Olá! Essa semana teremos o lançamento de March of the Machine nas lojas, Magic Arena e Magic Online, e como de costume, elaboro aquelas decklists marotas para aqueles que querem testar as novidades logo de vez.
A diferença em relação aos vinte baralhos que normalmente monto com a chegada de uma nova coleção é que como March não parece ter tantas cartas interessantes para criar arquétipos por si só, foi necessário focar também em atualizar alguns dos decks pré-existentes do Standard dando uma moralzinha a mais para ver como as cartas novas se saem neles - além de criar alguns decks com as mecânicas e cartas novas também, quando possível.
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Quem me conhece bem, sabe que naturalmente Omnath, Locus de Tudo seria uma das minhas cartas favoritas da coleção - e que eu tentaria, ao menos, fazer decks com ela funcionar. A combinação de vantagem de cartas com aceleração de mana torna o popularmente chamado de "Dolly-Cola" uma gananciosa recompensa para se montar em volta - e junto de Atraxa, Grande Unificadora, ele faz o verdadeiro "trenzinho do valor". Invasao de Alara é outra novidade, que gera tanto recursos quanto presença de mesa adicional e imediata.
Outras cartas douradas ajudam a interagir e dar consistência, como Zimone e Dina, Amuleto dos Rebiteiros e Soltar o Inferno. Fabula do Quebrador de Espelhos, Amarras da Linha de Forca e Quebrabanco Justiceiro são parte essencial da consistência e eficiência do Midrange de cinco cores, e se encontram presentes.
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Guia da Raiz Profunda é um ótimo drop 2 para garantir valor e aceleração no decorrer dos turnos, enquanto que Polucrano Renascido representa a eficiência de mana em seu tamanho mais brutal. Vorinclex junto de Wrenn e Quebra-reinos são duas das novas ameaças que pressionam enquanto geram valor.
O futuro para o Mono Green, entretanto, parece bastante complicado em um mundo de Sheoldreds e remoções pretas, e receio que mesmo com essas novas ameaças resilientes que precisam ser respondidas ou vão gerando vantagem, ainda seja bastante complicado passar por cima de 4/5s cheios de habilidades relevantes de combate e eficiência nas trocas 1x1.
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Mentor do Monasterio é uma ameaça que escalona bastante rapidamente caso não respondida, e a ideia aqui com esse Boros Prowess é aproveitar-se da redundância dos efeitos Determinacao de Wrenn / Impulso Temerario para cavar rapidamente no baralho e manter os disparos de destreza acontecendo. Magilanceiro Khenra é outra nova ameaça que pode crescer muito quando se transforma, especialmente por conta da sua dupla destreza.
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Os Izzets Control de Sorte Grande + Iteracao Galvanica / Horror Quebra-casco caíram em desuso sem algumas peças importantes, mas talvez March of the Machine tenha peças novas que ajudem o deck a se restabelecer no metagame. Algumas interações eficientes, como Alterar a Equacao, Assimilar Essencia, Rancor Vulcanico e até mesmo Invasao de Karsus podem ajudar. Baral e Kari Zev são outra ameaça que encaixa bem no plano de jogo.
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É difícil pensarmos em Midrange sem a Fabula do Quebrador de Espelhos, mas algumas cartas do pacote Golgari e principalmente Thalia e O Monstro Gitrog podem fazer valer a pena. Invasao de Innistrad e Invasao de Tolvada são outras duas ferramentas de extenso valor que March traz, que se encaixam bem no plano de troca de recursos e valor incremental.
Com a diversidade de lendas na combinação Abzan, seria possível até forçar um pouco mais e explorar o potencial de Invasao de Fiora - no melhor estilo Cerne do Destino + Dragões da época de Tarkir.
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A tribo dos Phyrexianos finalmente recebeu um lorde que funciona sem depender da mecânica de Tóxico: Carniceira Enxertada é isso, e muito mais. Perfeicao Esculpida tem um nível de poder menor, mas ajuda na redundância, concedendo +1/+1 para as hordas de ácaros geradas por Colmeia de Skrelv, assim como para os outros bichos naturais da curva. Censor Phyrexiano é outra recompensa para manter-se no arquétipo, efetivamente taxando só o adversário enquanto o deck pode desenvolver seu jogo normalmente. Até mesmo Sheoldred, o Apocalipse e Sentinela do Anexo na reserva se encaixam na tribo.
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Vagante e Giada é uma excelente criatura, que deve desde oferecer alternativas para decks de Anjo no Explorer / Pioneer, e até mesmo para outras tribos com voadores como Espíritos - portanto, seu potencial vale a pena de ser estudado em um formato de nível de poder mais baixo como o Standard.
