Olá! Dominaria United chegou semana passada no Magic Arena e Magic Online, e com ela a rotação do Standard - Zendikar Rising, Kaldheim, Strixhaven e Forgotten Realms deixam de fazer parte do formato, cujas edições válidas passarão a ser Innistrad: Midnight Hunt, Innistrad: Crimson Vow, Kamigawa: Neon Dynasty e Streets of New Capenna, além é claro da nova coleção.
Uma rotação sempre traz mudanças bruscas no metagame, com pilares antigos do formato nos deixando e novas possibilidades para cartas antes esquecidas brilharem. Novos arquétipos também podem aparecer, e muitas vezes uma bomba sem "casa" acaba ganhando novas ferramentas de suporte, fazendo surgir estratégias poderosas.
Para o artigo de hoje, preparei 27 opções de decklists para começar o grind nos primeiros dias pós-rotação - entre ideias mais "soltas", porém tentando formar um plano mais coeso com sideboard, e potenciais decks mais óbvios do metagame, em cima de cartas já testadas e aprovadas, mas com aquele temperinho de Dominária Unida.
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A volta de Golpe Relampejante faz o Mono Red um competidor automático para Dominaria United, nem que seja como o mais básico dos "nível zero" para pavimentar o caminho para a evolução do metagame. Pintinho de Fenix é um poderoso drop 1 para conectar o dano nos turnos iniciais, tendo potencial recursivo e grande sinergia com Kumano Enfrenta Kakkazan.
Squee, Monarca Discutivel é mais uma forma de pressionar com ímpeto na curva três, junto dos já utilizados pré-rotação Adversaria Sanguinaria, Buscadora de Tempestades Temeraria e Raiju Trovejante. Na reserva, A Guerra dos Dragoes Ancioes permite um plano mais transformativo ao enfrentar outros decks de criaturas junto das remoções.
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O White Weenie sofreu um duro golpe com a rotação sem Aspirante a Luminarca, Guia dos Caidos e os drops 3 - e sua viabilidade como aggro premium do Standard vai depender do quanto a "juventude de Dominaria" vai servir para renovar o plantel. Reforcos Resolutos e Guardia de Nova Benalia são as opções para a curva dois, seguido de Guardiao da Paz Ungido para o espaço de "curva três com disrupção ao oponente". No mais, boa parte da curva que manteve o deck sólido permanece.
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Outro caminho para levar o monocolor branco agressivo é focando na tribo de Soldados, principalmente com o auxílio do lorde Veterano Valente. Armadilheiro de Gavony deixa a desejar na curva 1, embora "tappers" (criaturas que viram) já tenham visto jogo no Standard competitivo anteriormente nesse arquétipo.
Guardia de Nova Benalia e Reforcos Resolutos são novamente as adições, enquanto que Sentinela do Ouro Solar entra pela sinergia tribal. Para fins de curva e sinergias, as únicas criaturas não-soldado são Iniciado Esperancoso e Adversario Intrepido, além do Guardiao da Paz Ungido na reserva.
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O Mono Green Aggro perdeu até mais do que seu esqueleto com a rotação. Disputa na Nevasca, Lider de Matilha de Lobisomens, Classe: Guardiao, Trol Vetusto e Carruagem de Esika foram embora, deixando um buraco de uma escolha premium em cada uma das curvas importantes do deck.
A solução é se reinventar, e com as opções que Dominaria United trouxe, o objetivo foi focar em uma curva maior, com Profanador do Vigor e Invocar os Anciaos no quinto turno. A Convocadora de Feras Quirion oferece boa pressão e resiliência no começo, enquanto que Ladra de Joias e Rastreadora de Pontespinho são curvas três que ajudam a chegar na cinco de modo mais tranquilo.
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Junto com Dominaria veio todo um pacote de cartas pretas que deve ditar o ritmo de jogo dos Midranges no novo Standard, não importando se o deck vai ser monocolorido ou qual splash virá. Adormecido Evoluido + Liliana do Veu + Elidir verão bastante jogo juntos, além de que outras bombas de suporte como Sheoldred, o Apocalipse e A Crueldade de Gix podem ver espaço também.
A versão acima opta pelo Mono Black puro, para não sofrer dano dos terrenos e curvar de forma mais limpa, além de facilitar a poderosa Invocar o Desespero na curva.
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Outro caminho para levar o Mono Black é pressionar os recursos dos adversários de forma mais incisiva nos turnos iniciais, apelando para os descartes e principalmente com a sinergia que eles possuem com O Homem-corvo. Curvá-lo com Liliana do Veu em sequência vai ser uma das mais poderosas aberturas do Standard, principalmente caso esteja começando e se vier um descarte de turno um, como Coagir ou Fuga Apavorante.
