Olá! A rotação do Standard se aproxima e junto dela, uma temporada de Qualifiers no Tabletop e no Arena com ênfase no formato. Enquanto ainda não temos fartura de spoilers de Dominaria United, já podemos refletir sobre as eventuais promessas à partir de Innistrad: Caçada à Meia-noite que podem, finalmente, ver jogo com menos edições vigentes e sem o nível de poder mais alto de Kaldheim.
Menção Honrosa: Velho Rutstein
O Velho Rutstein é uma criatura que bloqueia bem, e consegue gerar bastante valor conforme os turnos vão transcorrendo na partida, em especial se o deck consegue utilizar-se bem do cemitério. Algumas listas do "Golgari Japonês" que se popularizou no Magic Arena em meados da última temporada já utilizavam-se de algumas cópias dele, e pode ser a carta certa para alguns estilos de Jund/Abzan/Sultai/Golgari que apostem nessa mecânica.
Entretanto, coloco-o como menção honrosa porque a curva três já vai estar bastante disputada nesse pós-rotação: A Fabula do Quebrador de Espelhos seguirá onipresente, enquanto outras opções sólidas como Rastreadora de Pontespinho e Invasora do Cemiterio seguirão.
10 - Limusine Misteriosa
Um veículo que apela mais ao lado "meme" do que necessariamente ao metagame competitivo, algumas listas de Orzhov e White Weenie já apareceram usando uma cópia do carrinho. A Limusine Misteriosa pode ser uma boa alternativa de topo de curva para os aggros, servindo para tirar da frente um bloqueador mais parrudo (e caso apareça um maior ainda mais para frente, ainda manter essa possibilidade).
Outro uso interessante é em estratégias cheias de criaturas com efeitos quando "entram em campo de batalha", permitindo ganhar o valor desses efeitos novamente toda vez que a Limusine ataca.
Enviado de Ziatora seria uma excelente criatura, provavelmente a melhor do formato nos Standards de alguns anos atrás. Atributos poderosos, evasão e capacidade de gerar valor continuamente conforme conecta. Mesmo no Standard atual, seu ponto forte é escapar de Verso Desvanescedor, mas a concorrência na curva quatro é simplesmente desleal no pré-rotação: Carruagem de Esika e Predador de Immersturm largam à frente.
Mesmo algumas das cartas que ficam, como Sorin, o Infeliz, Henrika Domnathi, Halana e Alena, Parceirase Bizarrice de Ulvenwald, formam uma concorrência difícil, principalmente para os decks mais Midranges. Porém, em estratégias mais voltadas para a temática Jund com Blitz e aggros de criaturas grandes o Enviado pode encontrar espaço.
Criaturas de mana que saltam do dois para o quatro na curva enquanto continuam apresentando um corpo relevante para o combate valem ouro - e pode ser a hora do Magnata do Mercado Negro aparecer nas listas com mais frequência. Algumas versões de Jund pré-rotação já chegaram a utilizar-se de seus serviços de mana, mas com um formato tendo um nível de poder mais baixo com menos edições vigentes passando a valer, as sinergias principalmente de Jund para acelerar drops parrudos e de Naya com a criação de fichas podem significar uma casa para o gato.
Clandestina Suspeita sempre foi uma criatura que ocasionalmente aparecia nas reservas dos decks azuis para combater outras partidas lentas de anulações, e que com a saída de vários mecanismos de vantagem de cartas e ameaças relativamente rápidas dos controles pós-rotação pode ver a luz do metagame de uma maneira mais contundente. As criaturas com 1 de resistência também sofriam muito com o Risco do Campo das Agulhas, carta praticamente onipresente nas estratégias com vermelho do Standard pelo baixo custo de oportunidade para sua inclusão.
Quando se transforma em Lobisomem Marinheira, não somente o dano é acelerado, como também o recurso passa a ser compra ao invés de comprar e descartar - uma diferença absurda para gerar o famigerado efeito bola-de-neve no valor, e que colabora para atingir terrenos nos turnos mais críticos, ter a capacidade de dobrar jogadas e fazer drops altos como Horror Quebra-casco, além de forçar uma resposta rápida por parte do oponente.
Um dos drop 6 premium de um mini-ciclo em Streets of New Capenna, Protetora do Santuario é outra das criaturas que se manteve em xeque pela abundância de Verso Desvanescedor enquanto remoção principal do Standard, mas agora terá a chance de encontrar um espaço como ameaça quase impossível de ser respondida e que gera um valor absurdo conforme permanece em jogo.
Basta um simples Planeswalker para que as sinergias de marcadores funcionem, mantendo o gás das compras e aumento de mesa da Protetora. Ela parece ser a criatura perfeita para as guerras de valor entre Midranges, e até mesmo como condição de vitória mais rápida para os controles mais pesados, potencialmente ocupando um espaço que era preenchido por Anjo da Legiao nesses baralhos.
5 - Urabrask, Pretor Herege e Incendiario Volatil
A saída de Dragao da Ponte Dourada abre espaço para o drop 5 premium vermelho, e dois candidatos brigam por essa vaga: Urabrask, Pretor Herege e Incendiario Volatil. O Praetor ensaiou entrar em algumas listas mais "prision", com objetivo de travar o jogo do adversário junto de Magistrado de Drannith, mas não foi pra frente. Já o lobisomem viu algum nível de jogo no Werewolves Standard, sendo mais presente no Alchemy - e no fim, não passou de opção de nicho que encaixa na tribo para o topo de curva, e principalmente para contra-atacar Lolth, Rainha Aranha.
Ambas as opções são relativamente poderosas "no vácuo", ou seja, sem depender de sinergias, e podem ver jogo em vários arquétipos entre Aggro, Tempo e Midrange, ou até mesmo na reserva dos Controles no caso do Urabrask.
