As melhores não-lendárias de Dominaria para Commander!
Algumas sugestões de cartas boas para o multiplayer
08/09/2022 10:27 - 7.087 visualizações - 9 comentários

Salve galera, tudo certo? 

 

Dominaria United chegou aí com os dois pés na porta trazendo muita coisa legal para vários formatos, incluindo os que são baseados no nosso querido multiplayer. Então como já é de costume dentro da nossa coluna, vamos hoje explorar algumas dessas cartas, mas de um jeito diferente. 


Ao invés de trazer um Top Cards eu resolvi estruturar esse nosso texto com algumas sugestões de cartas boas para o multiplayer, sejam elas para qualquer um dos formatos em que possam ser aplicados! 


Importante dizer que Não citarei nenhuma criatura lendária pois irei preparar um artigo apenas sobre Comandantes dessa coleção!

 

Acho bom reforçar aqui para os que me acompanham há alguns anos que quando falo sobre formatos variados e diferentes, não é com a intenção de diminuir nenhum outro, pelo contrário. Muitos jogadores têm realidades diferentes dentro do playgroup e das lojas onde eles jogam, e muitas vezes buscam diferentes formas de jogo para se adaptarem melhor. 


Apesar de termos uma boa quantidade de conteúdo de Magic no Youtube, muito desse apanhado acaba se "nichando" nos formatos mais populares, e fomentar o crescimento e a aceitação de outros menores não se trata de uma disputa, e sim da inclusão de pessoas que querem experimentar algo novo, seja por vontade ou necessidade. 


Dito isso, vamos ao que interessa! 

 

Cut Down

 


 

Começando pelo óbvio, Cut Down foi uma excelente surpresa dentro dessa coleção, pois nos trouxe uma remoção preta de custo 1 com um downside muito sutil de exigir que a criatura alvo tenha poder e resistência totais inferior a 5. 


Nos formatos mais tradicionais onde as ameaças vêm na forma de criaturas enormes pode ser que ela não tenha espaço, diferente de formatos competitivos onde a velocidade anda lado a lado com a eficiência, fazendo que por consequência existam mais criaturas de custo e poder baixo em posições de importância. 


Seu ponto mais forte é o fato de ser uma mágica instantânea, permitindo respostas muito mais calculadas sem a necessidade de uma economia grande de suas manas. 


Além disso, ela é uma carta incomum, um detalhe que ajuda a manter a faixa de preço dentro da realidade de muita gente. 


Consigo visualizar ela sendo utilizada tanto no cEDH, como no Conquest, como também no Commander 500, então se sugiro que se você ainda não conseguiu a sua, corre pra colocar na pasta! 


- Stronghold Arena

 


 

Se você joga commander e não conseguiu reconhecer a referência dessa arte, não se preocupe, nem todo mundo conhece a antiga Phyrexian Arena, uma antiga amiga dos cEDHzeiros e também dos jogadores mais casuais, mas que aos poucos tem sido vista com cada vez menos frequência. 


Esse pseudo-reprint foi uma forma genial de trazer um efeito parecido com uma cara totalmente nova e com ajustes que a deixam mais justa, começando pelas suas novas limitações para que seu efeito seja desencadeado, juntamente com um detalhe que a faz ficar mais parecida com o nosso amigo Bob (Dark Confidant) na hora de pagar os pontos de vida. 


Ah, e não podemos deixar de dizer que ela agora é Abzan, o que restringe MUITO seu uso! 


Apesar de não ser uma versão melhorada do nosso antigo encantamento, Stronghold Arena traz um ótimo potencial como Draw Engine e abre novas possibilidades para vários decks que desejam esse tipo de efeito por um valor mais baixo. 


- The Reaver Cleaver

 

 

E que tal fazer tesouros ao causar dano? 


Nosso novo equipamento faz isso de uma forma excelente, porém fora de um espectro competitivo. 


Ele permite que a criatura equipada receba +1+1 e crie uma quantidade de ficha de tesouros equivalente ao dano causado ao player ou planeswalker que foi atacado. 


Pelo fato de custar 3 manas para conjurar e mais 3 manas para equipar, não imagino que ela seja uma carta presente no cEDH, mas pode ser uma grande pedida para algumas estratégias de Conquest, assim como alternativa a decks específicos dentro do cmd500 e casual. Especialmente no casual, onde o combate é muito mais presente e as criaturas costumam ter evasão e poder alto. 


Acho válido dizer que não descarto o uso desse tipo de carta para formatos mais competitivos, mas é inegável que ela tenha usos muito limitados quando subimos o power level e precisamos fazer cortes baseados em custo benefício. 


Ainda assim é uma ótima carta barata para se ter em uma pool

 

Keldon Flamesage

 


 

Talvez essa seja uma das minhas top 3 cartas favoritas de toda essa coleção, e digo isso porque apesar de muito forte, ela ainda consegue manter a justiça na hora de colocar pra fora seu poder. 


