Sou um cara “do momento”, muitas vezes, tomando atitudes que me arrependo pouco tempo depois. Não temos máquina do tempo, mas é possível mudar sua mentalidade(ou Mindset, se você for coach) para ser menos impulsivo. Mas como?
A Sunk Cost Fallacy, ou Falácia do Custo Irrecuperável, em português, é a teoria que descreve nossa tendência em tomar uma decisão “errônea’ se já investimos nela previamente, mesmo que haja opções de menor investimento disponíveis atualmente.
Se você comprou uma carta foil com a arte alterada para usar em seu deck, mas, depois de um tempo, ela para de jogar na sua lista, a Sunk Cost Fallacy(ou SFC, para simplificar) diz que você provavelmente vai continuar usando-a, por ter se tornado sua pet card e você ter investido(nesse caso) dinheiro nela, quando você poderia trocar por uma carta não-foil que jogaria melhor no deck.
Há diversas maneiras de cometer decisões errôneas através do SFC aplicado no Magic. As mais comuns são:
● Durante o deckbuilding.
● Durante a partida.
- Durante o deckbuilding:
Como disse no exemplo da foil acima, você pode cometer uma SFC apenas por jogar com uma versão da carta que você gosta(normalmente, promo, foil etc), mas também há o efeito pet card(que eu sofro muito), que é quando você não quer abandonar uma carta que não está bem posicionada, pois você “sabe jogar com ela” ou “ninguém vai esperar essa tech”. Lembre-se, a falácia não é apenas sobre tomar decisões relacionadas a um investimento, mas não precisa ser apenas monetário, pode ser investimento de tempo ou conhecimento prévio também.
- Durante a partida:
Algumas jogadas precisam de setup, ou seja, você precisa fazer algo e espera que outra coisa aconteça num futuro próximo, como é o caso de fazer um Confidente Sombrio e torcer para ele sobreviver e te dar cartas.
Quando fazemos jogadas de setup, tendemos, graças à “maravilhosa” SFC, continuar com ela, custe o que custar. E nem sempre essa é a melhor opção.
Ao longo dos turnos, ou até mesmo do mesmo turno, ganhamos informações que podem redirecionar nosso intuito(ex: você achava que o oponente tinha um counter e descobriu que ele não tinha, agora a jogada muda). O problema é que tendemos a seguir com a falácia, e continuar com a jogada que preparamos, mesmo que ela seja pior(mesmo que só um pouco) que a outra possibilidade.
É comum forçar essa jogada do setup, uma vez que normalmente gastamos recursos nela. A jogada pode ir desde dar uma Forca de Vontade em um Pasmar por não ter baixado land antes de jogar a mágica até a perceber, após conjurar um Ritual Sombrio que a jogada que você queria fazer não vai dar certo e é melhor perder o ritual do que todas as cartas da mão apenas para “completar” a jogada.
SCF vem da emoção, irracionalidade da jogada. Não que a jogada que fizemos foi RUIM, apenas que ela não é mais a ideal, independente do motivo, e é aí que devemos usar a RACIONALIDADE(diferente do MOVIMENTO RACIONAL do Tim Maia) para fazer a jogada com o maior EV(expected value) e não a jogada que nos faça parecer menos bobos ou que faça com que você se sinta menos mal por ter “desperdiçado” um recurso.
Claro que é fácil falar, mas recursos gastos foram GASTOS, já era. Se ficar pensando muito no Raio que você deu sem querer num ¾, ele não vai voltar, muito menos a mana gasta. No entanto, você pode pensar que tudo é um investimento. Você investiu numa jogada que não deu certo, tudo bem, talvez tenha que correr para compensar isso com alguns 2 pra 1 na próxima jogada, o importante é identificar o erro e entender quando mudar as engrenagens.
- Como resolver o problema de SCF?
Bem, não consigo resolver isso para sempre e nem em todas as situações, não dou garantia para o meu serviço(só se você comprar a garantia estendida).
O segredo aqui é CALCULAR A JOGADA.
Quando você pensa em uma jogada, deve ter um motivo para fazê-la. Não se faz um Capturar Pensamento “só por jogar”, você deve entender se esse é o melhor momento para conjurá-lo, se há algum outro turno onde você possa fazê-lo e encaixar double spell. Nunca jogue por jogar, isso já vai reduzir drasticamente a SCF, que é baseada em ações mais emocionais que racionais.
Você não pode e nem deve abandonar suas jogadas instintivas. Jogamos Magic por dezenas, centenas e até milhares de partidas com os mesmos decks, a sua memória de jogo vai ser importante SIM! Só não deixe o seu carro no automático, saiba quando mudar de marcha para melhor a eficiência do motor do seu carro.
A Sunk Cost Fallacy é um conceito menos discutido do que se deveria, programar suas jogadas é tão importante quanto qualquer outro conceito do jogo.
Espero que tenham gostado, daqui umas semaninhas estamos de volta, e não se esqueçam de me seguir no Youtube, Twitter, Twitch e, se puder, me ajudar no Apoia-se.
Um abraço do Orelha e até a próxima!
Notou agora bobinho? Rsrsrsrsrs
Falaram ali embaixo do TS no turno 1, sim isso é óbvio, mas acho que o que ele quer dizer, é você está de Greasefang contra UW control, comprou o TS, não use de cara, espera vir o Greasefang, dê o TS antes pra tirar a remoção ou o counter, e aí faça o Greasefang.
Mtg Arena.. mesma jogada, toma o mana tithe, shame scoop...
Tem um artigo do antigo do PV falando sobre o sunk cost.
Oreia sabe memo do joguinho, grande artigo!
E exatamente por isso que, quando vc joga com um deck que domina, todas as jogadas já são pré-pensadas. Magic é um jogo de repetição de padrões, bem mais do que a maioria das pessoas gosta de aceitar. Sempre existe uma jogada certa e outras menos certas e outras muito erradas. Superestima-se demais as "decisões" num jogo em que as decisões já existem, estão ali, e a capacidade do jogador de enxergá-las envolve e depende muito da experiência com o deck, matchup e de jogo em si.
A maioria das jogadas em jogos de Magic em formatos competitivos funciona dessa forma.
Um exemplo é o Thoughtseize, mencionado ali. Pioneer: você tá de Rakdos, independente da matchup, na play, com TS na mão. A sua jogada de T1 é mana TS e ponto. Não existe cenário em que a jogada não seja essa. Essa jogada é pré-determinada. O mesmo vale pro famoso Bolt (insira aqui qualquer remoção custo 1) na Bird (ou qualquer dork custo 1) no T1.
Fora isso, a questão aqui implica mais sobre o macro do que o micro. Se na matchup, o se plano de jogo é agressiva e com criaturas de custo baixo, voce nao vai segurar tuas criaturas na mão pq tomou um counter uma vez, já que o objetivo é atingir uma massa crítica de criaturas pra atropelar o oponente. Ao mesmo tempo, e pelo menos motivo, a decisão de não botar mais criaturas na mesa do que o necessário é automaticamente feita no momento em que a matchup envolva a presença de boardwipes pelo oponente.
Isso é mais sobre entender e aplicar plano de jogo, conhecer a matchup e jogar em volta do que o seu oponente tem pra impedir o seu plano de jogo do que qualquer coisa.