Salve galera, tudo certo?
A terceira edição do Commander 500 está rolando, dessa vez com mais de 240 jogadores jogando totalmente online via Spelltable!
E como esse modelo de adaptar o Commander ao jogo competitivo dentro de um budget tem dado muito certo, nada melhor do que continuar trazendo conteúdo focado em como aproveitar da melhor maneira as cartas dentro do budget disponível.
Dessa vez eu gostaria na verdade de fazer algo diferente, trazendo uma seleção inteira de cards de um determinado tipo ao invés de apenas os melhores, como de costume, criando até um bom recurso para pesquisas, como foi o artigo onde falei sobre os terrenos (que precisa inclusive ser atualizado).
Dito isso, vamos falar sobre a habilidade de Transmutar, um recurso excepcional presente no jogo e que vem sendo cada vez mais utilizado, mas que ainda pode ser bem obscuro para muitos comandeiros.
O QUE É TRANSMUTAR?
Essa é uma habilidade presente no bloco de Ravnica e que é (até o presente momento) exclusivo da guilda Dimir, se limitando às cores Preto (B) e azul (U), e que só pode ser utilizada na velocidade de feitiço.
Seu texto diz:
"[Custo], Descarte essa carta: procure em seu grimório por uma carta com o mesmo valor de mana dessa carta, revele, coloque-a em sua mão e depois embaralhe. Transmute apenas como um feitiço."
Ou seja, estamos falando de uma habilidade que permite que o jogador descarte a carta com transmute para tutorar outra carta do seu deck com o mesmo custo de mana da carta que foi descartada, mas quais são as vantagens disso?
Primeiramente estamos falando de cartas muito baratas em sua maioria, já que na busca por tutores para otimizar o deck já temos uma lista com mais demanda, seja pelo custo de mana, capacidade de serem recursionados, entre outros, deixando cartas com transmutar com o "caminho livre".
Um segundo ponto muito importante é que como esse efeito é proveniente de uma habilidade, estamos falando de algo que dificulta a interação de seus oponentes, que vão ter que dispor de cartas como Trickbind caso queiram lidar diretamente com a sua busca.
E por fim, várias dessas cartas com transmutar tem múltiplos usos, dando flexibilidade ao deck, o que evita de ser um peso morto.
Mas como nem tudo são flores, das 13 cartas que possuem essa habilidade, muitas delas terão problemas de custo de mana, habilidades pouco úteis e algumas vezes poucos alvos válidos que valham a pena.
Além disso, vale lembrar que a busca é aberta para que os jogadores possam conferir o custo de mana da carta que foi tutorada, deixando visível sua próxima jogada. E mesmo que muitas vezes isso não vá afetar tanto seu jogo, pode ser que a mesa fique em alerta te causando alguns probleminhas no processo.
Isso em conjunto com o fato de que a habilidade só pode ser usada em sorcery speed vai fazer com que você seja muito cauteloso na hora de fazer seu tutor, com manda disponível, recursos de proteção, ou formas de assegurar que sua estratégia não perca resiliência.
Então dito tudo isso, vamos apresentar algumas dessas cartas (em ordem de CMC) e seus possíveis alvos.
Lembrando que darei sugestões de formas de utilizá-las, mas isso não quer dizer que tenha que ser feito dessa forma. E essas dicas serão feitas baseadas no que tenho tido de experiência dentro do commander de maneira geral, desde o competitivo ao casual.
Então sem mais delongas, vamos logo ao que interessa!
● CMC0
Nossa primeira carta é Tolaria West, única a possuir transmutação sem ter um custo de mana, já que é um terreno.
Ela pode ser uma boa adição em decks que possuem combos utilizando terrenos específicos, ou até em decks que precisam de um atalho para combos de criatura.
Por ser um terreno com habilidade, seu contraponto é entrar virado caso seja jogado desta maneira, mas que ainda assim é muito útil em mãos incertas onde o drop de land é necessário.
Em alguns casos pode trabalhar muito bem com entradas de bounce lands que vem no early game, reaproveitando seu efeito num momento mais oportuno.
É importante citar que todos os terrenos têm custo de mana zero e podem ser buscados por tolaria west.
Alguns alvos legais são:
- Summoner's Pact
- Pact of Negation
- Slaughter Pact
- Paradise Mantle
- Ornitoptero (e outras criaturas de 0 manas)
- Mana Rocks de custo 0 em geral
De modo geral, por menos de 5 reais você ganha uma opção extra de tutor para seu deck que pode utilizar alguma mecânica específica com cartas de custo 0, sem perder um slot na sua mana base.
● CMC1
No cmc1 também teremos um exemplar único de seu custo de mana que é Dizzy Spell, uma mágica instantânea que serve como truque de combate e tutor.
