Guia de Selado: Phyrexia: Tudo Será Um
Como se preparar para os eventos de Pré-lançamento
02/02/2023 10:05 - 8.154 visualizações - 20 comentários
Saudações WebWalkers!
Um dos maiores confrontos do multiverso começa a tomar forma. Phyrexia: Tudo será Um inicia a invasão phyrexiana a centenas de outros mundos. E aqui no nosso mundo, o Pré-lançamento dessa coleção está chegando, acompanhado de muitos outros jogos selados.
Portanto, como toda nova coleção, trago-lhes meu artigo com o fim de ajudar a se prepararem para o que está por vir. Ah se todos os mundos invadidos tivessem essa sorte! Lembrando que para conferir a galeria de cards, acesse este link, e para entender melhor as mecânicas da coleção, este link.
Logo mais vocês verão como eu analiso o tema de equipamentos e as habilidades que dão o flavor de Phyrexia, sempre com aquele toque falando sobre montagem dos decks, combinações de cores e curva de mana. Finalizando com uso de remoções, bombas e planeswalkers. Enfim, sem mais delongas:
● POR MIRRODIN!
Decidi começar falando dessa mecânica, pois toda coleção possui arquétipos de combinação de cores, e Branco + Vermelho é o mais evidente nesta. Além de um tema claro, Equipamentos, essa combinação representa também o pequeno número de mirranianos ainda vivos e saudáveis em Nova Phyrexia. A temática das outras combinações se relacionam diretamente à Phyrexia, então falarei mais detalhadamente delas depois.
Por Mirrodin! é uma habilidade presente principalmente nas cores vermelho e branco, com um equipamento azul e um verde como exceções. E como observar as cartas multicoloridas ajuda a entender qual a proposta daquela combinação, nós temos cards como Chicote de Guerra de Bladehold e Jor Kadeen, Primeiro Guardiao Dourado mostrando como os equipamentos importam.
Além disso, cards dessa habilidade costumam ter o custo bem justo com o fato que adicionam uma criatura 2/2 já equipada. Então nós podemos ter os equipamentos no deck contando como se eles fossem cards de criatura, ou seja, ao invés de utilizarmos 16 criaturas (quantidade média comum num jogo selado com decks de 40 cartas), podemos, por ex., usar 11 delas + 5 equipamentos com Por Mirrodin! e deixar um bom espaço no deck para outras mágicas.
Lembrem-se de contar o custo dos cards na curva de mana. Por exemplo, Jor é uma criatura de custo 2, e no terceiro turno podemos baixar “outra criatura” de custo 3, que na verdade é o Chicote. Já há desse modo pelo menos 2 criaturas em campo, sendo uma delas a ficha equipada e que vai combinar com a habilidade do Jor, deixando-o mais forte.
Por fim, aproveite cards que interajam com equipamentos nas mais diversas formas, como o Finalizador de Oxidda. E mesmo que o deck não tenha cards assim, ou cards vermelho e/ou branco na composição, usar uma Cadeira de Batalha Silvoque como uma criatura na curva 6 de um deck com verde é extremamente plausível.
● O MUNDO DE PHYREXIA E AS OUTRAS MECÂNICAS
Tudo em Phyrexia é letal, e se não nos mata, nos corrompe. Com isso ganhamos cards com habilidade de Tóxico, que distribui os famosos marcadores de veneno e a habilidade de Corrompido que se aproveita caso algum/a oponente possua pelo menos 3 marcadores de veneno. Ambas as habilidades não estão presentes em cards vermelhos, portanto vou focar essa parte do artigo nas combinações entre as quatro outras cores. Mais opções com vermelho vêm depois.
A vantagem do Tóxico é que os marcadores de veneno se transformam em um modo de vitória alternativo. As criaturas ainda causam dano de combate normalmente, e caso a gente perca o fôlego com opções tóxicas, ainda podemos ganhar deixando oponentes com 0 de vida. Mas para se aproveitar do venenoso óleo de Phyrexia, ataque com criaturas evasivas e com Tóxico, como o Sifonador Pestilento. Ou criaturas que farão seu/sua oponente pensar muito antes de bloquear, como o Basilisco Cospe-icor, que pode matar quase qualquer criatura por conta do seu Toque mortífero.
Alguns cards, como Mordida Infecciosa ou Inquerito Infeccioso, simplesmente dão marcadores de veneno além de seus outros efeitos. Ótima maneira de dar mais marcadores sem ser simplesmente atacando.
Por fim, entram os cards com Corrompido, onde mesmo que os marcadores tenham estagnado, se a pessoa já tiver com 3 ou mais deles, esses cards ficam extremamente fortes. Como a Curiosidade Distorcida que possibilita a compra de dois cards por apenas UMA mana!!!! Ou a Evangelista da Vivisseccao que é uma criatura ok por 5 manas, mas que vira um monstro assassino se alguém estiver corrompido, levando embora até mesmo planeswalkers!
