Aloha, cremosos! Sejam bem-vindos ao Laboratório de Commander - Ep CXXXVII. Eu sei que a velocidade de lançamento da nave-mãe é enorme, e que já estamos com ambos os pés em Marcha das Máquinas e Senhor dos Anéis, mas eu não poderia deixar passar essa fofura que é o Urtet, Resquicio do Memnarca sem um Commander dele aqui no Lab.
A minúscula lore que temos do nosso Mirrinho (este é o único nome possível para ele) diz que ele era um servo do Memnarca, que passava o tempo coletando metais para ele por todo plano. Mesmo com seu chefe morto, ele continuou sua incansável tarefa, escavando Mirrodin por qualquer coisa de valor. Ele pode ser encontrado carregando várias ferramentas e frequentemente deixa coleções de itens úteis em seu rastro. Esses pequenos gestos, mesmo sem que ele saiba, fazem dele um importante aliado aos sobreviventes Mirranianos. Se você não acha isso muito fofo, sinto informar, mas você está morto por dentro!
Agora, como de costume, quero informar que o Laboratório de Commander surgiu com a proposta de criar listas de decks acessíveis que não ultrapassem o valor de R$300,00 no valor das cartas no mínimo da Liga, e sem contar o valor do comandante. O deck de hoje, enquanto vos escrevo, está cotado em R$260,32. E antes de adentrar na lista, você já segue o Lab no Instagram? Encontre a gente no @lab.commander.
Nosso Mirrinho é uma criatura 2/2, que custa 3 manas genéricas, mas sua identidade de cor é de todas as cores. Ele tem três habilidades, sendo duas desencadeadas e uma ativada, que fazem TUDO que um comandante tribal poderia fazer por sua tribo: cria fichas, desvira as criaturas e pumpa elas de modo grotescamente forte.
Apesar de ser uma deck de Myr, que não é um tipo de criatura conhecido por sua força, inteligência ou durabilidade, temos alguns destaques da tribo para fazer. Começo pelo único Myr que eu conheço com Voar (fora os Morfoloides), que é Aeromyr (nome sugestivo, não?), que ainda se completa com Vigilância; Myr da Garra Icoridia e Myr da Praga, ambos com Infectar; Myr de Busca, já conhecido método de recursão; Galvanizador Myr, nosso Lord para a tribo, e sinérgico para desvirar o Mirrinho; Myr da Cintilacao, que dispensa comentários; e a famosíssima Esfera de Batalha Myr.
Por mais que seja complicado encontrar unidade nessa tribo, a habilidade de pumpar os Myr do Mirrinho já ocupa um espaço primordial no deck, que seria dedicado aos recursos para fazer isso, como Ultrapassar, Escudo de Armas, Cruzada dos Cataros, dentre outros. Isso ajuda com que possamos focar em habilidades para serem compartilhadas, a fim de aumentar a ameaça pelo outro lado. Sabemos que os Myr não compartilham habilidades entre si, como várias outras tribos fazem, mas várias cartas dão habilidades para criaturas artefato, que é exatamente o que esses bichos são. No próximo parágrafo cito alguns exemplos no deck e já dou dicas de outros que ficaram de fora.
Já começamos com Abunas Leonino, grande destaque desde seu lançamento na primeira Mirrodin, em 2003 (mais ou menos a época que comecei a jogar Magic), e que até hoje mantém lugar de destaque em decks de artefato com branco, pois Resistência à Magia continua sendo, ao lado de Indestrutível, a melhor forma de proteger suas cartas; ao lado dele, na mesma habilidade, também temos Padeem, Consulesa da Inovacao, e para completar a tríade protetora, Mishra, Domador de Mak Fawa, com Salvaguarda (e, de bônus, Desenterrar). Alibou, Antiga Testemunhaa, além do Ímpeto, também tira de vista ameaças que podem prejudicá-lo, como um simples Arbitro Silencioso ou uma problemática Elesh Norn, Cenobita-Mor. Urza, Artifice Chefe dá aos Myr a habilidade de Ameaçar e Losheel, Erudita da Mecanica previne dano e compra carta. Aqui você tem pacote (quase) completo. As dicas do que você pode inserir são Monumento de Eldrazi, Memorial de Akroma, Levitacao ou o que mais te vier à mente.
