E aí, galera, tudo bem? Aqui quem vos escreve é o
Heli e hoje venho falar de um velho conhecido, que adquiriu uma nova ameaça e volta a ser destaque no metagame – é claro que estou falando do
UB Angler Delver. Na última vez em que esse deck foi relevante, três criaturas se destacavam nas listas:
Investigador de Segredos,
Pescador Grumag e
Augure de Nicol Bolas. Entretanto,
Dominária Unida chegou e nos trouxe uma versão azul
buffada do
Gurmag com o nome
Terror Tolariano. No meu último
artigo eu trouxe meus destaques dessa edição e comentei que possivelmente essa serpente seria a carta que exigia menos testes.
É interessante ver como o deck evoluiu em pouco tempo, já que tanto a versão UB como a Monoblue se mostram viáveis e competitivas. Vou deixar uma lista de cada versão para irmos conversando sobre as diferenças. A versão UB é do Cicciogire e venceu o Challenge do dia 01/10 e a segunda é do nosso companheiro Hamuda que ficou em sétimo nesse mesmo evento.
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Main Deck (60)
Sideboard (15) Main Deck (60)
Sideboard (15) Main Deck (60)
Sideboard (15) Main Deck - (43 cards - 15 diferentes)
Terrenos - (17 cards - 3 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 6 diferentes)
Criaturas (8)
x4
x4
Mágicas (35)
x4
x4
x2
x4
x4
x4
x2
x1
x1
x1
x2
x2
x4
Terrenos (17)
Sideboard (15)
Main Deck - (43 cards - 15 diferentes)
Terrenos - (17 cards - 3 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 6 diferentes)
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Main Deck (60)
Sideboard (15) Main Deck (60)
Sideboard (15) Main Deck (60)
Sideboard (15) Main Deck - (42 cards - 15 diferentes)
Terrenos - (18 cards - 1 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 7 diferentes)
Criaturas (16)
Mágicas (26)
Terrenos (18)
x18
Sideboard (15)
Main Deck - (42 cards - 15 diferentes)
Terrenos - (18 cards - 1 diferentes)
Sideboard - (15 cards - 7 diferentes)
- Criaturas
●
UB: Além do playset de
Terror Tolariano, quatro cópias de
Pescador Grumag são obrigatórias. Mesmo que as listas que fizeram mais resultado apresentem somente essas duas criaturas, eu acredito que
Investigador de Segredos ou
Augure de Nicol Bolas possam figurar dentre as opções. Mesmo que as ameaças sejam fortes, o formato possui excelentes remoções, o que pode complicar muito em turnos avançados. Remoções que te forçam a sacrificar criaturas são as piores, já que elas conseguem burlar a taxa da habilidade de
Salvaguarda da
Serpente. Falando nisso, achei
Salvaguarda uma das boas habilidades recentes e que acrescentaram muito ao formato. Ela fica longe de
Resistência a Magia, mas consegue pressionar o plano de jogo dos oponentes, forçando a gastar mais manas para lidar com uma ameaça.
●
MonoBlue:
Investigador de Segredos ou
Augure de Nicol Bolas são obrigatórios já que não contamos com o
Pescador.
Golem Espiralado ressurge como uma ótima opção, já que possui evasão e um bom corpo para encarar as criaturas que hoje estão no metagame. Não morre para
Raio e ainda consegue bloquear o temido
Guardiao do Pacto das Guildas, o que atualmente pode ser a diferença entre perder ou ganhar uma partida. O
Delver agride rápido os pontos de vida do oponente, enquanto o
Augure pode ser repor e ainda pode ser eficiente na defensiva.
- Anulações
●
UB: como todo bom deck azul, as quatro
Contramagica são imprescindíveis, além da companhia de
Perfurar Magica que funciona muito bem no início de jogo. Considerando que você quer dispor de suas ameaças o mais cedo possível, quanto mais cedo pressionar seu oponente, melhor. Até por isso,
Frustrar reaparece como opção viável, pois além de lidar com algo do oponente sem gastar manas, ainda coloca cartas no seu cemitério, potencializando suas criaturas.
●
MonoBlue: além do acima citado,
Aculeo da Forca aparece também, já que essa versão tende a apresentar um estilo de jogo mais
Tempo, procurando atrasar o plano inicial de jogo do oponente também. Já que não podemos usar mais do que quatro cópias de
Contramágica,
Perder o Foco supre muito bem essa falta. Sua habilidade de
Replicar funciona bem em vários momentos do jogo, além de funcionar muito bem contra cartas com
Rajada e
Cascata.
