Olá, tudo bem?
Voltamos para mais um artigo sobre o Pioneer e dessa vez com a melhor escolha do formato.
Nesse artigo vamos focar no deck mais forte do formato atualmente, o Rakdos Midrange. Ele sempre esteve no pico do formato e voltou a ter uma hegemonia nos últimos dias, isso de acordo com os últimos torneios e com a frequência de mirrors que tenho pego no Magic Online.
Bom lembrar que a cerca de três semanas, o Rakdos estava em baixa devido à grande quantidade de Mono Green Devotion e decks que jogam com muitos encantamentos, que são uma grande dificuldade para essa estratégia. Porém, com o sobe e desce do metagame, tudo mudou e voltou a ser muito viável para o BR.
Atualmente temos os seguintes decks em alta: Rakdos Midrange, UR Fênix, Lotus, Mono Green e Mono White. Outros decks bem próximo ao topo: GW Anjos, RG Vehicle, BR Sacrifice, UW Controle e Espíritos. Partindo desse princípio temos todas essas escolhas em aberto para jogar qualquer torneio.
Como disse, devido a mudança do meta e também a Sombra da Desgraca que melhorou o deck consideravelmente, principalmente contra o Mono Green e no mid/late game dos jogos. Voltei a jogar com o Rakdos nos principais torneios do MOL e nas ligas, e estou tendo bons resultados. Além disso, a quantidade de BR nos top 8 dos torneios é acima de dois lugares regularmente.
A volta de Lotus Field e UR Fênix fizeram com que o meta mudasse, levando o ambiente a um lugar mais confortável ao Rakdos, claro que jogar contra esses dois deck não é fácil, porém é muito melhor do que algumas matchs. Outro fator que também influenciou muito foi o UW Controle aparecer constantemente nos últimos torneios, onde temos um jogo que posso dizer que é favorável. O game contra Mono Green sempre foi muito desfavorável, mas o Shadow conseguiu melhorar tanto a pressão aos pontos de vida, quanto a forma de exilar as principais criaturas do deck.
Como é um deck muito popular, aconselho a praticar muito a mirror porque essas partidas farão muita diferença nos torneios que você vai jogar.
Vamos falar um pouco das minhas escolhas.
Esfera Amortecedora está ai, devido ao grande número de Lótus que veio aparecendo nos últimos dias e ser um jogo bem justo onde depende muito dos keeps de cada jogador, então decidi colocar mais essa arma para melhorar a match. Agulha Medular foi outra carta que começou a aparecer no side do deck para melhorar algumas matchs complicada, como Mono Green, queria usar duas cópias, mas não tem espaço no sideboard, todavia, fica uma avaliação ao field do torneio que você irá jogar. Outro detalhe é que muita gente só usa duas cópias de Sombra da Desgraca , decidir usar três pelo potencial e melhora da carta contra alguns decks.
Vamos falar um pouco sobre como o deck joga contra algumas matchs.
MONO GREEN: Sempre foi um terror para o BR, muito complicado ganhar o game 1, devido à pouca opção de exilar as criaturas do oponente, mesmo quando usava Kalitas, Traidor de Ghet, ter custo quatro e ser lendária atrapalhava muito. Trol Vetusto e Cavaleiro dos Espinhos são duas cartas que precisam ser respondidas porque controlam sua agressividade e aumentam a devoção do oponente para tornar a Nyktos, Santuario de Nyx muito forte. Sempre tente keepar uma mão com interação com seu oponente turno um e dois, porque se deixar ele jogar livre os primeiros turnos facilmente o jogo pode desandar.
Side In: 2 Coagir, 1 Agulha Medular, 3 Evento de Extincao, 2 Esfera Amortecedora.
Side Out: 3 Invasora do Cemiterio , 4 Gigante Esmaga-ossos // Pisar, 1 Croxa, Tita da Fome da Morte
LOTUS FIELD: Jogo muito complicado, tem que ter uma boa ideia de mulligans relevantes, porque muitas das vezes sua mão vai estar razoável, mas não vai conseguir ganhar o jogo contra o deck. A principal ideia de mão é ter criaturas na curva dois, três, além da Sheoldred, o Apocalipse e/ou Capturar Pensamento . Tente seguir esse padrão. Com sideboard a situação melhora consideravelmente, onde você consegue mais interação com a mão do oponente e Esfera Amortecedora, Agulha Medular são muito interessantes para travar Palco Dramatico. Dar Branco algumas vezes não vai ser tão efetivo, mas é necessário para atrapalhar a mão e o cemitério do oponente.
