Olá! Mais ou menos nessa época há um ano atrás, logo após a rotação que trazia Innistrad: Midnight Hunt, eu escrevia aqui para a LigaMagic o artigo "Jogando Econômico no Standard - White Weenie", trazendo uma opção de baralho "budget" (de baixo orçamento) para se montar no Magic Arena ou para eventos locais no tabletop e, dessa maneira, começar o "farm" de recursos.
Esse posto já foi ocupado nas rotações anteriores anteriormente pelo Mono Blue Tempo (com Ixalan/Dominaria) e pelo Boros Cycling (de Ikoria), respectivamente, e na última teve o White Weenie como o talvez mais fraco representante relativo ao seu próprio formato.
A chegada de Dominaria United trouxe um formato dominado pelos Midranges pretos (pacote Sheoldred, o Apocalipse/Invocar o Desespero/Liliana of the Veil/O Massacre do Gancho de Carne), e que mesmo havendo reação e inovação (temas dos meus dois artigos anteriores aqui na LigaMagic), ainda mostra um formato com bastante desequilíbrio pendendo em favor da cor preta.
Então o metagame respondeu trazendo um deck que pune perfeitamente quem tenta fazer jogadas grandes, especialmente feitiços de 5 manas com quatro de custo específico (até mesmo em decks de três cores!). Esse está sendo o papel do Mono Blue Tempo de Dominaria United, que com as adaptações corretas pode ser montado de forma super econômica, gastando somente quatro curingas raros ou pouco mais de R$ 100,00 pela cotação aqui da LigaMagic (do momento da escrita do artigo), ou com um pouco mais de investimento para uma lista competitiva (a versão abaixo fez Top 8 no 1K USD Community Gaming nesse último mês de Setembro).
Genio Arrogante é a principal carta da estratégia - tudo roda em volta dele. Considerar e Impulso ajudam a forrar o cemitério de mágicas enquanto cavam atrás do Gênio ou de alguma resposta imediata. Esperanca Evanescente é a interação de mesa, com Saida pelos Fundos fazendo o papel de Marcha da Nevoa Turbilhonante pela economia (serve bem para o plano de proteção da ameaça).
Nada mais nada menos do que dezesseis cartas com a palavra "ANULA" estão presentes, e esse é o núcleo que impede o adversário de emplacar o plano dele, até chegar o momento de encaixar o Gênio. Sede de Descoberta cumpre função dupla, tanto cavando, quanto podendo dar um descarte mais imediato de forma eficiente na mana para aumentar o poder do Gênio, quanto dando uma vantagem de cartas real ao descartar um básico.
Os primeiros "upgrades" seriam Marcha da Nevoa Turbilhonante e Otawara, Cidade Flutuante, principalmente para aumentar o rol de interações - e recomendo adquiri-las assim que possível. Faz toda a diferença para as partidas contra outro decks de criatura, permitindo ao Mono Blue virar "races" (corridas de dano) que normalmente não conseguiria. Adversario Espectral também auxilia nesse aspecto, e ao menos o do deck principal vale a pena ser investido também.
Já na reserva, a maioria das opções podem esperar um pouquinho, ou até mesmo serem substituídas até chegar mais recursos ou montar outro deck. Escrutinio Argenteo tem a sinergia mais forte com o Gênio, enquanto que Diluvio da Memoria é só mais forte no vácuo (e podem ser trocados entre si, ou até mesmo por alguma outra rara que já esteja na coleção, como Quebrabanco Justiceiro.
Iluminador do Sepulcrario cumpre um papel de valor, mas está mais pelo "hate" (ódio) ao cemitério, podendo ser utilizado Rabecao Clandestino ou até mesmo a opção econômica Jack da Lanterna.
Nesse momento do formato, o Mono Blue Tempo acaba sendo uma opção sólida por si só, mas algo difícil de ser integrado em outros baralhos - o Genio Arrogante pede um estilo de deck muito específico para funcionar, com um plano tempo e muitas mágicas para forrar o cemitério.
Existem decks como Dimir Tempo com Investigador de Segredos (que é inclusive uma alternativa em algumas listas de Mono Blue) e Izzet Control com Horror Quebra-casco (com plano transformativo para Gênio na reserva) que podem até absorver uma parte das cartas, mas não tenha nenhuma culpa na consciência de usar o Mono Blue para juntar recursos no começo e pular para outro deck mais para frente.