- Remoções
●
UB: claramente essa versão tem melhores opções nesse quesito, já que as listas contam com
Demover e
Liquidar.
Distorcao Agonizante volta a figurar bem no metagame, já que possibilita lidar com duas criaturas durante um bloqueio. Além disso, é uma das poucas mágicas instantâneas que lida com
Guardiao do Pacto das Guildas.
Exalacoes Sufocantes ainda é útil ao ponto de ser mantida no
maindeck, pois há muitas criaturas que morrem para seu efeito.
●
MonoBlue: infelizmente não temos opções efetivas aqui, então dar
bounce nas criaturas do oponente é a solução.
Estalo e
Verdade Reverberante são as que conseguem suprir esse quesito, visando dobrar suas jogadas no turno.
- Cantrips / Compra de cartas
O pacote aqui não tem variação de opções entras as listas, apenas de quantidade.
Tempestade Cerebral aparece com quatro cópias devido a sua vantagem de ser instantânea e ser sinérgica com cartas que trituram seu próprio deck.
Nota Mental e
Purgar Pensamento visam acelerar a conjuração de suas ameaças, enchendo seu cemitério sem abrir mão de se repor. Elas já apareciam no passado, mas
Considerar que veio em
Innistrad: Caçada à Meia-noite, me surpreendeu. Ela já tem figurado em deck de outros formatos, principalmente em conjunto com a
Fenix Arco-lume ou o
Regente Marturvo. Sendo assim, faltava um deck que pudesse extrair um valor melhor dela. Poder escolher se aquela carta vai ou não para o cemitério e não ser aleatória, como acontece com as outras, faz com que ela seja extremamente relevante em ambas as listas. Não posso esquecer de citar que a
Analise Profunda aparece como forma de capitalizar recursos, mesmo triturando cartas, minimizando os efeitos dessa habilidade.
- Outras mágicas / Sideboard
Optei por colocar esses dois grupos juntos pois algumas das cartas que ocupam os slots faltantes podem facilmente estar no side, aumentando as cópias de cartas que eu já citei acima.
●
UB:
Presas Inesperadas cumpre o papel de ganhar pontos de vida contra decks agressivos ou
Burn, mesmo que dependa de uma criatura para ser utilizada.
Delir é sempre útil e relevante no metagame atual, mesmo com o aumento expressivo de feitiços impactantes em várias listas.
Edito de Chainer continua sendo uma remoção essencial e cada vez mais relevante num metagame onde o campo possui poucas criaturas por vez.
Explosao Hidrica não espero ver menos de quatro cópias em todos os decks, já que a cor vermelha tem sido cada vez mais presente. Um
hate de cemitério volta a ser bem útil e a
Magibomba Niilista se mostra uma boa escolha já que exila somente as cartas do jogador alvo.
●
MonoBlue: além das opções azuis já citadas na versão
UB,
Anular deve aparecer para lidar com decks de encantamentos ou baseado em artefatos (têm muito no metagame ainda).
Aprisionar o Monstro parece ser ruim, mas naquele estilo de ter jogadas
Tempo ela funciona muito bem por ter valor de mana baixa e lidar em “definitivo” com aquelas criaturas. A surpresa aqui fica com a
Fuga Engenhosa, já que o deck possui poucas criaturas, mas com bastante poder. Com a mágica, dano direto ao oponente fica bem mais viável.
Li um comentário do meu amigo Ricardo Mattana sobre o atual metagame que dizia: três dos quatro decks mais fortes não existiam há dois meses. Isso mostra o quanto edições recentes estão impactando o formato e forçando “rotações”. Como vocês avaliam essas situação? Temos ganhado mais do que perdido? Acabei nem citando os banimentos das cartas de Dianteira, mas acho que era óbvio que algo precisava ser feito, diante da polarização frenética que aconteceu. Considerando o cenário atual, não chegamos ao patamar anterior de Affinity vs Anti-Affinity, já que, pelo menos, mais dois decks estão fazendo frente ao exaustivo e ainda eficiente deck de artefatos. Vocês acham que o metagame atual está saudável? Deixem nos comentários suas impressões.
Galera, vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado da análise. Um abraço a todos e até mais!