Side In: 2 Coagir, 1 Agulha Medular, 2 Esfera Amortecedora 3 Dar Branco
Side Out: 4 Empurrao Fatal, 2 Perfuracao Letal, 2 Palavra de Poder: Matar
UR FÊNIX: Aqui temos muitas variáveis, tenho amigos que adoram jogar com esse deck e dificilmente perdem para BR. Tenho que concordar que o game 1 é muito difícil, o BR tem que vir com uma mão boa ou acertar a Sheoldred, o Apocalipse sem que o oponente tenha resposta. Depois que entra o side acho que é um jogo bem justo, pelo menos o side que eu costumo fazer, ganho bem mais do que perco esse game. Porém, meu side gera muita discussão com os amigos que jogo e/ou converso sobre. Vou do princípio: se eu não interagir com o oponente ele vai jogar solo, comprar o deck todo e ganhar, apesar que outros preferem lidar mais com a mesa do jogo. Fica uma boa reflexão, vou colocar meu side de costume, para quem gostar, concordar ou quiser testar.
Side In: 2 Coagir, 3 Dar Branco,
Side Out: 4 Gigante Esmaga-ossos // Pisar, 1 Perfuracao Letal
Obs: Tem gente que gosta da Esfera Amortecedora, na play não coloco, mas na draw é uma boa opção. Pode tirar 1 Perfuracao Letal e 1 Sombra da Desgraca
MONO WHITE: Considero esse um jogo relativamente fácil no game 1, entretanto, algumas vezes eles veem explosivos demais e não dá para segurar, mas no geral é um bom game. O grande problema é depois do side onde ele coloca Anuncio de Casamento , que é uma carta que não temos como lidar, a ideia é focar nas criaturas, onde tem que saber usar os Evento de Extincao para que tenha melhor efeito na mesa do jogo. Outro detalhe é tentar deixar uma remoção para o Cataro Brutal, que pode atrasar seu jogo e ficando na mesa vai ser uma perturbação eterna.
Side In: 3 Evento de Extincao, 2 Abrasao , 1 Quebrabanco Justiceiro
Side Out: 2 Croxa, Tita da Fome da Morte, 4 Capturar Pensamento
MIRROR: Muitos têm a teoria que mirror é só sorte, não discordo totalmente, porém, vou deixar algumas observações que acho importante ressaltar. Evitar fazer a Croxa ou jogar ela para o cemitério para não ser exilada pela Invasora do Cemiterio, no mid/late game ela pode ser muito efetiva e ganhar o jogo. Segure ao máximo uma remoção na mão a não ser que não tenha opção, tendo em vista que a Sheoldred, o Apocalipse ganha muito o jogo. Quando seu oponente faz a Fabula do Quebrador de Espelhos na curva três quase sempre mate o token, porque ele acelera muito o jogo do oponente se ficar em jogo, fazendo com que ele faça duas jogadas por turno ganhando em volume em cima de você. Se o oponente tiver Liliana do Veu, evite ao máximo fazer a Invasora do Cemitério sem outra criatura na mesa, porque é uma carta que ninguém quer gastar uma remoção por causa do efeito.
Side In: 2 Quebrabanco Justiceiro, 2 Abrasao
Side Out: 4 Capturar Pensamento
Obs: Tenho visto alguns artigos e conversado com amigos, tirar o Capturar Pensamento não está sendo mais uma opção. Ainda não tenho certeza se vou adotar isso permanentemente, mas é uma coisa a se pensar.
É isso, espero que gostem do artigo e consigam acrescentar algo aos seus jogos. Qualquer dúvida, críticas ou sugestões, deixem nos comentários que responderei o mais rápido possível.
Bom jogo!
Pode crer... Eu pensei que a segunda habilidade dela não contasse como habilidade de mana. Mas é até burrice da minha parte kkkk
Entao, ele respondeu ali embaixo que é no Karn,faz todo sentido, eu nao tinha oensado nisso. No terreno nao adianta pq a needle nao tira mana abilites, eu tava justamente nessa duvida: "se nao para a nyktos, pq isso entra no game 2?". É pra parar o karn mesmo...
Tem alguns jogadores que estao mantando os Seize, geralmente ninguem mantinha, entao n tenho certeza se é viavel ainda, estou analisando isso nos jogos para trazer algo palpavel