Preordenando As Terras Selvagens de Eldraine
Qual seu conto de fadas favorito?
04/08/2023 10:05 - 8.217 visualizações - 13 comentários

Eu não sei vocês, mas eu amava contos de fadas na minha infância. Toda a atmosfera repleta de reinos perdidos, magias, bruxas de cavaleiros em jornadas heroicas sempre me cativou. Isso não mudou muito quando cresci, pois foi percebendo o quanto essas histórias que contamos às nossas crianças são repletas de um humor ácido e ideias macabras, que acabamos deixando passar por serem histórias incrustadas no nosso imaginário. Lobos devoradores de crianças. Bruxas canibais, figuras paternas e maternas sádicas e maus-tratos infantis, tudo isso em um mundo impiedoso e sombrio, onde cada moita tem um novo perigo. Não à toa um dos meus musicais favoritos é Into The Woods (Traduzido como Caminhos da Floresta), que mostra um mix de versões realistas e ácidas das histórias de nossa infância. 

 

Por amar toda essa atmosfera onde nada é o que parece, eu estou ansioso para o lançamento de As Terras Selvagens de Eldraine. Normalmente eu apenas do conteúdo presente nos contos, mas assim como Innistrad as cartas situadas em Eldraine sempre são uma boa surpresa por apresentarem versões jogáveis de histórias e elementos e conhecemos bem. E agora voltaremos para explorar uma parte até então misteriosa desse plano bonito e sombrio: as Terras Selvagens, onde as criaturas mágicas habitam e tramam contra os reinos.


Nesse mês iremos viajar a Eldraine e teorizar oque pode acontecer durante As Terras Selvagens de Eldraine. Quais personagens teremos de volta? Quais contos apareceram pela primeira vez? Qual o destino dos nossos queridos Gémeos


Falarei de tudo isso e um pouco mais logo a seguir.

 

 

 

- Fadas, Bruxas e Planinautas

 

Sempre que damos nosso Preordenar em uma coleção, é importante começarmos com as informações que já temos confirmadas na MagicCon de Barcelona. As Terras Selvagens de Eldraine será o primeiro capítulo do Arco dos Omentpaths, o 4º arco da lore moderna de Magic: The Gathering e que durante os próximos 3 anos irá focar em mostrar as consequências de personagens migrando para outros planos. 


Eldraine passa por uma grande crise. As irmãs bruxas Agatha, Eriette, and Hylda criaram uma maldição junto do atual lorde das fadas Talon, visando atrasar a invasão de phyrexia através de um feitiço do sono. Contudo, mesmo após a invasão a magia não se dissipou, se tornando uma perigosa maldição que agora se espalha por todo o plano. O Planinauta Ashiok se aproveitou disso para criar seus pesadelos que agora atormentam os vivos. Resta aos gêmeos Kenrith, agora no comando do reino depois da morte de seus pais, tentarem solucionar essa situação. Contudo, cada vez mais os irmãos encontram-se em desacordo. Will pretende unificar Eldraine pegando o posto de seu pai, enquanto Rowan procura mais poder nas Terras Selvagens para acabar com essa maldição, encontrando alguém de seu passado nesse processo. 


Dois outros seres foram confirmados como sendo estrangeiros em Eldraine: a fada Kellan e Troyan. Além disso, cada um dos arquétipos de draft será baseado em um conto de fadas clássico, como “João e o Pé de Feijão” em Simic (a volta do Simic Ramp) e “João e Maria” em Golgari. Creio que como muitos desses contos já foram representados em cartas durante a primeira Eldraine, dessa vez os vejamos como criaturas lendárias. Uma dos fatos que torna essa ideia possível é o fato de Eriette ter sua arte baseada na imagem da Rainha Má de Branca de Neve


As duas mecânicas mais inovadoras de Eldraine voltaram: Comida e Aventuras. Comida se tornou para mim o segundo melhor tipo de fichas, só perdendo para tesouro. Além de serem versáteis, possuem um flavor muito legal onde são devoradas para servirem de combustível de efeitos, sendo o motivo para qual os Hobbits terem sido uma das melhores coisas da coleção Contos da Terra Média. Também não faz muito tempo que vimos novas Aventuras, e sinceramente eu já estava com saudades. Além de serem extremamente versáteis, esse tipo de carta costuma carregar sua história, nos apresentando um protagonista da carta e mostrando sua aventura pessoal no formato do seu modo de mágica. 

 

 

 

- Descartando e Reciclando.