4 - Teferi, Atrasador do Poente
Um monstro do Alchemy junto de Chave da Cidade, faltou ao Teferi, Atrasador do Poente no Standard um baralho Control que o encaixe melhor, além de mais peças de sinergia para sua habilidade de +1 - a melhor que sobrevive à rotação é O Celestus.
Porém, sendo o plano do próprio Teferi, é de se esperar que Dominaria United traga outra versão do Planeswalker para o Control, ou ao menos ferramentas que possam ser interessantes para esse tipo de baralho. Algum outro artefato acelerador novo (já que Celestus é pior em múltiplos por ser lendário), mais remoções rápidas e uma boa anulação podem ser o necessário para fazer Azorius/Esper/Jeskai vingarem, dando a casa que Teferi, Atrasador do Poente tanto desejou neste último ano.
Alguns compararam Recepcionistas do Baile com o famoso "pato", que não faz nada direito - não acelera mana direito, não ganha vida direito e não aumenta poder/resistência direito. Mas bastou jogarmos um pouquinho com a carta, principalmente em estratégias de fichas ou tribais para sentirmos um pouco do seu poder - e acredito que em um ambiente com menos coleções, menos remoções rápidas (principalmente Risco do Campo das Agulhas) e sem outros aceleradores (Sentinela da Jaspera, Magda, Criminosa Intrepida, Escultor do Inverno e Floriedro Emaranhado), possa ser finalmente a vez de Recepecionistas do Baile de brilhar.
Claro que para decks Midrange ou até mesmo aggros "convencionais" ela não está no máximo do potencial. A melhor casa para extrair seu máximo é em baralhos que consigam criar bastante fichas, fazer bom uso do excesso de tesouros, e até mesmo ambos ao pareá-los com Jinnie Fay, Vice de Jetmir.
2 - Chandra, Vestida para Matar
Chandra, Vestida para Matar é uma bomba que já se provou poderosa em outros formatos, como Pioneer, Explorer, Alchemy e Historic, mas que pela ausência de um Mono Red forte no Standard, ainda não apareceu. Entretanto, algumas das melhores criaturas de baixa curva permanecem, como Kumano Enfrenta Kakkazan, Adversaria Sanguinaria, Porteiro do Sepulcrario e Buscadora de Tempestades Temeraria, e com a queda de nível médio geral do formato pós-rotação, além do fato de aggros costumarem ser ótimas opções para os primeiros dias, pode tornar o Mono Red um fortissímo candidato para incorporar a Chandra.
Claro, depende muito do que veremos em Dominaria (um drop 1 vermelho forte, além de mais alguma mágica decente de queima para jogar junto de Brincar com Fogo levariam o deck a outro patamar), mas talvez seja até um exagero chamar de "promessa" uma carta já tão consolidada nos formatos antigos que só não teve a casa certa para o Standard.
1 - Ciclo de Dragões de Kamigawa (Ao, o Ceu da Aurora, Kairi, o Ceu Turbilhonante, Junji, o Ceu da Meia-noite, Atsushi, o Ceu Flamejante e Kura, o Ceu Ilimitado)
O principal motivo pelo qual os dragões legendários de Kamigawa: Neon Dynasty não passarem de uma agitação na primeira semana, e no máximo 1 cópia nas 75 em algumas listas Midrange é a presença sempre constante de Verso Desvanescedor, que exila no 1x1 sem dar o valor da habilidade quando morrem, além da presença de outros drops 5 melhores que rotacionam (Dragao da Ponte Dourada, Lolth, Rainha Aranha).
Todos eles possuem atributos decentes, voar, uma segunda habilidade de combate relevante, e duas opções de efeitos quando morrem - o que sempre vai garantir um estrago na hora de pressionar o adversário ou trocar por outra remoção/criatura maior - desde que não sejam exilados, e que possam ficar na mesa para fazer esse valor compensar, já que nenhum deles tem ímpeto.
Portanto, espero ver muito dos dragões nesse primeiro momento de Standard, especialmente quando consideramos que o formato fica muito mais "grindy" em termos de trocas de recursos quando tem menos coleções vigentes logo após uma rotação.
E quanto a vocês, leitores, o que acham das nossas dez promessas de hoje? Acreditam que alguma dessas cartas não deve vingar? Ou quem sabe alguma outra joia oculta que pode vir a definir o formato? Compartilhem suas opiniões nos comentários!
Abraços e até a próxima!
1) Olívia: ótima carta para deck de interação com o cemitério.
2) seguindo a linha radkos: ob nixilis, por causa da liliana e outros recursos que força descarte da mão
3) Maldição da hospitalidade= Esta carta muito potencial pq da atropelar para todas as criaturas atacante e de quebra ganha draw.
Quebrabancojusticeiro- custo benefício excelente, permite draw e um bom corpo para early game.
Eu gostei bastante de zendikar rising, kaldheim, contudo estou ansioso com a rotação por achar o t2 um dos formatos mais divertidos do jogo.
1 - "barganha do Justiceiro", q basicamente é uma disputa mortífera q ao invés de gerar um tesouro, te dá 2 de vida...sei q é pior, mas na falta de um card advantage no preto e pelo fato de tbm pode sacrificar artefato, acho q pode aparecer em decks de bigorna.
2- Adversário Maculado - sempre foi uma carta mto forte, mas nunca teve mto espaço pois a curva 2 de decks mids tinha uma cadeira cativa sempre preenchida pela Aspirante, com a saída da carta branca, acredito que os decks mids podem dar espaço para o adversário preto já que ele tem um bom corpo no early game, e pode ser q que vc precisa no late game para fechar o jogo com várias fichas de zumbis.....
OBS: Opinião de um Noob, mas são apostas!