Resumo Pro Tour Filadélfia
Confira tudo que rolou no torneio que agitou o final de semana
20/02/2023 10:05 - 5.677 visualizações - 16 comentários

Olá,

 

Este final de semana, 218 jogadores estiveram presentes na Filadélfia para disputar o primeiro Pro Tour na volta do competitivo ao tabletop. Os formatos escolhidos para a disputa foram: Pioneer e Limited(Phyexia: Tudo Será um). 

 

ESTRUTURA DO TORNEIO

 

METAGAME DO TORNEIO

 

JOGADORES BRASILEIROS PRESENTES NO TORNEIO

 

 

- DIA 1

 

Começando com o Draft, nós acompanhamos o americano, Luis Scott Vargas draftando na mesa selecionada pela cobertura oficial do torneio, para nossa sorte a mesa contava com a presença do brasileiro Willy Edel. A expectativa para ver a abordagem dos jogadores profissionais no Limitado era muito alta. Na prática nós identificamos algumas preferências, tais como: Os jogadores estavam evitando o azul; Estavam priorizando o vermelho; Decks agressivos pareciam também estar muito em alta; E decks com uma base sólida em uma cor e um pequeno splash pareciam uma tendência. 

 

 

Para nossa alegria no primeiro feature match do evento, o brasileiro Willy Edel enfrentou e venceu o LSV! O deck do Willy parecia muito interessante, com bombas como Argentum Masticore e Kaya, Intangible Slayer. Infelizmente Willy enfrentou outro deck muito bom para fechar a mesa do draft e perdeu na mirror de Orzhov.

 

Os brasileiros foram razoavelmente bem no Draft e a expectativa estava bem alta para um bom resultado:

 

 

Depois das três primeiras rodadas de Draft, era o momento do Pioneer entrar em ação, chegava então o momento de descobrir quais jogadores fizeram a escolha correta nesse metagame bem equilibrado, onde os três decks mais jogados eram: Rakdos, MonoGreen e Gruul

 

Depois de 5 rodadas, algumas perguntas foram respondidas. Os jogadores que escoheram os 3 decks mais populares não teriam vida fácil no final de semana, todos pareciam estar bem preparados contra eles. Os decks de "combo" realmente foram uma escolha boa, Lotus, Criatividade ou Greasefang foram muito bem no primeiro dia. Os decks Auras, que também são um deck de setup, também foram muito bem. 

 

Pioneer é um formato muito equilibrado e se o torneio acabasse no primeiro dia, nós teríamos 7 de 8 decks diferentes no Top 8. Lotus, Auras, Criatividade, Rakdos, Mono White Humans, UW Control e Abzan Greasefang

 

Infelizmente apenas 3 brasileiros avançaram para o segundo dia de competição, Eduardo, Willy e Túlio. 

 

 

 

- DIA 2

 

Começou o segundo dia e muito estava em disputa! Premiação, convites para o Pro Tour, Mundial e decidir qual seria o Top 8. Mais uma vez começamos com o Draft e desta vez outro Hall da Fama, Gabriel Nassif, foi o escolhido para acompanharmos. Ele que resolveu se firmar na cor verde, teve uma vida um pouco atrapalhada pois a cor secou completamente no Draft e Gabriel acabou terminando com um deck mediano. O destaque da mesa ficou para outro integrante do Hall da Fama, dêem uma olhada no deck de Shota Yasooka:

 

 

O jogador Shota Yasooka eventualmente fechou a mesa, mas não foi nada fácil, na batalha pelo 3-0, ele enfrentou o americano Benton Madsen com DUAS cópia de Skrelv's Hive! Como o Danilo comentou muito bem na transmissão, decks consistentes estavam conseguindo o 2-1, mas para fazer 3-0, as bombas estavam fazendo muita diferença.

 

Os brasileiros mais uma vez mandaram bem no Draft e se colocaram com boas chances de alcançar diversos objetivos no torneio, até mesmo um Top 8:

 

 

Depois de mais cinco rodadas eletrizantes de Pioneer, o Top 8 acabou se formando com um corte limpo entre os jogadores que atingiram a marca das doze vitórias. Estes foram os respectivos decks:

 

● Izzet Creativity (Duke, Nassif)
Lotus Field Combo (Steuer, Ferber)
Rakdos Midrange (Yasooka)
Selesnya Auras (Madsen)
Mono-White Humans (Matsuura)
Enigmatic Fires (Davis)

 

6 decks diferentes entre 8 jogadores, mostrando a diversidade do formato. 

 

Para enriquecer o debate sobre o formato, dêem uma olhada nessa tabela que encontrei no Reddit sobre os dados do Pro Tour. 

 

 

Infelizmente o brasileiro Tulio Jaudy não conseguiu um bom desempenho no segundo dia, mas Willy Edel e Eduardo Vieira terminaram a competição com 9 vitórias, o que os garantiu no próximo Pro Tour e também um aumento considerável na premiação. Parabéns a todos os brasileiros que estiveram na Filadélfia este final de semana!

 

 

 

- TOP 8


Depois de dois dias de disputa e 16 rodadas emocionantes, estes foram os jogadores e suas listas:

 

Shota Yasooka - Rakdos Midrange
Benton Madsen - Selesnya Auras
Takumi Matsuura - Mono-White Humans
Reid Duke - Izzet Creativity
Nathan Steuer - Lotus Field Combo
Chris Ferber - Lotus Field 
Gabriel Nassif - Izzet Creativity
Derrick Davis - Enigmatic Fires
 
 
 
 
Um chaveamento muito cruel para o jogador que dominou o torneio até aqui, Shota Yasooka iria enfrentar umas das piores partidas do seu deck no formato. Um embate entre dois jogadores de combo, Duke e Steuer, que são integrantes dos melhores times do mundo(Handshake e CFB). O Mono White se deu muito bem pegando o Lotus, um deck do qual ele é o predador natural. E o jogador de Auras pegou uma boa partida, ele que já havia ganho inclusive de Reid Duke com o mesmo deck que Gabriel estava jogando. 
 
