Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep CXXXIX. Sei que vocês estão no MEGA HYPE da nova coleção de Senhor dos Anéis (e com razão, todos estamos), portanto não poderia trazer uma criatura que não fosse temática. Depois de pensar bastante, escolhi um tribal de Aranhas, tendo como general a Laracna, Filha de Ungoliant que, vamos combinar, é um belíssimo general tribal.
Para os desavisados, o Laboratório de Commander tem por intuito trazer listas para o Mesão do Amor que não ultrapassem o limite de R$300,00 levando em consideração o preço das cartas no menor da LigaMagic. Enquanto vos escrevo, a lista de hoje está cotada em R$229,04. Mantivemos bem abaixo dessa vez, pois a maioria das Aranhas são bem baratinhas, e esse é um atrativo legal para você incentivar aquele amigo a começar no Magic.
Começando pela Laracna, Filha de Ungoliant, ela é uma criatura 8/8 por 4BG, com Toque Mortífero e Salvaguarda 2. O Toque Mortífero aqui nem seria necessário, pois é difícil ela não levar consigo algo da mesa, mas não vamos reclamar. A Salvaguarda a protege um pouco, então você pode ficar tranquilo que se seus oponentes tiver apenas uma ou duas manas sobrando em pé, dificilmente vai removê-la em resposta a algo que você fizer (não é impossível, temos remoções de zero mana, mas é mais difícil...).
A segunda habilidade da Laracna compartilha o Toque Mortífero (vou abreviar aqui para TM) e a Salvaguarda 2 com as suas outras Aranhas. E a terceira é uma habilidade desencadeada que transforma criaturas que morrem sob o controle dos oponentes em, literalmente, comida para você. A criatura perde os tipos, mas mantém as habilidades, então você pode conseguir ter em campo, uma comida com as habilidades da Gisela, Espadachim dos Noite Dourada, Sheoldred, o Sussurrador ou Musa Nascida da Semente.
Se vocês prestaram atenção na lista, ou se já conhecem as Aranhas do Magic, sabem que elas não têm sinergia entre si. Mas a boa sacada da Wizards foi de fazer um Comandante capaz de unir a tribo em torno de um propósito, o que deixou o deck bem mais fácil de ser construído, já que o objetivo é claro: destruir bichos dos oponentes, fazer cópias deles, aproveitar-se disso, e controlar bastante o board para fazer ataques certeiros. Coloquei cartas que vão dar suporte a isso, como Hino Silvestre, Corneta do Arauto, Maldicao das Teias Pegajosas e Blex, Vexing Pest. Se seu aporte financeiro permitir, você tem liberdade para ir além aqui no suporte, talvez com Incubador de Urza, Monumento de Eldrazi, Memorial de Akroma, etc.
O deck não tem muitas estrelas sozinhas, como acontece em outras tribos, mas é claro que cartas se destacam e quero pontuar algumas bem legais para vocês. Tecedora de Nyx é uma boa forma de conseguir recursos de volta, e você pode fazê-la bloquear antes de exilá-la (mas ela não vai causar o dano). Aranha Pescadora Celeste é bem forte para uma criatura de 4 manas, destruindo uma permanente não de terreno e te dando vida ao morrer. Arasta da Teia Infinita talvez seja a mais "tribal" do deck, povoando o campo para você conforme os oponentes fazem mágicas, proteja-a a todo custo. Aranha do Chicote de Seda dizima as voadoras com muita facilidade, Vigia na Teia vira combates a seu favor e Tecela da Perdicao vai te dar recurso à vontade.
Para facilitar encaixar o dano nas criaturas inimigas, Lutar (e suas derivações) me parece a mecânica mais óbvia aqui. A lista tem Abocanhar, Carneirada, Chute Rodado (premium se bem usada), Fome Cosmica, Repreensao da Mestra, Taticas Setessanas (super premium), Retrucar e os fortíssimos Rastreador de Ulvenwald e Ringue de Boxe, que ficam em campo e vão deixando seus bichos causarem dano a torto e a direito. Coroe isso com o Ritual da Colheita Mortal e você vai comprar, no mínimo, uma carta por turno (duas no seu).
Antes de encerrar, vou dar dicas de algumas outras cartas que você pode colocar na lista se puder investir mais nela. Já falei algumas ao longo do texto, então agora cito pontualmente Fabricante da Academia, que é bem excepcional em praticamente todo deck que cria esses tipos de fichas; Lolth, Rainha Aranha por motivos que eu acredito serem bem óbvios; Mimico Metalico e Escudo de Armas, para um pouco mais de força tribal; e, por último, mas não menos importante, Intervencao Heroica, uma das melhores formas de proteger seus bichos.
O que vocês acharam do Tribal de Aracnídeos? Já estão se movimentando para pegar o que precisam dessa coleção? Não esqueçam que no Instagram do Laboratório de Commander tem muito mais conteúdo. Você pode nos encontrar acessando este link @lab.commander (ou procurando nosso arroba lá no Instagram).
Muito obrigado por ficarem comigo até aqui!
See ya!
Vermitério (Swarmyard)
Aracnogênese (Arachnogenesis)
O Condado (The Shire)
Vc não tem noção do quão eficiente é vc pode recuprar um card do grave, além de poder dar food a outros cards com a aranha do chocadouro (que sinceramente, é horrivel, eu tiraria do deck)
Tenho um deck com a Thantis, muito mais interessante que esse ai... E sem arachnogenesis nem tem sentido montar o deck. Pira dos Herois seria um adicional bem interessante, o qual recomendo por usar. Também é melhor ter mais ramp de land do que artefato para o deck.
Grato!