Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep CXXXIII. Com a finalização de mais um arco da história de Magic, em Marcha das Máquinas (e na próxima coleção, Aftermath), nós vimos combinações de várias criaturas em cartas, por todo o multiverso, para proteger seus respectivos planos. E foi uma dessas duplas que escolhi trazer pra vocês hoje: Zimone e Dina, duas favoritas do público, natais do plano de Arcavios, onde fica a escola de Strixhaven.
Vale a pena lembrar que o Laboratório de Commander traz listas para o Mesão que não ultrapassem um limite de R$300,00 levando em consideração o preço das cartas no menor da LigaMagic, excluindo-se o valor do Comandante. A lista de hoje, enquanto vos escrevo, está cotada em R$290,94 já sem o valor da Zimone e Dina.
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Zimone e Dina é uma carta de criatura 3/4 por BGU, com duas habilidades: uma desencadeada e uma ativada. A primeira faz com que toda vez que você compra o segundo card a cada turno, um oponente alvo perde 2 e você ganhe 2. A segunda habilidade, ao virar a carta e sacrificar uma criatura, compra um card e permite colocar um terreno da mão no campo de batalha virado. Controlando oito ou mais terrenos, repete-se o processo uma vez.
Os cremosos sedentos por combo já notaram que é possível fazer isso aqui utilizando-se de Abundancia, Cajado Mordiscante (você também pode utilizar Retirada para Elmo de Coral aqui) e Turbilhao de Zendikar. Com todas as peças em jogo, e o Cajado equipado na Comandante, ativa-se a habilidade dela (ela será desvirada já que uma criatura morreu no processo de ativação), selecionando um terreno do topo com Abundancia, que é colocado no campo de batalha e vai desencadear a Aterragem do Turbilhão, para recomeçar o processo.
Este combo te dará muitos triggers de Aterragem (são 37 terrenos no deck), que você pode combinar com mais cartas em jogo a fim de finalizar o jogo neste mesmo momento, como por exemplo utilizando-se de Ob Nixilis, o Caido, Retirada para Hagra ou Caranguejo-das-ruinas. Além deles, com as criaturas morrendo, você pode sangrar os oponentes com Artista do Sangue ou Degolador de Zulaport. E, se não for o bastante, ainda temos Reptil da Psicose para punir a vida dos oponentes a cada compra de carta do processo.
E a opção de combo pode conter, também, agressividade, pois com Enxame de Cascudos ou Baloths Enfurecidos você vai fazer muitas mais fichas (eles podem entrar no lugar do Turbilhao de Zendikar no combo também) e, voltando o turno para você, pode simplesmente arrasar os pontos de vidas num combate bastante favorável, que pode contar também com um pump de Jolrael, Reclusa Mwonvuli.
É claro que é um combo que precisa de muita coisa pra acontecer, mas você tem proteção em mãos para te ajudar. Esse tipo de deck precisa de muitos anulas e remoções para evitar problemas nessas horas, e na lista você tem vários, como por exemplo Oferta Irrecusavel, Contradicao Arcana, Negar, Reivindicacao da Natureza, Garras Infernais, Rasgar em Dois, Empilhar e vários outros.
Como cavar o deck para as peças do combo sem tutor pode ser um pouco mais complicado, coloquei outras cartas sinérgicas que te ajudarão a caminhar no jogo. Maquina Agricultora desvira os terrenos que entrarem virados com a Comandante, e você pode utilizá-los no mesmo turno para fazer fichas com Meloku, o Espelho Enevoado, o que é uma excelente forma de ter bloqueadores voando em situações de problema. Outra coisa que ele pode fazer é devolver todos os terrenos para sua mão, você descarta todos eles na cleanup e, no turno seguinte, volta tudo ao jogo com Reivindicacao Esplendida, desencadeando mais uma vez os triggers de Aterragem suas, por exemplo. Aliás, tem mais uma carta que desvira os terrenos: Hierofante Semeia-Pedra, que é bem mais barata do que a Máquina supracitada.
Antes de encerrarmos o artigo, vamos dar uma olhada em cartas mais caras que podem ser adicionadas à lista se você quiser melhorar o deck. O lançamento de Wrenn e Quebra-reinos mexeu com listas em vários formatos, e ela é muito boa no Commander pelo conjunto de habilidades. Para o combo do deck, você pode também usar Alarme de Intrusos e Terror Sanguinario, que são opções mais caras às utilizadas por mim. Nosso Tyvar, Lutador Jubiloso é bastante sinérgico com a Comandante, pois sua habilidade estática e o +1 ajudam ela a ativar mais vezes. Você pode colocar na lista como opção de trigger de Aterragem do Elemental do Turbilhao, ganhando o controle dos bichos dos oponentes. E, pode parecer caro demais, e de fato é, mas Sheoldred, o Apocalipse vem bem a calhar com sua compra de cartas abundante. Para facilitar encontrar suas peças de combo, tutores, aqueles que você preferir, mas os melhores são: Tutor Demoniaco, Intento Diabolico e Tutor Vampirico.
Vamos encerrar o Laboratório de Commander de hoje assim. Mais uma vez, se você ainda não nos segue no Instagram, siga-nos em @lab.commander e tenha acesso a muito mais conteúdo. Ah, e se você assinar nosso Padrim, concorre a sorteios, participa do nosso grupo de Whatsapp exclusivo e pode ter seu deck aparecendo na nossa rede social.
Obrigado por ficarem comigo até aqui!
See ya!
oi, querido, tudo bem?
não sei se você leu o texto todo, mas a sugestão da sheoldred e da wrenn são justamente se a pessoa quiser investir mais dinheiro no deck, comprando cartas mais caras que vão deixar o deck bem legal :)
tá bom? espero que tenha ficado mais claro. abraço!