Olá! Sem dúvidas a pergunta que mais recebo durante as lives partindo de novos jogadores no Magic é: "QUAL A MELHOR FORMA DE INICIAR NO MAGIC ARENA?", que quase sempre se aprofunda em "qual baralho montar", "qual formato jogar", "o que jogar dentro do programa" e, é claro, a pergunta de ouro "COMO FARMAR FREE-TO-PLAY NO MAGIC ARENA?".
Esse assunto é tema recorrente aqui nos meus artigos da LigaMagic, e ao menos uma vez por ano é abordado devido às próprias mudanças no sistema que a Wizards implementa no programa, aos formatos que são mais ou menos relevantes em um dado momento, e até mesmo às opções de baralhos econômicos a serem montados e passos seguintes a serem dados. Portanto, hoje falaremos em "COMEÇAR NO MAGIC ARENA EM 2023".
Antes de começarmos, gostaria de trazer para fins de referência meu artigo anterior, do ano passado, "O Guia Definitivo do Farm Free to Play". Algumas dicas estão desatualizadas, mas de maneira geral ainda é um material de consulta bastante decente para se aprofundar em alguns "por quês", que aqui serão mais resumidos e direto ao ponto.
- O GUIA DEFINITIVO PARA COMEÇAR NO MAGIC ARENA EM 2023
● Ativar códigos no Arena: Embora as edições mais recentes tenham aderido a um modelo de "recompensas de login", ou seja, precisa entrar na conta em uma janela específica de tempo para pegar os boosters grátis, ainda é possível resgatar códigos das coleções mais antigas que servem para dar um pontapé inicial nos curingas. Esse é o link com os códigos, ative todos os que conseguir!
● Fazer missões diárias e ao menos quatro vitórias por dia: as até três missões são o grosso do gold, enquanto que a maior "recompensa por tempo investido" está nas primeiras quatro vitórias, tente sempre fazê-las!
● Aproveite os eventos gratuitos: De terça a quinta-feira fica disponível o Midweek Magic, onde as duas primeiras vitórias viram cartas raras - jogue sempre, mas não gaste recursos fazendo decks para esse evento!
● BOOSTER DOURADO: Para quem não curtia o Draft como forma de farmar as cartas ou não dispunha de tempo para fazê-lo, o Booster Dourado entrou perfeitamente como forma de recompensar os que compram boosters na loja. A cada dez pacotes de uma mesma edição recente comprado, você ganha um Booster Dourado com seis raras/míticas válidas no Standard. Leve em consideração as edições que valem para o Booster Dourado na hora de comprar na loja, e tente sempre pegar em múltiplos de dez para não "perder valor"!
- Monte um Deck "BBB": Bom, Bonito e Barato
Toda temporada costuma ter um baralho econômico para montar rapidamente e conseguir disputar contra adversários no Jogar, Ranqueado e Eventos de forma relativamente equiparada. Embora o Standard não esteja sendo tão apoiado ultimamente, é nele onde as duas atuais opções de decks econômicos se encontram, e onde mais conseguem ter chances de jogar contra outros decks do metagame.
Mono U budget - é possível ser ainda mais econômico trocando 2 March por 2 Saida pelos Fundos, para começar grindando no BO1.
O "clássico" Mono Blue Tempo versão econômica (Budget) é perfeito como deck para jogar Melhor de Um (BO1), podendo ser ainda mais barato trocar duas Marcha da Nevoa Turbilhonante por duas Saida pelos Fundos para ter um deck de somente quatro curingas raros (os quatro Genio Arrogante).
Para os que se deram bem com o baralho, é possível também incrementar a reserva com mais alguns curingas raros, e ter a "lista do metagame".
Vale lembrar que já escrevi especificamente sobre esse baralho anteriormente. Embora seja um artigo antigo, voltado para outro metagame, ele ainda contém dicas preciosas para quem quer jogar com o Mono Blue Tempo hoje.
Quem curte algo um pouco mais "direto" pode ir pelo Mono Red Aggro. A lista acima está bem econômica e voltada para o BO1 - com um pouco mais de recursos seria ideal trocar 2 Montanhas por 2 Sokenzan, Crisol da Afronta e 2 Chama Dilacerante por 2 Arte Belica de Nahiri.