Neste pré-lançamento, eu acredito que será muito comum encontrarmos decks de 3 cores, mas um deck de 4 cores, verde, branco, azul e preto, pode ficar extremamente consistente e letal interagindo o tóxico de cada cor + outras habilidades + remoções + correções de mana.
Mencionei essa combinação, pois além dela ter as habilidades de Tóxico e Corrompido, ela tem uma das maiores bombas da edição, que é a multicolorida Atraxa, Grande Unificadora. Se minha pool de selado possui ela + algumas correções de mana (como um Atlas Phyrexiano), eu ficaria extremamente inclinado a testar um deck das 4 cores dela. Pois ela pode facilmente encher minha mão com novos cards, além de ter um corpo e habilidades de combate assustadores!
● PROLIFERANDO O OLÉO
Proliferar retorna nesta edição, uma habilidade excelente para aumentar os marcadores de veneno em oponentes, crescer marcadores de lealdade nos planeswalkers, e adicionar mais marcadores de óleo em suas permanentes. Azul é o reizinho do Proliferar nesta edição, não à toa o horror lendário do Centro Cirúrgico é o Tekuthal, Dominus do Inquerito. Enquanto o vermelho é o reizinho do óleo, com uma quantidade imensa de cards que se importam com essa função, como a simples Gravadora de Axiomas.
Muitos cards ficam melhores quanto mais marcadores de óleo eles possuem, como o Migloz, Esmagador do Labirinto que quanto mais marcador possui, temos mais possibilidade de removê-los e ter mais efeitos. Para colocar marcadores extras, além de proliferar, nós podemos usar cards como Corredor Magmatico que coloca óleo diretamente em outras permanentes, inclusive ele e o Migloz formam uma combinação bem agressiva de ataque, onde o Corredor abastece a Besta, ataca com ímpeto, volta pra mão, abastece de novo… e assim vai…
Outros cards conseguem quase que sozinhos ganhar mais marcadores. Um Dragonete Traineira pode ficar um monstro voador, e combinado com Augurio Experimental, por exemplo, já ganha 2 marcadores de óleo e cresce ainda mais. Lembrando que o Augúrio é uma mágica instantânea, então isso pode até ser usado como truque de combate.
E pra melhorar, que tal estendermos os efeitos de Proliferar com cards como com Ezuri, Espreitador de Esferas ou Aspirante Ardilosa, criando bônus! Lembrando que no improvável caso de haver nada com marcadores, ou nada interessante para proliferar, podemos escolher, por exemplo, uma criatura sem marcadores e proliferar zero nela, simplesmente para tirar proveito de cards como o Ezuri.
● Tudo será um
Até então o meu artigo dividiu bem o que é Phyrexia e o que restou de Mirrodin, mas claro que na construção de deck e no jogo tudo será junto e misturado. Por exemplo, a Elesh Norn, Mae das Maquinas combina muito bem com o efeito desencadeado de criar fichas dos equipamentos como Divisor Vulshoque. Se for do nosso lado do campo, criamos uma ficha extra de rebelde, enquanto se for do lado oponente, nenhuma ficha é criada.
E como mencionei anteriormente, acho que será bem comum vermos decks de mais de duas cores. Há relativamente muitos artefatos incolores e terrenos que corrigem mana, além de um ciclo de terrenos comuns que podem ser sacrificados, geralmente depois de estarem sobrando no campo, em troca de um card.
O Monumento a Perfeicao é um exemplo que filtra o deck por fontes corretas de mana, e também busca Esfera como Os Pocos de Dross, um dos terrenos do ciclo de sacrifício e compra. Imaginem isso num deck mais de ramp ou que controle mais o jogo, até transformar o Monumento num colosso com tóxico 9!
● VELOCIDADE, BOMBAS & REMOÇÕES
Todas as cores possuem excelentes cards de custo baixo, entre eles criaturas muito relevantes de custo 1 e 2, e o poder e a resistência delas estão bem equilibrados com suas habilidades e raridades. O selado de Phyrexia: Tudo Será Um aparenta trazer um campo bem agressivo nos 3 primeiros turnos, mas que pode ser controlado e contornado, principalmente porque há várias remoções de baixo custo. Então o ponto central desse selado será saber combinar o tipo de perfil que você deseja.
Se num certo momento do jogo eu estiver sendo mais rápido e agressivo, vou querer combinar cards como Duelista da Mandibula com Manto do Labirinto e causar mais dano ao mesmo tempo que o protejo. Se num certo momento eu estiver mais defensivo, vou usar cards como Ataque Voltaico primariamente para eliminar criaturas e planeswalkers e ainda proliferar, conseguindo talvez marcadores suficientes para o meu Trazer o Fim ser um anula 100%.
