O Pioneer será o formato do primeiro Pro Tour em 2023 e foi escolhido mais uma vez para a final de uma temporada de Shodown.
Lembrando que você pode conferir a lista completa dos classificatórios para o CCG Showdown acessando este LINK AQUI. Nos dias 17,18 e 19 de fevereiro vocês irão acompanhar todas as emoções ao vivo do Pro Tour no Canal da LigaMagic.
- Você provavelmente já leu ou ouvir alguém dizer as seguintes frases:
"O Rakdos Midrange é o melhor deck do Pioneer, precisam banir Fable of the Mirror-Breaker"
"O Nykthos Ramp é o melhor deck do Pioneer, precisam banir Karn, o Grande Criador"
"O Izzet Phoenix é o melhor deck do Pioneer, precisam banir Treasure Cruise"
- Por que nenhuma dessas coisas aconteceu até hoje?
Primeiro ponto, em relação ao melhor deck, em algum momento em 2022 todas essas afirmativas estavam corretas. Mas o Pioneer é um formato muito volátil e talvez esta seja a característica mais importante para um formato de Magic ser "funcional".
Vamos aos fatos, nesta última semana aconteceu o Pionner Showcase Challenge, um dos mais importantes torneios online e disputado por alguns dos melhores jogadores do mundo, o torneio contou com a presença de mais de 400 jogadores do mundo todo. Você pode encontrar a classificação final AQUI.
Dos 3 "melhores decks" do formato, nós tivemos apenas 1 cópia de Rakdos Midrange no Top 16, 1 cópia de Nykthos Ramp no Top 16 e zero cópias de Izzet Phoenix entre os 16 melhores decks do torneio.
- Como explicar isso? Esses três decks não são mais os melhores?
É aí que entra a magia do Pioneer. Em novembro o melhor deck do formato, era o Izzet Phoenix, este deck era o deck mais escolhido entre os melhores jogadores do mundo e também foi o deck campeão do Mocs Finals. Sendo assim o deck começou a empurrar o seu melhor match "para fora" do metagame e cada vez menos jogadores começaram a jogar de Bant Spirits, além disso o metagame se tornou muito hostil para o Phoenix, com os principais decks do formato todos melhorando seu "kit contra Phoenix". O próprio Rakdos Mid faz isso muito bem e adicionou mais cópias de Misery's Shadow, Sheoldred, o Apocalipse, além de cópias adicionais de Go Blank no sideboard.
O Lotus Field que tem uma boa partida contra o Phoenix enxergou uma brecha para "voltar" com tudo. Além da popularidade do Phoenix, o Lotus contou com a entrada do Selesnya Angels e o aumento da popularidade do RG Boats no metagame, dois decks que são muito bons contra o "predador" de Lotus, Mono-White Humans. Esses dois decks ganham tão bem do deck de humanos que mesmo o deck sendo um dos mais populares ele não teve nenhuma cópia no Top 32 do último Showcase.
É muito interessante como cada pequeno movimento tem um impacto imediato no metagame e nos resultados do Pioneer. Vamos analisar o Top 8 do Showcase.
1 - Rakdos Sacrifice
2 - RG Boats
3 - RG Boats
4 - Golgari Midrange
5 - Azorius Control
6 - Lotus Field Combo
7 - Lotus Field Combo
8 - 4c Fires of Invention
Eu acredito que 6 desses decks tem uma boa partida contra o Rakdos, eu não posso afirmar que são 7 porque o Golgari Mid é um deck autoral e completamente fora do metagame, mas talvez 7. Então com zero Mono-White Humans no Top 32, tivemos 2 Lotus no Top 8. O RG Boats parece finalmente ter encontrado a lista padrão perfeita para vencer o Rakdos Mid, e colocou duas cópias no Top 4. Esse resultado condiz exatamente com a movimentação do metagame.
