamente não faz múltiplas jogadas no turno 1 (quando o mesmo não é terreno virado). Já o nível 5 são os pré-construídos atualizados, e a lista base desse parti do meu antigo Brawl Historic de Omnath no MTG Arena, então é acima desse. 6 ou 7 acabam sendo as classificações mais adequadas, segundo o próprio Guia.
Numa tradução livre:
Tunado / 5
Preconstruídos melhorados
Tunado / 6
Decks com um plano
Decks possuem uma estratégia definitiva em mente, ou múltiplas que sinergizam bem juntas para habilitar um plano de jogo sólido. Escolhas de mágicas são mais focadas, mas com níveis medianos de eficiência. Terrenos entrando desvirados são priorizados. Decks "battlecruiser" (menos interativos e mais pesados/lentos) são incomuns. A maioria dos decks contém pelo menos uma condição de vitória absoluta, usualmente um combo. Os decks com frequência operam em um orçamento modesto.
Otimizado / 7
Jogando com poder
Decks são majoritariamente refinados para os melhores cards para a estratégia deles. Bases de mana perfeitas/quase perfeitas, múltiplos tutores baratos, ramps altamente eficientes, compras, etc. A maioria dos decks é menos generalista e foca mais pesadamente na sua estratégia principal. Espere ver muitas staples poderosas. Decks com orçamento mais alto são bem comuns.
Otimizado / 8
Vivendo no limite
Decks têm um plano de jogo específico, consistente, com linhas de jogo costumeiramente decididas. Cada card habilita, apoita ou protege a estratégia principal do combo. Muitos ramps de curva baixa e curvas justas significa conjurar múltiplas mágicas no turno tão cedo quanto o turno 1. Muitos decks, mas não todos, são de alto orçamento para sem limites de orçamento.