Hora do Pauper - Destaques de BRO para o Pauper
Uma guerra lendária que vai agregar opções comuns ao nosso formato.
16/11/2022 10:05 - 8.020 visualizações - 9 comentários
E aí, galera, tudo bem? Aqui quem vos escreve é o Heli e hoje venho apresentar alguns destaques da nova edição A Guerra dos Irmãos para o formato Pauper. Contando com hype absurdo devido ao lore e ao período de comemoração dos 30 anos do Magic, a edição revisita a grande guerra entre os irmãos Urza e Mishra. Sendo um período onde grandes máquinas estavam presentes de ambos os lados, era de se esperar uma coleção com grande ênfase nos artefatos e nesse quesito não houve decepção. Pensando diretamente para o Pauper, recebemos ótimas opções que podem adicionar em decks competitivos do nosso metagame. Duas habilidades retornam (Vigiar e Desenterrar) e uma nova habilidade aparece, com o nome de Protótipo. Ela possibilita conjurar uma criatura com as mesmas habilidades, mas com atributos menores, pagando um valor de mana melhor. Já que o assunto pode se estender, vamos às cartas!
- Ciclo de criaturas de Urza
Para a decepção de muitos, os terrenos de Urza não foram relançados. Entretanto, ganhamos um ciclo de criaturas com nomes e habilidades que remetem ao amado (e também muito odiado) trio de terrenos do Tron.
● Operario da Mina: tem o menor custo e te faz ganhar mais vida caso também controle seus companheiros;
● Operario da Usina: maior custo e melhor corpo, podendo aumentar seus atributos em definitivo caso também controle seus companheiros;
● Operario da Torre: melhor custo benefício na relação valor de mana e atributos e ainda pode gerar mais mana caso também controle seus companheiros;
Não vejo como ciclo forte, mas pode viabilizar um Tron incolor, que realmente faz jus ao seu nome.
- Criaturas com a habilidade de Protótipo
Pelo menos uma criatura comum saiu para cada cor, mas as duas com a identidade de cor verde me parecem as mais úteis. A grande vantagem dessas criaturas é que o formato está recheado de efeitos de bounce ou blink, que permite que você tenha a versão mais forte da carta em algum momento do jogo. Golem Pedragalho é um recurso interessante para ganho de vida. Como seu efeito é desencadeado quando ele entra em campo (ETB), ao dar um blink você poderá ganhar ainda mais vida. Golias de Ferrugem não possui efeito quando entra em campo, mas possui atributos que, aliados a suas habilidades, podem definir jogos rapidamente.
Vários truques de combate similares a esse saíram em coleções recentes, porém nenhum deles parece cobrir a quantidade de situações que essa carta pode ser relevante. São quatro habilidades, além do aumento de poder e resistência. Duas delas basicamente salvam sua criatura de sair de campo (a exceção são os efeitos de sacrifício) e as outras duas agregam bastante durante o combate. O fato de custar duas manas atrapalha muito em formatos construídos, mas gostaria de vê-la jogando em algum deck.
Da mesma forma que acho que as cartas com Protótipo podem ver jogo pela interação com bounce / blink, o uso recorrente de Reencontro Amargo pode facilitar sua entrada em algumas listas. Uma de suas desvantagens é descartar primeiro antes de comprar, o que pode te fazer abrir mão de algo melhor do que está comprando. Em decks com a habilidade de Loucura ou que se favoreçam de descartar cartas, esse encantamento pode ser uma opção. Ainda mais em decks com uma porcentagem maior de criaturas, já que sua segunda habilidade pode favorecer um campo maior.
Já temos tantas remoções fantásticas na cor preta que fica difícil trazer algum destaque nesse quesito. Mesmo tendo uma possível redução de custo, a única vantagem real dessa mágica é pode exilar uma criatura, o que, no formato, possibilita resolver muitas partidas.
Várias dessas “remoções” azuis aparecem em novas coleções devido ao Limitado, mas essa aqui possui um adicional que propicia sua utilização. Poder dar alvo em artefatos (inclusive terrenos artefato) faz com que ela seja mais versátil (e útil). Me parece uma ferramenta interessante quando você quer ganhar tempo para ser agressivo no início da partida.
Em Dominária Unida tivemos a adição do Terror Tolariano, que rapidamente caiu nas graças dos jogadores por sua velocidade em definir partidas. Esse anão não vai resolver assim tão rápido, mas ele vai causar problemas aos oponentes. Temos outras criaturas 1/3 com Destreza, mas a Salvaguarda ter custo de vida para dar alvo é algo que alça esse criatura a outro nível. Já temos uma base vermelha forte para dano, agora ainda mais exigindo dois preciosos pontos de vida (Liquidar pagando seis pontos de vida não me parece tão interessante assim...).