Nossa criatura custa 3 manas, é uma 2/3 e possui a nova keyword "Enlist", mas se isso não fosse suficiente ela vem com um efeito de cantrip que cava o deck e permite que você conjure mágicas instantâneas e feitiços sem pagar seu custo de mana! 


Tudo isso já seria forte se esse efeito fosse desencadeado quando ela causasse dano, mas ela precisa apenas atacar para que o efeito entre na pilha. 


A princípio pode não parecer tão forte uma criatura que olha X igual ao poder tendo poder base = a 2, mas mesmo sem nenhuma alteração, se combinado à um tutor essa carta pode ser um absurdo! 


Com certeza Keldon Flamesage merece um espaço na "want list" de todos os jogadores que pretendem ter uma pool vermelha completa dentro dos moldes mais competitivos, mas infelizmente seu preço não está dos melhores atualmente, então compre com moderação. 


- Shadow-Rite Priest

 


Apesar de estar na lista, eu pensei algumas vezes se deveria trazê-lo pra cá por conta de ser uma carta muito, mas muito diferenciada. 


Ela tem vários pontos positivos, começando por custar apenas 2 manas, prover um buff para outros clérigos (se seu deck se importar com isso), possuir um efeito de tutor que traz uma criatura preta AO CAMPO, e ser um sacrifice enabler


Tudo isso faz com que essa seja uma excelente carta em decks midrange que te impulsiona para criaturas de finishing como Vilis, Broker of Blood ou Razaketh, the Foulblooded com uma facilidade surreal, visto que 5 manas em decks com acesso à cor preta e rocks positivas não é um desafio muito grande. Porém a exigência de sacrificar OUTRO clérigo para que o efeito seja realizado é um tapa na minha cara. 


Vejo tranquilamente essa sendo uma staple em decks casuais com temática de Clérigos, ou em alguns decks fringe otimizados, ou até mesmo em alguma estratégia no Conquest, por isso ela está aqui. Mas confesso que estou ansioso para ver como ela irá se sair nos testes práticos, por isso deixe nos comentários quais foram suas experiências com essa criatura que amo e odeio. 


- Silverback Elder

 


 

Quem me conhece e acompanha nossa coluna sabe o quanto eu amo e valorizo cartas flexíveis que dão ao jogador múltiplas possibilidades de escolha, e aqui temos um exemplar que merece reconhecimento. 


Ele definitivamente não chega aos pés de um Kogla, o Simio Titanico, por exemplo, até porque sua função é servir como payoff para abusar de múltiplos ou infinitos casts de criaturas, mas ainda assim ele não te fornece uma vitória. 


Dentre suas habilidades temos um filtro para terrenos, um hate de artefato e encantamentos e um ganho de vida, e nenhum deles é realmente um caminho claro para uma finalização, o que faz com que ele não seja um grande tesouro no meio dos gorilas verdes, mas com certeza em formatos casuais ou mais otimizados, se bem otimizado ele pode ser uma força e tanto! 


Yisan, o Bardo Andarilho, Yeva, Arauto da Natureza, Ghalta, Fome Primordial e outros Mono Green podem reservar um lugar no banco de reserva, pois uma hora ou outra nosso Elder pode ser um ótimo titular. 


- Robaran Mercenaries

 


 

Esse é o tipo de carta forte, que causa um enorme reboliço, mas que precisa ser um pouco melhor compreendida. 


Esse tipo de efeito copycat já existe e em decks competitivos não tem grande destaque por que muitas das vezes exige um setup um pouco maior para que funcione, e esse é o caso dos nossos mercenários. 


Talvez em decks de formatos mais casuais ela seja muito melhor aproveitada, servindo como uma segunda ativação de algum efeito importante, ou como trigger para um loop que necessita duas peças iguais, e assim por diante, mas atualmente não visualizo um deck mais competitivo onde ela se encaixaria ser muito esforço. 


Seu custo e sua limitação de imitar apenas efeitos de criaturas lendárias cria um funil de possibilidades que não a torna fraca, mas com certeza a deixa numa posição menos favorável. 


Ainda assim eu acho que ela é uma excelente carta que merece atenção. 

 

- Vesuvan Duplimancy

 


 

Essa carta poderia tranquilamente ter vindo como parte de um Commander preconstruído, pois esse efeito vem carregado de poder para o formato. 


Conquest, casual, cEDH, seja qual for, criar cópias das suas permanentes continuamente retirando o tipo lendário é uma capacidade absurda de poder! 


Hoje temos algumas cartas com esse tipo de efeito, mas que sempre respeitaram a regra de lendas, mas no caso de Vesuvan Duplimancy temos uma "one of a kind" que serve e vale o teste em muitos decks. 


Obviamente que quando falamos de cEDH temos que levar muitos outros fatores em consideração, mas em estratégias spellslinger por exemplo, esse tipo de efeito serve como uma luva. 