Sua habilidade principal acaba sendo extremamente limitada, já que -3/-0 no commander não é lá grandes coisas, mas não dá pra dizer que não seja útil.
Na prática estamos falando de um pseudo-feitiço de 3 manas que procura por um card de custo 1 do deck para sua mão.
Geralmente você irá vê-la em versões de listas curiosity com linhas de Malcolm, Keen-Eyed Navigator e Niv-Mizzet, Parun, mas também pode ser usada para encontrar bons counters de custo 1 e alguns hatebears mais específicos.
Por exemplo:
- Curiosity
- Keen Sense
- Ragavan, Nimble Pilferer
- Quirion Ranger
- Pithing Needle
- Grafdigger's Cage
- Counters de modo geral
Ela que custa apenas 50 centavos pode ser uma grande adição à sua coleção de Commander 500!
● CMC 2
Aqui temos 3 cartas que representam esse custo de mana, então falarei delas separadamente de acordo com os decks onde elas melhores se encaixam, ou em suas funções mais adequadas.
Começando pela que talvez seja a carta mais cara desse texto, custando 15 reais, Muddle the Mixture é também uma das mais utilizadas.
Ela possui em seu primeiro efeito algo que já é muito buscado dentro das estratégias azuis, um counter de mágica instantânea e feitiço, além de poder buscar por uma carta de custo 2 do deck para a sua mão. Essa combinação pode facilmente representar o quanto há flexibilidade na hora de escolher colocá-la no deck, já que em ambos os usos ela cumpre um papel fundamental.
Também é crucial dizer que buscar CMC 2 é um ponto fortíssimo, afinal, é um ponto de curva muito presente dentro do formato.
Shred Memory é a nossa segunda representante e também merece destaque por possuir um efeito extremamente bem vindo, onde atua como grave hate em instant speed.
Remover cartas de cemitérios é o tipo de função que em formatos sem sideboard não podem ser esquecidas, e fazer isso em instant speed junto com a possibilidade de transforma-la num tutor, é uma sacada enorme!
Formatos como CMD500 são conhecidos por possuírem grande quantidade de decks baseados em reanimação ou loopings que envolvem o cemitério, o que a torna ainda mais interessante.
Fora isso vale dizer que essa carta pode ser utilizada em decks Mono Black, uma alternativa interessante para quem precisava de um transmute no lugar de Muddle the Mixture.
E por fim, o mais esquecido e situacional de todos, Dimir Infiltrator, uma criatura 1/3 imbloqueável que custa 2 manas e a habilidade de se transmutar.
Na busca por redundância de efeitos, caso você esteja num deck onde sejam utilizadas as cores UB e precise de um terceiro efeito igual, ele pode ser uma boa pedida, já que custa menos de 50 centavos.
Ele também pode fazer parte de decks como Yuriko, the Tiger's Shadow, onde além de dar enable na habilidade de ninjutsu da comandante ele ainda será retornado pra mão e poderá eventualmente ser descartado para buscar algo que dê andamento a estratégia.
Alguns bons alvos (dos muitos) de CMC2 são:
- Thassa's Oracle
- Priest of Titania
- Underworld Breach
- Tainted Pact
- Drannith Magistrate
- Ethersworn Canonist (e outros Staxes).
- Sinetes, talismãs e mana rocks de CMC2 de modo geral.
- Counters de CMC2.
- Removals e bounces de CMC2.
● CMC 3
Nessa curva também temos 3 representantes e que assim como na curva 2 também são muito requisitados, mas que em contrapartida são muito menos úteis em seus efeitos de base, o que gera muita discussão sobre sua adesão.
Começando por Perplex, um counter de 2 reais que anula a mágica alvo a menos que seu controlador descarte sua mão.
A princípio esse não parece um efeito ruim, afinal, trocar toda uma mão de cartas por uma que está na pilha parece uma troca muito injusta para um jogador, mas na prática do commander nem sempre é ruim descartar a mão. Além do fato de que se esse oponente já estiver com a mão vazia, ou possuir mágicas que podem ser gastas em resposta, Perplex se torna inútil.
Em questões de funcionalidade temos agora a melhor das 3, Dimir Machinations, um feitiço de 3 reais que permite que além do tutor ela possa ser uma silver bullet contra alguns decks.
Seu efeito base permite olhar 3 cartas do topo do deck do jogador alvo, remover qualquer número daqueles cards de jogo, e depois devolver os cards restantes em qualquer ordem.
Nesse caso podemos usá-la para retirar tutores feitos para o topo do deck de um oponente com cartas como Enlightened Tutor ou Scheming Symmetry por exemplo, como também para olhar nosso próprio top deck e remover cartas a fim de evitar floods ou bricks.
Fora isso ela é uma carta bastante limitada por ser um feitiço, mas cumpre seu papel de tutor em decks Mono Black.