Nos turnos iniciais, prefira controlar o campo por trocas de combate, pois a partir da quarta mana, é onde essa coleção começa a puxar as criaturas ao seu máximo de poder X custo. Sendo as raridades míticas onde acontecem as maiores discrepâncias: A volta do Obliterador Phyrexiano e sua nova contra parte branca, por exemplo. Ou 3 dos Dominus que possuem custo 4 e um deles custo 5, só o verde é mais caro, porém essa cor é quase sempre a que traz criaturas com o maior corpo, como o gigante Tyrranax Rex por apenas 7 manas.
Felizmente essa coleção também possui remoções eficientes de baixa raridade e custo. Ossificacao é incrível contra quase qualquer coisa, Salva Rebelde é um dano que elimina criaturas mesmo indestrutíveis (cuidado em não queimar o Obliterador!) e pode custar apenas 1 mana. Edito de Sheoldred é super versátil e perfeito para criaturas com indestrutível ou criaturas e planeswalkers com resistência à magia, tipo a Kaya, Matadora Intangivel, a qual inclusive possui habilidade para remover criaturas e encantamentos.
Há ótimas remoções também em raridade comum. Eu gosto sempre de ter o máximo de remoções, pois é possível jogar só com cartas comuns e incomuns no deck e ganhar, simplesmente porque a pessoa teve várias remoções e eliminou todas as bombas míticas e raras inimigas.
● O fim é o começo do UM
Chegando ao final do artigo, duas coisas que queria pontuar rapidamente são o número de planeswalkers e o as fichas de ácaro. Há 10 planeswalkers nessa coleção, 5 raros e 5 míticos, esses últimos com Completado. O Jace, a Mente Aperfeicoada é um dos caídos para Phyrexia. Embora esse tipo de planes não seja novidade (tivemos Tamiyo e Ajani antes), a quantidade é, e digo isso para nos preparar para planeswalkers em diferentes cores, que possam cair na mesa mais cedo do que o esperado em troca de vida.
O segundo ponto é sobre as fichas de ácaro. Uma “habilidade” presente majoritariamente no branco, e que enriquece o flavor da infestação. Felizmente, ou infelizmente, essas fichas não podem bloquear, então elas acabam tendo uma função mais de ataque ou de sacrifícios para outros efeitos. Lembrando que elas são artefatos, então efeitos que desencadeiam ao entrar em campo, ou usam o número de artefatos nele, se beneficiam muito dessa quantidade de fichas.
Enfim, espero que, antes de tudo, as dicas e análises nos meus artigos ajudem vocês a se divertirem e jogarem com mais segurança. Portanto, desejo um ótimo pré lançamento e jogos selados.
Tudo será um!!!
Cuidem-se, bons jogos, e até o próximo artigo!
Felipe (Atarka)
Felipe Bracco ( Bracco)
Viciado e apaixonado pela mana vermelho, adorador de Goblins, viajante das teorias, curioso e observador! Buscando sempre expandir os limites da minha própria escrita e do que pode ser escrito.Jogo Magic desde 2000, e hoje estou mergulhado inteiro na comunidade. Sou inclusive administrador do MTG LGBT, grupo de Magic no Facebook visando acolhimento e promoção de eventos relacionados.
Se quiser saber mais sobre, entre em contato!!!
Redes Sociais: Facebook
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 06/02/2023 22:00:47
Prabéns pelo artigo e agradeço-lhe pois, no último domingo (05/02/2023) consegui vencer o selado em minha cidade (4/0/0). Jogando de Orzhov, utilizei uma mecânica relativamente simples, mas com ênfase em remoções.
O formato limitado é MUITO cativante, ao meu ver. A diversão de abrir boosters e o desafio que nos traz em montar a melhor versão possível da pool é incrível.
O formato limitado é MUITO cativante, ao meu ver. A diversão de abrir boosters e o desafio que nos traz em montar a melhor versão possível da pool é incrível.
Últimos artigos de Felipe Bracco
Guia de Selado: Foundations
Nada melhor para entender a coleção que estudar e jogar o seu pré-lançamento.
Guia de Selado: Foundations
Nada melhor para entender a coleção que estudar e jogar o seu pré-lançamento.
Guia de Selado: Duskmourn
Venham aqui, viremos à esquerda, e não se separem!
Guia de Selado: Duskmourn
Venham aqui, viremos à esquerda, e não se separem!
Guia de Selado: Bloomburrow
Uma coleção muito fofa, cheia de grandes desafios e pequenos aventureiros
Guia de Selado: Bloomburrow
Uma coleção muito fofa, cheia de grandes desafios e pequenos aventureiros
Guia de Selado: Modern Horizons 3
Meu artigo vai ajudar vocês a se prepararem para o pré lançamento desta semana
Guia de Selado: Modern Horizons 3
Meu artigo vai ajudar vocês a se prepararem para o pré lançamento desta semana
Guia de Selado: Os Fora da Lei de Encruzilhada do Trovão
Curvem bem e preparem remoções!
Guia de Selado: Os Fora da Lei de Encruzilhada do Trovão
Curvem bem e preparem remoções!