A lista acima busca usar ao máximo permanentes com Voar ou Lampejo, de forma a conseguir extrair valor da lenda Azorius, mas com várias cartas individualmente boas que também vão jogar bem em um baralho Tempo / Flash.
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Invasao de Nova Phyrexia e Marechal de Zhalfir são dois grandes incentivos para se jogar com a tribo de Cavaleiros - que ainda carece de uma massa crítica de boas criaturas, principalmente na curva 1, para chegar lá de fato. Ainda assim, com o splash vermelho foi possível montar uma pilha de 75 jogáveis, ao menos para estruturar um esqueleto de baralho que fica a um ou dois bons lançamentos de chegar lá; a base vem forte para Eldraine daqui alguns meses!
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Zimone e Dina possuem um efeito poderosíssimo, que remete a uma mistura de Uro com Sheoldred (em suas devidas proporções, é claro). Logo, a ideia do baralho é tentar fazer ao máximo que ela consiga ativar, tendo em Azarao Tenaz um excelente parceiro tanto para sacrificar quanto para garantir a segunda compra, Invasao de Ixalan ajudando a achar as peças corretas, e Tyvar, Lutador Jubiloso para ativar imediatamente sua habilidade quando entra no campo de batalha.
Apesar de ter essa ênfase na lenda Sultai, o deck em geral consegue se comportar como um Midrange convencional, com remoções e recursão do cemitério para gerar valor, esmagando o oponente em vantagem de cartas.
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Bichos grandes sempre têm um espaço no coração dos jogadores, com o Símio Dinossauro Tartaruga Kogla e Yidaro implorando por um baralho para chamarem de seu. A ideia da lista acima é acelerar as jogadas maiores com Guia da Raiz Profunda, Papa-sucata Blindado, Invasao de Ergamon e Fabula do Quebrador de Espelhos, chegando nos bichões grandes com ímpeto mais rapidamente.
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Até mesmo decks já estabelecidos no metagame vão receber brinquedos novos com March of the Machine - e já separei algumas que gosto bastante pensando no Grixis Midrange. Sheoldred ajuda na infinita guerra de atrito; Empilhar é a remoção que acerta tudo, sem limitações e condições; Invasao de Innistrad, por sua vez, consegue remover fazendo um pouco mais do que um mero 1x1. Invasao de Azgol e Alterar a Equacao também fazem seus efeitos mais simples de troca de recursos, mas com um pequeno bônus nas situações corretas.
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Guardia de Ghirapur é uma das minhas favoritas para o Mono White Midrange, gerando bastante valor com Companheira Espirituosa, Lavradora Ambiciosa, Loran da Terceira Via, As Pedras de Forca e de Fraqueza e Quebrabanco Justiceiro.
Arcanjo Elspeth é outra ameaça que forra a mesa de bichinhos, além de transformá-los em ameaças dignas para virar uma corrida de dano e até fechar a partida. Fulminacao de Elspeth e Selar da Existencia são remoções que fazem algo de diferente das que já temos, e podem acabar sendo incluídas.
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Dos decks do metagame, o que mais parece ganhar com March of the Machine é o Mono Red: Aticar as Chamas é uma das melhores cartas de queima que já viu jogo no Standard, oferecendo um alcance absurdo para fechar partidas; Fenix da Pena Sangrenta é uma ameaça evasiva e recursiva que encaixa perfeitamente no plano; Raptor Rampante dá aquele golpe mais duro depois da primeira onda de remoções, especialmente que com seus 4 de resistência esquiva de remoções que Raiju Trovejante tomava; e, até mesmo o "departamento de respostas à Sheoldred, o Apocalipse" ganha uma nova ferramenta: Arte Belica de Nahiri, perfeita para lidar com a lenda, ou com criaturas menores enquanto gera um valor adicional.
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Sem ganhar cartas que efetivamente mudam a dinâmica do deck, o Esper Legends recebeu algumas opções para diversificar suas ferramentas. Empilhar pode substituir Atacar na Jugular por ser uma remoção que acerta sem limitações, e que explora bem o Convocar com as 30 criaturas presentes na estratégia. Rona, Arauta da Invasao, Drana e Linvala, Elesh Norn e Sheoldred são todas novas legendárias que se encaixam em funções e pontos diferentes da curva.