 

Toda vez que voltamos a um plano ficamos nos questionando quais elementos gostaríamos que voltassem e quais deveriam ser esquecidos. Se por um lado eu amei Comida e Aventuras, por outro eu odiei Obstinação e os Cavaleiros. Obstinação só pode ser descrita como uma mecânica cansada. Se por um lado ela representa a rivalidade e lealdade do povo a cada um dos 5 reinos, ela não faz muito sentido, visto que na Lore os reinos agem de forma quase que unificada sob o comando do Rei Kenrith. Além disso, acho que no momento de jogo atual seria algo bem fraco, visto que temos muitos decks de 2 a 4 cores rodando, não vejo espaço para a mecânica voltar como era antes. O que poderia ser feito para reciclá-la seriam cartas multicoloridas de mana híbrida (algo visto anteriormente no plano) com Obstinação que ganhassem efeitos diferentes dependendo de quais cores você usasse para conjurá-las, seria uma forma interessante de mostrar uma possível unificação do reino pelas mãos de Will Kenrith.


Já o tema tribal de Cavaleiros ficou bem apagado durante a primeira Eldraine, não apenas por existir um suporte muito mais interessante para não-humanos, mas também por serem menos apelativos que toda a temática de contos de fadas sombrios. Eu sinceramente espero que uma coleção chamada As Terras Selvagens de Eldraine explore mais as Terras Selvagens e suas histórias sombrias. Todavia, não duvido termos mais cavaleiros, visto que recentemente tivemos um deck tribal para eles em Marcha das Máquinas. Se fosse dar foco para uma tribo nessa coleção seriam as Bruxas e as Fadas. Ambos terão papel principal nessa coleção por serem as responsáveis pela maldição, ambos têm designes muito legais e poucos ou nenhum suportes tribais. Já sabemos que teremos 3 bruxas lendárias que são irmãs, deem a elas efeitos que possam ser usados juntos!

 

 


- Minhas Previsões

 

Chegamos ao meu momento preferido, sendo o das especulações. Por mais que eu queira que o Will seja o foco dessa história, o provável é que tenhamos novamente uma Lore centrada em Rowan. Primeiramente porque na maioria dos materiais lançados sobre os gêmeos davam mais atenção ou retratavam mais a maga elétrica. Depois que já é confirmado que Will ficará no Reino tentando consertar tudo de maneira diplomática enquanto sua irmã se aventurar por Terras Selvagens. Will enfrenta a difícil tarefa de continuar o legado de seu pai nesse momento de crise, sendo tratado como um garoto por seus cavaleiros e por sua irmã. Gostaria de ver as interações do Will com seus irmãos Erec e Hazel e com Cerise, sua amiga clériga da qual o ex-planinauta tinha uma paixão. 


Falando sobre a vida romântica de Will, não me importaria se explorassem o plot da sua bissexualidade, que ficou implícita durante a primeira Eldraine e depois nunca mais tocaram no assunto. Esse momento onde ele está tentando unir o reino é muito propício para tentarem fazer um casamento arranjado onde Will dará a louca e fugirá com alguém misterioso (curto muito esse tipo de história e amaria vê-la em Magic). Sei que ainda é sonhar demais com a Wotc ser inclusiva em duas coleções seguidas, mas considerando que As Terras Selvagens de Eldraine já tem dois personagens não-binários confirmados (Ashiok e Talion), eu posso sonhar um pouco.

 

 

Voltando a Rowan, não sei muito o que esperar dela. Gostaria de vê-la amadurecendo, pois sempre achei ela uma versão mais birrenta da Chandra. É muito provável que uma das 3 bruxas seja a mãe dos Gêmeos, seria interessante ver Rowan confiando em sua mãe, mas percebendo que a mesma apenas liga para si mesma e começar a valorizar mais o seu irmão (que sempre tem que limpar as bagunças dela). Também gostaria de ver Rowan e Oko se reencontrando. Embora Oko tenha sido responsável pelo rapto do Kenrith, o Rei Regresso em Trono de Eldraine, não o vejo como um vilão, mas sim como um anti-herói em busca de justiça pelas criaturas das Terras Selvagens. Gostaria de ver Rowan vivendo nas Terras Selvagens e percebendo que o reinado de seu pai não era tão justo, se unindo a Will para criar uma Eldraine unificada. Contudo, já vimos que antes disso teremos momentos de conflitos entre os irmãos, já que podemos ver os dois lutando na arte dos Boosters de Draft.
 


Estou curioso para saber quem será o verdadeiro vilão de As Terras Selvagens de Eldraine. Ashiok foi vendido durante boa parte dos materiais promocionais, e seria bem interessante visto que seus poderes de criar pesadelos são intensificados nesse cenário onde existe uma praga do sono. Mas esse é um personagem muito imprevisível, visto que pouco se sabe sobre suas ambições, objetivos e poderes. Outros bons candidatos são as 3 bruxas e Talion. Fazendo uma referência direta as 3 fadas e a bruxa de Bela Adormecida, esse quarteto também parece ter um papel vilanesco, mas não tenho certeza de que serão, visto que aparentemente a maldição deveria ter sido desfeita depois da invasão. Uma possibilidade é de que um deles esteja alongando o efeito da maldição de propósito em parceria com Ashiok, o que seria bem interessante.