E sim, esse encantamento tem um pai, e o nome dele é Orvar, the All-Form


- Temporary Lockdown

 


 

E o branco vem ganhando cada vez mais força nas novas coleções, e apesar de não sair muito do estilo padrão de efeitos, é visível que as cartas têm ficado cada vez mais úteis para quem quer jogar multiplayer


Nosso encantamento da vez é um ótimo exemplo de que não precisa ser complexo para ser efetivo, e ele vai direto ao ponto exilando cada permanente que não seja um terreno e que tenha custo de mana 2 ou mais quando entra no campo, e esse efeito dura até que ele saia de jogo. 


Custo dentro do padrão, efeito extremamente útil e necessário, serve como uma bomba contra decks stax e acaba com fast mana baseados em rocks e dorks.


Sem muita enrolação, essa é uma carta excelente e cheia de potencial que com certeza merece a vaga como staple branca. 


- Serra Paragon

 


E por fim, outra das cartas que com certeza estão no meu Top 3 favoritas de Dominária United, Serra Paragon, e vamos falar do meu mais novo anjo favorito. 

 

Como eu havia dito na carta anterior, nas últimas coleções temos tido grandes surpresas dentro da cor branca, a deixando cada vez mais auto suficiente quando falamos de multiplayer


Nossa criatura de hoje, para seguir o padrão Serra de qualidade, é um 4 manas 3/4 que voa e te dá um efeito de recursão muito forte que permite jogar um terreno ou conjurar uma mágica de custo 3 ou menos do seu cemitério uma vez a cada turno, exilando a permanente quando ela sair de campo. 

 

Não precisa ir muito longe pra ver o quanto Lurrus da Toca Onirica é uma carta absurdamente forte por permitir esse tipo de tech, e nossa anja não fica muito atrás. 


Devolver peças de combo, permanentes de custo 0, corretores de mana, criaturas de ETB, peças de stax são sempre grandes jogadas, então acho que não precisamos nos estender muito na hora de falar dessa criatura. 


Por hoje é só, espero que tenham gostado, e não se esqueçam de sempre verificar nossa coluna onde continuarei trazendo conteúdo variado sobre multiplayer em geral, budget e bastante cmd500

 

Se você tem sugestões, ou não concorda com as cartas citadas acima, deixe seu comentário pra gente, mas sempre lembrando de respeitar a opinião do colega! 


Muito obrigado a todos que leram até aqui, e um grande abraço! 


Vejo vocês na próxima.


                                                                                          Por Jefferson "Jeff" Barbosa

Jefferson C Faria Barbosa ( D3AD)
Jefferson Barbosa, mais conhecido como Jeff, conheceu Magic em Lorwyn e desde então vem aprofundando seu amor por card games. Desde sempre se considerando um amante do competitivo, participou da criação do grupo cEDH Brasil e vem criando conteúdo sobre formatos multiplayer em projetos conjuntos e independentes!
Redes Sociais: Twitch, Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 13/09/2022 19:50:07

Sim Capitão-Óbvio. O ponto aqui são cartas que não servem como comandante.

(Quote)
- 13/09/2022 00:17:46
The Reaver Cleaver é lendário
(Quote)
- 09/09/2022 14:57:03
Shadow-Rite Priest no Athreos Shadowborn Apostles vai brilhar!! Ele vai garantir tutorar e DESCER aquela Massacre Wurm, Titã do Túmulo, Asmodeus ou Clackbridge Troll...
(Quote)
- 08/09/2022 19:08:56

Mas ele diz no início que não trará Criaturas lendárias somente.

(Quote)
- 08/09/2022 18:37:43
The Reaver Cleaver é lendario
Últimos artigos de Jefferson C Faria Barbosa
Ratos no Conquest! - Deck Tech Vren
Um hard control baseado em removals com a intenção de criar tokens
1.440 views
Ratos no Conquest! - Deck Tech Vren
Um hard control baseado em removals com a intenção de criar tokens
1.440 views
Há 1 dia — Por Jefferson C Faria Barbosa
Uma grande mudança para o Commander
Introduzindo o Commander Brackets Beta
9.337 views
Uma grande mudança para o Commander
Introduzindo o Commander Brackets Beta
9.337 views
Há 7 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Cartas para você otimizar sua pool de cartas azuis para o Commander
Uma pequena lista com algumas cartas da cor azul que podem fazer a diferença
4.708 views
Cartas para você otimizar sua pool de cartas azuis para o Commander
Uma pequena lista com algumas cartas da cor azul que podem fazer a diferença
4.708 views
Há 8 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Atualização nos bans do Duel Commander!
Nossa coluna sobre Duel Commander aqui na LigaMagic
6.796 views
Atualização nos bans do Duel Commander!
Nossa coluna sobre Duel Commander aqui na LigaMagic
6.796 views
Há 15 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa
Cartas para você otimizar sua pool de cartas vermelhas para Commander
Uma pequena lista com algumas cartas da cor vermelha que podem fazer a diferença
4.692 views
Cartas para você otimizar sua pool de cartas vermelhas para Commander
Uma pequena lista com algumas cartas da cor vermelha que podem fazer a diferença
4.692 views
Há 22 dias — Por Jefferson C Faria Barbosa