Os que acompanham o Laboratório de Commander há algum tempo, sabem que em todo deck tribal eu faço a mesma ressalva: a maior fraqueza são as remoções globais. Elas são capazes de desestruturar estratégias inteiras e lançar seu campo ao limbo com apenas uma mágica. Por conta disso, este deck tem um fator proteção e controle relativamente alto (afinal, a gente já tem pump no Comandante, e eu já usei vários slots para compartilhar habilidades). São cinco anulas (Oferta Irrecusavel, Contradicao Arcana); uma proteção (Chamado Inspirador); e duas recuperações de cartas (Danca da Vivenda, Despertar o Passado). Se você se tornar alvo frequente de remoções dos seus amigos, pode adicionar mais.
Quero aproveitar para citar dois bons finishers do deck (finisher é aquela carta que, teoricamente, encerra o jogo ao ser conjurada, se você tiver feito um bom trabalho até aqui). São eles March of Progress e Ataque da Estirpe, ambos duplicando sua board (tudo bem que sem os marcadores, mas com os demais pumps) e trazendo o efeito surpresa para vencer. E, se você tiver problema com alguns bichos deixados para bloquear, utilize-se de Oposicao antes de entrar no combate, vire tudo que seus oponentes controlam, e ataque de forma limpa! Ah, e além dos finishers que citei, uma ótima forma de minar os pontos de vida de seus oponentes, inclusive preparando o terreno para o golpe final, é Artilharia de Lux que com a sinergia do comandante com marcadores, não deve ser difícil de ter sua condição suprida.
Para terminar, deixo aqui uma lista com algumas cartas interessantes para o deck caso você queira investir mais dinheiro nele. Começo por Mirrodin Sitiada, que aumentou bastante de preço desde o spoiler do Mirrinho. Cito também Descoberta da Estirpe e Dominancia da Estirpe, duas cartas de um belo ciclo, que ajudam muito decks tribais. Você encontrará boa proteção ao utilizar-se Protecao de Teferi, Intervencao Heroica e Tutela Feroz. E, claro, não posso deixar de citar duas cartas que fazem ficha de Myr e tomaram um aumento de preço tão grande que eu duvido que alguém pague tudo isso por elas, que são Turbina de Myr e Matriz de Myrs. Como eu gosto de citar um planeswalker também, para além do Tezzeret que já está no deck, vou deixar a dica de Ugin, o Inefavel, que pode fazer seus Myr custarem 0.
Termino por aqui o Lab de hoje, bastante feliz com essa lista e desejando encontrar vários de vocês com Mirrinhos por aí. Não se esqueça de seguir o Laboratório de Commander no Instagram, em @lab.commander, pois lá sai conteúdo com bem mais frequência, e os posts complementam muito do que está aqui na Liga.
Obrigado por ficarem comigo até aqui!
See ya!
Se vc conseguir fazer bastante myr num turno o problema se torna impeto.
Então só colocar Ponte Levadiça Esmagadora.
Barata e incolor rsrs.
Se partir pra por mana infinita recomendo:
Arquiteto-Mor+Pili-Pala e uma ressalva especial pra: Sábios de Filigree + Planetário Cromático que além de gerar mana infinita corrige cor e ainda dá draw infinito.
Pra deixar interessante você também pode por o mmenarch no deck, cidadela de Nicol bolas, Osgir, o Reconstrutor, Flamitecelão Temerário e Propagador Myr
Claro que funfa mano, esse deck você pode literalmente colocar todos os myr existentes que vc quiser.
Rito do Criptólito
Canção de Freyalise
Grade de Éter de Ghirapur
Descoberta da Estirpe
Urza, Príncipe de Kroog
Monumento Esquecido
Saheeli, Mestra das Filigra
se postei alguma que ja tava no artigo, perdão, preguiça de olhar... kkkkkkkkkk