 


Outra possibilidade é um dos dois imigrantes extraplanares estar por trás disso visando adquirir poder em outro plano, mas sinceramente imagino que esses irão aparecer nos contos secundários que abordaram os decks de Commander. Um dos contos poderia mostrar Troyan lutando com Syr Ellivere e seu exército de esquilos, enquanto outro conto abordaria as interações entre fadas de planos diferentes com a Tegwyll Kellan. Falando em contos secundários, eu PRECISO de uma história focada em Syr Ginger e mostrando a continuação da história iniciada no teaser de Trono de Eldraine.


Por fim, foi dito que uma criança meio fada será chamada por uma força misteriosa para se tornar um heroi. Fico me perguntando duas coisas: quem é essa criança e qual será seu papel nessa jornada? 

 


- Conclusões e Reflexões

 

Resumindo, gostaria que As Terras Selvagens de Eldraine explorasse mais os gêmeos e seus sentimentos, principalmente o Will. Até agora, toda vez que tivemos uma coleção com foco nos dois, eles foram retratados de maneira plana como um gêmeo rebelde e um gêmeo certinho, e sinceramente queria que isso mudasse um pouco já que estamos falando de personagens mais velhos. Também gostaria de ver o lado lúdico e sombrio dos contos de fadas se prevalecendo nessa coleção que tem tudo para ser um tema de criaturas lendárias.


No próximo mês, teremos a minha review de Terras Selvagens de Eldraine. Se você tem curiosidade de saber oque aconteceu e se minhas expectativas foram alcançadas, esteja atento para esse artigo. Gostaria de lembrá-los que estou escrevendo esse artigo no dia 01/08, então se quando ele for lançado já tenha começado a sair a Lore, tenha o bom senso de não dar spoilers e falando o que eu errei nos comentários, para não atrapalhar a leitura de nossos companheiros.


Falando em nossos companheiros, peço que me ajudem nessa empreitada compartilhando esse e outros textos meus com seus amigos. Deem também uma olhada nos meus artigos na LigaYuGiOh! E conheçam um pouco da Lore desse jogo incrível. Também ficaria honrado em ter a participação de vocês na sessão comentários deste artigo. Como sempre vou deixar uma pergunta para vocês: Qual seu conto de fadas favorito e como você imagina uma carta lendária do mesmo?


Um grande abraço a vocês e até o mês que vem!

Bruno de Montenegro Trujillo ( DinoDille)
Bruno Trujillo, conhecido também como Dingo, é jogador de Magic: The Gathering desde 2018 e de jogos de carta desde 2015. Apaixonado por cardgames e por mundos fantásticos, produz conteúdos escritos sobre eles desde 2017, sendo estudante nas horas vagas e pesquisador de Lore em tempo Integral, também tem como Hobby Boardgames e RPGs. Se for para explorar um novo mundo, ou desvendar suas historias perdidas, este Hobbit estará pronto!
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 25/08/2023 14:58:01

Kkkkk

(Quote)
- 23/08/2023 17:13:01

Deixe Ashiok, vei.
É a Pabblo Vittar do Magic. Faz pesadelo ao colar tudo com esparadrapo.

(Quote)
- 23/08/2023 17:05:47
NAO BINARIO
(Quote)
- 05/08/2023 12:04:30

Tbm acho difícil, mas se eles seguirem o upshifts do dízimo sufocante, o pacto da sepultura pode ocupar um dos três slot destinado a carta mítica da folha bônus.

(Quote)
- 04/08/2023 22:48:03

Putz... Minha esperança de não comprar nada foi pro saco. Quero fazer um tribal de biscoito Modern agora.

Últimos artigos de Bruno de Montenegro Trujillo
Pelo que você corre?
Especulando sobre a Lore de Aetherdrift
4.219 views
Pelo que você corre?
Especulando sobre a Lore de Aetherdrift
4.219 views
Há 22 dias — Por Bruno de Montenegro Trujillo
Prêmio Vorthos LigaMagic 2024
Chegou a hora de coroarmos nossos vencedores.
2.571 views
Prêmio Vorthos LigaMagic 2024
Chegou a hora de coroarmos nossos vencedores.
2.571 views
14/12/2024 22:05 — Por Bruno de Montenegro Trujillo
Retrospectiva da Lore de 2024
Tudo o que você precisa saber para começar 2025 atualizado.
2.298 views
Retrospectiva da Lore de 2024
Tudo o que você precisa saber para começar 2025 atualizado.
2.298 views
23/11/2024 10:05 — Por Bruno de Montenegro Trujillo
Aquecendo os motores para Death Race
O que já sabemos sobre a próxima coleção de Magic:The Gathering?
8.539 views
Aquecendo os motores para Death Race
O que já sabemos sobre a próxima coleção de Magic:The Gathering?
8.539 views
03/10/2024 14:39 — Por Bruno de Montenegro Trujillo
Review de Duskmourn
Buscando o que te faz seguir
6.346 views
Review de Duskmourn
Buscando o que te faz seguir
6.346 views
18/09/2024 10:05 — Por Bruno de Montenegro Trujillo