Oi, amores! Com a chegada da nova coleção em fevereiro, sabemos que muita coisa acaba mudando em diversos formatos e, com o terceiro ciclo de classificatórios para o Showdown começando com tudo, resolvi trazer minhas primeiras impressões dessa primeira metade das cartas que já está disponível em Phyrexia: Tudo Será Um para o formato da terceira final. Temos mais ou menos metade da edição disponível nesse momento, então, separei aqui 10 cartas que podem ser adições interessantes para o Piooner até agora.
#1 Ossification
Eu gosto muito de opções baratas de remoções que são difíceis de remover e encantamentos normalmente não são as cartas mais simples de se resolver. Gosto muito dessa carta como uma opção de remoção para o sideboard do White Weenie ou até mesmo do Selesnya Anjos.
O tipo de reprint que a fama precede a carta. Arena Phyrexiana é uma carta incrível e eu só consigo imaginar o estrago que ela pode causar com Sheoldred, o Apocalipse. Acho que tem bastante espaço para ela no Rakdos e no Dimir Controle.
Como falei antes, sou fã de remoções versáteis e essa não é exceção. Poder escolher o custo dela e remover com eficiência criaturas maiores deixa ela bastante interessante na minha opinião. Gosto bastante dessa carta como uma opção de remoção para o Abzan Greasefang, aproveitando ainda mais de sua segunda habilidade de voltar alguma coisa do cemitério em instant speed.
Os Planinautas que se protegem bem são sempre interessantes e a nova errante faz isso muito bem. Custo 6 com certeza não é para todas as estratégias, mas eu gosto das linhas diferentes que ela pode seguir, como já entrar limpando a mesa com o -4, blinkando uma criatura com algum efeito ETB interessante ou colocando uma criatura bastante substancial de graça, acho que ela pode ser um brinquedo novo interessante para um UW Control.
Mais um planinauta para lista, o Kaito tem um custo mais convidativo e a habilidade estática dele definitivamente é algo a se prestar atenção. Ele pode dar um ângulo bem legal para um Dimir Mid ou até mesmo Ladinos, comprando duas cartas por turno.
Tyvar é uma carta super forte, o problema dele talvez seja não ter uma casa no formato que consiga recebê-lo tão bem, mas estamos falando de um planinauta barato, com uma habilidade estática super relevante e duas habilidades boas. Existe um projeto de BG Elfos no Pioneer e com o terreno BR novo, Penhascos de Fenda Negra, talvez comecemos a ver mais versões Jund de baralhos de sacrifice.
Eu gosto bastante da Nissa como uma opção de 1 of no Mono Green, especialmente na mirror, conseguindo destruir artefatos com facilidade e com o ultimato dela passando por cima de uma mesa travada. Acho que ela é capaz de gerar ângulos interessantes e mais independentes do combo para o baralho.
Eu tenho um ponto fraco por planinautas que compram carta por 0, a Vraska ainda dá proliferar, aumentando seues marcadores, tem um -2 que é uma remoção bastante eficiente e um -9 que pode deixar o jogo bem próximo do fim, dependendo do baralho. Consigo vê-la encaixada em baralhos com preto como Rakdos e Dimir Control.
Nossa última remoção da lista é uma excelente carta que com certeza merece sua atenção. Uma mágica instantânea incomum de custo baixo e super versátil, consigo ver essa carta compondo muitos baralhos pretos no formato e com certeza é algo para se ficar de olho.
#10 Fast Lands Aliadas
Os terrenos poderiam render um artigo inteiro dedicados a elas, acho que a chegada delas no formato vai mudar bastante coisa nele e adicionar uma velocidade que alguns decks estavam, com certeza, precisando. O ciclo de terrenos inimigos já joga em diversos decks e não acredito que esses serão diferentes. Como são 5 terrenos, vou deixar listado aqui embaixo onde eu acredito que cada um deles pode se encaixar.
● Litorais de Mancha Negra O terreno azul e preto chega para compor as versões de baralhos Dimir que andam surgindo no pioneiro, principalmente as versões midrange e ladinos.
● Costa do Mar de Cromo: Bant Espíritos agradece por mais opções de terrenos duplos que entrem desvirados no começo do jogo e talvez a gente consiga ver alguma versão de soldados aparecendo.
● Desfiladeiro da Linha de Cobre: Acho que esse terreno era tudo que o RG Veículos estava esperando e pode se beneficiar muito da sua chegada. O baralho já é interessante e já anda aparecendo faz um tempo, mas ganhar um pouquinho mais de velocidade na base de mana não deixa de ajudar.
● Penhascos de Fenda Negra: Para a alegria dos amantes do Rakdos, ganhamos mais uma excelente opção de terreno para compor a base de mana e, com a sua chegada, os baralhos Jund podem se beneficiar de uma base mais sólida também.
● Bosque das Margens Cortantes: Provavelmente o mais versátil da lista, o terreno verde e branco consegue se encaixar também no Bant Espíritos, no Abzan Greasefang e no GW Anjos, que andam fazendo bastante sucesso de um tempo para cá.
-
E por hoje é isso, pessoal! Não esqueçam de contar nos comentários qual a carta favorita de vocês na edição e qual baralho vocês mais querem testar.
Um beijo,
Carol
Preto é a cor mais forte do formato desde que ele começou. Desde o monoblack aggro, passando pelo Sultai Delirium com Uro, UB Inverter, BW Auras Lurrus, Jund Sac até o Rakdos Mid, preto sempre esteve no top tier do formato.
Se a carta que define o Legacy é Force of Will, Thoughtseize é a que define o Pioneer.
Pra quem não joga de preto, como é o meu caso, tem sido uma situação de remar contra a corrente de modo constante.
Claro cheio de hate do cemitério muito fácil fazer isso no passe, melhor farmar portal então
Até pq Junji e Crueldade de Gix são também mágicas instantâneas e que, além de reanimar, removem uma criatura do oponente.
Ótima comparação!