Em seguida temos Drift of Phantasms, uma criatura com defensor de 5 reais e que tem subido de preço por conta de sua procura, já que cumpre um papel importantíssimo no deck "Temur Pirates", que como o nome sugere não se utiliza da cor preta e não pode incluir nenhuma das duas cartas citadas acima, deixando nossos fantasmas como única opção.
Alguns alvos para essas cartas são:
- Glint-Horn Buccaneer
- Snake Umbra
- Tandem Lookout
- Umbral Mantle
- Ophidian Eye
- Archon of Emeria
- Necromancy
- Altares em geral
Entre muitos outros...
● CMC 4
Na curva 4 temos 2 representantes para esse papel, sendo elas dessa vez uma Dimir e uma preta, mas que por conta do alto custo perdem muito potencial e ficam cada vez menos atrativas.
Começando por Clutch of the Undercity, uma carta de 50 centavos que tem uma arte maravilhosa e por incrível que pareça um efeito interessante SE comparado às sua outra companheira de ciclo.
Apesar de dificilmente conseguir me imaginar utilizando um bounce de 4 manas para alguma coisa, magic é um jogo de surpresas, e num late game com falta de recursos pode ser que o cinto aperte e 4 manas retornando uma permanente para a mão do dono se torne sua salvação.
E representando o Mono Black, Dimir House Guard custando seus incríveis 60 centavos faz o papel de tutor para CMC4 em decks com mais limitações de cores.
Apesar de pouco atrativo, se nos esforçarmos um pouco podemos vê-lo como um tutor que conta como um corpo no cemitério para um Mausoleum Secrets, e na pior das hipóteses um sac outlet que pode te ajudar a completar um loop qualquer.
Apesar de todos esses contrapontos, aqui vão algumas sugestões de alvos para essas cartas:
- Nature's Will
- Bear Umbra
- Clock of Omens
- Languish (E outras remoções)
- Krark-Clan Ironworks
- Helm of the Host
Entre outros...
● CMC 5
Como filha única da curva 5 temos Brainspoil, uma remoção de 10 centavos que destrói a criatura alvo que não esteja encantada, e olhem só: Ela não pode ser regenerada! Uma carta magnífica!
Brincadeiras à parte, apesar de ser uma carta muito ruim quando olhamos de maneira geral, Brainspoil ainda é um tutor que custa 3 manas e que pode em casos extremos ser usada para destruir uma criatura que esteja sendo um problema na mesa.
Ser flexível em um deck de Magic é ter utilidade em algum dos momentos do jogo te fornecendo opções, e dificilmente encontraremos uma grande vantagem dentro de um baixo custo de mana, então considero essa carta bem justa de olharmos bem.
Obviamente que quando entramos no âmbito competitivo ela desaparece, seja por custar 5, possuir uma limitação em seu efeito base, mas por que também busca cartas de CMC5, que é um ponto na curva onde geralmente chegamos de maneiras mais simples ou não iremos querer diretamente em nossa mão.
Alguns alvos para essa carta podem ser:
- Dictate of Erebos
- Kiki-Jiki, Mirror Breaker
- Ashaya, Soul of the Wild
- Willbreaker
- Remoções globais
● CMC 6
E por fim, o topo de curva da habilidade e que possui duas cartas representantes.
Como ambas as criaturas são muito pouco úteis, não vou falar delas separadamente.
Se você realmente precisa de um tutor para algo de custo 6 no deck, não é difícil encontrar formas mais eficientes de fazer essa busca, e sinceramente não acho que em nenhuma hipótese essas cartas sejam necessárias, mas coloquei elas aqui por fazerem parte desse ciclo incrível de Ravnica.
Caso ainda sim você utilize algumas dessas criaturas, seja por algum outro motivo, você pode buscar algumas cartas interessantes como Bolas's Citadel, Walk the Aeons e outros turnos extras, por exemplo.
Mas enfim, espero que tenham gostado desse artigo pois sempre faço questão de trazer o conteúdo informativo cheio de coisas interessantes para vocês que jogam Magic multiplayer.
Muito obrigado a todos que nos acompanham na nossa coluna e também à loja Barão Geek que agora nos ajuda a continuar trazendo conteúdo!
Você também pode ver mais detalhes dessa parceria e mais conteúdos desse tipo no meu instagram @Jeff3nd e também na Twitch (twitch.tv/jeff3nd).
Um grande abraço a todos e até o próximo artigo!
Por Jefferson (Jeff) Barbosa
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ta ai pra quem quiser cadastrar - eu nao sei formatar excel muito bem, qualquer dica é bem vinda
Só por curiosidade, vale a pena usar mind over matter em um c500? Não estou familiarizado com o formato, mas se alguma carta custa R$150+ não acaba prejudicando o deck por "faltar" bugde nas outras 98?