O Capitão Retrospectiva do Magic
Ser o Capitão Retrospectiva não te ajuda em nada, entenda como resolver seus problemas de forma eficiente
07/06/2023 10:05 - 5.943 visualizações - 6 comentários

Enquanto crescia, meus heróis preferidos eram Wolverine, Homem Aranha e Plastic Man, gostava muito da dinâmica das histórias, que mostravam pessoas “como nós”, só que com algum atributo muito absurdo, como poderes, e que deviam travar batalhas, tanto físicas quanto mentais, devido a seus poderes. Para mim, isso era o ápice dos heróis.


Foi com 16 ou 17 anos que descobri meu VERDADEIRO herói preferido: Capitão Retrospectiva!


Ele é um herói que aparece na 14ª temporada de South Park. Era um repórter que havia sido picado por uma ARANHA RETROSPECTIVA, que o deu o poder da RETROSPECTIVA.

 

 

O poder do Capitão Retrospectiva era bem simples, ele chegava em algum lugar que algum problema/crime havia ocorrido e ficava dando lições de moral e dizendo haver algo que as pessoas poderiam ter feito para impedir aquilo, mesmo que esse algo tivesse sido feito.


O Capitão R. é o herói mais inútil de todos os tempos. Ele está lá apenas para se sentir superior aos outros, apontando para os problemas e erros que não foram evitados, mesmo que fosse impossível saber que aquilo ocorreria daquela maneira, e na vida nós nos deparamos com MUITOS Capitães Retrospectiva.

 

Hora de ser sincero: já fui o Cap. R. diversas vezes na minha vida, principalmente no Magic.

 


“Como você deixou a coisa X acontecer? Era só fazer a coisa Y!!!!!”


E, de fato, muitos problemas poderiam ser evitados, mas não foram, e, quer saber? Tudo bem!


A maioria dos problemas podem ser resolvidos posteriormente, e é nisso que devemos nos concentrar, não no passado, não no futuro, mas no presente.


Quando vemos um amigo jogando uma partida, é comum conversar com ele depois os pontos onde ele errou e o que poderia ter feito de melhor, inclusive, acredito que essa conversa ajude muito a melhorar suas habilidades. O problema aqui é como falamos e o que falamos.


Eu mesmo fico muito estressado quando perco uma partida por erro, se alguém vem gritando no meu ouvido que eu sou bobo, burro ou vacilão por perder daquela maneira, só piora a situação. Nesse caso é melhor nem falar nada e deixar para conversar sobre isso depois.

 


O erro já foi cometido, tendo sido ele simples ou complexo. Chegar na mesa gritando e esperneando não vai ajudar em nada. Já estive muito dos dois lados dessa moeda, o que recebe a sobrecarga de informação pós-jogo e o que chega na mesa igual ao molequinho do BLASTOOOOOOOOOOIIIIIISEEEEEEEEE!

 

Eventualmente nós temos essa atitude de dar a solução óbvia que evitaria um problema que já está acontecendo. Não se culpe por isso, você já fez, eu também, e vamos continuar fazendo. O importante agora é entender como resolver o problema ATUAL, invés de ficar brigando com moinhos de vento.

 

Mesmo que a pessoa seja a única culpada pelo problema a ser solucionado, apontar o dedo e dizer “É TUDO CULPA SUA” não vai adiantar nada. Agora é preciso entender o que gerou aquele problema, como resolvê-lo agora(se for uma situação de um jogo que está acontecendo) e como evitá-lo futuramente. Não adianta nada você se tornar o mestre em solucionar problemas de maneira rápida se você comete os mesmos erros todas as vezes. Chorar pelo que já passou não vai adiantar nada, você precisa ter nervos de aço para parar de reclamar e começar a resolver o problema, independente de qual seja. Chorar pelo leite derramado não vai voltar no tempo e te impedir de derrubá-lo, mas se concentrar em limpá-lo e tomar mais cuidado da próxima vez pode te impedir de cometer o mesmo erro.

 

 

Quanto mais você se esforça em manter a calma em situações de problema, mais craque você fica em resolvê-las, em se concentrar nos momentos mais difíceis, dentro e fora de uma partida de Magic, para fazer o que precisa ser feito e se livrar logo do problema.