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Duelista da Legiao do Crepusculo é mais uma forma de gerar valor contínuo enquanto agride no Azorius Soldiers, sinergizando na curva com Veterana de Cercos, e esporadicamente com Veterano Valente e Arcanjo Elspeth. A nova Planeswalker, por sinal, encaixa-se perfeitamente na sinergia tribal, já que alimenta o campo de batalha com fichas de soldado ao usar seu +1.
Já na reserva, Invasao de Gobakhan funciona como uma mistura entre Magilacador de Elite, Anuncio de Casamento e Espirito Altruista - ataca a mão do adversário ganhando informação, depois permanece na mesa servindo como Antifona Gloriosa e eventual proteção para remoções globais.
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Ganhando poucas, mas importantes ferramentas, temos o Selesnya Toxic. Invasao de Ikoria ajuda na redundância de achar o máximo de Putridotisa Venerada rapidamente, o que já dá um bônus enorme de consistência na estratégia. Na reserva, a Invasao de Gobakhan ajuda na proteção às ameaças, e principalmente Surto da Salvacao ajuda a salvar de respostas como Fim da Fraternidade.
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Hora da Verdade entra como principal peça, podendo desde substituir Impulso até complementar na redundância de cópias para cavar no baralho, já que embora cave uma carta a menos, tem potencial de alimentar o cemitério duplamente para Genio Arrogante e Terror Tolariano. Alterar a Equacao e Assimilar Essencia são alternativas que anulam por ângulos diferentes, enquanto que Mente Mestra Feerica ajuda tanto trocando no começo com outra criatura adversária, quanto gerando pressão desde os turnos iniciais e podendo punir as compras adversárias.
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Sem mudar muito em sua essência, o Rakdos Midrange ganha várias potenciais promessas, como Rankle e Torbran, Sheoldred, Invasao de Azgol, Invasao de Tarkir, Invasao de Innistrad, Invasao de Karsus e, principalmente, Chandra, Farol da Esperanca. A Planeswalker vermelha ajuda a ganhar recursos no jogo tardio, e funciona bem tanto com as remoções de duas manas, quanto com habilidades como Quebrabanco Justiceiro. A grande jogada, entretanto, é ser capaz de conseguir desvirar com a Chandra para encaixar Invocar o Desespero dobrado.
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Transitando entre "arquétipo novo" e "arquétipo pré-existente", o Mardu Atraxa é uma possibilidade de nível seguinte para o Rakdos Reanimator. Invasao de Tolvada junto de Croxa e Cunoro permite dobrar no quesito "carta de valor que também reanima a Atraxa", tornando a estratégia ainda mais perigosa e consistente. Entretanto, vale lembrar que a Invasão traz de volta qualquer permanente, podendo recursar uma Fabula do Quebrador de Espelhos, Quebrabanco Justiceiro, Liliana do Veu ou Coletor do Dizimo de Sangue, e gerando até mesmo uma condição de vitória alternativa quando a batalha é derrotada.
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As batalhas possuem bastante potencial, mas precisam de um núcleo capaz de atacá-las. A ideia do Jeskai Control é se aproveitar de cartas de controle mas que "viram a chavinha" rapidamente como Fabula do Quebrador de Espelhos, Quebrabanco Justiceiro e A Imperatriz Errante, para então pressionar Invasao de Nova Phyrexia e Invasao de Karsus.
Queda Solar também é uma ótima opção de remoção global, que deixa potenciais atacantes nos turnos seguintes no campo de batalha. Zurgo e Ojutai com ímpeto também punem bem o novo tipo de permanente, sinergizando com elas na estratégia.
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E quanto a vocês, leitores, qual a opinião sobre os baralhos apresentados? Fariam alguma mudança neles? E quanto a outros arquétipos, teve algum que não foi mencionado mas que valeria a pena montar? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!
20 terrenos iguais de 5 centavos+ 40 cartas baratas = deck que compensa jogar.
não precisa de land de kamigawa se tu vai usar uma só. Botar 130 reais pra usar uma vez num " e se" é foda.
Se juntar como izzet estraga e fica caro.
Brasil tem que ser conhecido agora como o país do mono red e mono blue, pai.
meta tá muito aggro pós rotação não vai mudar muita coisa, os midrange vão sofrer
Nada contra a build ou o builder desse Omnath Atraxa, mas se eu jogo com um deck desse eu fico uns três match pra castar a primeira mágica KkkkMinha sorte já se sente bastante desafiada em fazer um drop 3, na 3, num deck monocolor, imagina |
Hahahaha e o deck rodou super bem no Early Access! Só parei de jogar com ele, pra dar chances pros outros. Mas foi bem top!
Embutir na Liga
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