O Top 8 seguiu sem surpresas, os decks que deveriam ganhar confirmaram seu favoritismo. A partida mais emocionante do Top 8 ficou por conta de Duke x Steuer, que após Steuer abrir 2x0, tomou a virada para 3x2. Shota caiu para o Fires, Mono White venceu Lotus e o Auras venceu Criatividade
 
No Top 4 Derrick caiu para Reid Duke em jogos bem estudados e longos, principalmente antes do sideboard, o destaque fica por conta da habilidade de Duke que foi muito exigida nos games e a resiliência de Derrick que fez um excelente resultado e demonstrou muita maestria com seu deck, tomando decisões bem rápidas, demonstrando claramente que treinou bastante. 
 
A partida entre White Humans e Auras era uma revanche para o Auras que havia perdido no sábado, porém no Top 8 a história foi diferente, eu cheguei a comentar que o Benton precisava muito de Gladecover Scout na partida e seu adversário de Thalia, Guardia de Thraben. Nos 3 jogos o Auras abriu de Scout e o Humans só assistiu o jogo, foi atropelado.
 
 
 
E estava formada a grande final!!!!! 
 
 
Apenas um pause antes de falarmos da final!
 
 
Enquanto aguardávamos por este jogo incrível que iria acontecer, ninguém menos que o Campeão Mundial, Yuta Takahashi apareceu na coverage e apresentou "sua carta" para o mundo:
 
 
 
 
Voltando a programação normal....
 
 
Na final, Auras era o favorito, Benton Madsen já havia ganho de Reid Duke e de seu parceiro de time, poucas horas atrás. Eu cheguei a comentar na transmissão que Reid Duke era como um "refrigerante de 3 litros", o gás sempre acaba no final, ele já fez muitos resultados mas jamais havia levantado o caneco. Na final Reid pode ver de perto, porém do outro lado o que era perder o gás em uma reta final. Benton fez mulligans forçados e estratégicos em todos os games, inclusive para 4 cartas, mas não conseguiu jogar. E Duke finalmente pode soltar o grito de É CAMPEÃO!
 
 
Foi um enorme prazer acompanhar a volta ao tabletop e poder reviver todas as emoções de um torneio com cartas físicas, o torneio foi disputado em altíssimo nível e foi super emocionante. Vou deixar vocês com a tabela super completa de Frank Karsten com as estatísticas do Pioneer no Pro Tour. Nos vemos em março no Arena Championship! 
 
 Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Juliano Gennari ( Juliano_Bolts)
Jogador competitivo desde 2010, já tendo participado sete vezes do Pro Tour, Vice-Campeão Grand Prix Santiago 2018.
Redes Sociais: Facebook, Twitter
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 23/02/2023 12:27:04

O padrão e ter o subtipo humano , como medding mage, snapcaster, elite spellbinder

(Quote)
- 23/02/2023 11:51:48

Hhauhauhahuauhahuauha, queria virar u q? Centauro? Dragão? Zueira, mas eu iria pedir pra ser um Planinalta novo XD.

(Quote)
- 22/02/2023 16:56:38

mas mano, é o Yuta. literalmente o king of fairies. foda seria ele ser outra coisa kkk

(Quote)
- 22/02/2023 16:00:25
Demorou pow um grande jogador mais que merecido [2]
Reid Duke brilhando mais uma vez, merecido mesmo, puta cara bacana e puta jogador de Magic. Melhor ainda do que os desconhecidos que ganham geralmente rsrs o que não é ruim tb.
(Quote)
- 22/02/2023 10:39:45
Parabéns pela cobertura!

PS.: O cara a faz um esforço colossal pra ser campeão mundial pra virar fada. Eu ficaria muito puto
Últimos artigos de Juliano Gennari
Atualização: Banidas e Restritas - 16/12/2024
GRANDES mudanças nos formatos Pioneer, Modern e Legacy
17.301 views
Atualização: Banidas e Restritas - 16/12/2024
GRANDES mudanças nos formatos Pioneer, Modern e Legacy
17.301 views
Há 1 dia — Por Juliano Gennari
Todos os Campeões do Circuito LigaMagic Central
Nós tivemos 7 finais este final de semana na LigaFest, venha conferir os vencedores e o Top 8!
3.795 views
Todos os Campeões do Circuito LigaMagic Central
Nós tivemos 7 finais este final de semana na LigaFest, venha conferir os vencedores e o Top 8!
3.795 views
Há 1 dia — Por Juliano Gennari
Um primeiro olhar em Aetherdrift
A nova coleção Standard será lançada em fevereiro
5.049 views
Um primeiro olhar em Aetherdrift
A nova coleção Standard será lançada em fevereiro
5.049 views
Há 6 dias — Por Juliano Gennari
Colecionando Innistrad Remastered
As quatro coisas mais importantes a saber e muito mais!
3.523 views
Colecionando Innistrad Remastered
As quatro coisas mais importantes a saber e muito mais!
3.523 views
Há 8 dias — Por Juliano Gennari
Mecânicas de Innistrad Remastered
Innistrad Remastered traz de volta bombas amadas, potências limitadas e terrores variados de todos as coleções de Innistrad.
2.239 views
Mecânicas de Innistrad Remastered
Innistrad Remastered traz de volta bombas amadas, potências limitadas e terrores variados de todos as coleções de Innistrad.
2.239 views
Há 8 dias — Por Juliano Gennari