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Um arquétipo tão imortal quanto o próprio tempo - temos, novamente, uma base para Azorius Control no novo formato. Esfinge dos Ceus Limpidos é uma das condições de vitórias mais leves, e que pode ser potencializada quando em combinação com um ou ambos triomas na mesa. O Impulso entra como um "mal necessário", compensando a ausência das dupla-faces terrenos/mágicas para ajustar a proporção de terrenos e mágicas compradas nos turnos iniciais e médios, além de cavar por respostas específicas.
Escarnio de Ertai foi escolhido como a anulação "resolve tudo" da vez, sendo especialmente boa para lidar com a segunda mágica que o adversário utilizar no turno, enquanto que Confinamento Temporario é a global de começo que o baralho precisa para não ser pisoteado pelos vários aggros repletos de custos um.
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O Gruul Monsters é o tipo de arquétipo que também transcende épocas - um Aggro "maior", que ao invés de focar na baixa curva cheia de drops 1, aposta em alguns bichões mais pesados nas curvas 3 a 5, e especialmente nos dragões voadores para fechar partidas. Só que algumas das opções novas de Dominaria United nos presentou com criaturas que são grandes, parrudas E custam relativamente poucas manas para o que entregam: Espreitadora de Llanowar, Convocadora de Feras Quirion, Iconoclasta de Yavimaya e Viuva-verde de Llanowar todos conseguem pressionar forte tanto no começo, quanto nos estágios médios do jogo após algumas sinergias funcionarem.
Junte com o poder do ímpeto de Buscadora de Tempestades Temeraria e Halana e Alena, Parceiras, e temos o potencial de curvar de uma maneira que o oponente fica sem tempo para respirar. Um outro caminho para o deck seria apostar menos na curva um, diminuir o Portal Thran e colocar algumas criaturas de mana, e subir levemente a curva para mais custos cinco (Profanador do Vigor joga muitíssimo bem junto das criaturas que oferecem ímpeto).
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Kodama da Arvore Ocidental é uma das minhas criaturas favoritas para se montar em volta das que sobrevivem à rotação, e Dominaria parece ter trazido algumas das ferramentas necessárias para que ele funcione bem e na curva - tanto Devastador de Shiv quanto Convocadora de Feras Quirion servem para ativar sua habilidade já no terceiro turno, assim como Recepcionistas do Baile caso vá pelo marcador e não tenha bloqueadores.
O sub-tema de "tudo tem ímpeto" também está bem presente, em especial com as duas cópias de Profanador do Vigor que aparecem para dar o golpe final no topo da curva.
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Sem Lider de Matilha de Lobisomens e Classe: Guardiao, o futuro para os lobos e lobisomens parece sombrio. Entretanto, todos os com a mecânica Diurno/Noturno permanecem, o que ainda viabiliza o arquétipo como tribal. Dominaria United não traz nenhuma grande adição (além de cartas substituíveis), porém a base de mana de Floresta Karplusana + Portal Thran acaba por favorecer bastante a curva baixa do aggro.
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Conforme já passamos anteriormente, preto parece se apresentar como a cor premium para Midranges nesse novo Standard. Aqui a ideia é combiná-lo com alguns mecanismos de valor do verde, como Shigeki, Visionario Jukai, Viuva-verde de Llanowar, Rastreadora de Pontespinho e Wrenn e Sete. Nemata, Guardia Primordial também aparece como oportunidade de atacar outros decks de criaturas e gerar valor no decorrer de alguns turnos de trocas.
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O NOVO Tarmogoyf, o Lhurgoyf de Urborg por si só não é uma carta poderosa - mas pode ser um monstro no baralho certa, e essa é a tentativa que fazemos com esse Golgari Graveyard.
A ideia é alimentar o cemitério rapidamente com Broto Necrocapelo, Mordomo Morto-vivo, Velho Dedos-de-palito e Velho Rutstein, além do próprio Lhurgoyf (detalhe para Portal Thran ou Taxidermista Reclusa que permitem gerar o azul para o Reforçar). Outras criaturas como Azarao Tenaz e Viuva-verde de Llanowar adoram retornar do cemitério para ainda mais valor, oferecendo outros ângulos de ataque além do Lhurgoyf gigante.