 

Não é fácil, eu sei, vivo diariamente com o dilema de reclamar demais e fazer de menos, mas todas às vezes que me concentro em resolver o problema, alguma solução surge, mesmo que não seja a ideal.

 

É óbvio que esse artigo não é apenas sobre lidar com os problemas do Magic, e espero que ele te sirva para a vida fora do jogo, assim como serviu para mim!

 

Como sempre, me despeço com um grande abraço, e deixando minhas redes sociais e Apoia-se para contato, caso você queira dar risada das minhas groselhas, ter coach de Magic ou apoiar meu trabalho! Meu Twitter, Instagram e Apoia-se! Fui!

Bruno Ramalho ( Bruno_Orelha)
Bruno Orelha é amante das estratégias de terrenos como Lands, Death and Taxes e Valakut. Capitão do Valakuteam e Youtuber nas horas vagas em www.youtube.com/brunoears.
Redes Sociais: Youtube, Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 07/06/2023 18:45:18
Excelente artigo! Também me criticava demais quando perdia uma partida por burrice e não premiava nos champs da semana das lojas rsrrs. Graças a Deus me livrei desse vício.
(Quote)
- 07/06/2023 15:32:44
Genial.
(Quote)
- 07/06/2023 15:12:14
adorei esse artigo, me faz refletir de tantas vezes vem um C.Retrospectiva chato pra caramba falando na orelha do outro de como poderia ter feito melhor e blablabla, realmente a intenção do cara de ajudar é legal pq se preocupa blz, agora pagar de bonzão da parada e ficar corrigindo toda santa jogada que o maluco vai fazer é no minimo idiota. vc pode esperar a partida acabar pra dps preparar sua lista de correções pelo menos, deixa o cara jogar poxa.

Até pq ninguem é um robô, temos erros e falhas e cabe a nós reconhecermos isso, um dia vc bonzão C.Retrospectiva que fica caindo encima por toda a jogada que o cara faz, vc ja foi alguem que nem sabia o que era um terreno básico

de qualquer maneira, um assunto interessante a se levantar
(Quote)
- 07/06/2023 14:07:20
Pior que o tanto de vezes que a conversa após a partida envolve "você tinha que ter feito tal coisa para contornar aquilo que o oponente tinha" sem contexto é foda.

Precisamos aprender a nos comunicar melhor e de forma menos tóxica nessas horas.
(Quote)
- 07/06/2023 13:44:33
Mais um excelente artigo. Me ajuda muito. Parabéns Orelha!
Últimos artigos de Bruno Ramalho
O Burnout de Magic e seus Hobbies
Como lidar com o Burnout de maneira criativa!
2.626 views
O Burnout de Magic e seus Hobbies
Como lidar com o Burnout de maneira criativa!
2.626 views
Há 3 dias — Por Bruno Ramalho
Os melhores Decks sem desbanidas no Modern
Decks SEM Looting, Mox, Zênite ou Twin
3.043 views
Os melhores Decks sem desbanidas no Modern
Decks SEM Looting, Mox, Zênite ou Twin
3.043 views
Há 17 dias — Por Bruno Ramalho
O Novo Mundo Moderno
Oreia explora as mudanças no formato com listas diferentes para um formato diferente.
4.517 views
O Novo Mundo Moderno
Oreia explora as mudanças no formato com listas diferentes para um formato diferente.
4.517 views
01/01/2025 10:05 — Por Bruno Ramalho
Retrospectiva 2024, os decks mais divertidos que joguei
Ao invés de falar sobre bans(algo ruim) vamos falar sobre algo bom: Os decks que mais gostei de jogar durante o ano.
4.427 views
Retrospectiva 2024, os decks mais divertidos que joguei
Ao invés de falar sobre bans(algo ruim) vamos falar sobre algo bom: Os decks que mais gostei de jogar durante o ano.
4.427 views
19/12/2024 10:05 — Por Bruno Ramalho
Eternal Weekend e o futuro do Legacy
É sempre ótimo saber que Legacy e Vintage ainda estão vivos
2.957 views
Eternal Weekend e o futuro do Legacy
É sempre ótimo saber que Legacy e Vintage ainda estão vivos
2.957 views
03/12/2024 14:15 — Por Bruno Ramalho