Existe um conceito na hora de construir decks que chama bandeira, nele você tem uma carta central onde faz sua estratégia. Claro que cards “bandeira” não precisam ter sempre o deck ao redor de si, eles podem potencializar estratégias, dando mais sinergias e criando possibilidades de bandeiras.
A carta que eu queria falar hoje é justamente um exemplo disso, provavelmente um dos melhores nesse sentido na nova coleção, Phyrexia: Todos Serão Um. Estou falando de Tyvar, Lutador Jubiloso.
Esse planeswalker tem 3 habilidades que quero comentar, e depois apresentar uma lista em cada formato, Standard, Modern e Pioneer, que podem aproveitar essas habilidades.
A habilidade que sobe sua lealdade diz que (+1: Desvire até uma criatura alvo). Basicamente é uma habilidade que potencializa algo, então sozinha ela não faz nada, mas sempre que uma coisa nossa tiver efeito quando virar, estamos duplicando. Em um mana dork, o +1 se torna adiciona uma mana, mas também pode ser uma ativação extra de Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos, ou seja +1, sacrifique duas criaturas, compre uma carta, adicione duas manas pretas e o oponente sacrifica uma criatura, ou mesmo mais uma ativação de um Reflexo de Kiki-Jiki. O limite dessa habilidade é a sua mesa. Basicamente, Tyvar, Lutador Jubiloso adora criaturas que viram e fazem algo.
A segunda habilidade do planeswalker diz que (-2: Triture 3 cartas). Em seguida você pode devolver de seu cemitério para o campo de batalha um card de criatura com valor de mana igual ou inferior a 2. Essa habilidade dá mais filtro ao Tyvar, porque eu consigo potencializar vários cards com efeitos ativados de virar, mas se os cards custam 2 ou menos, eu potencializo mais ainda, já que terei mais resiliência na minha estratégia, algo fundamental hoje em dia quando falamos de criaturas.
Por fim, a cereja do bolo e onde esse doce cheira a combo, a habilidade estática: (Você pode ativar as habilidades das criaturas que você controla como se essas criaturas tivessem ímpeto). Aqui é onde a coisa fica interessante, porque tudo o que falamos vai ao infinito, já que posso fazer minhas criaturas com efeitos que viram, e que vou desvirar, ignorando enjoo de invocação. É Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos fazendo dois sacrifícios quando entra, ou mesmo vindo direto do cemitério, é Reflexo de Kiki-Jiki flipando e copiando no mesmo turno, ou simplesmente vários Elfos de Llanowar entrando em campo a partir de uma mana, ligando um no outro.
Ok, podemos ligar várias criaturas que geram mana, fazendo um efeito Elfball, referência ao deck que venceu o Pro Tour Berlim, em 2008, no formato Extended, onde no mesmo turno você vários elfos, graças ao Relance da Natureza e Druida da Heranca. E olha que beleza, temos algo assim no Standard com Katilda, Lider Cervo da Aurora e Rito de Harmonia.
Essa foi a lista que usei no Acesso Antecipado (valeu, Magos da Costa!) e é a abordagem mais 101 para essa estratégia. Katilda, Lider Cervo da Aurora, vários humanos e uma quantidade absurda de criaturas na mesa em um único turno, potencializadas por Rito de Harmonia. Tyvar conseguir, junto com Especialista em Resgates, garantir que Katilda estará em jogo, é muito bom, além de que Entrar na Danca e Torens, Punho dos Anjos serem espetaculares em garantir que teremos um exército na mesa. Meu problema com essa lista é que ela finaliza mal, no sentido de que apenas fazemos várias criaturas, mas tem poucas opções que realmente matam o oponente, tendo apenas 3 Lords (Rei Darien XLVIII), além da própria Katilda. No geral minhas partidas eram sobre fazer várias criaturas, ganhar quantidade indecentes de vida e passar o turno, o que funcionava bem em um Acesso Antecipado, onde todos estão testando coisas, mas não é tão legal quando você toma remoções global e perde. Falta Behemoth Crateropode ou Dragao Predador, para finalizar o jogo. Mas não nego que em algumas situações você tem uma mesa tão forte e tantas cartas na mão que a partida só acaba.
Se formos ao Pioneer a pool cresce bastante e já temos duas casas para o planeswalker, inclusive uma da sua tribo, porque Tyvar, Lutador Jubiloso se dá muito bem o deck de elfos e lá ele encontra boas cartas com efeitos de virar.
Druida do Circulo dos Sonhos é a grande carta aqui, com ela na mesa temos uma quantidade indecente de mana, que pode virar um legítimo Elfball, ou mesmo o combustível para o Mestre de Guerra Elfo vencer a partida. Elfos é um deck interessante e venceu um Challenge Pioneer no Magic Online recente, o que dá mais ânimo para testar Tyvar e seus amigos de orelhas pontudas.
Outra abordagem interessante é no Acererak Combo:
Aqui Gwenna, Olhos de Gaia é a grande beneficiária do Tyvar, Lutador Jubiloso. Poder fazê-la já gerando mana é muito bom e ainda melhor se você entra trazendo Kinnan, Vinculador Prodigio para a mesa, e tem todas as peças bem fácil. Aqui a gente não abusa ao máximo dos efeitos, mas tem Tyvar como opção para sair de partidas mais complicadas, especialmente contra remoções, já que ganhamos um Desenterrar e de quebra mais velocidade para fazer mana, punindo um oponente full tapped.
Para fechar, uma opção Modern que confesso, já me agradou muito em tempos mais simples do formato:
Aqui Tyvar, Lutador Jubiloso está em sua forma final, quer abusar muito da habilidade estática dele? Bora. Quer desvirar coisas relevantes? Tá tendo! Quer trazer do cemitério cartas de até custo 2 que são boas para o combo? Só escolher! O deck é um suco de redundância e chega a ser lindo o que você consegue fazer se desvirar com um planeswalker na mesa. Quase todas as cartas tem alguma sinergia com ele e isso faz com que todos os turnos o oponente tenha que se preocupar se está sendo combate. Bônus de flavour por essa lista (que me foi enviada, um beijo para seu criador) usar Resistencia de Tyvar, onde nosso elfo está fazendo a famosa marmita de phyrexiano.
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Tyvar, Lutador Jubiloso é a carta com mais potencial para algo novo em Phyrexia: Tudo Será Um e a partir de hoje sempre que eu ver uma criatura com algum efeito interessante ao virar vou pensar nesse cara e como posso fazer isso virar uma vantagem gigantesca na mesa.
Até mais!
Ruda
Mas é exatamente o que eu estou falando, nao tem comparação do Tyvar com o artefato, Tyvar é infinitamente melhor
Fui ver esse tal elixir milenário, e pra começar que o seu argumento de `'' ah eu tomo seize faço o que?'' é besta, mas o lance é que você rpecisa de mana pra esse artefato desvirar, o Tyvar não, já começa por aí.....
Aquele tempo não tinha carta de luta, hj em dia tem bastante por isso.