Graças ao Frank Karsten, nós podemos notar que Rakdos Sacrifice tem stats impressionantes contra os decks mais populares atualmente:
Imagem por Frank Karsten
- E agora o que vem a seguir?
Eu acredito que podem acontecer algumas coisas mas a minha primeira aposta é que o Nykthos Ramp volte a ser o melhor deck, eu digo isso porque não enxergo o Mono-White Humans com forças para voltar com tantos Selesnya e RG além disso, o Bant Spirits também deve continuar em baixa. Eu acredito que RG continue a ser uma escolha muito boa. O deck de Lotus deve encontrar um ambiente mais hostil e assim como aconteceu com o Phoenix ele deve perder um pouco de sua popularidade atual, o que irá abrir brecha para o próprio Phoenix aumentar a sua participação no metagame em breve. Se o metagame não se voltar contra o Lotus, ele irá continuar a ser o melhor deck do momento.
O primeiro Pro Tour de 2023 será nos formatos Pioneer e Draft, nos dias 17,18 e 19 de fevereiro você irá acompanhar tudo ao vivo no Canal da LigaMagic, com nossa equipe trazendo uma análise apurada do metagame além das emoções das partidas que irão marcar o retorno do tabletop ao competitivo.
Com a terceira temporada do Showdown começando agora em janeiro, o Pioneer deve "pegar fogo" aqui no Brasil. Para escolher o melhor deck possível, você precisa estudar ou tentar prever ao máximo o seu ambiente local. O Pioneer é um quebra-cabeça, se você montar ele corretamente você vai escolher o seu deck muito bem.
Com uma nova coleção se aproximando algumas coisas podem até mudar no Pioneer, mas os alicerces desse formato tem se mantido fortes e firmes por um bom tempo.
- Por que o Pioneer é o melhor formato competitivo?
O formato sustenta as reclamações da comunidade que naturalmente pede banimentos toda semana, com resultados e movimentações naturais de metagame. O formato tem sempre um quebra-cabeça interessante para ser resolvido toda vez que você decide jogar um torneio neste formato. Mutável? Alterável? Incerto? Volátil.
Interessante? Emocionante.
Imagem por Frank Karsten
Nos vemos na próxima!
![](http://repositorio.sbrauble.com/arquivos/up/artigos/redator/1682081853_880691547.jpg)
![](http://www.lmcorp.com.br/arquivos/img/vip/m.png)
Absolutamente todo mundo da época virava a cara pro modern por não entender pq a wizard não investia no legacy ao invés de criar um novo formato "piorado", eu sei, eu estava lá.
No final, todos irão jogar Pionner, até a wizard decidir que o formato precisa "rotacionar" novamente.
N falo das staples, mas sim de coisas como tudo se resume a uma carta escrota de 3/4/5 cmc que geralmente acaba o jogo com um combo chato e sem graça. Ganhando uma vantagem imensa no campo sem que vc consiga fazer nada pra dar counter.
Kikki Jiki's Bizzare Adventures
Sheoldred
Lili do véio
Skysoverign
Essika's (SILVER) Charriot
Karn
Storm the Festival
Griesefang
...
Nos primeiros 12 jogos ( duas semanas em torneio de 4 rodadas com top cut) vc acha massa. Mas na terceira semana já começa a ficar enfadonho o negócio.
Mas isso é problema do formato?
É claro que não, leitor de comentário, Otário!
A fire philosophy da HASBRO de fazer comandantes e cartas pra comander ( EM TODOS OS PRODUTOS) cada vez mais rápidas e mais autosustentáveis, que vem desde 2019 com o fim dos blocos, é o que tá estragando o jogo. Tudo fica mt rápido, tudo tem pelo menos 90 efeitos que abrem uma vantagem imensa quando comparado com o resto.
Enquanto a Wizards lia isso (se é que leu) ela lançou mais uns 300 comanders. Money, my dear. MONEY
Ela simplesmente matou a diversidade de todos os formatos pois todos eles giram em torno de 4/5 criaturas OP.