Acima, temos a versão "completa" do baralho, de acordo com a que vem aparecendo no metagame dos torneios Standard.
Por fim, uma sugestão no Brawl Historic: uma lista de Ragavan, Afanador Agil versão econômica. Como nem todos curtem Standard, e tampouco é um formato que vem tendo tanta aplicação Tabletop atualmente, essa é outra sugestão inicial que não depende tanto de metagame e que pode ser atualizada pouco a pouco de acordo com as cartas que forem sendo conseguidas.
O macaquinho tem a vantagem de conseguir vitórias rápidas por concessões precoces quando o oponente vê o comandante revelado ou toma um ou dois ataques não respondidos, sendo ideal para a relação "tempo investido no farm".
Para quem quiser chegar à versão "completa", recentemente escrevi um guia sobre o deck aqui na LigaMagic.
O Passo Seguinte: Montar um Deck "Try Hard"
Alguns podem até gostar e querer levar adiante os decks "BBB"s acima, mas muito provavelmente quem investiu tanto tempo assim no Magic Arena quer jogar mais a sério com outros baralhos - e minha dica é escolher um do Explorer, pelo fato deles não rotacionarem.
Os meus favoritos que se encaixam nesse quesito são o Mono Green Devotion e o Mono White Humans como pontos de partida, por conta da base de mana economizar curingas e por se manterem relevantes no metagame por bastante tempo desde a chegada do formato, indicando bastante estabilidade para quem vai investir em um só baralho por um tempo razoável.
Para um início, pode fazer só sete cartas do Sideboard para jogar BO1, bem como usar mais básicos ao invés da segunda Boseiju, a Persistente, ou optar por cartas de raridade mais baixa nos espaços flexíveis (Druida do Paraiso ao invés de Invasao de Ixalan, por exemplo).
O Mono White Humans também é uma ótima pedida - para começar, pode-se usar menos Eiganjo e mais básicos, assim como substituir espaços flexíveis de Matador de Gigantes/Guardião da Paz Ungido por Enfrentar os Elementos.
● NÃO JOGUE ALCHEMY / HISTORIC!!!: Os formatos foram muito mal geridos, de modo que necessitam uma quantidade grosseiramente alta de recursos enquanto que a tendência é não termos mais muitos eventos neles - e olha que quem dá essa dica seja talvez um dos únicos jogadores do Brasil que genuinamente gostou de jogar Alchemy, tanto em nível casual, no competitivo e até no profissional!
Da mesma forma, não compre Senhor dos Anéis / Antologias / Jumpstart / etc., que valem majoritariamente só no Alchemy / Historic. Caso precise de alguma carta, use curingas!
● Eventos Construídos: Continuam sendo a única forma de "farmar" recursos além das missões e vitórias diárias. A quantidade de vitórias médias para obter retorno sobre a inscrição aumentou, mas, por outro lado, os pontos de Qualifier Play-In são uma forma de farmar gemas a mais quando ocorrerem esses eventos, e para quem quer abrir boosters continua valendo a pena mesmo fazendo uma quantidade média de vitórias.
● Ranqueado só até o Platina: o Ranqueado pensando somente nas recompensas é um péssimo investimento de tempo e esforço - geralmente o ideal é pegar no máximo Platina no Construído, e jogar ao menos um Draft por mês para habilitar as recompensas base.
● Ranqueado #250 / #1200 Mítico: Para os que realmente querem ir além, é possível terminar bem colocado no Mítico e com isso ganhar vagas para eventos e pontos para os Qualifier Play-In. O Top 250 é consideravelmente mais difícil de alcançar que o Top 1200, mas o segundo é bem alcançável para aqueles que dedicam bastante tempo ao jogo (e esse rende 20 pontos para o Qualifier Play-In).
● Qualifier Play-In: Com 20 Pontos de Play-In, é possível jogar um desses "na faixa", e recomendo fazê-lo para todo jogador free-to-play. No pior cenário, são algumas gemas grátis, e no melhor, é possível se classificar para o Qualifier Weekend (que pode te levar ao Pro Tour, ao Arena Championship e até ao Mundial, e sempre tem algumas gemas garantidas de acordo com o número de vitórias). Para ficar em um exemplo, em um determinado mês joguei três Qualifier Play-In, fazendo 5-2, 0-2 e 6-0, o que me rendeu um saldo de 13k em gemas!