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Luta Encenada é uma carta poderosíssima, capaz de acelerar turnos absurdos quando combinada de criaturas parrudas como Vilao Chantagista. A lista acima tenta jogar para fazer esse "combo", mas acabou falhando um pouco na questão da redundância. As recompensas seguintes para jogar com criaturas grandes, assim como as próprias criaturas com 6 de poder e baixo custo são escassas demais - no máximo Profanador do Vigor entrando na curva 5 (ou 4, se acelerado).
Uma possibilidade seria usar uma terceira cor, notadamente vermelho para Fabula do Quebrador de Espelhos, que seria mais uma forma de "rampar" para as bombas Mestre da Caca de Tovolar e Tita da Industria, além de cavar pelo próprio Luta Encenada com mais agilidade.
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O incentivo à estratégias "Prowess" vem se intensificando de uns tempos para cá, com Picotador de Livros-caixa e Considerar tendo vindo recentemente. Dominaria United traz novas peças para o quebra-cabeça, com Genio Arrogante aproveitando-se de um cemitério lotado, além de várias pequenas mágicas como Interferencia Oportuna, Golpe Relampejante e Impulso.
A cereja do bolo, entretanto, fica com a ótima Robustecer, um truque de combate capaz de proteger de remoções alvejadas e ainda auxiliar a virar a corrida do dano, desvirando seu próprio atacante para bloquear. Jaya, Negociadora Flamejante foi um teste que não agradou tanto, ficando a sensação de ser um pouco lenta para essa estratégia, mas que pode ser viável em metagames mais lentos e de atrito.
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A tríade Adormecido-Liliana-Elidir não poderia deixar de ser pareada com uma das cores mais capazes de combinar valor e pressão do Standard - o branco de Anuncio de Casamento, Vampira da Recepcao e A Imperatriz Errante.
A estratégia parece simples, e de fato é: use as remoções mais eficientes para quebrar as sinergias do adversário, as melhores formas de gerar 2x1s do formato para sobressair-se nos recursos e algumas bombas para finalizar. Exemplar de Serra, Sheoldred, o Apocalipse e A Crueldade de Gix são as escolhidas de Dominaria para fazer esse serviço.
[DECK 3905922 NOT FOUND]
Mesmo com a chegada de Sacerdote do Rito das Sombras, o futuro parece triste para os clérigos sem Valquiria Justa, Orah, Hierofante do Enclave Celeste e Clerigo do Laco de Vida, além do potencial Magilacador de Elite na reserva.
Porém, a lista acima pode chegar a uma pegada diferente. Algumas das sinergias de ganhar vida seguem lá, mas contando também com alguns clérigos que são individualmente capazes de dominar uma partida, como Adormecido Evoluido e Elas il-Kor, Peregrina Sadica. Guardiao da Paz Ungido substitui o Magilacador de Elite perfeitamente. Por não ter tantos clérigos interessantes, a lista foca em ser um pouco mais "genericamente boa", com remoções e Planeswalkers complementando bem esse plano "não tão tribal".
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Rei Darien XLVIII é uma poderosa criatura que por si só já chama um deck para ser montado em volta. Além de um potencial Selesnya Humans/Aggro, a casa de Tokens é a mais óbvia. Entrar na Danca pode ser que tenha chances com a redundância de efeitos +1/+1 junto de Adversario Intrepido, além dela e Reforcos Resolutos possuírem grande sinergia com Recepcionistas do Baile.
Jinnie Fay, Vice de Jetmir é uma das melhores criaturas para esse plano de fichas, fazendo com que meros 1/1 entrem pressionando de imediato como gatos 2/2 ímpeto ou construa uma mesa ainda mais robusta com cães 3/1 vigilância.
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A combinação de Fabula do Quebrador de Espelhos, Coletor do Dizimo de Sangue, Invasora do Cemiterio e o que há de melhor em disrupções (remoção e descartes) se juntam também no Standard. Liliana do Veu é excelente parte do pacote, fechando novamente a tríade com Adormecido Evoluido e Elidir.
Essa versão ainda está bastante crua, considerando que Invocar o Desespero pode ficar um pouquinho difícil de jogar num baralho de duas cores sem uma base de mana tão robusta, e que Portal Thran fica bastante dolorido, especialmente em múltiplos quando se quer jogar uma partida mais longa. Mas é certamente uma base "do bom e do melhor" do Midrange Standard, com Fábula sendo a perfeita "cola" de sempre.
