Olá,
Neste final de semana todos os olhos do Magic competitivo estavam voltados para o MTG Arena, onde acontecia o segundo Arena Championship. O torneio que premiou U$200,000 e também classificou dois jogadores para o Campeonato Mundial, foi disputado nos formatos Histórico e Draft (Phyrexia: Tudo Será Um).
A LigaMagic cobriu todo evento em seu Canal da Twitch. Você pode conferir mais detalhes nos links a seguir:
- DIA 1
(3 rodadas de Draft + 3 Rodadas de Histórico)
Entre os 4 pods formados, a Wizards decidiu cobrir o seguinte:
Muitas estrelas do Magic mundial, como Elias Watsfeldt(Draft Master), Simon Nielsen, Luca Magni e Vincent Chu(Deathsie), o jogador escolhido para acompanharmos escolha por escolha, foi o Deathsie. O draft ocorreu de uma forma natural porém o que mais chamava a atenção era um pool bem fraco de cartas na mesa. Deathsie claramente tentava se posicionar no verde, mas as cartas boas simplesmente não apareciam e ele acabou com um deck bem médio. Porém era esperado que os outros 7 decks da mesa também fossem no máximo razoáveis, por conta de um pool bem fraco de cartas.
Depois de 3 rodadas, foi o desconhecido Hiroshi Onizuka, com seu Boros bem "mais ou menos", quem fechou a mesa!
Nos outros 3 pods, Jan Merkel, Matti Kuisma e Karl Stelzner foram os outros 3 jogadores 3-0. O deck de Merkel foi o único que realmente chamou a atenção e observando a foto a seguir, vocês irão entender o porquê.
O formato de Draft de Phyrexia já está sendo jogado a muito tempo e não há muitas descobertas a se fazer, o azul é a cor mais evitada, vermelho a melhor cor, decks agressivos são ótimos, Boros e Gruul principalmente. E você NÃO pode abrir mão de fazer jogadas no início das partidas, monte seu draft com isso em mente e mulligue consciente disso.
- HISTÓRICO
Há muito tempo o Histórico não era o formato de uma grande competição, desde então algumas edições, alguns nerfs e alguns buffs aconteceram e nós tivemos um metagame totalmente diferenciado:
Algumas cartas de Alchemy despontavam como estrelas do final de semana, Crucias, Titan of the Waves e Jarsyl, Dark Age Scion. Inclusive o deck mais jogado tentava abusar do Power Level das duas.
Nas 3 primeiras rodadas do Histórico o deck que mais se destacou foi o: Mardu Reanimator. Muitos jogadores com esse deck estavam indo muito bem, e apesar de utilizar muito bem a Crucias, Titan of the Waves, era Atraxa, Grand Unifier que começava a roubar a cena aqui. Duas abordagens diferentes do Izzet(Wizards e Phoenix), também se colocaram na disputa do Top 8.
- DIA 2
(3 rodadas de Histórico + Top 8)
Quando o segundo dia começou a grande pergunta era, "quantos pontos o jogador lockaria o Top 8?", depois de muita matemática, a resposta era 18 pontos! Com 6 vitórias qualquer jogador estaria lockado no Top 8. Isso certamente foi uma notícia muito feliz para Matti Kuisma que terminou o primeiro dia invicto(6-0) e já estava lockado no Top 8. Os jogadores Jan Merkel e Simon Nielson com 5 vitórias estavam bem perto e vários outros jogadores seguiam vivos na disputa.
Depois de mais 3 rodadas de Histórico este foi o Top 8:
Algumas curiosidades sobre o Top 8:
● 7 países diferentes representados;
● 7 decks diferentes;
● Os 4 jogadores que fizeram 3-0 no Draft no Top 8;
● Simon Nielsen fez 0-3 no segundo dia e ficou de fora do Top 8;
● A última vaga foi decidida no segundo critério de desempate (foto a seguir).
O jogador destaque até aqui certamente era Matti Kuisma que havia perdido apenas uma partida, isso quando já estava 8-0 no torneio e muito mais do que garantido no Top 8!
Na primeira rodada de jogos eliminatórios, Ondrej venceu Matti Kuisma, Merkel venceu Karl, Onizuka venceu Yuuki e Alexey venceu Jeff Lin. Vale a pena lembrar que o jogador Ondrej na sétima rodada, com um jogo provavelmente perdido, foi muito favorecido por conta de um disconnect de seu adversário e agora estava a uma vitória de garantir sua vaga no Campeonato Mundial.
Nas semifinais, Expressive Iteration e os dois Izzet falaram mais alto e os dois "rookies" Alexey e Onizuka mandaram os dois pro players, Ondrej e Merkel para cama mais cedo, e estava assim formada a grande final, entre duas abordagens diferentes de Izzet!
Na grande final foi a velocidade do decks de Wizards que prevaleceu, colocando sempre muita pressão o deck de Onizuka deixou o Izzet Phoenix sempre na parede, fazendo Alexey forçar algumas jogadas arriscadas, até que em um momento chave do terceiro game da segunda partida, o risco de Alexey não se pagou e ao não encontrar uma mana específica em uma de suas cantrips ficou muito para trás na partida e viu Onizuka ir rumo ao título!!!
O Arena Championship II chegou ao fim com um misto de emoções, foi uma das coberturas mais precárias tecnicamente por parte da Wizards, com muitos problemas de conexão, imagem, entre outros, como por exemplo a falta de qualquer tipo de notícia sobre o torneio. Eu achei extremamente ofensivo por parte da empresa não ter uma simples atualização em seu site oficial até agora (02:26 AM), sobre o torneio. Eu ficaria MUITO triste no lugar de qualquer um desses bravos competidores que deram o seu melhor durante o final de semana, principalmente o rapaz que foi campeão! Poxa, nem um Tweet! Lamentável!!!
Deixando os problemas de lado um pouco, foi mais uma vez um prazer para nós da LigaMagic cobrir essa competição e trazer esse conteúdo em português para o público brasileiro ficar por dentro de todas as competições. Lembrando que ainda em 2023 teremos mais 5 coberturas de evento e contamos com a presença de todos em cada uma delas. Muito obrigado a todos que nos acompanharam durante o final de semana, nos vemos na próxima!
*Curiosidade bônus
essas cartas do Alchemy + Histórico meu deus que farofa kkkk
Wizards traz o Pioneer completo pro Arena invés dessas cartas que não fede nem cheira.