Para completar, deixo aqui dicas importantes e um breve plano de sideboard para executar contra as principais estratégias do formato:
- Evite descer o Genio Arrogante desprotegido - ele é a principal e praticamente única ameaça do deck;
- Lembre-se que o Genio Arrogante reduz o custo das mágicas com X, logo, Marcha da Nevoa Turbilhonante, Sincopar e Escrutinio Argenteo ficam o X = 1 "grátis";
- Nos turnos médios e avançados do jogo, tente segurar sempre uma Ilha na mão, pela possibilidade de comprar Sede de Descoberta;
- Priorize usar as anulações condicionais (anule a meno que pague X) no começo, mas cuidado com ameaças específicas que por vezes podem escapar de Negar, Golpe Desdenhoso ou Espalhar Essencia;
- Atente-se para a possibilidade de atingir letal com o Gênio combinando cartas ocultas do topo - por exemplo, jogar um Considerar que acha Impulso que acha Sede de Descoberta para mais mágicas no cemitério;
- Às vezes vale a pena usar Impulso e Considerar no seu próprio turno, para já sequenciar uma ameaça ou descer mais um terreno - só porque são instantâneas não precisam sempre ser usadas no passe.
● Midranges com Preto:
-3 Esperanca Evanescente
-2 Marcha da Nevoa Turbilhonante
-2 Considerar
+1 Terror Tolariano
+1 Diluvio da Memoria
+1 Dissipar
+1 Negar
+1 Escrutinio Argenteo
+1 Adversario Espectral
+1 Perfurar Magica
● Aggros:
-3 Negar
-3 Sincopar
-1 Perfurar Magica
-4 Fazer Desaparecer
+1 Escrutinio Argenteo
+1 Esperanca Evanescente
+1 Adversario Espectral
+2 Iluminador do Sepulcrario
+3 Terror Tolariano
+3 Espalhar Essencia
● Mono Blue Tempo (mirror):
-3 Sincopar
-2 Marcha da Nevoa Turbilhonante
-3 Negar
-1 Perfurar Magica
+2 Iluminador do Sepulcrario
+3 Terror Tolariano
+1 Diluvio da Memoria
+1 Escrutinio Argenteo
+1 Adversario Espectral
+1 Esperanca Evanescente
● Controles:
-3 Esperanca Evanescente
-2 Marcha da Nevoa Turbilhonante
-2 Considerar
-3 Sincopar
-1 Impulso
+1 Perfurar Magica
+1 Adversario Espectral
+1 Escrutinio Argenteo
+1 Negar
+1 Dissipar
+2 Iluminador do Sepulcrario
+1 Diluvio da Memoria
+3 Terror Tolariano
E quanto a vocês, leitores, o que acham do Mono Blue Tempo como opção econômica para o Standard? Acreditam que consegue bater de frente contra os outros decks do metagame? Investiriam nele como uma possibilidade? E será que tem alguma outra opção "budget" boa escondida nesse Standard? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!
Jogo a muito tempo mesmo mtg, mas nunca me interessei em jogar competitivo ou algo do tipo. Jogava apenas por diversão e consequentemente o formato mais divertido em minha opinião que é o commander na mesa de cozinha com amigos e cervejas. Mas comecei no mtg arena e achei bem divertido, como não tenho condições de ficar investindo grana lá a opção foi montar um baralho bem parecido e conforme fui ganhando booster e abrindo e coringas consegui montar uma lista bem próxima jogando de mono U Delver. Fiquei bem feliz em ter chegado no platina 1 quase diamante em minha primeira vez no rankeado... Mas com essas modificações ai possa ser que me ajude bastante. Muito obg irei testar essa versão... Só não entendi sua ideia perante um card se alguém puder me explicar eu agradeço. Que seria o Iluminador do Sepulcrario, vc citou que ele estaria em sua lista mais pelo hate do grave, mas não entendi de qual forma! Para contornar criaturas que sequem nosso grave ou pelo hate do grave do oponente?
Mais uma vez parabéns pelo artigo, muito top!
Na realidade não são 16 bichos e sim 12 ( 4 delver, 4 gênio e o 4 terror). 16 realmente seria exagerado
A lista mais utilizada no momento é essa de 12 que o amigo citou. Eu nunca sei de onde o Sanduba tira os números dessas listas, já que parece que ele nunca traz a relação "padrão".