● Draft Premier: o melhor para o jogador médio, já que mesmo sendo mais caro, não precisa de tantas vitórias para obter algum retorno.
● Draft Tradicional: para os jogadores mais acostumados com o Limited do formato e confiantes no próprio taco, pode ser uma boa pedida para farmar cartas com uma variância menor.
● Draft Rápido: apesar de ter uma inscrição mais baixa, a armadilha reside na maior quantidade de vitórias necessária para ter retorno sobre a inscrição. Recomendo somente para quem não é familiarizado com Draft, mas realmente quer jogar um, já que a inscrição é mais baixa e pode escolher os picks com calma contra os Bots.
● Metagame Challenge: Um dos melhores eventos para farmar boosters para os que curtem Construído, basta conseguir 4 ou 5 vitórias algumas vezes que já compensa pelas vezes que perdeu na primeira ou segunda tentativa - e é claro que não preciso nem dizer o quanto é o sonho farmar os 30 boosters das sete vitórias!
● Transformar Gold em Gema: é possível fazer isso jogando Drafts ou Eventos Construídos a uma pequena perda, considerando que a conversão ideal para ficar no "zero a zero" entre Gold e Gema seria 5x1 (ou seja, um evento que custe 20.000 Gold seria o mesmo que 4.000 Gemas de inscrição. Em um cenário perfeito, onde se tenha muitas gemas, o melhor seria entrar nos Drafts e Eventos Construídos pagando com Gema ao invés de Gold). Entretanto, essa pequena perda acaba sendo necessária para o Free-to-Play chegar no item seguinte: O Passe de Maestria.
● Passe de Maestria: A menos que seja uma edição para o Alchemy / Historic, como foram Baldur's Gate e Lord of the Rings, sempre tente comprar o Passe de Maestria (e sem avanço de nível)! Ele compensa bastante em termos de recursos - outra dica para os que não jogam tanto e têm medo de "desperdiçar" recursos caso não subam todos os níveis é esperar chegar perto do final da temporada, e aí sim adquiri-lo, já que as recompensas são dadas de forma retroativa!
E quanto a vocês, leitores, têm alguma outra dica que gostariam de compartilhar para aqueles que decidem começar no Magic Arena em 2023? Deixem sua opinião nos comentários!
Abraços e até a próxima!
Isso o cara que gasta o tempo dele para postar isso num site de Magic.
Agora para vocês que ficam de mimimi, eu comecei a jogar o Arena desde o lançamento, tinha praticamente tudo e sendo free to play, vendi por milzão minha conta e comecei em Brother`s War do zero, mas agora curto comprar uma coisa ou outra como passe e um ou outro bundle, e digo que se vc não gosta de colocar tempo no jogo, realmente vá fazer outra coisa. Tem que lembrar que o passe vale por 3 meses, então não é tão caro assim e te ajuda pacas. Mas eu mesmo tenho que admitir que estou enjoando já.
E ótimo artigo como sempre, muito bom esse artigo todfo ano, realmente ajuda!
o evento pula para dentro tem opções legais tbm, ajuda bastante escolhendo os packs certo, você consegue progredir no farma das cartas.
sobre draft não vale a pena gastar, melhor usar a ficha do passe de maestria para entender como funciona ou jogar como se fosse uma diversão, o formato bem cruel na montagem dos decks, então você precisa estudar o meta do draft
tirando isso, bom artigo sanduba.
2- Não jogue o físico
3- Jogue qualquer outro jogo
4- Seja feliz
Sou um jogador casual,dito isso,no anuncio do Arena a muito tempo atras eu entrei no jogo com um pensamento "Ter todas as cartas pretas do jogo" (minha cor preferida ) isso por que imaginei que o jogo teria um sistema de troca,eu não sei se a Wizards ESQUECEU que o T de TCG é de trading e bom eu levei pouco tempo pra perceber que aquele jogo não era pera mim !!! boa sorte pra quem curte o Arena,ACREDITEM eu queria ter curtido mais !!