Já que não parece possível vermos uma base de mana melhor para o Pauper, fico feliz por ver cartas mais agressivas vindo de forma regular. O formato tende a ser lento e esse Goblin muda totalmente essa matemática. O Kuldotha Red é um dos melhores decks do atual metagame e essa criatura entraria muito bem na lista por já termos várias interações com sacrifício. Quase todos turno é possível atacar com ela sendo 3/2 com Ameaçar. Além disso, o Monored Goblins nunca morreu efetivamente e agora ganha uma boa ameaça, já que Mogg Salteador e Goblin Toboganista são criaturas obrigatórias nas listas.
É claro que a comparação com o Augure de Nicol Bolas é inegável – e, em algumas análises, ela parece até melhor. O fato de poder pegar uma carta que não seja criatura nem terreno aumenta a chance de ser bem sucedido (já que o Augure limita a ser instantânea ou feitiço), ainda mais melhorando seu poder e resistência em caso de falha. É claro que, se você encontrar algo, teremos uma simples barreira em campo. No entanto, teremos um excelente bloqueador contra decks agressivos e um bom alvo para sacrifícios.
Sinceramente, adorei muito o design dessa carta. Ela possui tantos usos que nem sei por começar os testes. Claramente as versões de Boros e Mardu Synthesizer serão os primeiros a vermos rodando, até porque a limitação no valor de mana da permanente restringe seu uso. Versões que abusam de Efemerar também podem tentar encaixar essa mágica.
A carta que mais eu quero ver no metagame é esse artefato. Prisma Profetico foi banido porque não era bom para o formato decks como o Tron terem acesso a qualquer cor de mana nos turno iniciais. O Refrator de Energia faz isso sem precisar virar, o que possibilita seu uso mais vezes no mesmo turno. Mesmo tendo que pagar duas manas genéricas para gerar apenas uma colorida, não tende a ser um problema com o Trio de Urza fechado. Quero muito ver o Tron voltando ao metagame, não necessariamente dominando, mas simplesmente sendo mais um arquétipo relevante dentro do complexo aglomerado de opções que o Pauper oferece.
------------------------------------------
E você, o que achou das cartas de A Guerra dos Irmãos que eu destaquei? Acha que outras cartas deveriam estar aqui? Deixem nos comentários o que pensam das opções que a edição nos oferece e onde elas podem ser úteis. Galera, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da análise. Um abraço a todos e até mais!
Heli Mateus ( helimateus)
Heli Mateus conheceu o Magic em 1998, mas começou a jogar em 2015 quando conheceu oformato Pauper. Hoje é entusiasta do formato e produtor de conteúdo, principalmente como
podcaster sendo cohost do RakdosCast.
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 20/11/2022 11:36:38
Tem outro bicho que joga em algumas listas de Tron que consegue tutorar esse novo trio.
(Quote)
- 17/11/2022 17:00:41
Vou montar um Tron só pela lore, usando os 3 operarios e os gigantes de ferro ae...
(Quote)
- 17/11/2022 10:51:47
opa! mto obrigado! realmente ela tem alguns vantagens e se bem exploradas podem ser bem relevantes nas partidas. valeu!
(Quote)
- 17/11/2022 10:51:00
opa, mto obrigado! o formato tem melhorado...espero que essas adições aumente ainda mais a diversidade! valeu!
Últimos artigos de Heli Mateus
Hora do Pauper - Top 10 de Innistrad Remastered
Avaliando os downgrades que edição nos trouxe
Hora do Pauper - Top 10 de Innistrad Remastered
Avaliando os downgrades que edição nos trouxe
Hora do Pauper - Retrospectiva 2024
Recapitulando os fatos e cartas que impactaram o Pauper em 2024.
Hora do Pauper - Retrospectiva 2024
Recapitulando os fatos e cartas que impactaram o Pauper em 2024.
Hora do Pauper - Analisando os decks dos Top 8 do CLM
Analisando números para a final do Circuito LigaMagic Central Pauper
Hora do Pauper - Analisando os decks dos Top 8 do CLM
Analisando números para a final do Circuito LigaMagic Central Pauper
Hora do Pauper - Top 3 de Foundations para o Pauper
As fundações do Pauper ainda continuarão sólidas
Hora do Pauper - Top 3 de Foundations para o Pauper
As fundações do Pauper ainda continuarão sólidas
Hora do Pauper - Jogando de Jund Gardens
Uma nova abordagem de um clássico do metagame
Hora do Pauper - Jogando de Jund Gardens
Uma nova abordagem de um clássico do metagame