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O núcleo que provavelmente mais recebeu adições interessantes com Dominaria United é o de Sacrifício, exemplificado no Rakdos Sacrifice acima. Recruta do Culto é a criatura perfeita para gerar valor contínuo com as mortes das pequenas criaturinhas, e entre o dano residual de Epicurista Voldaren, Braids, Pesadelo Desperto, Ob Nixilis, o Adversario, Bigorna do Culto dos Oni e O Massacre do Gancho de Carne é possível drenar a vida do oponente pouco a pouco enquanto contorna algumas interações mais pontuais (desde que o oponente não ganhe vida).
Combinar essa pressão nos pontos de vida com a disrupção causada pelo "trio curva três" (Liliana, Ob, Braids) é o aumento do nível de poder que a estratégia precisava, podendo apostar um tanto mais na qualidade individual de suas ameaças em paralelo ao plano principal.
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Ertai Ressuscitado é potencialmente uma das melhores cartas da nova coleção, então buscar uma casa para ele funcionar acaba por ser um objetivo plausível. O Dimir Midrange acima é uma das possibilidades de manter uma base de mana mais simples, enquanto combina algumas apostas do azul como Clandestina Suspeita e Vortice de Rona.
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É possível também tomar uma linha mais gananciosa para o encaixe de Ertai Ressuscitado ao adicionar a terceira cor - no caso, Esper Midrange. Kaito Shizuki + A Imperatriz Errante já foram testados e aprovados, e é possível também chegarmos em Liliana do Veu caso desejado.
Guardia de Nova Benalia é mais uma redundância para ter um atacante bom desde o terceiro turno, permitindo usufruir bem do Kaito Shizuki e da Raffine, Vidente Ardilosa. A base de mana parece puxada, mas tendo a Torre de Raffine e acesso a duas de três Pain Lands (Regioes Agrestes de Adarkar e Cavernas de Koilos, além de Portal Thran) parece bem possível, mesmo que a um certo custo de vida.
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Já no Grixis há mais espaço para as novas ameaças. Adormecido Evoluido parece fluir melhor num deck que exige menos da mana, com custos duplos somente no preto (e também joga demais junto de Kaito Shizuki). A Liliana do Veu funciona muito bem aqui, já que é um deck capaz de gerar muitas cartas adicionais através de Avaliador de Cadaveres e Evelyn, a Cobicosa.
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O Jund Midrange sofreu a considerável perda de Carruagem de Esika, uma carta de reposição impossível - entretanto, as opções para as várias escolhas da curva e das remoções ainda deixa o deck bastante rico, com a versão acima buscando o máximo de diversidade para variáveis situações.
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Exploracao Conjunta faz a vontade de um Bant Control num estilo mais "mana, vai" ser jogado, embora tenham poucos outros incentivos para ficar no verde. A lista acima aposta mais na interação em velocidade instantânea, com anulações e várias jogadas de compra possíveis de serem conjuradas no passe para desenvolver o próprio jogo contra um oponente que respeita.
Outra linha possível para o Bant é ir no caminho Super Friends, com vários Planeswalkers. Além dos adotados inicialmente, temos também Tamiyo e Ajani como opções complementares, além de Urza Forma os Titas como maneira de ativar as sinergias e cavar pelas peças corretas.
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Ir para o vermelho na estratégia de fichas possibilita o acesso a algumas cartas mais poderosas, como Jetmir, Nexo das Festancas como finalizador e Fabula do Quebrador de Espelhos para a consistência. Aria Incandescente também é uma ótima pedida caso o metagame fique mais aggro ou tribal, respondendo as ameaças alheias enquanto mantém o próprio desenvolvimento de fichas.
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Aqui temos um primeiro apanhado de várias cartas individualmente boas com a mecânica de Domínio, além de A Guerra dos Kami como poderosa recompensa para ficar nas cinco cores com um jogo mais longo. Entretanto, onde essa lista deixou a desejar foi na coesão - cartas poderosas, mas pouca consistência e que não fazem tanto sentido juntas.
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Já para tentar corrigir um pouco desses problemas, e como a base de mana pareceu relativamente confiável para um deck de cinco cores, apostei na versão acima para usufruir da excelente Amarras da Linha de Forca e do jogo topo de curva de Esfinge dos Ceus Limpidos e Migracao do Rebanho para ainda assim usufruir do Domínio.
Entretanto, outras cartas que são "apenas" individualmente boas como Fabula do Quebrador de Espelhos e Ertai Ressuscitado também figuram na estratégia, que vem forte para disputar o jogo tardio contra outros Midranges e Controls do formato.
E quanto a vocês, leitores, estão ansiosos para a chegada de Dominaria United no Standard? Quais baralhos acreditam que podem surgir com essa rotação? E o que mudariam nas listas apresentadas aqui nesse artigo? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!
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